Buscar

várias AV1,AV2 e AV3 gestão da qualidade

Prévia do material em texto

São falsas as frases 1, 2, 3 e 4.
	
	São verdadeiras as frases 1, 2 e 5.
	
	São verdadeiras, apenas as frases 4 e 5.
	
	São verdadeiras as frases 3, 4 e 5.
	 
	São falsas as frases 1, 2 e 3.
	
	A técnica de levantamento de informações 5W2H é simples mas importante para a análise e o conhecimento de determinado processo. Qual o significado da sigla 5W2H em português, ou o que buscamos identificar através da técnica? 
		
	
Resposta: 5W: quem (who), onde (where), o que (what), por que (why), quando (when). 2H: quanto (how much), como (how).
	
Gabarito: O que, quem, quando, por que, onde, como e quanto custa 
	
	Por que as empresas querem atingir a qualidade no processo de Gestão?
		
	
Resposta: Porque as empresas querem ganhar mercado, querem ser ativas em concorrência. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como flexibilidade, serviço, entrega, inovação e qualidade. Empresas com boa qualidade podem impor um preço mais alto e será lembrada pelos clientes.
	
Gabarito: Resposta típica: Ganhar mercado, ser ativo em concorrências. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como qualidade, flexibilidade, entrega, serviço e inovação. Empresas com boa qualidade podem impor um preço mais alto e será lembrada pelos clientes.
	
	O relatório da auditoria e atividades de acompanhamento possui cinco atividades: relatório da auditoria, ação corretiva, acompanhamento após emissão do relatório, auditoria de acompanhamento e supervisão. As ações de: Reunir todas as informações pertinentes dos membros da equipe; Preparar relatório da auditoria; Obter as análises e aprovações necessárias para o relatório da auditoria; Emitir relatório da auditoria; Certificar-se de que o relatório indica quando as ações corretivas serão feitas, bem como quando serão atingidos os resultados das ações, correspondem a qual dessas atividade?
	Gabarito: A atividade de relatório da auditoria
	Joseph Juram, foi um engenheiro romeno famoso por sua contribuição na gerência da qualidade. Na sua ótica, a qualidade pode ser definida de que forma?
		
	
Resposta: Adequação ao uso.
	
Gabarito: Adequação ao uso e pode estar esta relacionada à forma como o produto é utilizado e as caractaerísticas técnicas em que foi desenvolvido para corresponder às necessidades dos clientes
	
	O auditor é uma pessoa que tem as especificações para executar qualquer parte de uma auditoria, incluindo os deveres de liderar a equipe envolvida, como representante da administração da organização. Uma classificação que é dada aos auditores é chamada de auditor líder. O que é um auditor líder?
		
	
Resposta: Auditor líder é aquele que lidera a se mesmo.
	
Gabarito: É uma pessoa qualificada para organizar e dirigir uma auditoria, reportar não-conformidades e avaliar as ações corretivas
	
	O que é e como podemos utilizar o PDCA para a solução de problemas?
	
	
	
Gabarito: O PDCA é um método composto pelas etapas Plan (planejar), Do (fazer / realizar), Check (checar / verificar / auditar) e Act (agir), é usado como um ciclo que promove a melhoria contínua. A sua utilização para a solução de problemas ocorre através da integração das ferramentas da qualidade conforme a necessidade da situação exigir, normalmente as ferramentas usadas no Plan são: Diagrama de Pareto, Brainstoming, Ishikawa, Técnica dos 5 Por ques, 5W2H (outras podem ser usadas também) até que seja criado o Plano de Ação. Na sequência é a etapa Do que dedica-se basicamente à implantar as ações previstas no plano que foi elaborado, faz-se as verificações da efetivação das ações e seus resultados na etapa Check, e por fim, mediante as checagens realizadas toma-se a ação apropriada na etapa Act (padronizando os acertos ou corrigindo os desvios).
	
	Cite três benefícios, para a empresa, que podemos verificar com a implementação das normas ISO 9001-2000.
		
	
Resposta: Sistema de qualidade, proteção ao consumidor e redução de custo.
	
Gabarito: O aluno poderá escolher três da seguinte relação: Redução da não conformidade de bens e serviços; Eliminação de retrabalho e do custo de garantia e de reposição; Aumento da competitividade; Redução do custo operacional; Maior sustentação em disputas judiciais; Melhoria de imagem e reputação; Aumento da participação no mercado nacional e internacional; Melhor relacionamento técnico e comercial com o cliente; maior integração entre os processos e departamentos da empresa; Melhor desempenho organizacional pela promoção do treinamento, da qualificação e da certificação pessoal.
	
	Podemos ter dois tipos de Auditoria da Qualidade. Quais seriam?
		
	
Resposta: ;
	
Gabarito: Auditoria de Sistema e Auditoria de Conformidade
	
	A evolução da qualidade passou por diversas etapas como: inspeção, processos, pessoas, sistemas e gestão. No que consiste a etapa de gestão?
		
	
Resposta: Onde as empresas passam a distribuir melhor seus recursos, administram com mais informação, a liderança tem um controle maior sobre todos os setores. Com um conhecimento e administração melhor tentam eliminar os erros com maior facilidade.
	
Gabarito: Percepção e busca de melhores resultados
	
Dentro dos 14 - princípios da Qualidade de DEMING, poderemos observar a preocupação em romper as barreiras entre os interdepartamentos, atuar em equipe de trabalho, eliminar os pontos de divergências existente, na busca de uma integração da empresa com seus objetivos de qualidade. Com base nesse conjunto de argumentos, redija um texto dissertativo a respeito da preocupação de DEMING, em romper as barreiras. (valor 100% da nota da questão).
Resposta: A preocupação na quebra de barreiras está relacionada ao fator de uma empresa ser um sistema, no qual todos os departamentos representa um orgão desse sistema e para o perfeito funcionamento do mesmo, é necessário uma interligação entre eles. Todos devem estar buscando o mesmo objetivo, ou seja, o objetivo da organização.
Gabarito: Resposta - articular a importância em estabelecer um dinâmica de comunicação e interação entre as equipes de trabalho com o objetivo de transformação dos processos que estão fora da conformidades. O gestor está focado na eliminação das divergências formadas no dia a dia de trabalho - que sempre dificultam o processo acerto das não conformidades.
Existem três níveis de auditoria: de primeira parte, de segunda parte e de terceira parte. No que consiste uma auditoria de primeira parte?
Resposta: A auditoria de primeira parte é a Auditoria de Qualidade conduzida pela origem de seus próprios sistemas. Consiste na auditoria dos processos internos da organização.
Gabarito:- Auditoria de Primeira Parte - É uma Auditoria de sistema de qualidade conduzida por uma organização nos seus próprios sistemas. O propósito é assegurar à gestão que os sistemas da qualidade da organização estão alcançando os objetivos da qualidade. Estas auditorias podem ser efetuadas tanto pelo pessoal da própria organização (desde de que não tenham participação direta nas ações que estão sendo auditadas) ou por alguém externo.
Por que a qualidade é importante no processo de Gestão?
Gabarito: Resposta típica: O desafio que empresas enfrentam para se tornarem e permanecerem competitivas
nunca esteve tão evidente. As bases para a concorrência não estão mais concentradas apenas no custo, mas em outros fatores básicos de sucesso como qualidade, flexibilidade, entrega, serviço e inovação.
O fluxograma é uma das 7 ferramentas da qualidade, é muito utilizado e possui grande importância para a análise e
melhoria do trabalho. Qual é a importância desta ferramenta?
Gabarito: O fluxograma permite a representação gráfica do fluxo do trabalho, assim, permite o estudo preciso dos métodos,processos e rotinas, demonstra o relacionamento entre as tarefas realizadas, bem como o
sequenciamento e o percurso de um determinado elemento pelos processos da empresa.
	 Uma das etapas do planejamento estratégico de uma organização é a definição formal da sua Missão e Visão. Qual a diferença entre a Missão e a Visão de uma organização. 
	Gabarito: A Missão expressa a razão de ser de uma organização. A Visão expressa a imagem que a organização tem de si mesma e de seu futuro; ou a Visão expressa o que a organização deseja ser no futuro. 
	 O relatório de auditoria e acompanhamento possui cinco atividades: relatório da auditoria, ação corretiva, acompanhamento após emissão do relatório, auditoria de acompanhamento e supervisão. As ações de: Avaliar os resultados das ações corretivas efetuadas; Determinar se as deficiências estão corrigidas; Avaliar a eficácia das ações corretivas efetuadas; Registrar e arquivar documentos; Responder ao auditado com relação aos resultados da avaliação; e Estabelecer a data da re-auditoria para verificar a implementação satisfatória da ação corretiva e sua eficácia, correspondem a qual dessas atividades? 
	Gabarito: A atividade de Acompanhamento após emissão do relatório 
	 O ciclo do PDCA consiste em agir em quatro fases, representadas pelas iniciais, em inglês, dos procedimentos a serem adotados: plan, do, check e act. Quais os procedimentos envolvidos em cada fase do PDCA? 
	 
	 Resposta: PDCA: Planejar, Fazer, Checar e Agir. Planejar: O que deverá ser feito e qual metodologia utilizada. Fazer: Colocar o planejamento em prática. Checar: Verificar se os resultados encontrados eram os esperados, comparado ao que foi planejado. Agir: Corrigindo os erros e fazendo melhorias, sempre que necessário. 
	 
	 Gabarito: Plan, que envolve definir objetivos, recursos, estratégias e indicadores; Do, que envolve a capacitação das pessoas e a execução das atividades; Check, que envolve o monitoramento dos procedimentos e resultados, através de indicadores, obtidos em comparação com o que foi previsto na fase do planejamento; e Act, que envolve desenvolver ações corretivas e/ou de melhorias contínua. 
	 
A Metalúrgica Araçatuba Ltda., fabricante de moto-bombas elétricas, utiliza sinais coloridos para indicar a normalidade ou anormalidades constatadas na linha de produção, com seguintes códigos:
Cor verde = normal, sem problema.
Cor amarela = alerta, atenção, sinal de possível problema
Cor vermelha = problema detectado, paralização da produção na linha
O uso desses sinais corresponde a que conhecido método?
Resposta: Método dos sinais de identificação.
Erros da Qualidade: Algumas empresas, quando pensam em estabelecer seus nichos e estratégias de qualidade incorrem em erros. Cite três destes possíveis erros:
Resposta: - Não verificar o mercado de trabalho; - Não estipular uma meta (objetivo) com um plano de ação; - Não colocar o cliente como principal foco.
A visão da importância da qualidade num ambiente que se tornava a cada dia mais competitivo levou as
organizações a almejarem o fundamento da TQM -Gestão da Qualidade Total. Isso aconteceu com base em dois princípios distintos. Cite-os.
Resposta: Alcançar o zero retrabalho.
A série de normas ISO 9000 baseia-se em 20 elementos ou critérios que englobam vários aspectos da gestão de qualidade. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade. No item responsabilidade da administração qual o papel do representante da administração?
Resposta: Gerenciar se o prodruto está dentro dos padõres de qualidade especificado pelo organização, gerenciar os custos, promover capacitação dos colaboradores.
	A série de normas ISO 9000 baseia-se em 20 elementos ou critérios que englobam vários aspectos da gestão de qualidade. Apenas a ISO 9001 exige que todos os 20 elementos estejam presentes no sistema da qualidade. No item Controle de produto não-conforme, como definir sua aplicação?
	
	Gabarito: Controle de produto não-conforme: requer procedimentos para assegurar que o produto não conforme aos requisitos especificados é impedido de ser utilizado inadvertidamente.
 
	Para garantir que as especificações do cliente sejam corretamente traduzidas em especificações de projeto adequadas, várias técnicas são empregadas, como, por exemplo, o QFD. Diga qual o seu significado.
	Resposta: Qualidade de fornecimento direto.
	Gabarito: Desdobramento da Função Qualidade (Quality Function Deployment - QFD)
	A evolução da qualidade passou por diversas estapas como: inspeção, processos, pessoas, sistemas e gestão. No que consiste a etapa de inspeção?
	Gabarito: Monitoramento feito nas ações de forma isolada
	Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. Um dos fundamentos se refere a responsabilidade Social e Ética. No que consiste esse fundamento?
	Gabarito: Responsabilidade Social e Ética. Atuação que define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais ela se relaciona. Refere-se também à inserção da empresa no desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização
	Os onze fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ, se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. Um dos fundamentos se refere à Cultura de Inovação. No que consiste esse fundamento?
	Resposta: A cultura da inovação consistes em sempre estar atualizando e tendo as melhores tecnologias para sua empresa para que possamos estar sempre se atualizando e se matando a frente do mercado em todos os sentindos, seja no atendimento ao cliente ou na distribuição de mercadoria de ponta. Quanto mais tecnologia mais eficaz o desempenho de uma empresa.
	Gabarito: Cultura de Inovação. Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização
	
	
Philip Crosby foi um filósofo americano e seus estudos estão associados aos conceitos de zero defeitos e de fazer certo na 1ª vez. Qual o significado da qualidade para ele?
		
	
Resposta: O Philip Crosby é conhecido como o pai da filosofia "Defeito zero" então para ele a qualidade significa a perfeição. Não se deve conter defeitos e o acerto deve ser de imediato.
	
Gabarito: Qualidade significa conformidade com os requisitos e deve ser definida em termos quantitativos para ajudar a organização a agir com metas tangíveis
	
	Quais são os quatro tipos de Benchmarking possíveis? 
	
	Gabarito: Competitivo, interno, genérico e funcional
	
	Segundo Marshall Jr, os objetivos da Normalização podem ser classificados da seguinte forma: economia, comunicação, segurança, proteção do consumidor e eliminação das barreira técnicas e comerciais. No que consiste o objetivo da economia?
		
	
	
Gabarito: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos
	
 
	O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) é o reconhecimento público à excelência da gestão nas organizações no Brasil, visa principalmente a promoção da qualidade da gestão, o aumento da competitividade das organizações e colabora no desenvolvimento do País. Os Fundamentos da Excelência expressam os conceitos reconhecidos internacionalmente e que são encontrados em organizações líderes de Classe Mundial. A aplicação organizacional desses fundamentos são fundamentais na formação de uma gestão orientadapara a melhoria da competitividade e para a busca de resultados. São onze os Fundamentos de Excelência. Cite quatro desses Fundamentos de Excelência.
		
	
Resposta: Gereção de valor, valorizaçãodas pessoas, conhecimento de mercadoe cliente
	
Gabarito: Pensamento sistêmico, atuação em rede, aprendizado organizacional, inovação, agilidade, liderança transformadora, olhar para o futuro, conhecimento sobre clientes e mercado, responsabilidade social, valorização das pessoas e da cultura, decisões fundamentadas, orientação por processos e geração de valor.
	
 
	A Gestão da Qualidade contribui para o sucesso as organizações. Assim sendo, apresente três formas de contribuir para a organização.
		
	
	
Gabarito: Pode contribuir: no atendimento aos requisitos dos clientes, na racionalização das ações desenvolvidas, na capacitação dos colaboradores, na diminuição dos desperdícios, na imagem organizacional junto ao mercado
	
	
	A ferramenta desenvolvida pelo italiano Vilfredo Pareto apresenta os tipos e quantidades de defeitos/problemas apresentados em um processo em dado período de tempo. Os estudos de Pareto levaram a uma regra conhecida como 80/20. Explique porque ficou conhecida dessa forma.
		
	
Resposta: Ficou conhecido como regra 80/20 porque constatou-se que, para várias atividades ou processos, 80% das consequências vinham na perspectivas de 20% das causas.
	
Gabarito: Em geral 80% (ou um percentual elevado) dos problemas são causados por 20% (ou um percentual baixo) de causas.
	
	Entre os estudiosos de administração, na visão inicial da chamada Administração Científica, já preconizava uma produção sem defeitos. Isso foi defendido na época por:
	
	
Gabarito: Frederick Winslow Taylor.
	
	 1a Questão (Ref.: 201301717128)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Durante a fase inicial de Administração Científica, a ideia defendida por Henry Lawrence Gantt era:
		
	
	Entregar a direção das empresas aos sindicatos.
	 
	O pagamento de tarefa-bonificação.
	
	Entregar a empresa aos administradores profissionais.
	
	A redução da produção e da força de trabalho.
	 
	A automação da produção de bens.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301717075)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A evolução dos negócios, com a crescente integração dos mercados, notadamente após a 2ª Guerra Mundial, em especial, após década de 50, apressou a busca pela qualidade, porque:
		
	
	Havia grande estoque de produtos acabados acumulados durante a guerra que precisavam ser vendidos.
	
	O mercado interno de cada região, mantinha-se estável e estático.
	 
	Os países tinham que fechar seu mercado doméstico decorrente da concorrência acirrada.
	 
	Aumento da concorrência decorrente da recuperação do parque industrial dos principais países industrializados destruídos durante a Segunda Guerra Mundial.
	
	Os lucros das empresas foram exauridos durante a guerra.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301333768)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O uso e o interesse por ferramentas estatísticas aplicadas no controle do processo e pelo método de análise e solução de problemas por meio do ciclo do PDCA, foi feito por:
		
	
	Philip Crosby;
	 
	Edward Deming;
	
	Armando Feigenbaum;
	
	Kaoru Ishikawa
	
	Joseph Juran;
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301333618)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo David Garvin, que é um pensador da Qualidade:
I - A qualidade é a principal arma para garantir os lucros e reduzir os prejuízos.
PORQUE
II - Os investimentos na gestão da qualidade asseguram menores custos de aquisição de matéria-prima.
		
	 
	a afirmativa I é verdadeira e a II é falsa.
	
	ambas as afirmativas são falsas.
	
	as afirmativas I e II são verdadeiras e segunda justifica a primeira.
	
	a afirmativa II é verdadeira e a I é falsa.
	 
	as afirmativas I e II são verdadeiras e segunda NÃO justifica a primeira.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301273753)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes estão:
		
	
	O planejamento, a estratégia e orçamento empresarial.
	 
	O estabelecimento da missão da organização, a visão de futuro, seus princípios e valores.
	
	As políticas de qualidade voltadas para a satisfação do cliente.
	
	As estratégias de longo, médio e curto prazo.
	
	Os parâmetros que balizarão parte dos indicadores da empresa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301273746)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Nas próprias palavras de Garvin:"as dimensões da qualidade tornam-se mais do que simples sutilezas teóricas, passam a constituir a base do uso da qualidade como arma de concorrência." - E como todo arsenal, devem ser usadas de forma adequada e ordenada, sabiamente decidindo quais e quando considerar sua aplicação, pois nem tudo precisa atender a todas as dimensões, que são:
		
	
	Confiabilidade, durabilidade, estética, conformidade, desempenho, capacidade de assistência técnica e distribuição.
	
	Preço, confiabilidade, durabilidade, estética, desempenho, capacidade de assistência técnica e qualidade percebida.
	
	Conformidade, preço, durabilidade, estética, confiabilidade, capacidade de assistência técnica e desempenho.
	 
	Conformidade, confiabilidade, durabilidade, estética, desempenho, capacidade de assistência técnica e qualidade percebida.
	
	Conformidade, confiabilidade, durabilidade, preço, desempenho, capacidade de assistência técnica e qualidade percebida.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301333626)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Processo é o conjunto de atividades ___________ que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma ___________ pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores. Qual alternativa abaixo preenche corretamente as lacunas na definição de processo?
		
	
	regulamentadas / sequência
	
	produtivas / semelhança
	
	complementares / atividade
	 
	integradas / lógica
	
	relacionadas / norma
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301332564)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O presidente da empresa K&K resolveu aplicar o aprendizado de seu MBA, e se reuniu com sua equipe, informando que indicadores de desempenho abrangendo Finanças, Clientes, Processos Internos e Crescimento e Aprendizagem seriam implementados na empresa, visando otimizar qualidade e produtividade. Marcou, então, uma reunião para a próxima semana, onde apresentaria o projeto em detalhes. A metodologia proposta pelo presidente é:
		
	
	Controle da qualidade
	
	Gestão da qualidade total
	 
	BSC (Balanced Scorecard)
	
	Ferramentas da qualidade
	
	Matriz GUT
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301333100)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta, quanto a certificação em Gestão da Qualidade:
		
	
	ISO-14001
	
	ISO-28000
	
	ISO-9004:2008.
	 
	ISO-9001:2000.
	
	ISO-9003
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301332860)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A norma que especifica os requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade, na qual a organização deve demonstrar a capacidade de fornecer bens ou serviços de acordo com os requisitos do cliente é a norma:
		
	
	ISO-9002
	
	ISO-9004:2008.
	 
	ISO-9001:2000.
	
	ISO-19011.
	
	IS0:9003
	
A empresa MICROTEX, uma pequena empresa do setor de confecções, necessita demonstrar sua capacidade de fornecer produtos que atendam de forma consistente aos requisitos do cliente. Para isso, decidiu implantar um SGQ - Sistema de Gestão da Qualidade com o objetivo de, em breve, obter Certificação ISO adequada. Para a certificação, a MICROTEX deve:
		
	
	Buscar entre as normas ISO daFamília 9000 aquela mais adequada ao seu porte e atividade.
	 
	Atender aos requisitos para o SGQ da Norma ISO 9001:2008.
	
	Terceirizar parte de seu processo numa empresa já certificada.
	
	Implantar seu SGQ com base nos requisitos da Norma ISO 14001:2004.
	
	Basear o seu SGQ nos fundamentos e vocabulário da Norma ISO 9000:2005.
	A evolução da qualidade é apresentada por David Garvin como uma sequência temporal marcada por quatro eras. Qual a sequência dessas eras?
		
	
	Inspeção, Controle estatístico, Gestão total da qualidade, Garantia da qualidade;
	
	Inspeção, QFD, Controle estatístico, garantia da qualidade e DMAIC;
	 
	Inspeção, Controle estatístico, Garantia da qualidade, Gestão total da qualidade;
	 
	Inspeção, Garantia da qualidade, Controle estatístico, Gestão total da qualidade;
	
	Inspeção, Garantia da qualidade, QFD, Gestão total da qualidade
	Analise as afirmativas abaixo e depois responda:
 
I. A FPNQ é a instituição responsável por realizar, anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
II. O PNQ é uma forma de reconhecer as organizações que praticam a Excelência em Gestão no Brasil.
III. A FPNQ é considerada um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	
	Apenas o item II.
	 
	As itens I, II e III.
	
	Apenas os itens I e II.
	
	Apenas os itens I e III.
	
	Apenas o item I.
	Ao pensarmos no conceito de qualidade - deparamos com o sentido individual de visualizar do conceito e seu significados de aplicação no dia a dia do consumidor. Sendo assim poderemos evidenciar uma expectativa comum entre os consumidores. Qual seria a EXPECTATIVA?
		
	
	de durabilidade finita
	 
	que acompanham a individualidade
	 
	de satisfação com o produto.
	
	de revenda do produto
	
	de uso do produto.
	David Garvin (1987) deu um importante passo para a evolução do conceito de controle da qualidade dividindo-o em dimensões. A importância desse dimensionamento foi a facilitação de análises estratégicas relacionadas aos produtos, verificando mais facilmente quais eram seus pontos fortes e fracos. Podemos citar como Dimensões da Qualidade: Conformidade, Confiabilidade, Durabilidade, Estética Desempenho Capacidade de Assistência Técnica e Qualidade Percebida. Dessa forma, podemos dizer, que a Qualidade Percebida talvez seja uma das Dimensões da Qualidade mais importantes, porque?
		
	
	A qualidade é inerente à empresa em função das suas necessidades e expectativas coletivas.
	
	A qualidade é algo em que as pessoas não tem expectativas em função da variedade de produtos.
	 
	A qualidade é algo inerente às pessoas em função das suas expectativas e necessidades individuais.
	
	A qualidade é algo inerente ao produto e atende somente as expectativas organizacionais.
	
	A qualidade é algo em que o produto é função das expectativas isoladas das empresas e de seu funcionamento organizacional.
	O Balanced Scorecard (BSC) permite aos executivos traduzir os objetivos estratégicos em um conjunto de indicadores de desempenho, trabalhados em quatro perspectivas que são:
		
	
	Clientes, recursos humanos, produção e crescimento/aprendizagem.
	
	Finanças, recursos humanos, processos internos e crescimento/aprendizagem.
	 
	Finanças, clientes, Processos Internos e crescimento/aprendizagem.
	
	Finanças, produção, processos internos e clientes.
	
	Clientes, Processos Internos, produção e crescimento/aprendizagem.
	Rafael deseja obter a certificação de alguns processos de sua empresa através das normas ISO. Para tal, deverá realizar a normalização dos mesmos. Considerando que atualmente sua empresa apresenta uma crescente variedade de produtos e procedimentos que precisam ser reduzidos, qual dos objetivos da normalização ele busca alcançar, segundo Marshall (2003)?
		
	 
	Economia
	
	Comunicação
	
	Durabilidade
	
	Escolha do fornecedor
	
	Eliminação de barreiras técnicas e comerciais
	Um grande desafio para Geraldo, gerente de operações de uma grande empresa, é identificar as causas dos problemas existentes. Com o objetivo de facilitar essa identificação, ele utilizará uma das sete ferramentas de qualidade. Qual a mais indicada nesse caso específico?
		
	
	5W2H
	 
	Diagrama de Ishikawa
	 
	Fluxograma
	
	Matriz GUT
	
	Gráfico de Pareto
	Uma Auditoria da Qualidade é um exame sistemático e, principalmente, independente para determinar se as atividades da qualidade e os seus resultados estão atendendo todos os objetivos planejados, se estes estão sendo desenvolvidos com eficácia e se estão adequados para atingir esses objetivos. A Auditoria da Qualidade pode ser realizada para atingir tanto propósitos internos como externos.
Uma Auditoria pode ter como resultado(s) a(s) seguinte(s) informação(ões):
I. Uma medida de quanto o sistema de qualidade está em conformidade com os requisitos especificados.
II. As sugestões básicas e incentivos para a ação corretiva de qualquer não conformidade.
III. A verificação de que a ação corretiva foi efetuada em tempo e de maneira eficiente.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	os itens I, II e III
	apenas o item II
	apenas o item I
	apenas os itens I e III
	apenas os itens I e II
	As mudanças constantes do mercado, onde o ambiente externo traz ameaças e oportunidades, implica que cada organização: 
		
	
	estabeleça estratégias condizentes com sua realidade
	
	não tenha uma estrutura forma, mantendo-se tanto quanto possível na informalidade
	
	manter-se firme na sua estrutura de forma a não alterá-la
	
	tenha uma pluralidade de chefias e de ramo de negócios
	
	envolver-se no maior número de ramo de negócios
	
	
	 2a Questão (Cód.: 45166)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Pode-se afirmar que a capacidade de competitiva e o desempenho das organizações, em termos de qualidade, podem ser afetados negativamente por:
		
	
	Regime de contrato de trabalho.
	
	Deficiências na capacitação dos recursos humanos.
	
	Processos de seleção terceirizados.
	
	Sistema de plano de cargos e salários.
	
	Escolha da estrutura hierárquica da organização.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 45497)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O BSC foi apontado pela revista Havard Busness como sendo uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos, em contra partida podemos afirmar que o BSC é:
		
	
	Um novo sistema de indicadores financeiros.
	
	Um sistema de gestão operacional.
	
	É uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida 
	
	Um projeto único e isolado nas empresas.
	
	Um novo sistemas de medidas.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 45545)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Após a implantação de um sistema de qualidade torna-se necessária a auditória da qualidade por motivos específicos, desenvolvida por um auditor. O auditor é:
		
	
	Pessoa qualificada contratada para garantir a implantação de um programa de redução de perdas.
	
	Pessoa qualificada contratada para realizar um programa de especialização interna.
	
	A pessoa qualificada para realizar a auditoria da qualidade.
	
	Pessoa com competências técnicas específicas em engenharia selecionada internamente pela empresa.
	
	Pessoa com competências técnicas definidas, contratada para implantar um programa de melhoria contínua.
	
	
	 5a Questão (Cód.: 72254)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Analisando-se pelo prisma da qualidade todas as ocorrências se transformam em oportunidades de melhoria, incluindo-se a função perda que tem por objetivo:
		
	
	Determinar qualitativamente a perda de qualidade devido as variações operacionais;
	
	Determinar quantitativamente a perda da qualidadedevido a variações funcionais;
	
	Determinar qualitativamente o ganho de qualidade devido as variações na matéria prima;
	
	Determinar qualitativamente o ganho de produtividade devido as variações salariais;
	
	Determinar quantitativamente o ganho de qualidade devido as variações operacionais;
	
	
	 6a Questão (Cód.: 44929)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A ferramenta da Qualidade Gráfico de Tendência foi desenvolvida por Shewhart na década de 20 e teve como objetivo:
		
	
	Permitir a visualização da tendência de ocorrência de determinados eventos em condições normais que favoreçam a variações constantes.
	
	Permitir a visualização da tendência de ocorrência de determinados problemas/variações em momentos específicos sob condições específicas.
	
	Permitir a visualização da tendência de ocorrência de cenários específicos que facilitem a ações que favoreçam a melhor utilização hora/homem. 
	
	Permitir a visualização da tendência de ocorrência de cenários específicos que facilitem a ações que favoreçam a melhor utilização hora/máquina. 
	
	Nenhuma das respostas acima.
	
	
	 7a Questão (Cód.: 44864)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Deming defendia a ideia de observância a 14 pontos distintos para que um sistema garantisse a qualidade desejada pelo consumidor. Dentre estes destaca-se:
		
	
	O planejamento, Controle e Aprimoramento, identificados como a Trilogia da Qualidade.
	
	Acabar com a dependência da inspeção em massa pelo princípio de construção da qualidade desde o começo do processo.
	
	Nenhuma das questões acima.
	
	Priorizar as cotas numéricas o chão de fábrica como forma de identificar os mais eficientes no sistema de produção.
	
	Dar ênfase no processo de compra pelo menor preço como forma de minimizar o custo total de produção.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 46666)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que corresponde à definição de Gestão da Qualidade Total:
		
	
	Ferramenta usada para estratificar os problemas
	
	Utilizado para estabelecer a prioridade de atuação 
	
	Ferramenta utilizada para elaborar um Plano de Ação
	
	Gerenciamento dos recursos da empresa para atender todos os requisitos das partes interessadas
	
	Método utilizado para a promoção da melhoria contínua 
	
	
	 9a Questão (Cód.: 46676)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Assinale a alternativa que corresponde ao 5W2H:
		
	
	Separa as causas do efeito
	
	Utilizado para estabelecer a prioridade de atuação
	
	Ferramenta utilizada para elaborar um Plano de Ação
	
	Método utilizado para a promoção da melhoria contínua
	
	Gerenciamento dos recursos da empresa para atender todos os requisitos das partes interessadas
	
O primeiro passo a ser dado para o sucesso do negócio é a determinação do foco organizacional. Assinale a
sequência que representa corretamente as etapas necessárias para tal:
Tarefas Implementáveis, Visão de Futuro, Missão do Negócio e Fatores Críticos de Sucesso.
Fatores Críticos de Sucesso, Visão de Futuro, Missão do Negócio e Tarefas Implementáveis.
Missão do Negócio, Visão de Futuro, Fatores Críticos de Sucesso e Tarefas Implementáveis.
Visão de Futuro, Missão do Negócio, Fatores Críticos de Sucesso e Tarefas Implementáveis.
Missão do Negócio, Fatores Críticos de Sucesso, Tarefas Implementáveis e Visão de Futuro.
A auditoria que tem por finalidade verificar se os procedimentos documentados estão conformes com a norma
apropriada (NBR ISO 9001) é denominada Auditoria de:
Responsabilidade
Não conformidade
Sistemas
Conformidade
Processos
O controle de qualidade integrado ao processo, uma das características do Toyotismo (paradigma pós-industrial), significa que o controle de qualidade é realizado:
Através da auditagem realizada pelo pessoal responsável pela auditoria da Qualidade.
Através da auto-inspeção realizada pelo pessoal responsável pela produção.
Através de inspeção realizada durante o processo de produção pelo pessoal externo à empresa (auditoria de
qualidade de terceira parte).
Através de inspeção realizada durante o processo de produção pelo pessoal do Departamento de Controle
de Qualidade
Através de controle estatístico de processos
A Ferramenta da Qualidade muito utilizada pelas organizações, que é um método de gestão ou uma forma de
trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações
necessárias para executá-las e acompanhá-las, a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento da organização,
chama-se:
Diagrama de Pareto
Matriz GUT
Diagrama de Ishikawa
PDCA
BSC
representação de um processo, sua análise e redesenho com a finalidade:
Permitir a identificação de falhas, aumentos de custos e baixa produtividade de determinadas áreas com o
propósito de proporcionar aumento nos lucros.
Permitir a identificação de falhas, verificação, aprimoramento dos processos e retrabalho de processos que
possibilita a redução de custos operacionais.
Permitir a identificação de sobrecarga de determinados operários com o objetivo de redução de custos.
Apresentar soluções relativas a problemas correlacionados a pelo menos duas variáveis com a finalidade de
se melhorar a produtividade.
Apresentar soluções a falhas detectadas de forma prévia com o objetivo de aprimorar processos e aumentar
a lucratividade.
	A qualidade é um instrumento perseguido pelas organizações com o objetivo de:
		
	
	Conquistar um processo de melhoria contínua, conformidade às necessidades do operário e adequação a margens elevadas de lucro.
	
	Conquistar um processo de melhoria contínua, conformidade às condições técnicas e operacionais da empresa e a preços mais elevados de mercado.
	
	Garantir maior produção a empresa e maiores salários aos operários.
	 
	Conquistar um processo de melhoria contínua, conformidade aos requisitos e adequação ao uso.
	
	Garantir maior lucro as empresas.
	
	A normalização é uma atividade que tem como premissa a obtenção de um elevado grau de desempenho em um determinado contexto. Economia é um dos objetivos da normalização destacado por Marshall Jr., uma vez que visa:
		
	 
	proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
	
	evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre bens e serviços.
	
	prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade.
	
	proteger a vida e a saúde.
	
	melhorar a confiabilidade das relações comerciais.
	
	Para Philip Crosby a qualidade significa conformidade com os requisitos. Portanto, nessa visão, um bens ou serviço de qualidade é aquele que:
		
	
	É inspecionado segundo o método de amostragem.
	
	É de preço maior.
	
	Atende às exigências do consumidor.
	 
	Atende às especificações do projeto ou da norma técnica do produto.
	
	É de custo menor.
	
	Para Joseph Juran, um dos gurus na área de Gestão da Qualidade, a qualidade pode ser definida como ADEQUAÇÃO AO USO. Portanto, nessa visão, um produto de qualidade é:
		
	
	O mais caro
	 
	Aquele que foi desenvolvido para corresponder às necessidades dos clientes.
	
	O mais barato.
	
	Aquele que foi desenvolvido por uma equipe técnica de maior competência e o mais caro para produzir e ser comercializado.
	
	O melhor produto disponível no mercado.
	
	Os processos tem como objetivos criar, inventar, projetar, transformar, produzir, controlar, manter e usar produtos ou sistemas. Sendo assim, como podemos definir de forma correta processo?
		
	
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades da organização e não dos clientes e usuários.O conjunto de atividades integradas que recebem insumos e os negociam, de acordo com uma lógica pós-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	
	O conjunto de atividades não integradas que produzem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva desagregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	 
	O conjunto de atividades integradas que recebem insumos, transformando-os, de acordo com uma lógica pré-estabelecida e com efetiva agregação de valores em informações, bens ou serviços que respondam plenamente às necessidades dos clientes ou usuários.
	
	As organizações buscam incessantemente alcançar a excelência de seus produtos junto aos clientes e usuários. A Norma ISO 9001-2000, quando implantada na organização, traz vários benefícios. Dessa forma, assinale a frase abaixo que NÃO AGREGA benefício à organização, quando a mesma implanta a Norma ISO 9001-2000.
		
	
	Eliminação do retrabalho e do custo com garantia e reposição
	 
	O aumento de inconformidades em bens e serviços
	
	Redução do custo operacional
	
	Aumento da competitividade
	
	Melhoria de imagem e reputação
	Como filosofia, a Gestão da Qualidade Total foi incorporada pelas organizações como uma metodologia voltada para:
		
	
	A busca pelo envolvimento total de todos os setores da empresa com a intenção de se obter maior lucratividade com a venda dos produtos/serviços.
	
	A busca pela eficácia com o propósito de atender seus clientes com mais rapidez na entrega dos produtos e/ou na prestação dos serviços.
	
	A busca pela eficiência com o objetivo de atender seus clientes com produtos/serviços de preços mais baixos.
	 
	A busca da otimização do processo visando minimizar custos, reduzir defeitos, eliminar perdas ou falhas e, enfim, racionalizar as atividades produtivas.
	 
	A busca pela excelência com um pensamento que somente as empresas que tinham um diferencial competitivo a oferecer iriam sobreviver.
	
	Existem diversas definições conhecidas de Qualidade, mas independentemente da forma como se expressa o conceito, deve-se entender que alguns princípios não devem ser esquecidos. Quais são esses princípios?
		
	 
	Contínua eliminação de desperdícios.
	
	Solucionar problemas rapidamente é mais importante que entregar produtos sem defeito.
	
	A qualificação das pessoas é suficiente para atingir um padrão consistente de qualidade dos produtos
	
	As vendas dependem do volume produzido.
	
	Verificar todas as etapas do processo para retrabalhar os defeitos.
	
	A ISO 9000 representa um conjunto de normas técnicas que definem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A família de normas ISO 9000 estabelece requisitos que:
		
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação dos gerentes; O monitoramento da infraestrutura tecnológica.
	
	Auxiliam os processos internos; A qualificação profissional dos profissionais técnicos; O monitoramento do mercado.
	
	Auxiliam os processos externos; A maior capacitação da hierarquia; O monitoramento das técnicas operacionais desenvolvidas pelos operários.
	
	Auxiliam os processos externos; A qualificação técnica dos gerentes; O monitoramento dos operários para o controle da produção.
	 
	Auxiliam os processos internos; A maior capacitação dos colaboradores; O monitoramento do ambiente de trabalho.
	
	Entre os indicadores de desempenho objeto de análise do Balanced Scorecard (BSC) temos:
		
	
	Financeiros, clientes, participação interna e participação externa.
	
	Financeiros, clientes, fornecedores e acionistas.
	
	Financeiros, clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e governo.
	
	Financeiros, clientes, fornecedores e colaboradores.
	 
	Financeiros, clientes, processos internos e aprendizado e crescimento.
	
	A FPNQ argumenta por meio de seu presidente, que o aumento da competitividade das organizações brasileiras, com a adoção de modelos de gestão de excelência, é fator chave para garantir a melhoria de qualidade de vida das populações. Complementando essa argumentação, pode-se afirmar que:
		
	
	A FPNQ vem tentando incentivar as empresas a usarem o seu modelo e gestão proposto mas tem esbarrado na falta de conhecimento administrativ de muito gestores que administram de forma empírica as suas empresas.
	
	O aumento de competitividade a que se refere o text oda pergunta diz respeito ao mercado interno, não cabendo, ainda, uma comparação com os íveis de qualidade já alcançados por empresas norte-americanas ou européias.
	
	As pequenas e médias empresas ainda precisam passar or uma série de processos de reestruturação para poderem ser inseridas nos modelos de excelência de gestão.
	 
	Os conceitos de excelência em gestão estão se disseminando por todo o País, o que traz boas perspectivas sobre a melhoria da qualidade.
	
	O momento é propício para investir na qualidade de produtos de grandes empresas, que são as maiores geradoras de bens e serviços no país.
	Em 1946, na cidade de Londres, Inglaterra, vinte e cinco países se reuniram para decidir sobre como as indústrias dessa época poderiam agir para facilitar o entendimento das normas industriais. Em 1947, essa organização começou a funcionar na cidade de Genebra, Suíça, e foi denominada de International Organization for Standardization (ISO) ou Organização Internacional de Normalização.
Com relação à ISO, podemos afirmar que:
I. A ISO é conhecida por conciliar interesses de produtores, usuários, governos e da comunidade científica na preparação de normas internacionais.
II. A missão da ISO é proporcionar às organizações condições de competirem no mercado através de permanente transferência de tecnologia, melhoria na qualidade de vida, na saúde, na segurança e na preservação do meio ambiente. 
III. A ISO é uma organização não governamental internacional, que reúne uma quantidade muito grande de organizações nacionais de normalização.
Está(ão) CORRETO(S):
		
	 
	os itens I, II e III
	
	apenas o item II
	
	apenas os itens II e III
	
	apenas os itens I e II
	
	apenas o item I
	
	Dentre as ferramentas da qualidade utilizadas pelas empresas podemos destacar o Ciclo de Deming ou Ciclo do PDCA. O ciclo é composto por quatro fases, representadas pelas letras PDCA, que é uma sigla dos termos em inglês que significa: P - Plan: Planejar D - Do: Executar, Fazer C - Check: Checar, Verificar A - Action: Agir A fase P (Planejar) do Ciclo do PDCA é composta por sete etapas, cada uma com seu respectivo objetivo. Nesse contexto, analise as alternativas a seguir e assinale aquela que NÃO apresenta uma etapa (objetivo) da fase P do Ciclo do PDCA.
		
	
	Elaborar plano de ação: elaborar um plano de ação para bloquear as causas fundamentais.
	
	Analisar: descobrir as causas fundamentais dos problemas (poucas e vitais).
	  
	 Identificar os problemas: definir claramente os problemas e especificar a importância.
	 
	Treinar e implementar: capacitar envolvidos e bloquear as causas fundamentais dos problemas.
	
	Priorizar: hierarquizar os problemas em ordem de importância.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302242269)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O nível de auditoria que objetiva prover a garantia da efetividade do sistema de qualidade de acordo com a norma NBRISO 9000 é denominado de Auditoria de:
		
	
	primeira parte
	
	conformidade
	
	segunda parte
	 
	terceira parte
	
	sistema
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302197279)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Modelo de Excelência de Gestão pode ser considerado um guia para a prática da melhoria contínua nas organizações é constituído dos critérios de excelência e se vale da abordagem sistêmica, visando à introdução e disseminação da excelência do desempenho na cultura organizacional. Teremos oito critérios de excelência que serão:
		
	
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Estudo, Pessoas, Processos e Método.
	
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Produção e Resultados.
	
	Liderança, Estratificação e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Produção e Resultados.
	 
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
	
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Transformação e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
	
	 7a Questão (Ref.: 201302242709)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Pode-se sintetizar a evolução do conceito de qualidade em quatro eras: aquela que todos da empresa são responsáveis, com ênfase na necessidades de mercado e do clente é denominada de:
		
	 
	Gestão Total da Qualidade.
	
	Era do Controle Estatístico de Qualidade.
	 
	Era Garantia da Qualidade.
	
	Era da Qualidade Esperada.
	
	Era da Inspeção.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302255401)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo do pensamento da Gestão da Qualidade tivemos inúmeros autores que contribuíram com seus conceitos e ferramentas ao desenvolvimento de um ideário de qualidade. O autor Joseph Juran enfatizou três aspectos importantes para a Gerência da Qualidade. Quais foram eles?
		
	
	Organização, construção e avaliação da qualidade
	
	Direção, infraestrutura e planejamento da qualidade.
	
	Controle, transferências tecnológicas e avaliação da qualidade
	
	Reprocesso, rotatividade tecnológica e controle da qualidade
	 
	Planejamento, melhoria e avaliação da qualidade
	
	Considerando o conceito de missão empresarial, é correto dizer que ela: I) É a razão de ser da empresa, determina seu negócio, porque ela existe e ainda em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro. II) É um documento "vivo", conhecido por todos na organização, que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho. III) Exerce a função orientadora e delimitadora da ação empresarial dentro de um período normalmente longo, período no qual ficam comprometidas suas crenças, expectativas, conceitos e recursos. IV) Representa, enfim, o horizonte no qual a empresa vai atuar respeitadas as viabilidades e realidades do mercado e da clientela a ser atingida.
		
	
	Apenas II, III e IV estão corretas
	 
	Apenas I, II e IV estão corretas
	
	Apenas I, e IV estão corretas
	 
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	Apenas I, II e III estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302183468)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Introduzido por James Champy e Michael Hammer através do best-seller Reenginnering the Corporation publicado em 1993, o conceito de Reengenharia consiste em:
		
	 
	Repensar e redesenhar radicalmente as práticas e processos da organização.
	
	Fazer pequenas mudanças, porém, contínuas nos processos da organização.
	 
	Melhorar os processos já existentes na organização.
	
	Analisar os processos para propor melhorias.
	
	Mapear os processos da organização.
	O autor Armand Feigenbaum criou um conceito importante para o desenvolvimento da qualidade dentro das empresas. Esse conceito, ao longo do tempo, ficou também conhecido por uma sigla. Qual é essa sigla ?
		
	 
	TQC
	
	TCC
	
	TQQ
	
	TCQ
	
	TCK
	
	O estágio da Gestão da Qualidade Total voltado para RESULTADOS pressupõe:
		
	
	comprometimento total da organização, educação e treinamento.
	 
	planejamento, controle e melhoria da qualidade.
	
	foco do cliente, medição e informação.
	
	parceria cliente-fornecedor, liderança executiva e colaboradores preparados.
	 
	clientes encantados, altos ganhos e baixos custos.
	A transformação de insumos em produtos, bens ou serviços, no mundo contemporâneo passa pela realidade do processo, entendido como:
		
	
	Um conjunto lógico de entradas transformados em saídas pela agregação de valor através da automatização de atividades.
	
	Uma sequência racional de atividades que alteram a atitudes dos usuários favorecendo o aumento da eficiência produtiva.
	 
	Uma sequência de atividades que recebe entradas agregando valor transformando em resultados com início e final determinados através de uma sucessão logica de ações.
	
	Um conjunto de logico de entradas transformados em saídas por meio exclusivo de máquinas.
	
	Uma sequência de atitudes que recebe saídas que agregam valor numa sequência aleatória de ações com resultados previamente definidos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201435084)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das atividades relevantes na gestão da qualidade é a criação de indicadores de desempenho, cujas funções mais relevantes são:
		
	
	Dar suporte a tomada de decisão; dar suporte a organização e treinamento de profissionais; contribuir para a melhoria continua da aquisição de insumos;
	 
	Dar suporte à análise crítica dos resultados do negócio; dar suporte à tomada de decisão e ao planejamento; contribuir para a melhoria dos processos produtos e serviços;
	
	Dar suporte a análise do desempenho dos operários; dar suporte à tomada de decisão e controle de pessoal; contribuir para a melhoria do desempenho pessoal;
	
	Medir o desenvolvimento de cada operação; medir a eficiência dos operários e processos; medir o alcance das metas organizacionais;
	
	Medir o desenvolvimento coletivo das áreas de operacionais; medir a eficácia das operações administrativas; medir a eficiências dos processos operacionais;
	
	 8a Questão (Ref.: 201201598440)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a ferramenta da qualidade que relaciona o problema de acordo com os aspectos: gravidade, urgência e tendência?
		
	
	Benchmarking.
	
	Diagrama do Ishikawa,
	 
	Matriz GUT.
	
	MASP.
	
	Paradigma do Pareto.
	
	 9a Questão (Ref.: 201201551538)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação à auditoria de qualidade, são responsabilidades do auditor, EXCETO:
		
	
	Saber se o produto está de acordo com as especificações
	
	Avaliar se a qualidade está sendo controlada e acompanhada
	
	Avaliar conformidades e não conformidades
	 
	Avaliar se o quantitativo de funcionários é suficiente para o desenvolvimento do processo.
	
	Avaliar se os processos de qualidade estão sendo desenvolvidos
	
	 10a Questão (Ref.: 201201595668)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O conhecimento, a experiência e o trabalho de pesquisa de uma boa quantidade de especialistas e organizações, tanto do Brasil como do exterior, servem de elementos de comparação para a introdução de melhorias no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Esse modelo, que pode ser considerado um guia para a prática da melhoria contínua nas organizações dos diferentes tamanhos e setores, é constituído dos Critérios de Excelência e se vale da abordagem sistêmica, visando à introdução e disseminação da excelência do desempenho na cultura organizacional.
São oito os critérios de excelência.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta um Critério de Excelência ERRADO.
		
	
	Clientes; Sociedade;Informações e Conhecimento
	 
	Lucratividade; Pessoas; Processos e Resultados
	
	Sociedade; Informações e Conhecimento; Pessoas
	
	Liderança; Estratégias e Planos; Clientes
	
	Estratégias e Planos; Clientes; Sociedade
	Patrícia deseja obter a certificação de alguns processos de sua empresa através das normas ISO. Para tal, deverá realizar a normalização dos mesmos. Considerando que atualmente sua empresa deseja apresentar a sociedade os meios eficazes para aferir a qualidade dos bens e serviços, qual dos objetivos da normalização ela busca alcançar, segundo Marshall (2003)?
		
	
	Durabilidade
	
	Comunicação
	 
	Proteção do consumidor
	
	Eliminação de barreiras técnicas e comerciais
	
	Escolha do fornecedor
	
	Rose está recebendo inúmeras reclamações em relação aos prazos que dificilmente são cumpridos em sua empresa. Existe uma grande possibilidade do problema estar relacionado ao curso do processo dentro da empresa. O primeiro passo para identificação desse problema deve ser a utilização:
		
	
	Da gráfico de Pareto
	 
	Do fluxograma
	
	Da matriz GUT
	 
	Do diagrama de Causa e Efeito
	
	Do diagrama de Ishikawa
	
	Selma está utilizando o BSC em sua empresa. Ela ficou responsável por avaliar os seguintes indicadores: percentual de produtos defeituosos e quantidade de produto final. Qual perspectiva do BSC Selma está trabalhando?
		
	
	Clientes
	 
	Processos Internos
	
	Mercado e Produção
	
	Crescimento e Aprendizado
	
	Financeiro
	
	A partir da década de 50, surge a preocupação com a gestão da qualidade estabelecendo uma nova filosofia gerencial baseada no desenvolvimento de conceitos, métodos e técnicas dentro de uma nova realidade, identificada como:
		
	
	Gestão da Estatística
	
	Gestão da Produtividade
	
	Gestão da Economia.
	 
	Gestão da Qualidade Total
	
	Gestão do Desperdício.
	
	Analise as afirmativas a seguir e responda às alternativas. O Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações brasileiras de classe mundial. Para tanto, as empresas devem atender aos fundamentos da gestão orientada para a melhoria da competitividade e de resultados.
No que se refere ao fundamento do PENSAMENTO SISTÊMICO, podemos destacar:  
I. aprendizagem organizacional
II. cultura de inovação
III. responsabilidade social e ambiental
IV. visão de futuro.
Quanto ao fundamento do pensamento sistêmico, estão CORRETAS as afirmativas:
		
	 
	I, II e IV
	
	II e III
	
	I e IV
	
	I, II e III
	
	II, III e IV
	
	O guru da qualidade que é considerado como o pai do conceito da controle da qualidade total é:
		
	
	Kaoru IshiKawa
	
	Edward Deming
	
	Joseph Juran
	 
	Armand Feigenbaum
	 
	Philip Crosby
	
	A escola das Ciências Humanas contribuiu muito na formulação dos conceitos de qualidade. Ela fez perceber a importância de alguns fatores como motivação, atendimento das necessidades das pessoas na busca da obtenção da qualidade.  Dentre os estudiosos de relações humanas podemos destacar Douglas MacGregor, que contribui com:
		
	
	a Teoria das Necessidades
	
	a Teoria da Rotatividade
	 
	a Teoria da Motivação - Higiene
	
	a Teoria Motivacional
	 
	a Teoria X e Y
	
	É muito importante que as organizações estejam preparadas para o mercado e para isso há uma necessidade de estabelecer alguns componentes que nortearão o seu caminho. Dentre esses componentes está a MISSÃO da organização. Podemos afirmar que a MISSÃO:
		
	
	É aquela que detecta os sinais de mudança, identificando oportunidades e ameaças e direciona esforços, inspirando, animando e transformando proativamente o propósito em ação, em fato concreto.
	 
	É algo responsável por nortear a organização. É um acumulado de convicções que direcionam sua trajetória.
	
	É algo que pode ser pensado como um cenário, uma intuição, um sonho, uma vivência, a ser concretizada em um determinado período de tempo e em uma determinada região.
	
	É um documento "vivo", conhecido por todos na organização que pode ser modificado a qualquer momento, constituindo um ponto de partida para crescentes níveis de aumento de desempenho.
	 
	É a razão de ser da empresa, pois determina o negócio da mesma, porque ela existe e ainda (se possível) em que tipos de atividades deverá se concentrar no futuro.
	Qual a atitude que a organização tem que escolher para trabalhar tendo em vista, atender o dinamismo do mercado?
		
	
	Inovação;
	 
	Agilidade;
	
	Responsabilidade social;
	
	Visão de futuro
	 
	Foco no cliente e no mercado;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101517538)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, que fornece a base necessária ao desenvolvimento tecnológico é:
		
	
	PROCOM
	
	INPI
	
	INMETRO
	 
	ABNT
	
	PNQ
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101531311)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	As Ferramentas da Qualidade são técnicas que se pode utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. Um processo de melhoria contínua utilizado para comparar resultados, produtos ou práticas entre uma ou mais organizações que podem competir ou não no mesmo mercado. Ainda que parte do principio de que ninguém é melhor em tudo, em fim, copiar modelos de outras empresas significa economizar tempo e trabalho. Podemos afirmar que esse processo é o :
		
	 
	Benchmarking
	
	BSC
	 
	PDCA
	
	5W2H
	
	SWOT
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101576959)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Quando se realiza a auditoira de qualidade valendo-se de uma organização independente credenciada, está se efetuando:
		
	
	Auditoria de primeira parte.
	 
	Auditoria e controle de qualidade.
	
	Auditoria interna.
	
	Auditoria de segunda parte.,
	 
	Auditoria de terceira parte.
	Para Armand Feigenbaum, considerado pai do conceito de controle de qualidade total (TQC), a qualidade é um instrumento estratégico que deve ser preocupação de todos os trabalhadores, é voltado para o exterior da empresa, baseado na orientação para o cliente. Portanto, nessa visão a qualidade é:
	
	
	
	
	
	
	Focado nos processos.
	
	
	
	
	
	Sob a ótica de Joseph Juran a qualidade de produto é a adequação ao uso. Portanto, nessa visão pode-se considerar que o produto é de qualidade quando as características técnicas do produto foram desenvolvidas e produzidas para:
		
	
	
	
	
	
	Corresponder às necessidades do cliente.
	
	
	
	
	
	A oportunidade de ampliação dos mercados levou indústrias a alterarem seus sistemas de gestão ou implantarem mudanças significativas. Uma delas foi o abandono da verticalização, entendia como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A estratégia que determina a empresa produzir ou tentar produzir internamente tudo o puder.
	
	Para o melhor andamento do negócio os macroprocesso que envolvem mais de uma função da organização, conforme o nível de complexidade, são subdivididos em subprocessos entendidos como:
		
	
	
	
	
	
	Sendo a divisão de macroprocessos com objetivos específicos, organizados seguindo linhas funcionais definidas.
	
	
	
	
	
	A Cia. Industrial Vargem Grande, empresa metalúrgica de médio porte, necessita de reduzir os desperdícios para se manter competitiva perante outras empresasdo setor, nacional ou instaladas em outros países. Para tanto recomenda-se:
		
	
	Aumentar o capital social da empresa.
	 
	Implantar o Sistema de Gestão da Qualidade
	
	Demitir todo o pessoal de produção e admitir novos empregados.
	
	Reduzir o número de empregados.
	
	Desenvolver novos produtos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101390278)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As perpectivas consideradas no Balanced Scorecard (BSC), são:
		
	
	financeira; autoridade governamental; processos externos e aprendizagem organizacional.
	 
	financeira; clientes; processos internos e crescimento e aprendizado.
	
	financeira; fornecedores; processos internos e estrutura organizacional.
	
	financeira; clientes; fornecedores e gráu de instrução dos colaboradores.
	
	financeira; governo; regulamentos legais e estrutura da empresa.
	
	A tendência ou incidência de alguma alteração gradual no processo têm como possíveis causas:
		
	
	Desgaste do operário; Deterioração do equipamento; Fadiga do equipamento;
	 
	Desgaste do equipamento; Deterioração do processo; Fadiga do operador;
	
	Manutenção corretiva do equipamento; Fadiga do processo; Treinamento do operário;
	
	Manutenção preventiva; Esgotamento dos insumos; Pouca motivação;
	
	Desgaste do processo; Deterioração do cargo; Fadiga das relações sociais;
	
	Dentre as ferramentas da qualidade utilizadas para o controle de possíveis variações encontra-se o diagrama de Ishikawa que tem por função:
		
	
	Identificar as possíveis consequências resultantes de defeitos provocados pelo uso inadequado de mão de obra;
	 
	Identificar as possíveis causas de variações responsáveis por gerar determinado efeito;
	
	Identificar as possíveis consequências de defeitos resultantes do mau planejamento;
	
	Identificar as possíveis consequências resultantes de defeitos provocados pelo uso indevido de matéria prima;
	
	Identificar as possíveis causas de variações responsáveis por geral redução na produtividade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101344232)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num sistema de qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. Sobre a auditoria da qualidade, é correto afirmar-se que:
		
	
	A auditoria da qualidade ajuda as empresas a atingirem seus objetivos, contribuindo para a execução de suas missões e, para isso, os processos devem ser apenas analisados criticamente, não sendo recomentada qualquer atitude no sentido de alterá-los.
	
	No desenvolvimento da documentação dos sistemas da qualidade muito esforço é gasto na elaboração dos procedimentos e demais instrumentos, na busca para que atendam aos requisitos aplicáveis mas, no entanto, na maioria das vezes esta documentação fica jogada dentro de arquivos sem nunca sem utilizada.
	 
	A Auditoria de Qualidade é um exame sistemático e independente para determinar se as atividades da qualidade e respectivos resultados cumprem as providências planejadas e se estas providências são implementadas de maneira eficaz, e se são adequadas para atingir os objetivos
	
	São avaliados durante uma auditoria as normas e procedimentos, que não necessariamente pecisam estar certificados legalmente. A partir daí, é realizada uma inspeção que deverá se certificar do real cumprimento dos procedimentos e normas.
	
	Uma auditoria da qualidade é uma avaliação planejada, programada e documentada, executada por pessoal interno à área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado.
	 5a Questão (Ref.: 201202027937)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Podemos definir a diferença do pensamento de Henry Ford e o Toyotismo como:
		
	
	Fodismo: produção flexivel e Toyotismo: produção rígida.
	 
	Fordismo: produção voltada para a demanda e Toyotismo: produção voltada para estoque.
	
	Fordismo: produção sem estoque e Toyotismo: produção com grande estoque.
	 
	Fordismo: produção industrial e Toyotismo: produção pós-industrial.
	
	Fordismo: integração horizontal e Toyotismo:integração vertical.
	
	Uma das principais fontes de identificação da qualidade é o controle de possíveis variações, sendo uma das formas o controle pela média aritmética resultante pela:
		
	
	Divisão de todos os itens da amostra pela metade da amostra;
	
	Soma da média dos itens da amostra multiplicados pelo número total de ocorrências;
	
	Divisão de todos os itens da amostra pela média ponderada e soma ao número de incidência;
	
	Redução do total da amostra da média do período divididos pela metade do número de ocorrência;
	 
	Soma de todos os itens da amostra divididos pelo número de ocorrência;
	
	Na Matriz GUT, o critério GRAVIDADE visa avaliar:
		
	
	a relação entre uma característica de qualidade e os fatores que a determinam.
	
	a estimativa de prioridade de problemas identificados.
	
	a relação com o tempo disponível ou necessário para resolver o problema.
	 
	o impacto do problema sobre coisas, pessoas, resultados, processos ou organizações e efeitos que surgirão a longo prazo, caso o problema não seja resolvido.
	
	o potencial de crescimento do problema: possibilidade de crescimento, redução ou desaparecimento do problema.
	
	Consideramos o Modelo de Excelência da Gestão - MEG como um guia que fomenta a prática da melhoria contínua nas organizações, independente do setor de atuação e tamanho da mesma. Constituído dos Critérios de Excelência, sua abordagem atua em âmbito sistêmico, visando sempre à introdução e disseminação da excelência do desempenho na cultura organizacional. A melhor contribuição do MEG é de permitir que as organizações possam ser geridas com base na visão sistêmica. São 8 os Critérios de Excelência, informe abaixo, quais são esses critérios:
		
	 
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Financeiro, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
	
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Governo, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
	
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Gestão, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
	
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Concorrente, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
	 
	Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.
Parte superior do formulário
		
	Na busca de maior competitividade a opção da verticalização oferece como principais desvantagens:
		
	
	Menor investimento; Menor flexibilidade (perda de foco); Redução da estrutura da empresa.
	
	Menor investimento; Maior flexibilidade (perda de foco); Aumento da estrutura da empresa.
	
	Maior investimento; Menor flexibilidade (perda de foco); Redução da estrutura da empresa.
	
	Maior investimento; Maior flexibilidade (ganho de foco); Redução da estrutura da empresa.
	
	Maior investimento; Menor flexibilidade (perda de foco); Aumento da estrutura da empresa.
	
	5a Questão (Cód.: 46698)
	10a sem.: técnica dos 5 por ques
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	Assinale a alternativa que corresponde à Técnica dos 5 Por ques:
		
	
	Técnica utilizada para levantar as prováveis causas de um problema
	
	Conduz o questionamento para a identificação e validação da Causa Raiz de um problema
	
	Ferramenta utilizada para elaborar um Plano de Ação
	
	Estratifica os problemas
	
	Utilizado para estabelecer e manter a padronização
	
	8a Questão (Cód.: 45412)
	6a sem.: Gestão Qualidade
	Pontos: 0,0 / 0,5 
	A opção da verticalização por parte de muitas empresas ocorre face asvantagens que oferece, dentre elas:
		
	
	Dependência de terceiros, menores lucros, menor autonomia e dependência de terceiros para novas tecnologias.
	
	Independência de terceiros favorecendo a redução dos custos e desenvolvimentos de novas tecnologias de processo.
	
	Independência de terceiros, maiores lucros, maior autonomia e domínio sobre tecnologia própria.
	
	Dependência de terceiros, menores lucros, maior autonomia e dependência de terceiros para novas tecnologias.
	
	Dependência de terceiros favorecendo a redução dos custos e desenvolvimentos de novas tecnologias de processo.
	
	
	Os modelos de excelência do Prêmio Deming visa avaliar a gestão de uma organização através dos seus resultados de forma a atender as expectativas e necessidades de todos os envolvidos. Assim sendo, são identificados sete critérios que são:
		
	
	Liderança, Planejamento estratégico, Foco no cliente, Medição, RH, Processos, Resultados
	
	Sistemas gerenciais, Tecnologia, Indicadores, RH, Liderança, Modelos de gestão, Estrutura
	
	Liderança, Lições aprendidas, Medição, RH, Resultados, Estratégias e Processos
	
	Modelos de gestão, Liderança executiva, RH, Processos, Lições aprendidas, Indicadores, Resultados
	
	Clientes, Liderança, Modelos de gestão, RH, Sistemas gerenciais, Planejamento estratégico, Foco no cliente
	
	Durante os estudos dos Princípios da Qualidade de Edward Deming observamos uma série de itens a serem devidamente articulados para gerar uma dinâmica de inspeção e de controles estatísticos de processos de qualidade. Quantos Princípios da Qualidade de Deming foram descritos em seus trabalhos? 
		
	
	quatroze
	
	dezoito
	
	dez
	
	doze
	
	nove
	
	As auditorias podem ser distinguidas através de seus níveis. Portanto, a auditoria conduzida por uma organização em outra na qual a primeira tem, ou pretende ter, um contrato de compra de insumos ou serviços, com o propósito de assegurar à organização compradora que o sistema da qualidade do fornecedor pode garantir a entrega do produto sob contrato ou acordado, é denominada auditoria de:
		
	
	Fiscalização
	
	Segunda parte
	
	Clientes
	
	Terceira parte
	
	Primeira parte
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201202487209)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A gestão da qualidade deve considerar o dinamismo do mundo corporativo, que passou por grande evolução nas últimas décadas.
Quais transformações abaixo mencionadas afetou a gestão da qualidade das empresas:
I - Substituição do trabalho braçal pelo trabalho mecânico;
II - O desenvolvimento de novas tecnologias;
III - Os novos conceitos de mercado e de satisfação dos clientes.
		
	
	Somente a II
	
	Somente a I
	
	Somente a III
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	
	5a Questão (Ref.: 201202500067)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Depois do encerramento da reunião semanal a respeito do programa de qualidade, o gestor da unidade pensou em desenvolver um painel para enfatizar uma mensagem a respeito da atenção em produzir com qualidade. Pensou muito e relembrou da frase do autor Philip Crosby: "qualidade significa conformidade com os requisitos..." Essa frase quer dizer:
		
	
	Fazer certo na primeira vez
	
	Fazer e refazer para melhorar
	
	Fazer certo reduzindo o tempo.
	
	Fazer e refazer faz parte da produção.
	
	Fazer faz parte de um risco do erro
	
	
	6a Questão (Ref.: 201202296626)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Trabalhos de pesquisadores preocupados com a qualidade dos produtos fabricados resultaram nas chamadas Ferramentas da qualidade, cujo objetivo foi:
		
	
	Proporcionar as empresas maior lucratividade pela maior especialização do operário.
	
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções a problemas que interferissem no bom desempenho dos processos de trabalho.
	
	Propor um conjunto técnicas a fim de mensurar, analisar e propor soluções aos problemas de baixa lucratividade por unidade produzida.
	
	Propor técnicas a fim de definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas baixa produtividade pela falta de qualificação do operador.
	
	Conduzir o sistema operacional a proporcionar maior lucratividade em função do melhor aproveitamento de máquinas e equipamentos em consonância com operários
	
	
	7a Questão (Ref.: 201202486905)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	
	10a Questão (Ref.: 201202484469)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os onze Fundamentos da Excelência, adotados pela FPNQ (Fundação do Prêmio Nacional da Qualidade), se referem aos valores organizacionais percebidos como parte da cultura organizacional, sendo fundamentais na formação de uma gestão orientada para a melhoria da competitividade e para a busca de resultados.
Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta um Fundamento da Excelência ERRADO.
		
	
	Desenvolvimento de Parcerias; Responsabilidade Social e Ética
	
	Liderança e Constância de Propósitos, Orientação por Processos e Informações
	
	Pensamento Sistêmico; Aprendizado Organizacional; Cultura de Inovação
	
	Geração de Valor; Valorização das Pessoas; Conhecimento sobre o Mercado e Cliente
	
	Visão de Futuro; Produtividade; Lucratividade
	 2a Questão (Ref.: 201201530083)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A evolução dos negócios, com a crescente integração dos mercados, notadamente a partir da 2ª Guerra Mundial, nos anos quarenta, apressou a busca pela qualidade, porque:
		
	
	O mercado interno de cada região, mantinha-se estável e estático.
	
	Os países tinham que fechar seus negócios e seus mercados.
	
	Havia grande estoque de produtos acabados e que precisavam ser vendidos por terceiros.
	
	Os lucros foram exauridos durante a guerra.
	 
	A transparência e a descoberta de outros fornecedores externos veio acirrar a competição.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201530084)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A evolução da qualidade está ligada à necessidade de:
		
	
	Cada organização mantém-se fiel ao seu modelo de inspeção anteriormente implantado.
	 
	Se realinhar a qualidade frente às exigências do mercado em mudança.
	
	Modernizar os equipamentos da organização e capitalizar recursos em imobilizados.
	
	Redução constante de custos mesmo com perda da qualidade.
	
	Produto final sem mudança.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201733566)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A escola das Ciências Humanas contribuiu muito na formulação dos conceitos de qualidade. Ela fez perceber a importância de alguns fatores como motivação, atendimento das necessidades das pessoas na busca da obtenção da qualidade. Dentre os estudiosos de relações humanas relacionados abaixo, assinale aquele que criou a Pirâmide das Necessidades.
		
	
	Juran
	
	Deming
	
	Crosby
	 
	Maslow
	
	Ishikawa
	
	Joseph Juran é um dos pesquisadores que contribuiu de forma significativa com o desenvolvimento dos fundamentos da qualidade pelo desenvolvimento de métodos relativos à engenharia da qualidade e ficou conhecido pela "Trilogia da Qualidade"  representada pelo:
		
	
	Planejamento Estratégico; Ciclo PDCA e as Sete Ferramentas da Qualidade.
	 
	Planejamento da Qualidade; Controle da Qualidade e Aperfeiçoamento da Qualidade;
	
	Planejamento Estratégico; Ciclo da Qualidade e Controle da Qualidade Total (TQC)
	
	Planejamento da Qualidade; Ciclo PDCA e Controle da Qualidade Total(TQC).
	
	Planejamento da Qualidade; Controle da Qualidade e Ciclo PDCA
	
	
	O autor Walter A. Shewart - professor universitário na década de 1930, desenvolveu no "Bell Laboratories", uma ferramenta que ao longo dos tempos sempre tem sido utilizada nos Programas de Qualidade. Qual

Continue navegando