Buscar

Resenha Albert Bandura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA
Aluno: Talita Zappala Massi Magalhães
Realizado em: 03/04/2019
OBRA: Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. (cap1)
Autor: Albert Bandura
SÍNTESE DAS IDEIAS DO AUTOR
 O autor, Albert Bandura, Psicólogo de origem Canadense, expõe sua teoria social cognitiva, enfatizando o objetivo de visar que os seres humanos segundo ele, são muito flexíveis e capazes de aprender uma grande quantidade de conceitos, atitudes, habilidades e comportamentos. Não apenas pela experiência direta, mas também pela observação da experiência de outras pessoas. Bandura, impulsionador da teoria da aprendizagem social, propôs seus estudos com objetivo ao comportamento humano em seu processo de inserção no contexto social. Os estudos consideram os processos cognitivos, visto que, em sua ideia, o ser humano não é total e exclusivamente influenciado pelo meio, já que suas reações e estímulos são auto ativadas.
 Mais adiante no texto, é discutido o conflito das idéias de modelação social e o pensamento behavioristas,porém ele ainda era behaviorista. Depois, trazendo também o conceito de modelação, onde possibilita que o observador adquira novas respostas, podendo também fortalecer ou enfraquecer inibições de respostas pré-existentes, e facilitar o desempenho de respostas já aprendidas. Bandura conduziu pesquisas completas sobre as características dos modelos que influenciam o comportamento humano.
 Com o exemplo mais conhecido como João-Bobo, onde a criança via um adulto agredindo um boneco, e logo em seguida ao repetir, a criança agride o da mesma forma que o adulto. Dessa maneira os dois conceitos juntos reforço vicariante e a modelagem, a criança observa o ocorrido e pratica o ato de agressão, como o adulto é seu modelo ela acaba aprendendo que violência é algo bom e ou certo. 
 Ocorre uma explicação de fatores influenciáveis que fazem isso acontecer, como, semelhanças, características dos observadores, consequências associadas ao comportamento, processos cognitivos, auto reforço (tangível ou intangível ) e comentando assim ao percorrer o texto. Na seqüência, o pesquisador cita conceitos chave de sua teoria denominados de auto-eficácia e o modelo triádico da agência humana. 
 Ao falar de o modelo triádico da agência humana, ele define como que os seres humanos, na grande maioria das situações, são capazes de exercer controle de suas vidas, agentes e não pacientes, de natureza ativa e não de natureza passiva. Esse entendimento está na base do conceito da Agência humana, o ser humano é agente da própria vida, é capaz de auto regulação, auto reflexão, auto organização e ação proativa. A teoria social cognitiva estabelece uma distinção entre três diferentes modos de agência humana: individual, delegada e coletiva. Nós somos capazes de influenciar nosso comportamento para um caminho ou outro, de modo de gerar as consequências que desejamos nas nossas vidas. Segundo Bandura, o conceito de agência humana, engloba 4 características principais, a intencionalidade, previsão, autorreação e autorreflexão. 
AVALIAÇÃO CRÍTICA
 Muito interessante quando surgiu, pois a teoria da Aprendizagem Social foi considerada um dos principais saltos qualitativos no campo da psicologia. Esse é o método que permite entender melhor a forma a qual adquirimos o conhecimento. Também, essa teoria mostra o motivo de absorvermos certos comportamentos. 
 A cerca de teoria cognitiva social, teve origem inicialmente como teoria da aprendizagem social. Ela possui uma visão mais expandida em relação a sua teoria de origem e parte do pressuposto de que o indivíduo é agente do próprio desenvolvimento e a partir daí interagem com as circunstâncias da vida de forma intencional. Segundo Bandura, ser agente significa influenciar o próprio funcionamento das circunstâncias da vida, ter intencionalidade ao agir. Teoria Social Cognitiva teve origem inicialmente como teoria da aprendizagem social. Ela possui uma visão mais expandida em relação a sua teoria de origem e parte do pressuposto de que o indivíduo é agente do próprio desenvolvimento e a partir daí interagem com as circunstâncias da vida de forma intencional. Segundo Bandura , ser agente significa influenciar o próprio funcionamento das circunstâncias da vida , ter intencionalidade ao agir. 
RELEVÂNCIA DA OBRA NO CONTEXTO ESTUDADO
 O autor, Albert Bandura, conseguiu com esse capítulo, conceituar as suas teorias que foram bem aceitas na Psicologia. A obra possibilita a compreensão do funcionamento humano arraigado em sistemas sociais, também enfatizando que as pessoas aprendem muito através da imitação, o que o levou a interessar-se pela aprendizagem pela observação e formular sua teoria cognitiva social, envolvendo-se com questões referentes à agressão. Sabendo que ele deixou claro no primeiro capítulo, que a exposição completa da teoria, que vai além dos limites, é extensa. Enfatizando também o processo dessa construção teórica e seus obstáculos ao decorrer. 
 Por fim ele enfatizou bem seus conceitos e teorias deixando claro fatores como, por exemplo:Que não existem só fatores externos que afetam o comportamento e o aprendizado, o estado de mental do indivíduo é essencial para a aprendizagem. Seguindo este conceito, existe a força intrínseca do indivíduo que se transforma em uma forma de recompensa interna ou um sentimento positivo após desempenhar um comportamento específico. É escrito com uma linguagem complexa e de difícil interpretação, porém a leitura deste capítulo possibilita, então, uma aproximação aos conceitos e explanações acerca da Teoria Social Cognitiva proposta por Bandura.

Continue navegando