Buscar

FISIOLOGIA MUSCULAR ESQUELÉTICA

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA MUSCULAR ESQUELÉTICA
INTRUDUÇÃO
As células musculares são altamente especializadas para conversão de energia química em energia mecânica.
Especialmente estas células usam a energia do ATP para gerar força ou realizar trabalho.
O trabalho pode ter muitas formas: locomoção, bombeamento do sangue, peristaltismo,..., surgindo assim pela evolução três tipos de músculos:
1-Músculo Esquelético 
2-Músculo Cardíaco
3-Músculo Liso
MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO
Age sobre o esqueleto.Ex. nos membros, o músculo esquelético atua sobre uma articulação, permitindo assim, ação de alavanca(controlado pelo SNC), e exerce numerosas atividades, tais como:manutenção da postura, locomoção, fala e respiração .
Ao microscópio o músculo esquelético apresenta estriações transversais, produzindo disposição organizadas das moléculas de ACTINA E MIOSINA no interior das células musculares, sendo desta forma classificado como músculo ESTRIADO.
MÚSCULO ESTRIADO
O coração é composto por músculo cardíaco, embora seja músculo estriado, é um músculo involuntário.
O musculo Liso(não apresenta as estriações dos músculos esquelético e cardíaco), é um músculo involuntário, encontrado tipicamente nas paredes de órgãos ocos(intestinos, vasos sanguíneos, bexiga,...).
Em todos os três tipos de músculos , a força é gerada pela interação das moléculas de actina e miosina, processo que requer aumento transitório da [Ca++] intracelular.
ORGANIZAÇÃO DO MÚSCULO ESQUELÉTICO
Os músculos são fixados aos ossos em um dos lados da articulação.
O ponto de fixação mais próximo ao processo espinhosos do osso é chamado de ORIGEM.
O ponto de fixação na região distal(lado distante da articulação)é chamado de INSERÇÃO
Os pontos de fixação são estabelecidos pelos TENDÕES(tecido conjuntivo) nas extremidades do músculo. 
ESTRUTURAS BÁSICAS DO MÚSCULO ESQUELÉTICO
Fibras musculares(numerosas células)
ENDOMÍSIO-tecido conjuntivo que envolve as fibras musculares
FASCÍCULO-fibras musculares individuais
PERIMÍSIO- camada de tecido conjuntivo que envolve os fascículos.
Nos perimísios se encontram os vasos sanguíneos e nervos que suprem as fibras musculares individuais.
O agrupamento dos fascículos formam os músculos
EPIMÍSIO- bainha de tecido conjuntivo que circunda o músculo
TENDÃO-camada de tecido conjuntivo, presente nas extremidades dos músculos ao esqueleto.
As camadas de tecido conjuntivo são compostos por fibras de colágeno e fibras elásticas, e servem para transmitir o movimento das moléculas de ACTINA e MIOSIA para que o esqueleto efetue o movimento.
FISIOLOGIA DO MUSCULO ESQUELÉTICO
Na maioria dos músculos, as fibras se estendem por todo seu comprimento, e cada fibra é inervada por somente uma terminação nervosa.
As MIOFIBRILAS são compostos por filamentos de ACTINA e MIOSINA.
Cada fibra muscular contém centenas de milhares de miofibrilas, cada miofibrilas é composto por cerca de 1500 filamentos de MIOSINA e por 3000 filamentos de ACTINA localizados lada a lado.
Esses filamentos são grandes moléculas de proteínas polimerizadas responsáveis pela contração muscular.
Os filamentos espessos são MIOSINA e os filamentos delgados são ACTINA.
FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELETICA
As células musculares esqueléticas individuais são delgadas, mas podem ser extremamente longas9até 25 cm de comprimento).Cada fibra muscular contém feixes de filamentos chamados MIOFIBRILAS, que cursam ao longo do eixo de célula.
As estriações da célula resultam do padrão repetido de miofibrilas(filamentos grossos) e filamentos finos nessas miofibrilas em conjunto com o alinhamento muito organizado das miofibrilas adjacentes, originando a aparência estriada do músculo esquelético
FISIOLOGIA DO MUSCULO ESQUELÉTICO
A Miofibrila pode ser dividida longitudinalmente em SARCÔMERO.
O SARCÔMERO é dividido por duas linhas escuras(linha Z) representando a unidade contrátil que se repete no músculo esquelético.
Em cada lado da linha Z existe uma faixa clara (banda I) que contém os filamentos finos compostos principalmente pela proteína actina.
A área entre duas bandas I no sarcômero é a banda A que contém os filamentos grossos compostos principalmente pela proteína miosina.
FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO
Os filamentos finos de actina se estendem da linha Z em direção ao centro do sarcômero e se sobrepõem sobre parte dos filamentos grossos.
A área escura na extremidade da banda A representa essa região de sobreposição entre filamentos finos e grossos.
A área escura, presente no centro do sarcômero é chamada de banda H, representando a porção da banda A que contém os filamentos grossos de miosina, mas nenhum filamento de actina.
Portanto os filamentos finos de actina se estendem da linhaZ até a margem da banda H e se sobrepõem sobre parte do filamento do filamento grosso da banda A.
Uma linha escura, chamada de linha M, é evidente no centro do sarcômero e inclui proteínas, que parecem ser críticas para organização e o alinhamento dos filamentos grossos no sarcômero.
FISIOLOGIA DO MÚSCULO ESQUELÉTICO
Mecanismo Geral da Contração Muscular
1-Um potencial de ação se propaga pelo nervo motor até as suas terminações nas fibras musculares e cada terminal nervoso secreta uma pequena quantidade da substância acetilcolina.
2-A acetilcolina age em uma área local da membrana muscular para abrir os canais de cátion regulados por acetilcolina, o que permite principalmente a difusão de íons sódio, mas também de íons cálcio para dentro da fibra muscular, causando uma despolarização local. A despolarização local, por sua vez, leva a abertura de canais de NA+voltagem dependentes, resultando em um potencial de ação.
3-O potencial de ação propaga-se pela membrana da fibra muscular fazendo com que o Retículo Sarcoplasmático libere íons cálcio armazenado dentro desse retículo para as miofibrilas.
4-Os íons Ca+ iniciam as forças atrativas entre os filamentos de actina e miosina, fazendo com que eles deslizem uns sobre os outros, esse é o processo contrátil.
5-Os íons Ca+ são continuamente bombeados de volta para dentro do retículo sarcoplasmático, onde eles ficam armazenado até que um potencial de ação muscular ocorra. Essa remoção dos íons Ca+ das miofibrilas faz com que a concentração muscular cesse.
A ENERGIA DA CONTRAÇÃO MUSCULAR
A contração muscular necessita de ATP para realizar três principais funções:
1-A maioria de ATP é utilizada para ativar o mecanismo de caminhar adiante da contração muscular.
2- O cálcio é bombeado de volta para dentro do retículo sarcoplasmático, fazendo com que a contração cesse.
3-Os íons sódio e potássio são bombeados através da membrana da fibra muscular para manter um meio iônico apropriado para propagação do potencial de ação.

Continue navegando