Buscar

Resumão geologia 35 questoes de av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-A definição: "um material natural constituído de camadas e horizontes de compostos minerais e/ou orgânicos." Está relacionada a:
Pedologia
2-O conjunto de processos que desagregam e transportam solo e rochas morro abaixo ou na direção do vento, recebe o nome de:
Erosão
3-Quando as rochas são fragmentadas por processos mecânicos que não mudam sua composição química, estamos falando do processo de:
Intemperismo físico
4-Segundo Wegener, o precursor da idéia da separação dos continentes, qual a sequência da deriva continental?
Pangéia - Gondwana e Laurásia - continentes atuais
5-O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo:
Ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.
6-Qual o tipo de rochas que se forma através da cristalização do magma, uma massa de rocha fundida que se origina em profundidade na crosta e no manto superior?
Ígneas
7-Assinale a alternativa correta, quanto a rocha sedimentar:
Rochas formadas pela consolidação de pedaços pré-existentes de rocha na superfície.
São formadas de substâncias em soluções iônica ou coloidal através de processos químicos variadas, e se depositam pela evaporação e precipitação. A precipitação produz materiais finamente cristalizados ou amorfos. A evaporação pode produzir cristais maiores, como acontece com depósitos de sal ou gipsita. Qual tipo de rocha sedimentar é descrito nesta frase?
Química
8-Falamos que um mineral é cristalino quando:
Possui um arranjo tridimensional, ordenado e repetitivo de seus átomos
9-No movimento de convecção das placas, sempre uma faz o movimento de subducção e outra soergue. Assinale abaixo a alternativa que corresponde, respectivamente, a densidade das placas que fazem os movimentos acima:
Mais densa desce e a menos densa sobe
10-Como se chama o processo que envolve a compactação e/ou cimentação onde os sedimentos são convertidos em rochas sedimentares?
Litificação
11-Quando ocorre o choque entre duas placas litosféricas oceânicas, forma-se aqui na superfície:
Ilhas
12-Estado de tensão cisalhante, atua uma tensão de cisalhamento, que provoca movimentos paralelos em sentidos opostos. Estamos falando em limites tectônico:
Transformante
13-Assinale a alternativa correta quanto movimento entre as placas tectônicas:
O movimento de convergência entre as placas está relacionado com as cadeias montanhosas e os terremotos.
14-O processo relacionado a desintegração e decomposição das rochas em fragmentos de diversos tamanhos é chamado de: 
Intemperismo
15-Quando as rochas são fragmentadas por processos mecânicos que não mudam sua composição química, estamos falando do processo de: 
Intemperismo químico 
16-Em relação à era paleozoica é correto afirmar:
O Período Cambriano foi um marco importante, pois foi onde a maioria dos principais grupos de animais apareceram como registro fóssil. Durante este período, o mundo estava quase todo coberto por mares, e os organismos existentes eram inteiramente marinhos.
17-No limite tectônico divergente, atua uma tensão de distensão ou de torção que altera a forma da rocha, alongando-a ou fraturando-a. Se o comportamento da rocha for rúptil, forma-se uma falha distensiva. Se o comportamento for dúctil, ocorre um estiramento. Essa definição refere-se ao estado de tensão: 
Distensivo
18-O que são sedimentos terrígenos?
São partículas geradas pelo intemperismo e erodidas nos continentes. 
19-Explique o que é sedimento.
É qualquer matéria sólida que se deposita, se depositou ou é passível de se depositar, é um grão.
20-Sobre as grandes estruturas geológicas da terra, estão CORRETAS as afirmações: I. Os Escudos Cristalinos são dobramentos antigos, surgidos do entrechoque das massas continentais ancestrais. II. Tectonismo é a denominação geral para a ação sobre a crosta gerada pela pressão dos materiais do magma. III. As Bacias Sedimentares originaram-se do entrechoque de placas ocorrido no final do período Cretáceo e início do período terciário. IV. Nos dobramentos antigos (Escudos Cristalinos), concentram-se os vulcões ativos e extintos e também as grandes fraturas da crosta. 
I e II 
21-Recentemente, o perigo dos terremotos voltou a lembrar o homem que a base rochosa na qual vive é apenas aparentemente imóvel. Como exemplos de formas de relevo que demonstram a vitalidade e a dinâmica dos agentes internos, pode-se destacar:
As cordilheiras do oeste do continente americano.
22-A propriedade de um mineral relacionada a quantidade de luz refletida pela sua superfície é: 
Brilho
23- São compostas, em grande parte, de silicatos ferromagnesianos
Rochas ultramáficas.
24-Qual camada abaixo está relacionada a maior concentração de ferro e níquel?
Núcleo
25-No limite tectônico convergente, atua uma tensão de compressão que altera o volume das rochas, tornando-o menor. Neste caso, se o comportamento da rocha for rúptil, origina-se uma falha compressiva. Já se o comportamento for dúctil, é formada uma dobra. Estamos nos referindo há estado de:
Tensão compressivo
26-No seu livro viagem ao centro da terra, Júlio Verne descreve a aventura comandada pelo Professor Lidenbrock que tem por companhia o seu sobrinho Axel e o guia Hans. Depois de passarem por inúmeros feitos extraordinários, como atravessar incontáveis poços e passagens, cruzar com uma imensa caverna preenchida por águas marinhas, percorrer uma floresta povoada por cogumelos, presenciar uma luta entre monstros originários da pré-história do Planeta, e ter uma visão dos humanos pertencentes à era terciária, os protagonistas desta jornada conseguem inesperadamente retornar à superfície terrestre, através do vulcão Etna, localizado na Sicília, cidade italiana... Hoje sabemos que por muito tempo a viagem do homem ao centro da terra será uma ficção, mesmo assim, o homem tem conhecimento da estrutura da terra. O método indireto permite que se possa inferir a estrutura do nosso planeta. Entre as alternativas abaixo marque aquela que possui somente métodos indiretos de pesquisa.
Magnetismo, gravimetria e sísmica
27- Essas unidades geológicas são regiões muito antigas, estáveis, do ponto de vista tectônico, e compostas por rochas ígneas e sedimentares metamorfizadas, que afloram e geralmente exibem marcas de deformações pretéritas. A maioria dessas rochas tem uma idade pré-cambriana. A descrição acima refere-se aos (às):
Escudos continentais. 
28-Um turista brasileiro que estiver interessado em atravessar uma área de montanhas recentes com picos constantemente recobertos de gelo deve fazer o percurso indicado no mapa com o número:
4 
29-Quando o resfriamento do magma ocorrer no interior do globo terrestre, a rocha resultante será do tipo:
Ígnea intrusiva
30-O estado cristalino pode ser conseguido pela passagem da matéria do estado físico _______________, emambiente __________________. Isto ocorre na cristalização de um________________, material rochosofundido. Ocorre também pela condensação de materiais rochosos em estado de vapor, quando os cristais seformam diretamente do vapor sem passar pelo estágio intermediário do estado líquido.
Amorfo para o cristalino; geológico quente; magma
31-Por ser tão ampla, a Geologia necessita da interdisciplinaridade, envolvendo também outros campos doconhecimento. Marque a alternativa em que todas as áreas de conhecimentos estejam diretamente ligadas à Ciência Geológica.
Geografia e Economia
As rochas ígneas ou magmáticas são aquelas que resultam do resfriamento de material rochoso fundido,chamado:
Magma
32-A natureza apresenta diversos tipos de rochas que podem ser agrupadas e classificadas. As rochas podem serclassificas, de acordo com sua origem, em três grandes tipos.Em relação a esses tipos marque a alternativaque apresenta os tipos de rocha.
Magmática, metamórfica e sedimentar
33-Como se faz a identificação de um mineral?
A identificação de um mineral se faz por: 1- Cor e Brilho; 2- Formas do cristal; 3- Clivagem e Fratura;4- Dureza; 5- Peso Específico.
34-Qual exemplo abaixo está relacionado a uma rocha ígnea intrusiva usada na construção civil como ornamental?
Granito
35-O tempo geológico não pode ser acompanhado por uma vida humana, pois está relacionado a uma escala emquantidade de tempo, que o homem não sobrevive. A partir dessa afirmação, explique como o homem observao tempo geológico.
O homem observa o tempo geológico através de sua materialização nas rochas, que preservam a marca de eventos que marcaram a contagem de tempo.

Outros materiais