Buscar

1 - ATMOSFERA – CAMADAS E CARACTERÍSTICAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATMOSFERA – CAMADAS E CARACTERÍSTICAS 
Preparatório para Concursos públicos
Macapá – AP
2015
COMPOSIÇÃO ATMOSFÉRICA
FUNÇÕES DA ATMOSFERA
 Filtrar e proteger os seres vivos da radiação ultravioleta proveniente do sol;
 Manter o equilíbrio térmico do planeta terra pelo efeito estufa e reduz os extremos de temperatura entre o dia e a noite;
 Proteger contra o impacto de meteoros;
 Fornecer oxigênio aos seres vivos e as trocas gasosas essenciais entre os meios terrestre, aquáticos e atmosféricos na terra;
 Refletir as ondas de raios entre outras essenciais para a comunicação humana a atmosfera fica retida pela força da gravidade por isso não “foge” para o espaço;
 realiza o transporte do pólen para a perpetuação dos vegetais (através do vento); 
 sem a pressão atmosférica, a água não estaria em estado líquido (nem existiria) . E , sem a água não poderíamos existir também.
CAMADAS DA ATMOSFERA
Troposfera
Tropopausa
Estratosfera
Estratopausa
Mesosfera
Mesopausa
Termosfera/Ionosfera
Termopausa
Exosfera
CAMADAS DA ATMOSFERA E SUAS ALTITUDES
TROPOSFERA
0– 15 Km
ESTRATOSFERA
15– 50 Km
MESOSFERA
50– 80 Km
TERMOSFERA/ IONOSFERA
80– 600 Km
EXOSFERA
600– X Km
ALTITUDES APROXIMADAS
CAMADAS DA ATMOSFERA E SUA TEMPERATURAS
TROPOSFERA 40ºC a -60ºC
ESTRASTOSFERA -60 a 10ºC
MESOSFERA 10 a -90ºC
TERMOSFERA -90 A 1500ºC
TROPOSFERA
 É a camada mais baixa da atmosfera. Começa no solo e tem, em média, de 12 a 15 Km. É nela que se formam as nuvens, ventos, chuvas, neve, tempestade, raios e furacões, ou seja, é nela que ocorrem os fenômenos meteorológicos. Esta camada é o principal meio de transporte de massa(água, partículas sólidas, poluentes, etc.), energia(energia térmica recebida do sol), e quantidade de movimento(ventos) 
 É dela que os seres vivos retiram o O2 para a respiração e CO2 para a fotossíntese. Concentra 75% dos gases e 80% da umidade do ar. Assim, é onde há a maior concentração dos gases da atmosfera. É na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transporte de cargas e de pessoas voam nesta camada. As temperaturas podem variar de 40ºC a -60ºC. Quanto maior a altitude menor a temperatura. Com relação á temperatura, observa-se, em média, valores mais altos nas camadas próximas á superfície terrestre. É o efeito da radiação térmica das superfície terrestre. A temperatura nessa camada diminui com a altitude, cerca de 0,6ºC por 100m ou 6,5ºC por 1km. Contém gases, vapor de água e poeiras. Tem uma espessura de cerca de 12Km a 16Km no equador e 6Km a 8Km nos pólos. Tem como limite superior a tropopausa.
 
 É a camada atmosférica mais inferior, estendendo-se da superfície da Terra até à base da estratosfera. Ela responde por cerca de 80% do peso total da atmosfera e sua espessura média é de aproximadamente 12 km, chegando a 17 km nos trópicos e reduzindo-se a cerca de 7 km nos polos.
 
É a camada mais importante, porque é a única em que os seres vivos podem respirar normalmente e porque é nela que ocorrem praticamente todos os fenômenos meteorológicos.
 
O limite entre a troposfera e a camada seguinte é chamado de tropopausa. Ela situa-se a uma altitude variável, que depende das condições climáticas. Havendo turbulência climática, esse limite sobe. Normalmente, fica a uma latitude média de 17 km sobre a linha do Equador.
TROPOSFERA
ESTRATOSFERA
 A estratosfera ,se estende até ~50 km. Inicialmente, por uns 20 km, a temperatura permanece quase constante e depois cresce até o topo da estratosfera, a estratopausa. Temperaturas mais altas ocorrem na estratosfera porque é nesta camada que o ozônio está concentrado. 
 Conforme mencionamos, o ozônio absorve radiação ultravioleta do sol. Consequentemente, a estratosfera é aquecida. O ozônio é um gás que absorve os prejudiciais raios ultravioleta do Sol. Hoje, a poluição está ocasionando "buracos" na camada de ozônio. possui temperatura acima de 50º C. A temperatura aumenta à medida que aumenta a altura (de -50 a 10 °C). Apresenta pequena concentração de vapor d'água e temperatura constante até a região limítrofe, denominada estratopausa. Muitos aviões a jato circulam na estratosfera porque ela é muito estável. É nesta camada que começa a difusão da luz solar (que origina o azul do céu).
ESTRATOSFERA
Acima da troposfera e até 50 km de altitude, aproximadamente, está a estratosfera, que se caracteriza por movimentos horizontais do ar e por uma temperatura que aumenta com a altitude.
 
Além de nitrogênio, há também pouco O2 e quase nenhuma umidade, por isso, não há formação de nuvens nem ocorrem fenômenos meteorológicos. Apresenta pequena concentração de vapor de água e é onde circulam muitos aviões a jato. Como os fenômenos meteorológicos ocorrem abaixo, na troposfera, ali é uma zona de estabilidade, sem a turbulência típica das tempestades, chuvas, ventanias etc.
 
Na estratosfera está a camada de ozônio (ozonosfera), muito importante porque é uma barreira que protege a humanidade das radiações ultravioleta (UV) procedentes do sol. Ela fica principalmente no intervalo entre 15 a 35 km de altitude, embora a espessura varie sazonal e geograficamente. Cerca de 90% do ozônio em nossa atmosfera está contido na estratosfera.
 
O limite superior da estratosfera é a estratopausa, zona em que a temperatura para de subir. Daí em diante entra-se na mesosfera.
MESOSFERA
 Na mesosfera a temperatura novamente decresce com a altura, até a mesopausa, que está em torno de 80 km, onde atinge ~ -90°C. 
 De 50 km a 80-85 km de altitude está a mesosfera. Nela, a tempertaura, que vinha aumentando com a altitude, passa a diminuir acentuadamente, chegando a 90 graus Celsius negativos no seu topo. 
 É nela que os meteoroides começam a entrar em combustão, tornando-se incandescentes e formando as chamadas estrelas cadentes, que se vê a olho nu na superfície da Terra. Seu limite superior é a mesopausa.
 O topo da mesosfera fica a 80 km do solo. É muito fria, com temperaturas abaixo de 100ºC negativos. A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Nesta camada ocorre o fenômeno da aeroluminescência.
TERMOSFERA
 Na termosfera a temperatura volta a aumentar com a altitude, e rapidamente. Ela atinge, em média, 1.500°C. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. É o lugar onde se concentra uma grande quantidade de íons, responsáveis pela propagação dos sinais de rádio no planeta, a termosfera é também chamada de ionosfera.
 É na termosfera que orbitam os ônibus espaciais e onde provavelmente ocorre a aurora boreal. O limite superior da termosfera marca o iníco do espaço exterior e é chamado termopausa. A termosfera, que não possui um limite inferior muito bem definido. Aqui as moléculas se agitam com u m a velocidade enorme, o que significaria uma temperatura altíssima. Entretanto, a concentração dessas moléculas é muito baixa o que diminui drasticamente a quantidade de energia que essas moléculas poderiam transmitir para qualquer corpo que se encontrasse ali, anulando, de certa forma, a temperatura.
IONOSFERA
 A ionosfera, como o próprio nome já diz, é composta por uma infinidade de í o n s criados a partir da radiação solar que incide nas moléculas de oxigênio e nitrogênio, liberando elétrons. A ionosfera é composta por três camadas (da mais próxima a mais distante) D, E e F que possuem concentrações diferentes de íons. Durante a noite as camadas D e E praticamente desaparecem, porque não há incidência de raios solares e, conseqüentemente, não há formação de íons. O u seja, durante a noite, os íons se recombinam formando novamente as moléculas de oxigênio e nitrogênio. Mas, à noite ainda há incidência de raios solares, mesmo que de menor intensidade, o que explica porque a camada F não se extingue também.
EXOSFERA
A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é
muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
É a última camada da atmosfera, inicia-se no fim da termosfera e se estende até o espaço exterior. É a camada onde estão localizados os satélites artificiais.
Da termopausa em diante está a exosfera. Nela, a atmosfera é tão tênue que os fenômenos que ali ocorrem praticamente não são percebidos. Ela é composta principalmente de hidrogênio e hélio, mas as partículas que ali existem são tão esparsas que podem viajar centenas de quilômetros sem colidir umas com as outras. Além disso, seguem trajetórias retilíneas e, por isso, não se comportam como um fluido (gás).
 
A exosfera é a última camada, ou seja, a que está mais distante da Terra, antecedendo o espaço sideral e é basicamente formada por gás hélio e hidrogênio. Vai do final da termosfera até 800 km do solo. Nesta camada, a gravidade não existe é onde permanecem os satélites de transmissão de informações e os telescópios espaciais.
(01)
Pequenas quantidades de certos gases na atmosfera desempenham papel fundamental na determinação das temperaturas médias da Terra e, consequentemente, de seus climas. Esses gases, que são do efeito estufa,
I - incluem vapor d’água, etano e monóxido de carbono;
II - permitem que a luz visível e alguma radiação infravermelha e ultravioleta do sol passem através da troposfera;
III - são liberados na atmosfera através de atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis;
IV - se não existissem, em especial o vapor d’agua, encontrado em grande concentração, a Terra seria mais fria e haveria menos vida no planeta;
V - quando entram em grande quantidade na atmosfera, podem modificar áreas de cultivo e baixar o nível dos oceanos.
Está correto APENAS o que se afirma em
(A) I, II e III.
(B) I, III e IV.
(C) II, III e IV.
(D) II, IV e V.
(E) III, IV e V.
(02)
A atmosfera terrestre é composta majoritariamente por nitrogênio, oxigênio e gás carbônico. Existem outras substâncias na atmosfera com características importantes, mas em menores proporções. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.
I - O ozônio, responsável por proteger a Terra das radiações ultravioletas do Sol, concentra-se na camada conhecida como mesosfera.
II - As partículas sólidas em suspensão formam núcleos de condensação, acelerando a formação de nuvens e a precipitação, em um fenômeno que se chama coalescência.
III - A termosfera é importante para a reflexão de ondas de rádio, porque possui grande concentração iônica.
É correto APENAS o que se afirma em
(A) I
(B) II
(C) III
(D) I e II
(E) II e III
(03)
A temperatura média da atmosfera é influenciada por outros fatores além do albedo.
Sobre as variações, verifica-se que, quanto maior a:
(A) latitude, menores são as temperaturas médias anuais.
(B) latitude, menores são as variações nas temperaturas médias mensais.
(C) cobertura da área com florestas, maiores são as temperaturas médias anuais.
(D) altitude, maiores são as temperaturas médias anuais.
(E) continentalidade (interior ao continente), menores são as variações nas temperaturas ao longo do dia.
(04)
Quanto às características da atmosfera terrestre e seus
distúrbios,
(A) a presença de argônio é fundamental para absorção das emissões de CO2.
(B) a liberação de clorofluorcarbonados (CFCs) diminui a camada de ozônio.
(C) a temperatura constante nas diversas camadas da atmosfera favorece a dispersão de CFCs.
(D) o elemento mais abundante na composição atmosférica é o oxigênio.
(E) um dos fatores da diminuição do CO2 na atmosfera é a queima de combustíveis fósseis.
(05)
Do ponto de vista ambiental, a troposfera é uma importante
camada da atmosfera porque é nela que se encontra
(A) a camada de ozônio que protege a Terra.
(B) a aurora boreal.
(C) a maior parte dos fenômenos relacionados à poluição do ar.
(D) a aeroluminescência das emissões da hidroxila.
(E) os satélites em órbita, responsáveis pela monitoração do planeta.
(06)
A composição atual da atmosfera terrestre decorre de vários processos biológicos e físico-químicos que começaram há milhões de anos.
PORQUE
Existem várias teorias que procuram explicar como se deu a evolução até a atmosfera com as características físicas e químicas atuais.
Analisando as afirmações acima, pode-se concluir que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
(07)
O ozônio presente na estratosfera funciona como um filtro de radiação ultravioleta.
PORQUE
A energia da radiação ultravioleta é utilizada nas reações químicas associadas aos processos de formação e destruição do próprio ozônio.
Analisando-se as afirmações acima conclui-se que
(A) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
(B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
(C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
(D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) as duas afirmações são falsas.
(08)
A atmosfera terrestre possui uma estrutura vertical extremamente variável, em termos de composição, temperatura, umidade, pressão, entre outras. Para fins acadêmicos, costuma-se dividir a atmosfera em várias camadas. Acamada cujo limite superior se encontra a, aproximadamente, 50 km de altitude, na qual a temperatura cresce devido á absorção de radiação pelo ozônio presente nessa região, é denominada
Troposfera
Estratosfera
Mesosfera
Termosfera
Ionosfera 
(09)
O termo efeito estufa diz respeito a um fenômeno reconhecido, amplamente estudado, e refere-se ao aumento da temperatura da atmosfera global. Qual das explicações a seguir expõe fatos verdadeiros relacionados ao efeito estufa?
(A) Não é um fenômeno natural e ocorre devido a atividades antrópicas.
(B) Apesar de interferirem na camada de ozônio, os CFC não são considerados gases estufa.
(C) Somente o gás carbônico e o metano são capazes de produzir efeito estufa.
(D) O efeito estufa é prejudicial às condições de vida na Terra.
(E) O vapor d’água e o metano são exemplos de gases estufa porque retêm o calor do sol na troposfera terrestre.
(10) - A atmosfera terrestre é fundamental para a existência da vida no planeta como conhecemos. Indique a sequência correta das camadas da atmosfera, iniciando na camada mais próxima da crosta até a camada mais externa em direção ao espaço.
a) Troposfera – Mesosfera – Estratosfera – Termosfera – Exosfera – Ionosfera.
b) Estratosfera – Mesosfera – Troposfera – Termosfera – Exosfera – Ionosfera.
c) Troposfera – Estratosfera – Mesosfera – Ionosfera – Termosfera – Exosfera.
d) Exosfera – Termosfera – Ionosfera – Mesosfera – Estratosfera – Troposfera.
e) Estratosfera – Troposfera – Mesosfera – Ionosfera – Exosfera – Termosfera.
(11) A troposfera tem a seguinte composição gasosa: 
 
(A)  Azoto (78%), oxigênio (21 %) e outros gases (1%).
(B)Azoto (50%), oxigênio (40 %) e outros gases (10%).
(C)Azoto (15%), oxigênio (75 %) e outros gases (10%).
(D)Azoto (5%), oxigênio (90 %) e outros gases (5%).
(12)A troposfera: 
 
(A) É uma camada calma, onde se localiza os ventos "Jet-Stream" e a camada do ozônio.
(B) É uma camada muito agitada, onde ocorrem a maioria dos fenômenos atmosféricos, a chuva, o vento, etc.
(C) É uma camada situada entre a estratosfera e a termosfera.
(D)É uma camada onde ocorrem as "estrelas cadentes" e as auroras polares.
 (13) A termosfera é: 
 
(A) É uma camada situada entre a estratosfera e a termosfera.
(B) É uma camada onde ocorrem as "estrelas cadentes" e as auroras polares.
(C) É uma camada calma, onde se localiza os ventos "Jet-Stream" e a camada do ozônio.
(D) É uma camada muito agitada, onde ocorrem a maioria dos fenômenos atmosféricos,
a chuva, o vento, etc.
(14) A estratosfera é: 
 
(A) É uma camada onde ocorrem as "estrelas cadentes" e as auroras polares.
(B) É uma camada situada entre a estratosfera e a termosfera.
(C) É uma camada calma, onde se localiza os ventos "Jet-Stream" e a camada do ozônio.
(D) É uma camada muito agitada, onde ocorrem a maioria dos fenômenos atmosféricos, a chuva, o vento, etc.
(15)
A atmosfera possui três camadas: a ionosfera, a estratosfera e a troposfera. Sobre a atmosfera, pode-se afirmar:
I - O ozônio encontra-se na estratosfera.
II - A troposfera é uma camada muito importante, pois é com ela que os habitantes da Terra estão permanentemente em contato; é nela que se formam os ventos, as nuvens e a chuva.
III - O oxigênio existe em menor quantidade nos lugares mais altos. Pode-se, então, dizer que a atmosfera não é homogênea.
IV - O ar, ao contrário da terra e da água, não transforma a energia solar em calor. Por isso os raios solares atravessam a atmosfera sem aquecê-la e incidem sobre a superfície da Terra. Aí o calor é produzido e se irradia pela atmosfera. Por isso os lugares mais baixos são mais quentes que aqueles que ficam em altitudes mais elevadas.
V - Na troposfera os gases que predominam são nitrogênio, gás carbônico, oxigênio e gás natural.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.
B) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
E) Todas as afirmativas são verdadeiras.
(16) É a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre, com uma altitude que varia entre 12 e 18 km. Nela se concentra cerca de 80% dos gases atmosféricos.
Estamos falando da:
a) Troposfera
b) Ionosfera
c) Mesosfera
d) Estratosfera
e) Biosfera
(17) Dentre os elementos abaixo enumerados, assinale aquele que não é um fenômeno atmosférico:
a) Variação de temperatura
b) Índice de umidade
c) Formação de nuvens
d) Derretimento de geleiras
e) Formação de neblinas
(18) (ENEM)
A adaptação dos integrantes da seleção brasileira de futebol à altitude de La Paz foi muito comentada em 1995, por ocasião de um torneio, como pode ser lido no seguinte texto:
“A seleção brasileira embarca hoje para La Paz, capital da Bolívia, situada a 3.700 metros de altitude, onde disputará o torneio Interamérica. A adaptação deverá ocorrer em um prazo de 10 dias, aproximadamente. O organismo humano, em atitudes elevadas, necessita desse tempo para se adaptar, evitando-se, assim, risco de um colapso circulatório”.
(Fonte: Placar, edição fev.1995.)
A adaptação da equipe foi necessária principalmente porque a atmosfera de La Paz, quando comparada à das cidades brasileiras, apresenta:
a) menor pressão e menor concentração de oxigênio.
b) maior pressão e maior quantidade de oxigênio.
c) maior pressão e maior concentração de gás carbônico
d) menor pressão e maior temperatura.
e) maior pressão e menor temperatura.
(19) – O Gradiente Térmico padrão da Troposfera, é:
a) 6,5ºC/1000 metros 
b) 2ºC/1000 pés 
c) 2ºC/100 pés
d) 2ºC/1000 metros
(20) – Qual camada possui a camada de ozônio e a que tem importância na transmissão de ondas de rádio, respectivamente:
estratosfera e ionosfera
mesosfera e troposfera
Mesosfera e ionosfera
estratosfera e mesosfera
(21) Relacione a I coluna de acordo com a II.
I coluna
a) Troposfera
b) Estratosfera
c) Mesosfera
d) Termosfera
e) Exosfera
 
II Coluna
( ) É a última camada atmosférica, onde o ar é extremamente rarefeito. É o limite, a fronteira entre a atmosfera e espaço cósmico, ou sideral, onde não existe ar.
( ) É nessa camada que ocorre a aurora austral, fenômeno luminoso avistados na Terra nas regiões próximas aos pólos Norte e Sul.
( ) É nessa camada que formam os fenômenos meteorológicos como, chuvas, tempestades, neve, vento, raios e outros.
( )Camada que existe maior concentração de um gás transparente chamado ozônio (fórmula química: O3).
( ) Ocorrem nessa camada temperaturas muito baixas, chegando a -120 ºC.
R: e,d,a,b,c
(22)Quais os critérios utilizados pelos cientistas para dividir a atmosfera em camadas ?
Os critérios utilizados pelos cientistas para dividir as camadas da atmosfera são:
temperatura da atmosfera, os gases que a compõem e a concentração desses
gases. As camadas são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e
exosfera.
(23) Relacione as colunas, lembrando as características estudadas de cada camada da atmosfera.
a) Troposfera 
b) Estratosfera 
c) Mesosfera 
d) Termosfera 
e) Exosfera 
( ) Camada muito quente, com íons em grande quantidade, em que os meteoros se fragmentam e as ondas de rádio são transmitidas.
( )Camada muito fria, superando os 100o C negativos e na qual começam a surgir íons.
( )Camada com predomínio de hidrogênio, com variações de temperatura: quente durante o dia e fria durante a noite.
( )Camada em que ocorrem os fenômenos meteorológicos, com grande quantidade de oxigênio e vapor de água.
( )Camada com oxigênio rarefeito, praticamente sem umidade, que protege a Terra dos efeitos nocivos das radiações.
R: d,c,e,a,c
GABARITO
1
C
2
E
3
A
4
B
5
C
6
B
7
A
8
B
9
E
10
C
11
A
12
B
13
B
14
C
15
A
16
A
17
D
18
A
19
A
20
A
21
E,D,A,B,C
22
X
23
D,C,E,A,C

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando