Buscar

pensamento politico 10

Prévia do material em texto

Folha de São Paulo online, 08/10/2012 - 03h08 Xico Sá: Rede acaba com voto secreto Além de ter sido colorido com o rosa-choque anti-Russomanno, o Facebook praticamente acabou com a velha máxima de que o voto é secreto. Como se fosse uma votação antecipada, a maioria dos usuários da rede social apertou o "confirma" em posts apaixonados. Foi-se o tempo em que você não sabia o candidato preferido da vizinha gostosa ou do austero e resguardado colega de firma. O "facevoto" escancarou geral. Somente as pessoas que têm alergia à política e profissionais como os jornalistas ainda evitam, de certa maneira, a exposição. A Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, estabelece no Art. 14 que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto:
	
	
	
	
	 
	indireto e aberto, com valor igual para todos.
	
	 
	direto e secreto, com valor igual para todos.
	
	
	direto e indireto, pois o valor não é igual para todos.
	
	
	direto e aberto, com valor igual para todos.
	
	
	indireto e secreto, com valor igual para todos.
	
	
	
		2.
		Em seu Art. 5º a Contituição Federal de 1988 afirma que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Essas garantias são dadas nos termos seguintes: I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei III - é plena a liberdade de associação para fins lícitos, inclusive a de caráter paramilitar
	
	
	
	
	
	A afirmação III é verdadeira, as afirmações I e II são falsas
	
	
	As afirmações I e III são verdadeiras, a afirmação II é falsa
	
	
	A afirmação I é verdadeira, as afirmações II e III são falsas
	
	 
	A afirmação II é verdadeira, as afirmações I e III são falsas
	
	 
	As afirmações I e II são verdadeiras, a afirmação III é falsa
	
	
	
		3.
		O Brasil passa por um momento especial na sua afirmação como Nação. A atual conjuntura é marcada pela consolidação dos mecanismos democráticos, pela forte presença na diplomacia do cenário político internacional, pelo crescimento e inclusão econômica e social. Além disto, atualmente presenciamos uma ampliação do debate público sobre a participação cidadã e a sua disseminação nos meios de comunicação, nos movimentos sociais, nas Universidades, entre as ONGs, no senso comum. Tendo como referência o cenário retratado, assinale a opção que melhor retrata o momento político brasileiro.
	
	
	
	
	
	O princípio da descentralização administrativa afastou as sociedade dos espaços de participação previstos na Constituição de 1988.
	
	
	A democracia brasileira hoje está organizada de tal forma que não permite a participação da sociedade civil.
	
	
	Não existe democracia no Brasil.
	
	 
	Os mecanismos de democracia participativa previstos na Constituição federal de 1988 não foram respeitados pelos últimos governos brasileiros.
	
	 
	A democracia brasileira hoje está organizada de tal forma que vivemos uma realidade favorável à participação da sociedade civil.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		(adaptada Enade 2004) A Constituição Federal Brasileira vigente contém vários dispositivos que representam avanços democráticos no campo das políticas sociais. No entanto, a promulgação desta Constituição ocorreu numa fase histórica do desenvolvimento capitalista em que as políticas sociais públicas sofreram restrições, sob a égide da ideologia denominada:
	
	
	
	
	
	Ecológica.
	
	 
	Terceira via.
	
	 
	Neoliberal.
	
	
	Socialista.
	
	
	Corporativista.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Constituição, lato sensu, é o ato de constituir, o modo pelo qual se constitui uma coisa, um ser vivo, um grupo de pessoas. Já em relação ao seu sentido jurídico, Constituição pode ser definida como a:
	
	
	
	
	
	Assembleia jurídica que dispões sobre os direitos sociais e políticos de uma população.
	
	
	Lei fundamental e suprema do Estado e formulada pelos representantes do poder Executivo.
	
	 
	Lei fundamental e suprema do Estado, produto do poder constituinte.
	
	
	Sistematização dos costumes e normas sociais.
	
	
	Lei fundamental e suprema do povo, formulada mediante plebiscito.

Continue navegando