Buscar

Armazenamento de materiais de construção

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO
DEPARTAMENTO DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO CIVIL 
Juelyce Aparecida Ribeiro Duarte
ARMAZENAGEM DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: O caso do Instituto Federal de Mato Grosso
Cuiabá, 2018
Juelyce Aparecida Ribeiro Duarte
ARMAZENAGEM DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL: O caso do Instituto Federal de Mato Grosso
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para avaliação na disciplina de língua portuguesa, no curso de tecnologia de construções de edifícios, no Instituto Federal de Mato Grosso.
Prof.ª Dra. Ema Marta Dunck Cintra
Cuiabá, 2018
RESUMO
O relatório tem por seu objetivo fazer uma análise de como está sendo feito o armazenamento do material de construção civil no IFMT, se estão sendo armazenada de forma correta ou não. Por conta disso, foi pesquisado em alguns sites exemplos de como ter a armazenagem dos materiais de forma certa.
Palavras-chave: Armazenamento; material de construção civil; IFMT.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Em relação a armazenagem dos materiais de construção civil, apesar de ser um processo trabalhoso, o cuidado com o armazenamento é fundamental. Não é recomendável guardar todos os materiais no mesmo local ou da mesma maneira, porque cada material possui sua própria característica e aplicação. Por isso, é considerável armazená-los de forma inteligente e correta, pois assim reduzem perdas e aumentam produtividade nos serviços.
Também, de acordo com a NR 18.24.1 os materiais devem ser armazenados e estocados de modo a não prejudicar o trânsito de pessoas e de trabalhadores, a circulação de materiais, o acesso aos equipamentos de combate a incêndio, não obstruir portas ou saídas de emergência e não provocar empuxos ou sobrecargas nas paredes, lajes ou estruturas de sustentação, além do previsto em seu dimensionamento. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi avaliar o almoxarifado de armazenamento de materiais de construção do IFMT.
2 DESENVOLVIMENTO
	Os tipos de material de construção variam quanto à origem, função, composição e estrutura interna. Cada tipo de material de construção deve ser armazenado de uma forma, listamos aqui alguns deles e a melhor forma de acondicioná-los:
Tijolo
Os tijolos são muito fáceis de armazenar: basta empilhá-los e cobrir com uma lona esticada e com pesos nas pontas. O maior cuidado que se deve ter é para esticar a lona regularmente para evitar acúmulo de água e proliferação de mosquitos.
Cimento, cal, argamassa e gesso
Esses materiais precisam de armazenamento em local coberto e protegido da umidade, porque podem endurecer e perder a utilidade facilmente. É recomendado utilizar um estrado como base para evitar o contato com o solo, armazená-los em local coberto, seguro e empilhá-los.
Telhas
Podem ser armazenadas em local descoberto e sem proteção, pois são feitas para resistir à intempéries. O maior cuidado deve ser no manuseio desse material, que costuma ser frágil.
Blocos de concreto
É importante empilhar um bloco de cada vez, para minimizar as quebras e acidentes com o material.
Agregados
Materiais agregados devem ser armazenados em um local seco e nivelado. Se uma superfície com essas características não estiver disponível, prepare uma plataforma com tábuas ou chapas de ferro corrugado antigas, ou ainda uma fina camada de concreto para evitar a mistura com argila, poeira e outras substâncias.
Madeira
Armazene as madeiras em pilhas em cima de vigas ou pilares de tijolo, de modo que fiquem pelo menos 150mm acima do nível do solo. Peças com o mesmo comprimento devem ser empilhadas em camadas com batedores de madeira, que as separem de modo a evitar atrito e que a madeira empena.
2.1 OBJETIVO GERAL
Conforme foi feito a análise, há alguns materiais de construção armazenados de forma incorreta no depósito do IFMT, que precisa ser revisado, para que possa fazer a armazenagem correta, que no caso, um deles são os tijolos e blocos que apesar de estarem em locais abertos não foram cobertos de lona plástica, e ainda estão expostos perto de umidade e por conta disso podemos ver no local algumas perdas desses materiais.
2.1.1 Objetivos Específicos 
2.2 METODOLOGIA
A metodologia pautou-se em revisão bibliográfica, com inspeção visual, registro fotográfico e análise dos dados.
2.3 RESULTADOS 
Fig.01-Treliças 
Como observado na figura 01, observa-se que as mesmas estão armazenadas de forma incorreta.
Fig. 02 - Blocos
Como observado na figura 02, observa-se que os blocos foram empilhados de forma incorreta e por conta disso houve perda de material.
Fig. 03 - Tijolos
Como observado na figura 03, repara que os tijolos não estão cobertos com lona e estão encostados em uma parede com infiltração e umidade, e isso não é recomendável armazená-los assim pois causa prejuízo.
Fig. 04 - Agregados
Fig. 05 - Agregados
Como observamos nas figuras 4 e 5, podemos ver que os agregados estão sendo armazenados da forma correta, dentro de um barril divididos entre agregados finos e grossos.
3 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES
Após a análise, chegamos a conclusão de que á no local muitos materiais sendo arquivado de forma incorreta no IFMT.
Recomenda-se que a coordenação do departamento do curso de construção civil venha fazer uma verificação no almoxarifado do campus, para que, possa ser acomodado esses materiais da forma correta que precisa ser feito, pois se armazená-los do jeito certo não terá nenhum prejuízo com relação a perda de materiais.
REFERÊNCIAS
http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR18/NR18-24.pdf
https://www.sienge.com.br/material-de-construcao-2/#deposito
https://constructapp.io/pt/como-gerenciar-o-armazenamento-de-materiais-na-construcao-civil/

Continue navegando