Buscar

DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online
Disciplina: 100922 - DIREITOS HUMANOS E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
Parte superior do formulário
QUESTÃO 1
Qual das seguintes afirmações expressa de forma mais correta o conceito de diversidade linguística?
a ) As línguas indígenas estão em um processo de extinção irreversível e cada vez mais os povos indígenas têm como língua materna o português.
b ) Não houve desde o início da conquista até hoje desaparecimento de línguas indígenas.
c ) As línguas indígenas são pouco faladas e cada vez mais seu uso se circunscreve ao âmbito doméstico e às pessoas mais idosas.
 
d ) Algumas línguas indígenas são consideradas em risco de extinção por número reduzido de falantes. Certos povos já perderam suas línguas, contudo, alguns deles estão tentando resgatá-las. Outras línguas indígenas permanecem vitais e ativas e são amplamente utilizadas.
QUESTÃO 2
"Ao romper com a sistemática das Cartas anteriores, a Constituição de 1988, ineditamente, consagra o primado do respeito aos direitos humanos, como paradigma propugnado para a ordem internacional. Esse princípio invoca a abertura da ordem jurídica interna ao sistema internacional de proteção dos direitos humanos. A partir do momento em que o Brasil se propõe a fundamentar suas relações internacionais com base na prevalência dos direitos humanos, está ao mesmo tempo reconhecendo a existência de limites e condicionamentos à noção de soberania estatal, do modo pelo qual tem sido tradicionalmente concebida. Isto é, a soberania do Estado brasileiro fica submetida a regras jurídicas, tendo como parâmetro obrigatório a prevalência dos direitos humanos. Surge, pois, a necessidade de interpretar os antigos conceitos de soberania nacional e não intervenção à luz de princípios inovadores da ordem constitucional; dentre eles, destaque-se o princípio da prevalência dos direitos humanos. Esses são os novos valores incorporados pelo Texto de 1988 e que compõem a tônica do constitucionalismo contemporâneo."
(PIOVESAN. Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. 8. ed. rev. amp. e atual. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 342.)
Considerando a questão dos direitos humanos no âmbito nacional, analise as assertivas abaixo.
I) A atual Constituição Federal, seguindo os parâmetros internacionais, além de estabelecer um rol de direitos civis e políticos, também prevê direitos humanos de segunda geração, estipulando expressamente direitos econômicos, sociais e culturais.
II) Além de criar um rol de direitos humanos, a CF/88 estabelece expressamente que esse rol não é taxativo, pois em seu art. 5.º, §2.º prevê: "os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".
III) Contudo, tais direitos e garantias previstos expressamente na CF/88 podem estar submetidas à vontade do "governante de plantão", pois podem ser suprimidas do texto constitucional, haja vista que não são consideradas cláusulas pétreas.
Embora a CF/88 traga um rol de direitos humanos, não faz referência expressa ao fundamento destes direitos: a dignidade da pessoa humana.
a ) Apenas a alternativa IV está correta.
b ) Apenas a alternativa II está correta.
c ) Apenas a alternativa III está correta.
d ) Apenas a alternativa I está correta.
e ) As alternativas I e II estão corretas.
QUESTÃO 3
Quando os portugueses aportaram na África, encontraram povos que escravizavam outros povos vencidos em guerras. Essa escravidão doméstica existia porque
a ) um povo precisava aumentar seu capital, vendendo escravos para os europeus.
b ) o povo vencedor fazia escambo com os prisioneiros vencidos.
c ) um povo precisava utilizar os prisioneiros como mão de obra na agricultura.
d ) um povo queria mostrar sua supremacia sobre o outro.
QUESTÃO 4
Qual o entendimento que se observa na expressão "há muita terra para pouco índio"?
 
 a ) Como uma visão preconceituosa e errada, que oculta interesses fundiários da elite.
b ) Dá conta da situação privilegiada em que se encontram os povos indígenas.
c ) Como resultado da grande quantidade de terras indígenas que foram demarcadas a partir dos direitos garantidos pela Constituição de 1988.
d ) Como consequência da grande redução demográfica da população indígena.
QUESTÃO 5
O aumento da população autoidentificada como indígena tem sido significativo nas duas últimas décadas. Quais são os principais fatores que explicam esse crescimento?
 
a ) O crescimento demográfico e os processos de reetnização.
b ) O crescimento demográfico e a diminuição da mortalidade.
c ) O aumento das taxas de fecundidade e a diminuição da morbidade.
d ) A diminuição da mortalidade e da morbidade indígenas.
QUESTÃO 6
Em 1910, foi criada a primeira agência indigenista estatal - o Serviço de Proteção aos Índios - com a múltipla e ambígua finalidade de proteger e evitar o extermínio dos povos indígenas, resolver as situações de conflito existentes entre eles e os brancos e pacificar os "índios bravos", liberar terras para o avance das frentes de
expansão agrícola, pastoris e madeireira e formar os indígenas como trabalhadores nacionais. A estratégia seguida para alcançar esses objetivos foi
a )a criação de Postos Indígenas dirigidos por missionários, onde se reuniria indiferenciadamente povos indígenas em diversas situações de contato com a sociedade nacional.
b ) a defesa das terras tradicionalmente ocupadas por indígenas e a expropriação das terras de posseiros e fazendeiros.
 c ) o estímulo ao estabelecimento de imigrantes estrangeiros e trabalhadores provindos de outras regiões do país entre os indígenas.
d )criação de postos indígenas dirigidos por representantes do SPI, que foram estruturados (1) conforme a fase de integração que se considerava que os índios estariam.
QUESTÃO 7
O Governo Federal, ao lançar o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Viver sem Limite), por meio do Decreto 7.612, de 17 de novembro de 2011, ressalta o compromisso do Brasil com as prerrogativas da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A par disso, em 6 de janeiro de 2016, entrou em vigor o chamado Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei 13.146/2015, que traz um extenso rol de direitos fundamentais.
Sobre os direitos das pessoas com deficiência é possível afirmar:
a )o Estatuto da Pessoa com Deficiência preocupa-se, tão somente, em estabelecer um rol de direitos, sem adentrar em outras disposições como, por exemplo, na previsão de crimes relacionados à ofensa a esses direitos.
b ) O Estatuto da Pessoa com Deficiência apenas consagra direitos civis, econômicos e culturais, não adentrando na questão dos direitos políticos.
c )contrariando a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Estatuto da Pessoa com Deficiência adota um conceito biomédico de deficiência, excluindo a influência dos aspectos sociais na exclusão dessas pessoas.
d ) o programa do Governo Federal Viver sem Limite é um programa voltado à efetivação dos direitos das pessoas com deficiência, consistente num "conjunto de políticas públicas estruturadas em quatro eixos: acesso à educação; inclusão social; atenção à Saúde e acessibilidade".
e )O Estatuto da Pessoa com Deficiência é a única legislação nacional que tem como um dos objetivos a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, não havendo, até então, qualquer previsão legislativa que viesse a assegurar esses direitos.
QUESTÃO 8
Os africanos que aqui chegavam trazidos de diferentes regiões da África recriavam seus cultos. Esse fenômeno se dava porque os
 a ) diversos grupos étnicos acabavam incorporando traços culturais dos demais povos africanos irmãos por conta da proximidade e convivência.
b ) africanos iam paulatinamente se adaptando a um novo modo de vida na colônia.
c ) africanos precisavamreinventá-los para escapar à censura do colonizador.
d ) africanos se inspiravam nos costumes indígenas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando