Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Trabalho de Eletricidade Aplicada 
Tema: MULTÍMETRO 
Aluno: Fabio Gomes Coelho
Matrícula: 201702398072
Fazer uma pesquisa sobre multímetros digitais e analógicos e descrever as vantagens e desvantagens de cada um deles em relação ao outro. 
Multímetro digital, é um instrumento de medição que incorpora diversos instrumentos de medição, como o voltímetro, o amperímetro, o ohmímetro e em configurações mais avançadas pode conter também um capacímetro , frequencímetro, termômetro entre outros, permitindo assim realizar diversos tipos de diagnósticos em circuitos elétricos. As funções básicas de um Multímetro digital são, medição de Tensão contínua, Tensão alternada, resistência elétrica e corrente contínua. O Multímetro Digital é utilizado para tentar e medir grandezas de componentes eletrônicos , ou mesmo da rede elétrica. Uma função bastante comum também na grande maioria dos multímetros digitais é o teste de continuidade com alerta sonoro.
Dentre suas principais vantagens é a de realizar a leitura em campo e enviar remotamente para uma unidade, ou para um smartphone, salvando e compartilhando medições do campo com outros interessados nos dados, estando em outros locais. Possui habilidade de registrar e monitorar dados, com alta precisão de unidades. Ele também incorpora leitura de outros parâmetros, como temperatura. Existem multímetros digitais que não necessita escolher a escala para medição, ele já fornecendo o resultado com a devida escala. 
As desvantagens começam no custo elevado, quando comparado a analógico. Outra é a utilização de conversores do tipo não integrador implica cuidados adicionais na filtragem de ruídos que eram filtrados mecanicamente pela própria inércia da equipagem móvel dos instrumentos analógicos (por exemplo influência do ruído de 50 Hz proveniente dos sistemas de alimentação). A dependência de uma alimentação de bateria, pode impedir as medições a serem realizadas, onerando também um pouco o custo.
Multímetro analógico permite efetuar a medição de Corrente, Tensão e Resistência Elétrica de um circuito elétrico. Tem como fundamentação a medida de corrente (amperímetro); adaptações feitas neste medidor permitem que seja usado para a medida de outras grandezas, como tensão e resistência. 
Uma de suas desvantagens é o cuidado com a escolha da escala, que deve ser escolhida manualmente. A necessidade da leitura no visor, torna imprecisa a medição, permitindo ocorrer erros em leituras. A limitação dos tipos de dados coletados, em relação ao digital, também é uma desvantagem com relação ao digital. 
Uma vantagem é o baixo custo, comparado ao digital, assim como a não necessidade de alimentação por baterias ou pilhas. 
Descrever como se utiliza o multímetro digital e quais são os cuidados a serem observados nas medidas de tensão e nas medidas de resistência ôhmica. 
Um multímetro possui três partes principais: Display (Visor), Botão de Seleção (Chave Seletora) e Bornes onde são conectadas as Pontas de Prova (Ponteiras). 
O Visor é onde os resultados das medições são exibidos. Dependendo do modelo do multímetro, pode ter 3 ou mais dígitos, e um dígito adicional para representar o sinal de negativo.
O botão de seleção é um botão rotativo, de múltiplas posições, que usamos para selecionar a função que desejamos medir, e a precisão da escala de medição, e também para desligar o multímetro quando não em uso, para economizar sua bateria, que geralmente é uma bateria de 9 V.
As ponteiras são conectadas em bornes específicos presentes no multímetro, sendo uma ponteira geralmente na cor vermelha para representar a polaridade positiva, e outra ponteira na cor preta, para representar a polaridade negativa. Comumente, um multímetro possui mais de dois bornes de conexão para as ponteiras, os quais permitem a medição de outras grandezas quando as ponteiras são trocadas de conector.
Para se utilizar a Medição de tensão contínua, escolhe-se a escala de tensão contínua imediatamente acima da tensão esperada na medição, ou seja, para medir o nível de carga de uma pilha, onde espera-se 1,5V, deve-se selecionar a escala de 2000mV, e para medir a bateria de um carro, a escala de 20V. Após esta seleção conecta-se a ponta de prova Vermelha ao positivo da bateria ou fonte de tensão contínua e a ponta preta ao negativo e o mostrador do Multímetro Digital irá indicar a medida.
Para a medição de tensão Alternada, realiza-se a mesma prática, para medir por exemplo uma tomada na qual não se sabe a tensão, deve-se escolher a escala de 600V para se certificar de não queimar o aparelho, e caso no mostrador meça uma tensão abaixo de 200V, reduzir a escala para aumentar a precisão da Medição. Alguns modelos do aparelho, dispensam a seleção de escala, são os chamados Multímetro Digital Auto Range.
A medição de resistência elétrica é realizada da mesma forma das anteriores com relação a escala, porém sem preocupação de selecionar a escala por segurança, pois neste caso desde que o circuito esteja desligado, o que é uma premissa para a medição, não corre risco de queima do aparelho.
Descrever também como se faz e os cuidados a serem tomados para a medição de corrente elétrica.
Medir corrente contínua com um multímetro digital é uma atividade que requer certa prática, pois ao contrário das demais medições, não basta apenas conectar os terminais ao circuito, o multímetro deve passar a fazer parte do circuito, abrindo-se um dos condutores e fazendo que a corrente flua por dentro do aparelho. Neste caso, deve-se sempre observar o limite máximo de corrente suportada por seu Multímetro, pois passar uma corrente acima desta, ocasionará a queima instantânea do aparelho, e é um risco para sua segurança.

Mais conteúdos dessa disciplina