Buscar

Ângelo Abrantes-Apontamentos sobre os Remédios Florais de Bach


Continue navegando


Prévia do material em texto

Apontamentos -- remédios florais de Bach
Se você é daquelas pessoas que querem saber mais sobre os Florais de Bach, principalmente casos práticos, você chegou no lugar certo! Esta página faz uma pequena introdução sobre os florais de Bach e sua eficácia na prevenção e cura de doenças psicossomáticas. 
 
 Segundo os estudos feitos pelo médico Edward Bach, as vibrações das flores correspondem às diversas características da personalidade humana, mas em seu estado puro, perfeito. Estas essências harmonizam as emoções, re-estabelecendo o equilíbrio interior. 
 
 Desde a infância as pessoas aprendem a reprimir suas emoções de raiva, medo, insegurança..., e com o passar do tempo estes sentimentos vão se solidificando, criando um bloqueio que os impedem de ser elaborados e consequentemente possibilitando o desencadeamento de doenças. 
 
 As essências florais ajudam trabalhar esses conflitos possibilitando a integração das emoções positivas e negativas à personalidade. À medida em que as pessoas passam a aceitar e lidar melhor com suas dificuldades esses conflitos vão se dissolvendo e com ele vão sendo dissipados o medo excessivo, o stress, insegurança e a culpa. Os
 florais agem de forma a desmanchar as couraças de cada um, resgantando a espontaneidade, autenticidade em busca do equilíbrio e da saúde. Através de acompanhamento de casos práticos é possível comprovar a profundidade da ação das essências na transformação e crescimento interior. 
 
O Dr. Edward Bach 
 O Dr. Edward Bach nasceu em 1886, no povoado de Moseley, perto de Birmingham, na Inglaterra. Desde criança demonstrou uma grande sensibilidade e um grande amor pela natureza. Desde cedo já demonstrava sua aptidão para a medicina. 
 
 Aos 20 anos ingressou na Faculdade de Medicina de Birmingham e após a conclusão do curso, especializou‑se em bacteriologia, imunologia e saúde pública. 
 
 Como médico o Dr. Bach pôde observar como os pacientes reagiam às enfermidades e como essa reação influía no curso das doenças. Observou que o mesmo tratamento aplicado a pessoas diferentes nem sempre surtia o mesmo efeito. Percebeu também que medicamentos eficazes para algumas pessoas nem sempre atuavam em outras, e que pacientes com temperamento similares se curavam com remédios também similares. Ficou evidente a importância da índole do doente e que esta tinha influência no tratamento a ser ministrado, e o mais importante, o corpo físico ficou menos importante que o equilíbrio emocional. 
 
 Em 1919, passou a trabalhar como patologista e bacteriologista do Hospital Homeopático de Londres, onde pode desenvolver suas próprias idéias sobre homeopatia. Em 1929, o Dr. Bach era respeitado na área médica em toda Europa, mas obedecendo a um chamado interior abandonou todas as suas atividades e partiu para o campo, em busca de novos remédios. Entre 1930 e 1934 descobriu os 38 remédios florais e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. De volta à cidade o Dr. Bach pôde verificar a eficácia das suas essências florais e a ajuda que as mesmas poderiam proporcionar a doenças de origem emocional. 
 
 O Dr. Bach morreu em 1936, deixando com o seu trabalho as essências florais que são utilizadas até hoje. O enfoque do Dr. Bach possibilitou uma nova visão das doenças, buscando uma razão emocional para as mesmas e tratando‑as com uma combinação das suas 38 essências florais. 
 
 Casos Clínicos 
 Aqui serão descritos casos clínicos reais de uso de Florais de Bach. Os nomes das pessoas são fictícios. Você também pode colaborar enviando via E‑MAIL sua experiência no uso de Florais, caso a sua experiência seja significativa e possa auxiliar outras pessoas, ela será inserida nesta parte da Homepage. Nem todos os casos recebidos serão inseridos. 
 
Caso 1 
 M., com 25 anos, é casada e com formação superior. M. tem uma irmã e dois irmãos. A queixa manifestada por M. se refere a problemas com a auto estima, acompanhado de muito sentimento de culpa. 
 
 M. parecia muito ansiosa ao iniciar o tratamento, dizendo que gostaria de se conhecer melhor para recuperar os sentimentos de alegria e espontaneidade que se perderam na infância. Segundo sua avó materna, até os 3 anos de idade ela era uma criança engraçadinha, gostava de dançar, sempre alegre. Com o nascimento da irmã, estes sentimentos foram substituídos por mágoa, raiva, ciúme, tornando‑se uma pessoa "chata", cansativa. 
 
 M. sentia que seu espaço em casa ia se estreitando, a atenção e carinho dos pais eram todos para a irmã. Ela acredita ser hoje uma pessoa que abafou seu lado meigo, humano com uma couraça de autoritarismo, rigidez consigo mesma e com os outros. Se preocupa demais com a opinião dos outros, e com isso cobra de si mesmo uma perfeição em tudo que faz para não dar margem a críticas. Não aceita de forma alguma ser criticada. Quando criança procurava ser "boazinha, certinha " para agradar os pais. 
 
 M. mora em uma cidade do interior paulista há 2 anos desde seu casamento, constantemente vai visitar os pais em Minas. Tem grandes conflitos com a mãe, sempre que a encontra entra em processo de depressão, não consegue dormir tranqüilamente, sono agitado e interrompido durante a noite, sua alimentação também fica comprometida. 
 
 Iniciou então o tratamento com Larch, Holly e Rescue, de manhã, tarde e noite respectivamente. As impressões que ela transmitia para a terapeuta é de alguém que reprimiu muito sua agressividade, o ciúme da irmã, a raiva que sentia ao ser deixada de lado em função desta. Guarda muita mágoa da mãe e parece não reconhecer esses sentimentos como parte sua. 
 
 Outro fato, é a insegurança que tem com relação à sua capacidade, à sua maneira de ser tentando fazer uma imagem diferente daquilo que é realmente. M. mencionou que no trabalho acha que os colegas são melhores que ela e com isso canaliza muita energia preocupada em superá‑los e fazer tudo perfeito. Parece estar sempre competindo e com isso se arma muito para se defender das pessoas. 
 
 A escolha das essências Larch, Holly e Rescue foram indicadas para trabalhar melhor essas emoções, tomando consciência dos sentimentos mais íntimos que foram reprimidos de modo que esses fragmentos inconscientes surgissem com maior facilidade devido a alguma mudança na sua estrutura defensiva, elevando seu auto conceito e possibilitando sentir as pessoas como menos perseguidoras por se permitir ser amada. 
 
 Nas sessões seguintes M. parecia mais tranqüila já conseguindo elaborar melhor o que estava se passando com ela e procurando entender as outras pessoas. 
 
 Falou de sua adolescência, foi uma passagem até tranqüila por estar mais voltada para o relacionamento com amigos, colegas e se distanciou mais dos conflitos familiares. Contou que nessa época saia muito com sua irmã pois tinham amigos em comum. Essa a agredia diante deles, a chamava de feia, burra e M. não respondia, apenas ficava remoendo aquela raiva. 
 
 Atualmente seu relacionamento com ela tem melhorado e M. até se emociona ao reconhecer que podem ser amigas. Os conflitos com a mãe continuam, mas M. já a enfrenta, diferente do que sempre ocorreu. Até meses atrás sua mãe a agredia e ela não conversava a respeito. Tinha muito medo de enfrentá‑la. Acha que sua mãe a inveja por ter seguido uma profissão (Psicologia) que ela sempre quis ingressar e não teve condições financeiras para realizar seu desejo. Existe uma competição
 a ponto da mãe criar condições para provocá‑la, dizendo que ela consegue tudo com facilidade sendo criada dentro de um padrão de vida que ela não teve. 
 
 Hoje, com a ajuda dos Florais de Bach, M. consegue enfrentá‑la e não se culpar com isso. Já admite os sentimentos negativos com relação a ela, toda essa raiva que foi reprimida, já consegue expressar suas emoções sem se preocupar com a imagem de "boazinha" que sempre necessitou mostrar. 
 
 A terapia após o uso das essências tem progredido muito no sentido de maior aceitaçãode si mesmo, M. tem se surpreendido com momentos de felicidade com tudo que está vivendo e empenhada a ir fundo nesta busca de viver melhor. Está conseguindo entender melhor os motivos, a história de vida de sua mãe para lidar com a raiva que sente e construir um vínculo mais positivo com ela onde possam demonstrar mais carinho e amor uma com a outra. 
 
 Seu relacionamento com o marido é bom, sem grandes conflitos embora reclame que ele parece não acompanha‑la nessa busca de auto conhecimento e ela se sente desprotegida. Ele acha apenas que ela tem que esquecer o passado e viver o presente. M. se frustra por ele não perceber o quanto esses problemas antigos estão interferindo em sua vida hoje. 
 
Caso 2 
�
 
 Foi reportado um problema de uma criança (9 anos) com cacoetes, os quais se manifestavam com tal intensidade que passou a interferir em seus relacionamentos escolares e sociais. Seu sentimento de inadequação era evidente por se expor freqüentemente às criticas familiares e dos colegas.
 
 O cacoete é um comportamento compulsivo, no qual a pessoa é mobilizada por pensamentos inconscientes a executar gestos sem ter controle dos mesmos. Estes pensamentos e gestos são ativados por situações que envolvem alto grau de ansiedade.
 
 Durante a análise foram surgindo os motivos pelos quais este comportamento se manifestava com maior freqüência. Constatou‑se evidente necessidade em chamar atenção principalmente dos pais, juntamente com um sentimento de baixa auto estima por se sentir preterida em comparação ao irmão caçula.
 
 Começou um acompanhamento com os Florais de Bach, onde foi indicado White Chestnut mais o Rescue para controle da ansiedade e o Larch para trabalhar a auto estima. A partir houve regressão significativa do quadro com maior controle de suas reações. Em poucas semanas os cacoetes desapareceram.
 
 Caso 3
 
 Uma jovem senhora de 40 anos sentindo‑se realizada tanto no aspecto familiar quanto social e profissional, feliz com a harmonia que fazia parte de seu ambiente familiar e de trabalho, apresentou períodos de insônia, pesadelos e depressão sem nenhuma causa aparente.
 
 Sempre temia que alguma coisa ruim pudesse acontecer a ela. Tinha esses sentimentos principalmente enquanto dirigia. Freqüentemente sobressaltada por sensações de que iria passar mal a ponto de fazer vários exames médicos cujo resultado era normal. Mas seu pânico continuava se tornando cada vez mais generalizado, deixando de freqüentar lugares de movimento, lugares amplos se limitando a ir ao trabalho. Nem o resultado de seus exames sendo negativos a deixava confiante. Esta preocupação excessiva se estendeu também para os familiares. Tinha necessidade de lhes telefonar várias vezes ao dia para se certificar de que não havia nada de errado com a família. 
 
 Seu comportamento começou a mudar à medida que foi introduzido o tratamento com os florais Mimulus, Red Chestnut para equilibrar suas emoções. O sentimento de pânico diminuiu e ela passou a lidar com os problemas que surgiam em sua dimensão real.
 
As 38 Essências Florais 
Você as vezes tem sentimentos de medo, sente ansiedade ou raiva. Os sintomas orgânicos que esses desequilíbrios podem acarretar são sinais de que o estado emocional está comprometido, as energias vitais estão sendo canalizadas de modo errado ou bloqueadas. Os remédios Florais restabelecem contato e harmonia com a nossa totalidade, a nossa verdadeira fonte de energia. 
�
 Os Florais de Bach buscam chegar à raiz desses problemas e erradicar devidamente a causa desses desequilíbrios. São indicados através da análise das características de sua personalidade e do quadro emocional que você apresenta. A medida em que o organismo vai sendo harmonizado como um todo, os sintomas vão gradativamente desaparecendo. É um mecanismo natural sem efeitos colaterais e deve ser acompanhado por um terapeuta. 
 
 São 38 remédios que constituem um complexo sistema de cura. Cada planta foi escolhida especificamente pela sua capacidade de tratar a mente. Os remédios do Dr. Bach tratam da pessoa, não da doença.
Agrimony 
É indicado para pessoas com tendência a esconder seus sentimentos.
Estas pessoas são aparentemente alegres, descontraidas mas de forma superficial. Apresentam conflitos emocionais e medo da solidão. É comum procurarem desculpas para não se conscientizar dos problemas.
Apresentam tendência ao uso de alcool e drogas.
 
Aspen
Indicado para estados emocionais em que as pessoas são tomadas por medo de algo que não sabem identificar. Neste estado há um aumento da ansiedade,apreensão, podendo levar ao pânico.
 
Beech
Neste estado emocional as pessoas mostram‑se muito rígidas. Possuem critérios muito definidos ao fazer julgamento sobre os outros e tem dificuldade em aceitar seus próprios erros. 
 
Centaury
Pessoas com a personalidade centaury geralmente tem dificuldade em impor sua vontade, suas idéias e são facilmente dominadas. Espera que os outros lhe digam que atitudes tomar e quais caminhos devem seguir. A essência vai ajudar a despertar as características positivas reconhecendo a própria individualidade sem se influenciar pelas opiniões alheias. 
 
Cerato
 Pessoas com pouca confiança em si próprio. Tendem a duvidar de sua
 capacidade de julgamento. Tendência a imitar atitudes dos outros
 não assumindo responsabilidade por suas experiências. A essência do
 cerato vai devolver a autoconfiança e ajudar a lidar com o
 sentimento de incapacidade. 
�
 
Cherry Plum
 Esse Floral irá ajudar as pessoas que tendem a perder o controle
 sobre seus pensamentos e ações. Neste estado emocional podem
 apresentar impulsos violentos contra si mesmo e os outros
 tornando‑se batante deprimidas. 
 
Chestnut Bud
 É indicado para as pessoas com dificuldade de aprendizagem. Estas
 não conseguem aprender com as experiências e comentem sempre os
 mesmos erros. Também crianças que apresentam dificuldade escolar. 
 
Chicory 
 Essa essência poderá ajudar as pessoas muito possessivas que tendem
 a manter o controle sobre as outras e a dirigir suas vidas. São
 pessoas dominadoras, carentes, muito dependentes e presas a regras
 socias. 
 
Clematis
 Pessoas com grande dificuldade de concentração e de viver o
 presente devido à falta de interesse pelas coisas. Aquelas pessoas
 que parecem estar sempre com o pensamento distante e tem
 dificuldade em memorizar 
 
Crab Apple
 Essa essência vai limpar a mente trazendo à tona os sentimentos de
 impureza, de autodesaprovação, tudo aquilo que causa desequilíbrio
 podendo se transformar em doença. Uma vez conscientizadas de suas
 dificuldades as pessoas serão capazes de ver os fatos em suas reais
 proporções. 
 
Elm
 É prescrito para as pessoas que tem grande senso de
 responsabilidade. Pessoas autoconfiantes, seguras, com capacidade
 de liderança, que momentâneamente se sentem incapazes de dar
 continuidade ao trabalho que vem assumindo por ser muito exigentes
 e perfeccionistas. 
 
Gentian
�
 
Para pessoas que desanimam frente as dificuldades que surgem,seja
 no trabalho ou problemas de saúde e outros. O remédio floral vai
 devolver uma perspectiva positiva ajudando a compreender e superar
 a situação. 
 
Gorse
 A essência do Gorse vai ajudar as pessoas que se encontram num
 estado de desespero, pessimismo, a assumir uma postura diferente
 frente a vida adquirindo mais energia para superar os problemas. 
 
Heather
 Indicado para as pessoas que tem necessidade de falar
 compulsivamente. São muito preocupadas consigo mesmas e não
 conseguem ouvir o outro. Tendem a monopolizar uma conversa pelo
 impulso de relatar tudo que vive. Essas Pessoas são carentes embora
 transmitam uma imagem de segurança. 
 
HollyIndicado para pessoas que se encontram em estado de muita raiva,
 ciúme, inveja, constante expressão de mau humor. O Holly vai ajudar
 a equilibrar essas emoções retomando a harmonia interior. 
 
Honeysuckle
 Quando as pessoas se encontram com dificuldade de se desligar do
 passado. Vive em função daquilo que já aconteceu sem usufruir dos
 acontecimentos presentes. A essência vai ajudar a se desprender do
 passado permitindo usar a energia de forma mais produtiva. 
 
Hornbeam
 Indicado para sensanções de cansaço, exaustão mental. Essa exaustão
 está ligada ao excesso de rotina. A essência funciona como um
 tônico que vai ajudar a adquirir mais energia para lidar com o
 cotidiano. 
 
Impatiens
 Para pessoas muito rápidas de pensamento que perdem a paciência em
 aceitar o ritmo dos outros. Ficam tensas, frustradas quando as
 coisas não acontecem com rapidez. 
�
 
Larch
 Indicado para as pessoas inseguras,que não acreditam em sua
 capacidade. Devido ao valor que dá às experiências negativas do
 passado, não reconhecem seu potencial para atingir os objetivos.
 São convictas de sua inferioridade. 
 
Mimulus
 Para quem tem medo de algo conhecido. Por exemplo medo de andar de
 elevador, avião, de escuro, de doenças e outros. Essas pessoas
 estão constantemente ansiosas por estar sujeitas a se deparar com
 situações que lhe causam ansiedade a qualquer momento. O floral
 ajudará a compreender essa ansiedade trazendo equilíbrio para uma
 vida mais saudável. 
 
Mustard
 Caracterizada por uma tristeza inesperada, depressão profunda.
 Tendem a canalizar sua energia totalmente para dentro de si levando
 a um comportamento de introversão e à falta de sociabilidade. A
 essência do Mustard irá proporcionar mais serenidade de pensamento
 e clareza nos seus sentimentos. 
 
Oak
 Para pessoas obstinadas com o trabalho, cumpridoras do dever,
 corajosas e com grandes ideais. Estas não se permitem o prazer que
 não venha da realização e de um esforço excessivo. O floral vai
 devolver a alegria e a vitalidade. 
 
Olive
 Para esgotamento mental. Quando as pessoas gastam inconscientemente
 muita energia com preocupações e chega ao limite de suas forças,
 podndo gerar doença físicas. A essência do Olive vai ajudar a
 administrar adequadamente a energia vital. 
 
Pine
 Indicado para aqueles que apresentam como sintomas sentimento de
 culpa, Autocensura, são rigorosos ao julgar sus comportamentos. O
 tratamento irá ajudar as pessoas a aceitarem melhor suas falhas e
 se perdoarem. 
 
�
Red Chestnut
 Para pessoas que se preocupam excessivamente com os outros. São
 superprotetores, sacrificam ‑se em função dos problemas alheios. 
 
Rock Rose
 Para sentimento de terror, ansiedades que aumentam progressivamente
 e a pessoa fica paralizada em função do medo. 
 
Rock Water
 Pessoas perfeccionistas, possuem ideais exagerados e se obriga a
 viver de acordo com eles. Com o uso da essência tenderá a ser menos
 rígido, ter uma mente mais aberta. 
 
Scleranthus
 Para pessoas incapazes de tomar uma decisão. Vacilam entre dois
 caminhos gastando um tempo valioso em seus raciocínios. Apresentam
 grande flutuação de humor. 
 
Star of Bethlehem
 Star of Bethlehem é prescrito em função de experiências traumáticas
 que uma pessoa tenha vivido. Estas podem ser físicas, emocionais ou
 espirituais. É capaz de restaurar o poder autocurativo do corpo
 neutralizando os sintomas do trauma independente se este é recente
 ou tenha acontecido há muito tempo.
 
Sweet Chestnut
 Quando uma pessoa sente‑se desamparada e desprotegida, chegando ao
 limite de suas forças. Sentimento de extrema angústia e desespero. 
 
Vervain
 Para aquelas pessoas que se sentem donas da verdade e não aceitam
 as diferenças individuais. Querem convencer os outros de suas
 idéias e crenças. 
 
Vine
�
 Indicado para pessoas àvidas de poder, críticas, dominadoras e
 inflexíveis em suas atitudes. São muito capazes, seguros de si e
 não valorizam as opiniões dos outros. 
 
Walnut
 Vai ajudar na adaptação às mudanças tanto emocionais como corporais
.Pessoas que tendem ase deixar influenciar pelos outros e não
 confiam em seus próprios valores. 
 
Water Violet
 Para as pessoas que tendem a ser mais reservadas, distantes, tem
 medo de se expor e buscam o isolamento.
 
White Chestnut
 Quando pensamentos não desejados circulam compulsivamente a cabeça.
 Esta falta de controle sobre o pensamento leva à depressão, à falta
 de concentração e a pessoa fica em constante conversação mental. 
 
Wild Oat
 Para aqueles que não definiram um caminho na vida. Não tem uma meta
 a seguir. O floral vai ajudar a reconhecer o próprio pontencial e a
 desenvolvê‑lo. 
 
Wild Rose
 Indicado para estado de apatia, resignação, falta de interesse e
 objetivos a seguir. 
 
Willow
 Para as pessoas que se sentem vítimas e culpam os outros por seu
 fracasso em todos os níveis. O floral vai ajudá‑la a ter uma
 atitude positiva assumindo plena responsabilidade por suas
 experiências. 
 
Rescue
É o remédio para todas as situações de emergência. Ele é composto de Star of Bethlehem, Rock Rose, Impatiens, Cherry Plum e Clematis.
 
�
Terapia com Florais de Bach 
 
Terapeuta Floral Maria Imaculada, com consutório em Campinas/SP/Brasil, telefones (019)251‑6189 e (019)9704‑4140, que utiliza os Florais de Bach para tratamento de distúrbios tais como: stress, medo, ansiedade, raiva e outros sintomas onde são indicados os Florais de Bach. 
 
 Instituto Edward Bach do Brasil
 Cursos sobre Florais de Bach
 
 O Instituto Bach ministra cursos sobre os Florais de Bach em diversas cidades brasileiras. Nestes cursos os interessados tem contato com os Florais e trabalham cada essência de Bach com uma visão prática. 
 
 Monas Flower
Onde comprar os Florais de Bach Originais
 
 A Monas Flower é a representante oficial no Brasil dos Florais de Bach Originais, nesta homepage poderão ser encomendados via Formulário On‑Line qualquer um das 39 essências de Bach.