Buscar

Fundamentos das Ciencias Sociais Questoes 2015.1 para AVS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS – Questões – ESTACIO – 2015.1
Várias são as ciências que compõem as chamadas ciências sociais. São elas: Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas.
Como corrente de pensamento típica do século XIX, gestada no contexto sócio histórico marcado pelo avanço das chamadas ciências naturais e da industrialização, o positivismo se constituiu na primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico. Assim, com relação aos aspectos mais significativos que marcaram o
contexto sócio histórico e teórico da emergência do positivismo, podemos afirmar que: As leis naturais se constituiriam no alicerce da regulamentação da vida do homem, da natureza como um todo e do próprio universo, ao mesmo tempo em que seu conhecimento, permitiria a manutenção e o fortalecimento das explicações TEOLÓGICAS, FILOSÓFICAS e de SENSO COMUM, essenciais, segundo o positivismo, para a explicação da realidade.
"Quando investigo um objeto das Ciências Sociais (...) nasce um diálogo inovador, uma relação dialética entre investigador e investigado (...) Cada sociedade humana é um espelho no qual minha própria existência se reflete" (Roberto Da Matta). A partir dessa citação e com base no estudado, explique a utilidade da antropologia na análise do mundo contemporâneo, apresentando, ao menos, dois exemplos de sua utilização. O aluno deverá explicar que a Antropologia é utilizada em diferentes domínios da vida social, seja na
formulação de políticas públicas, seja no processo de reconhecimento das diferenças culturais entres os indivíduos. Deverá apresentar dois exemplos coerentes da utilização dessa ciência na contemporaneidade.
Segundo Durkheim, caberia à sociologia estudar somente os "fatos sociais", e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. Apesar da coercitividade do fato social, permanece certa margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem, mas haverá sanções para aqueles que não agirem de acordo com o fato.
Na perspectiva de Weber, o individualismo e a racionalização de condutas são elementos centrais da modernidade. Assim, a racionalidade econômica capitalista seria um exemplo de ação racional realtiva a fins.
Podemos dizer sobre a globalização:
É uma intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice‐versa;
É um fenômeno essencialmente ocidental, um processo desigual, com a sua própria "geometria do poder";
Émile Durkheim (1858-1917) introduz no primeiro capítulo da sua obra As Regras do Método Sociológico em que procurou estabelecer o método de abordagem do objeto da ciência sociológica, o conceito de fato social.
Sobre os pensamentos e teorias de Weber, podemos assinalar como correta a seguinte afirmação: para Weber, as subjetividades do comportamento humano devem ser levadas em consideração por qualquer pesquisador que queira entender as ações sociais.
Max Weber define três tipos ideais de dominação legítima: dominação Tradicional, dominação carismática e dominação racional-legal. A reflexão do sociólogo influenciou as análises na administração sobre o papel e sentido da liderança no interior das organizações burocráticas. Neste sentido, o que corresponde ao tipo de dominação característica da sociedade moderna capitalista é que nas organizações burocráticas modernas, a dominação é exercida segundo uma racionalidade técnica expressa nas normas estatuídas, nas quais os indivíduos orientam suas ações adequando meios a fins.
O lema da bandeira do Brasil, "Ordem e Progresso", indica a influência do positivismo no século XIX sobre as nações em formação no mundo americano. Apresenta ideias contidas nesse lema: Crença na resolução dos conflitos sociais e harmonia por meio do estímulo à coesão social e ao progresso natural da nação.
Com base na análise antropológica da cultura, é correto afirmar que: A postura relativista da Antropologia permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos.
As Ciências Naturais produzem "leis científicas", isto é, argumentos que estabelecem uma relação causal única, universal e invariável entre dois fenômenos porque estudam "fatos simples", no sentido de que estuda fenômenos que são isoláveis, recorrentes e sincrônicos. A matéria prima das ciências naturais, portanto, é todo o conjunto de fatos que se repetem e têm uma constância sistêmica, já que podem ser vistos, isolados e, assim, reproduzidos dentro de condições de controle razoáveis, num laboratório. Já as Ciências Sociais estudam: Fenômenos complexos, situados em múltiplos planos de causalidade.
Segundo Émile Durkheim, as sociedades modernas transformam-se mediante a evolução da técnica e das relações de produção por ela desenvolvida. Neste contexto, a solidariedade social também se altera, nas sociedades simples, organizadas em *hordas e clãs*, prevalecem à solidariedade por semelhança, também chamada de solidariedade mecânica. Nas organizações sociais mais complexas, prevalece a solidariedade orgânica, que é aquela que resulta do aprofundamento da especialização profissional. Fonte: DURKHEIM, É. A Divisão Social do Trabalho, In Os Pensadores. Tradução de Carlos A. B. de Moura. São Paulo: Abril Cultural, 1977, p. 67. De acordo com a teoria de Durkheim, é correto afirmar que: As sociedades tendem a evoluir da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica, em função da intensificação da divisão do trabalho.
* Clã: Grupo predominantemente ligados por laços fortes e exclusivismo.
* Horda: Grupo de pessoas que trabalham sem disciplina e violência.
Para a teoria sociológica de Max Weber, em toda sociedade há dominação, que é entendida como uma "[...] probabilidade de haver obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de um determinado grupo de pessoas [...]". Fonte: WEBER, M. Economia e Sociedade, Brasília: Ed. UnB, 1991, p. 139. Isto posta, explique e caracterize os quais os três tipos puros de dominação legítima teorizada pelo autor. Dominação racional-legal é a dominação baseada na crença, na legalidade da ordem e dos títulos que exercem a dominação; dominação tradicional é a dominação fundamentada na crença do caráter sagrado das tradições antigas, e na legitimidade dos que são chamados pela tradição a exercer sua autoridade; dominação carismática é a dominação que se baseia no devotamento fora do cotidiano, justificado pelo caráter sagrado ou pela forma heroica de uma pessoa e da ordem revelada ou criada por ela.
O conceito de ação social criado por Weber permite compreender e classificar a motivação dos indivíduos para reproduzir ou criar determinados padrões de comportamento. Assim, classifique de forma justificada, interpretando as situações descritas abaixo a partir dos tipos ideais de ação social: "A Coca-Cola só tirou proveito do mercado espanhol quando reduziu o tamanho de suas garrafas, ajustando-as às geladeiras existentes no país; Uma campanha publicitária rodada na Alemanha, com ídolos de basquete americano, teve pouco apelo, pois os esportistas não eram tão admirados pelo europeus". No texto verifica-se, no primeiro caso, uma ação racional em relação a fins, baseada em objetivos bem planejados visando à consecução de um fim. No segundo caso, uma ação afetiva, que levou os agentes a rejeitarem a campanha feita por quem não se nutria afeição.
Com relação aos tipos puros de ação social na teoria de Weber. A maioria dos crimes passionais pode ser interpretada como ações afetivas, na medida em que são orientadas pelo ciúme, pela raiva e por outros impulsos passionais.
As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicasde pesquisa específicas. Isso ocorre por que: Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas.

Outros materiais