Buscar

Teorias e Práticas do Currículo

Prévia do material em texto

Redação
	1.
	O Movimento Reconceptualista surgiu na década de 1970 e consistia na insatisfação dos modelos tecnocráticos do currículo vigente. Essa visão entrava em choque com os adeptos das Teorias Sociais, sobretudo com suas formas de analisar o currículo por meio das lentes da fenomenologia, hermenêutica, marxismo e escola de Frankfurt. Com base no exposto, escreva uma redação com o tema: O MOVIMENTO RECONCEPTUALISTA E O CAMPO EDUCACIONAL.
	Resposta Esperada:
Esse movimento significou uma reação às concepções burocráticas e administrativas do currículo. Partiu de campos não diretamente educacionais, mas de campos como o da sociologia crítica (Bourdieu) ou da filosofia marxista (Althusser), sendo apenas nos Estados Unidos que esses movimentos partiram diretamente da educação com McDonald, Dwayne Hubner e Pinar.
O movimento fez severas críticas ao currículo tradicional e se servia de análise interpretativa, cuja ênfase estava nos significados subjetivos que as pessoas dão às suas experiências. Também contava com as análises marxistas que percebia os processos institucionais, econômicos e estruturais, fortaleceriam a discriminação e as desigualdades que estavam vinculadas às diferenças culturais.
Objetivas
	1.
	O conceito de cultura passou por várias transformações ao longo do tempo e, consequentemente, a questão cultural foi trabalhada nas escolas sob diversas perspectivas, de acordo com cada momento histórico. Ordene cronologicamente a visão de cultura abordada nas escolas ao longo do tempo:
I- Fases em que cada grupo social deveria passar.
II- Cultivo da mente.
III- Multiculturalismo.
IV- Cultura mais valorizada e menos valorizada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - I - III - II.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	II - I - IV - III.
	2.
	A constituição do currículo não é neutra, deriva das escolhas baseadas nas influências teóricas e políticas de acordo com a cultura e o tempo histórico social. A educação promovida nas escolas repassa o pensamento cultural de um povo às novas gerações. Sobre o significado da palavra cultura ao longo do desenvolvimento da sociedade na história, analise as sentenças a seguir:
I- O significado mais antigo da palavra cultura que se tem registro refere-se ao cultivo da terra, plantações e criação de animais.
II- A palavra cultura representou por um determinado tempo o significado de "mente humana cultuada".
III- No século XVII, o significado de cultura permeou a caracterização das classes sociais europeias como privilegiadas.
IV- No Iluminismo, a cultura foi associada ao conceito de civilização, progresso, conhecimento, refinamento e desenvolvimento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	3.
	Kant diferencia cultura de civilidade, sendo que a cultura não decorre da civilidade ou como o resultado do aperfeiçoamento da civilização, porém a civilidade representava a substituição da espontaneidade pela contenção dos afetos. Entretanto, o termo cultura era entendido como um conjunto de produções e representações da ordem dos saberes, da sensibilidade e do espírito. A posição tradicional de cultura, cujas bases pertencem ao modelo kantiano forneceu uma única visão para o currículo. Sobre a consequência desta posição, analise as sentenças a seguir:
I- A abertura para um currículo multicultural.
II- A forma monocultural de cultura, inerte e estática, que deveria ser transmitida às futuras gerações como sendo algo singular e homogêneo.
III- A imposição, pela via educacional, de um padrão cultural único, que era ao mesmo tempo branco, machista, de forte conotação judaico-cristã, eurocêntrico e, de preferência germânico.
IV- Definiu uma única possibilidade para o conceito de religião, masculino, feminino, branco e negro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Atualmente, os currículos expressam a tendência da interculturalidade. A questão cultural foi vista de várias maneiras ao longo do tempo. Com relação à abordagem da cultura expressa no currículo tradicional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Multiculturalismo.
	 b)
	Monoculturalismo.
	 c)
	Interculturalismo.
	 d)
	Não se trabalhava a cultura.
	5.
	A avaliação não pode estar vinculada ao objetivo de punir ou excluir. Entretanto, é preciso que os professores não confundam avaliar com medir. Sobre a avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- A função classificatória contribui para o avanço e o crescimento do aluno, se constituindo como elemento fundamental do processo de crescimento do aluno.
II- A função classificatória da avaliação desempenha um papel significativo para o modelo social libertador.
III- A perspectiva classificatória trabalha uma unidade de estudo, faz uma verificação do aprendido atribuindo conceito ou notas que simbolizam o valor do aprendizado do aluno.
IV- Os resultados das avaliações são apenas provisórios, o que o estudante demonstrou não conhecer em um momento, pode vir a conhecer em outro.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	6.
	A avaliação dialógica compreende a inserção de uma ação pedagógica no contexto sociocultural do educando, comprometida com as circunstâncias socioculturais onde se dá a prática educativa. A avaliação dialógica e interativa procura promover sujeitos moral e intelectualmente críticos e participativos inseridos em seu contexto social e político. Sobre a avaliação na perspectiva dialógica, analise as sentenças a seguir:
I- Privilégio à compreensão.
II- Privilégio à memorização.
III- Pauta-se sob a lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia.
IV- Intenção de reprodução das classes sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem dos alunos e não pode se tornar um instrumento de exclusão e perpetuação das relações sociais. As formas de avaliação devem ser comprometidas com o processo de aprendizagem dos alunos. Sobre as formas de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio de observação sistemática, acompanhando seus processos de aprendizagens e utilizando instrumentos como registro, tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros.
II- Analisando a variedade de suas produções para assim ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. 
III- Quando a avaliação se dá sobre a competência dos alunos na produção de textos, deve-se considerar a totalidade dessa produção, que envolve desde os primeiros registros escritos, no caderno de lição, até os registros das atividades de outras áreas e das atividades realizadas especificamente para esse aprendizado, além do texto produzido pelo aluno para os fins específicos desta avaliação.
IV- As avaliações objetivas não precisam ser semelhantes às situações de aprendizagem que já foram realizadas em sala de aula, sendo também desnecessário deixar claro para os alunos o que se pretende avaliar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e VI estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	8.
	A avaliaçãoda aprendizagem está relacionada intimamente com o currículo e representa uma concepção de educação e de sociedade. Referente aos principais objetivos da avaliação da aprendizagem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Auxiliar no desenvolvimento pessoal dos estudantes.
(    ) Responder à sociedade sobre a qualidade do trabalho educativo.
(    ) Quantificar os resultados, a fim de nortear os conteúdos a serem ministrados.
(    ) Verificar os níveis de inteligência e habilidades dos estudantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	9.
	O termo transdisciplinaridade foi criado em 1970 por Piaget. Para ele, essa era uma forma de trabalhar as disciplinas de forma conjunta e universal, com um enfoque menos compartimentalizado. A transdisciplinaridade é a etapa superior de integração. Trata-se da construção de um sistema total, sem fronteiras sólidas entre as disciplinas. Sobre a transdisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
I- Preocupa-se em ensinar a contextualizar, concretizar e globalizar o conhecimento.
II- Acredita na linearidade e na hierarquização do conhecimento.
III- Reavalia o papel da intuição, da imaginação, da sensibilidade e do corpo na transmissão dos conhecimentos.
IV- Propõe simultaneamente um conjunto de matérias ou disciplinas sem que apareçam explicitamente as relações que podem existir entre elas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	O conhecimento, para Young (2007), assume uma particularidade quando reconhecido como conhecimento curricular ou escolar. O estudioso o denomina de "conhecimento poderoso", quando o conhecimento tem o poder de originar uma nova forma de pensar sobre o mundo. Assim, além da escola desenvolver nos alunos habilidades como leitura, escrita e cálculos, deve também trabalhar o conhecimento poderoso. Sobre o significado de conhecimento poderoso para Young e seu reconhecimento na escola. analise as sentenças a seguir:
I- Necessidade de professores com conhecimento especializado para que consiga capacitar as pessoas e administrar os conceitos.
II- No decorrer do processo de aprendizagem do conhecimento poderoso, professores e alunos estabelecem relações respeitando suas distintas posições hierárquicas.
III- O conhecimento poderoso independe das situações cotidianas, expresso pelas ciências transmitidas na escola.
IV- Os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula partem da escolha e do conhecimento prévio dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, 2007.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
Objetiva e disetativa final
	1.
	Para Sacristán (2000), o currículo consiste nas práxis, na expressão, função socializadora e cultural que determinada instituição apresenta, reagrupando em seu meio uma série de subsistemas ou práticas diversas. Nesse ínterim, ocorrem práticas educativas denominadas de ensino, baseadas no diálogo entre os agentes sociais, alunos que reagem e professores que o modelam. Dessa forma, analise e aponte as evidências do surgimento do termo curriculum (currículo), utilizado primeiramente pelas teorias calvinistas. 
FONTE: SACRISTÁN, J. Cimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
	Resposta Esperada:
Calvino utilizou o termo curriculum no sentido de disciplina, associando a uma corrida ou trilho de corridas, semelhante à do Circus Maximus, que indicava a trajetória, percurso que os seguidores deveriam percorrer.
	2.
	Libâneo (1994) escreve que o planejamento inclui a previsão de atividades didáticas, sua organização e coordenação ao encontro dos objetivos estabelecidos, bem como sua adequação e reflexão no processo de ensino. Disserte sobre a importância do planejamento do professor na prática docente, incluindo seus componentes.
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).
	Resposta Esperada:
O planejamento é uma atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas que envolvem um processo de racionalização, organização e coordenação por parte dos profissionais da educação, permeada por atividades escolares e pelo contexto social. Deve ter como referência permanente as situações didáticas concretas (isto é, a problemática social, econômica, política e cultural) que envolve a escola, os professores, os alunos, os pais, a comunidade, que integram o processo de ensino. Por esse motivo, é que os elementos do planejamento de ensino são influenciados por implicações sociais. Podemos citar como componentes o conhecimento da realidade/diagnóstico - levantamento dos objetivos/seleção dos conteúdos/organização dos procedimentos - seleção dos recursos - definição dos procedimentos de avaliação - acompanhamento da ação planejada - avaliação dos objetivos conquistados - replanejamento.
	1.
	O movimento da Escola Nova consiste numa renovação do ensino que influenciou sobretudo a educação na Europa, América e Brasil, na primeira metade do século XX, em meio à democracia liberal. Assim, o escolanovismo se desenvolveu no Brasil em meio às transformações econômicas, políticas e sociais vigentes na época. Sobre as mudanças curriculares e pedagógicas sugeridas pelo movimento da Escola Nova, analise as sentenças a seguir:
I- Valorizar o intelecto acima do sentimento, principalmente na produção técnica dos alunos.
II- Considerar os métodos ou processos pedagógicos ao invés dos conteúdos cognitivos.
III- Ter a atenção voltada ao aluno considerando seu interesse, desenvolvimento social, moral, emocional e físico.
IV- Ter o objetivo de formarem sujeitos atuantes para transformar a sociedade em algo justo e democrático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A formação de professores apresenta sentido se interligar a teoria com a reflexão global de sua vida, tanto como aluno quanto como profissional. Ela aponta os anos iniciais da profissão como aqueles que imprimem positivamente ou negativamente as situações vivenciadas na escola. Há a necessidade de suporte metodológico, científico e profissional aos professores iniciantes. Sobre os aspectos que estruturam uma boa formação continuada aos professores, analise as sentenças a seguir:
I- A aprendizagem como característica contínua e presente no desenvolvimento da profissão de professor.
II- Sustenta em dois pilares principais: na pessoa do professor e na escola como espaço de desenvolvimento profissional.
III- Apresenta uma única forma de formação relacionada aos primeiros cinco anos de atuação inicial.
IV- A formação como uma forma de atuar no professor como aluno, aluno-mestre, estagiário, iniciante e como professor de turma.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Os processos de ensino e aprendizagem estão diretamente vinculados ao currículo, organizado para orientar os diversos níveis de ensino e as práticas pedagógicas. Como centro dos trabalhos desenvolvidos na escola, o currículo associa-se à identidade da instituição, conforme suaorganização e funcionamento. De forma geral, vislumbra o desenvolvimento integral dos alunos, sua aprendizagem e convivência de forma produtiva e construtiva na sociedade. Sobre as características que estruturam a construção do currículo, analise as sentenças a seguir:
I- Consiste na construção social e histórica onde circulam relações de poder e produção de saberes.
II- As relações sociais que se estabelecem dentro e fora do espaço escolar, como expressões culturais.
III- Organização de um conjunto de práticas educacionais humanas que se estabelecem por meio das interações.
IV- Definições de como agir pedagogicamente nas escolas, para os professores, organizado pelas secretarias.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	4.
	A avaliação deve estar a serviço da aprendizagem dos alunos e não pode se tornar um instrumento de exclusão e perpetuação das relações sociais. As formas de avaliação devem ser comprometidas com o processo de aprendizagem dos alunos. Sobre as formas de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio de observação sistemática, acompanhando seus processos de aprendizagens e utilizando instrumentos como registro, tabelas, listas de controle, diário de classe, entre outros.
II- Analisando a variedade de suas produções para assim ter um quadro real das aprendizagens conquistadas. 
III- Quando a avaliação se dá sobre a competência dos alunos na produção de textos, deve-se considerar a totalidade dessa produção, que envolve desde os primeiros registros escritos, no caderno de lição, até os registros das atividades de outras áreas e das atividades realizadas especificamente para esse aprendizado, além do texto produzido pelo aluno para os fins específicos desta avaliação.
IV- As avaliações objetivas não precisam ser semelhantes às situações de aprendizagem que já foram realizadas em sala de aula, sendo também desnecessário deixar claro para os alunos o que se pretende avaliar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e VI estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Para Moreira e Candau (2007), o currículo relaciona-se a atitudes e valores transmitidos subliminarmente pelas relações sociais e pelo cotidiano da escola. Esses autores fazem severas críticas ao currículo em função de seus interesses subjetivados e da manipulação de alguns conteúdos. Para os autores é importante que olhemos para o currículo com uma posição atenta. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: 
I- Os interesses do currículo devem ser evidenciados e subvertidos.
II- Os interesses do currículo devem permanecer ocultos para que a classe trabalhadora possa se apropriar do conhecimento científico.
III- A necessidade do desocultamento, por exemplo, no ensino de Geografia, que teve seu conteúdo manipulado de acordo com o interesse de certos países para aumentar suas riquezas pela conquista e colonização de outros povos.
IV- O currículo muitas vezes assume uma postura que hierarquiza, homogeniza, exclui e diferencia determinados grupos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre o currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	6.
	Planejar é uma atitude extremamente importante para a prática educativa. O planejamento curricular situa-se no nível intermediário na educação. Ele é orientado pelo planejamento educacional e orienta o plano de ensino. No que se refere ao planejamento, analise as sentenças a seguir:
I- Preocupa-se com o desenvolvimento das atividades em sala de aula.
II- Preocupa-se com a elaboração das leis nacionais da educação.
III- Preocupa-se com a seleção e a aprendizagem de conteúdos.
IV- Preocupa-se com a aplicação e a integração dos conteúdos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho.
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino.
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo.
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	8.
	A avaliação da aprendizagem é o objeto principal para a transformação e a elaboração de novas etapas de desenvolvimento cognitivo. Perceber as dificuldades como superáveis e o conhecimento como um processo em construção é reconhecer possibilidades para transformação do contexto social e das relações que nele se estabelecem. Assim, a avaliação da aprendizagem deve ser conhecida como um processo para manter ou melhorar a ação futura. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Não tem como objetivo específico auxiliar o educando no seu desenvolvimento pessoal.
II- Pode ser considerada um meio de desenvolver o aluno no seu processo de compreensão dos conteúdos.
III- Um dos objetivos da avaliação da aprendizagem é responder à sociedade pela qualidade do trabalho educativo realizado.
IV- A avaliação da aprendizagem é a expressão última da concretização do currículo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	O planejamento do currículo envolve a reflexão sobre a escolha dos conteúdos, segundo a intencionalidade dos professores. A função do professor nessa demanda consiste em observar a seleção dos conteúdos, segundo o documento oficial PCN, que indicam os conteúdos gerais e as temáticas atualizadas, como referência para o desenvolvimento dos conhecimentos. Sobre a seleção de conteúdos na organização curricular, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Os conteúdos selecionados para comporem o currículo apresentam conhecimento e intencionalidades que influenciam no modo de ser, pensar e agir, necessitando estar em consonância com a realidade dos alunos.
PORQUE 
II- Os conteúdos das disciplinas influenciam o modo de aprender dos alunos, com destaque principal nas provas nacionais, que são vivenciadas e evidenciam o seu nível de aprendizagem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/12598-publicacoes-sp-265002211>. Acesso em: 5 out. 2018.
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segundaé uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	10.
	O Referencial da Formação de Professores é um documento criado para expandir e efetivar as ações docentes e tem a finalidade de contribuir com a busca pela qualidade em sua formação. Sobre esse documento, analise as sentenças a seguir:
I- É datado de 2007. 
II- Traz breve histórico a partir da década de 1980 da profissão docente no Brasil.
III- Indicações para a organização curricular e ações para a formação de professores. 
IV- Traz alguns relatos sobre a cotidianidade docente. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
FONTE: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.
Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações:
I- O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II- A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III- A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	III, apenas.
	 b)
	II e III, apenas.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	I e II, apenas.
	12.
	(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. No entanto, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. 
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	 a)
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	 b)
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 c)
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 d)
	Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.

Continue navegando