Buscar

2019424_113015_Desafio 02 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Sistemas de Informação
Curso: Engenharia de Produção
Professor: Eduardo C. Melo (eduardo.melo@ifmg.edu.br)
Data: 14/01/2016
Desafio 02:
a) Descrição do desafio:
Um Sistema de Informação Gerencial (SIG) pode ser entendido como um sistema capaz de extrair os dados de um banco de dados e organizá-los em relatórios, convertendo dados brutos em informações significativas para seus usuários. 
Considere que determinado SIG foi recentemente implantado em uma média empresa do setor de transporte rodoviário de passageiros, substituindo outro sistema gerencial que vinha sendo perfeitamente utilizado nos últimos sete anos. Em função da forma como este sistema foi implantado na empresa, isto é, sob ordem exclusiva da Diretoria e sem colher as opiniões dos funcionários, diversos problemas e dificuldades estão ocorrendo na sua utilização, tais como:
A prestação de suporte pela empresa fornecedora do sistema está apresentando qualidade inadequada, tanto em relação à demora no atendimento quanto na eficácia da resolução dos problemas apresentados.
Os funcionários estão com dificuldades para utilizar o novo sistema, pois sua interface gráfica é bastante diferente da utilizada pelo sistema antigo.
Estão ocorrendo problemas na emissão das passagens pelo sistema, o que, por sua vez, está ocasionando consideráveis prejuízos financeiros à empresa e gerando insatisfação nos clientes.
Os equipamentos de informática da empresa não possuem configurações satisfatórias para executar o sistema com o desempenho desejável, sendo que os usuários têm relatado lentidão e muitos travamentos.
Imagine que sua empresa de consultoria foi contratada para analisar esta situação e elaborar um plano de trabalho para resolver os problemas relacionados com a implantação do SIG.
Vamos lá! Construa este plano de trabalho, identificando ações práticas que a empresa poderia executar visando a resolução dos problemas ocasionados pela implantação do novo SIG.
b) Orientação de resposta do aluno:
Na elaboração das propostas de ações, considere os seguintes itens:
A empresa possui rotas que ligam diversas cidades das regiões nordeste, sudeste e sul do Brasil, sendo que em cada cidade existe um escritório onde os funcionários utilizam o sistema;
O foco das ações deve ser em resolver efetivamente os problemas ocasionados pela implantação do SIG no ambiente organizacional;
Seu plano deverá conter pelo menos cinco ações práticas que poderiam ser implantadas pela empresa;
Cada ação prática especificada deverá ser detalhada o máximo possível, para que a empresa contratante não tenha dúvidas sobre sua importância.

Outros materiais