Buscar

aula 14

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO AMINISTRATIVO II
SEMANA 14
Servidores Públicos – Parte III. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
EMENTA DA AULA: – Servidores Públicos – Parte III. 
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
Caso Concreto 
(OAB-CESPE) Carlos exerce os cargos públicos de professor de universidade federal, em regime de 40 horas semanais, e de professor da rede municipal de ensino, também em regime de 40 horas semanais. A administração federal, ao constatar tal acumulação, considerou-a ilícita e notificou o servidor para que optasse por um dos cargos. O servidor manifestou seu interesse em continuar apenas na universidade fede­ral. Na sequência, a administração federal promoveu os descontos relativos à restituição da remuneração que o servidor havia percebido durante o período em que acumulara os referidos cargos.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
Caso Concreto – Cont.
Considerando essa situação hipotética, discorra, com a devida fundamentação, sobre a regularidade dos referidos descontos na remuneração percebida pelo servidor.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
Questão Objetiva
(OAB/FGV) Na administração pública, há servidores estáveis, nomeados por concurso e aprovados em estágio probatório, e os que adquiriram a estabilidade excepcional. Acerca cessas duas modalidades de estabilidade, assinale a opção correta.
(A) estabilidade excepcional não foi concedida aos ocupantes de cargos, funções e empregos de confiança ou em comissão, além de não ter sido concedida, ainda, aos ocupantes de cargos declarados, por lei, de livre exoneração.
DIREITO ADMINISTRATIVO II
SEMANA 14
Questão Objetiva – Cont.
(B) De acordo com a CF, o servidor celetista tem direito à estabilidade nos mesmos moldes do servidor nomeado para cargo de provimento efetivo.
(C) A CF reconheceu tanto a estabilidade quanto a efetividade aos servidores que, apesar de não nomeados por concurso público, estavam em exercício, na data da promulgação da CF, há, pelo menos, cinco anos continuados.
(D) Os servidores, nas duas modalidades de estabi­lidade, possuem a garantia de permanência no serviço público, de modo que somente podem perder seus cargos, empregos e funções por sentença judicial transitada em julgado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais