Buscar

TGP - Caso Concreto 13

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO PROCESSO - CCJ0053
Título
SEMANA 13
Descrição
1ª Questão.
Gustavo promove demanda em face de Fabiano, perante o juízo da 1ª Vara Cível, tendo sido proferida sentença que lhe foi favorável, com a condenação do demandado a lhe pagar a quantia de R$ 100.000,00. Não foram interpostos recursos e a sentença transitou em julgado. Ocorre que o devedor não honrou o pagamento fixado na sentença. Indaga-se:
Qual medida Gustavo deverá adotar? Justifique.
Resposta: Cumprimento da sentença na forma do art. 475, J, CPC.
Haverá necessidade de instauração de um novo processo? Justifique.
Resposta: Não. Pois o cumprimento de sentença é uma mera fase do processo de conhecimento.
O que é processo sincrético? Justifique.
Resposta: é o que justamente ocorre com o cumprimento de sentença ao permitir uma fase do processo com caráter eminentemente executivo.
Processo sincrético é aquele que admite, simultaneamente, cognição e execução. À medida que o juiz vai conhecendo e, de acordo com as necessidades delineadas pela relação de direito material apresentada e a tutela perseguida pelo autor, vai também executando (satisfazendo) provisoriamente, fulcrado em juízo de verossimilhança ou probabilidade. Significa dizer que as ações sincréticas não apresentam a dicotomia entre conhecimento e executividade, verificando-se a satisfação perseguida pelo jurisdicionado numa única relação jurídico-processual, onde a decisão interlocutória de mérito (provisória) ou a sentença de procedência do pedido (definitiva) serão auto-exeqüíveis.
2ª Questão.
Indique a alternativa correta sobre o processo de busca e apreensão, previsto no Decreto
Lei nº 911/69:
a) de conhecimento;
b) de execução;
c) cautelar;
d) sui generis.
Resposta: Letra A 
Desenvolvimento

Continue navegando