A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Resumo de questões fechadas Estrutura de Concreto Armado II

Pré-visualização | Página 2 de 6

foi modificada em função justamente da ductilidade. Tendo em vista esta alteração normativa - NBR 6118/2014, julgue as assertivas abaixo em verdadeiras ou falsas: I - A altura de compressão de uma viga de concreto armado, independentemente de sua classe, não deverá ultrapassar a 45% de sua altura útil. II - O alongamento máximo permitido ao longo da armadura de tração é de 15‰, a fim de prevenir deformações plásticas excessivas. A tensão nas armaduras deve ser obtida conforme o diagrama tensão deformação de cálculo do aço. III - No estado-limite último (ELU) despreza-se obrigatoriamente a resistência do concreto à tração. É possível afirmar que as alternativas verdadeiras, são: RESPOSTA: I E III, APENAS.
9. Consideram-se canalizações embutidas as que resultem em aberturas segundo o eixo longitudinal de um elemento linear, contidas em um elemento de superfície ou imersas no interior de um elemento de volume. Os elementos estruturais não podem conter canalizações embutidas nos seguintes casos: RESPOSTA: A) A - CANALIZAÇÕES SEM ISOLAMENTO ADEQUADO, QUANDO DESTINADAS À PASSAGEM DE FLUIDOS COM TEMPERATURA QUE SE AFASTE EM MAIS DE 15 °C DA TEMPERATURA AMBIENTE, A MENOS QUE SEJA REALIZADA UMA VERIFICAÇÃO ESPECÍFICA DO EFEITO DA TEMPERATURA; B - CANALIZAÇÕES DESTINADAS A SUPORTAR PRESSÕES INTERNAS MAIORES QUE 0,3MPA; C - CANALIZAÇÕES EMBUTIDAS EM PILARES DE CONCRETO, QUER IMERSAS NO MATERIAL OU EM ESPAÇOS VAZIOS INTERNOS AO ELEMENTO ESTRUTURAL, SEM A EXISTÊNCIA DE ABERTURAS PARA DRENAGEM. 
10. A guia de balizamento de escadas e rampas pode ser de alvenaria ou outro material alternativo com a mesma finalidade. De acordo com a ABNT NBR 9050 – 2015, a altura mínima desta guia deve ser de: RESPOSTA: 5 CM.
11. Dimensionar a área de aço de uma escada residencial, de uma casa de alto padrão, que apresenta dois vãos paralelos e dois patamares. Os degraus têm uma altura de 16 cm e uma largura de 32 cm. No lado interno dos degraus existe um peitoril com carga correspondente a 1,5 KN/m. Para fins de cálculo será considerado concreto C20 e aço CA-50, regularização de 1,5 cm feita com argamassa de cimento e areia; a laje das escadas tem espessura de 12 cm; e o piso é de tábua corrida de imbuia, com espessura de 4 cm incluída a argamassa de assentamento, considere o d’ = 2,5 cm. Obs: As medidas na planta baixa estão em metros. Utilize as mesmas para cálculo. RESPOSTA: 9,32 CM²/M.
- Dimensionar a área de aço de uma escada residencial, de uma casa de alto padrão, que apresenta dois vãos paralelos e dois patamares. Os degraus têm uma altura de 16 cm e uma largura de 32 cm. No lado interno dos degraus existe um peitoril com carga correspondente a 2,0 KN/m. Para fins de cálculo será considerado concreto C20 e aço CA-50, regularização de 1,5 cm feita com argamassa de cimento e areia; a laje das escadas tem espessura de 10 cm; e o piso é de tábua corrida de ipê róseo, com espessura de 4 cm incluída a argamassa de assentamento, considere o d’ = 2,5 cm. Obs: As medidas na planta baixa estão em metros. Utilize as mesmas para cálculo. RESPOSTA: 12,91CM²/M.
- Marque a alternativa que contém o correto dimensionamento da área de aço de uma escada de um prédio residencial com 10 andares (carga acidental q=3 KN/m²), que apresenta dois vãos paralelos, conforme figura abaixo. Os degraus tem uma altura de 20 cm e uma largura de 30 cm. No lado interno dos degraus existe um peitoril com carga correspondente a 2,0 KN/m. Para fins de cálculo será considerado concreto C30 e aço CA-50, regularização de 2,5 cm feita com argamassa de cimento e areia: a laje das escadas tem espessura de 12 cm; e o piso é de cerâmica com espessura de 3,5 c, (incluída a argamassa de assentamento): foi rebocada na parte de baixo com gesso com espessura de 1,5 cm. Considere o d’=2,5 cm. RESPOSTA: 19,65 CM²/M
12. Marque a alternativa que apresenta como devemos proceder, em rotas acessíveis, com desníveis superiores a 5mm e inferiores a 20mm. RESPOSTA: DESNÍVEIS SUPERIORES A 5 MM ATÉ 20 MM DEVEM POSSUIR INCLINAÇÃO MÁXIMA DE 1:2 (50%).
2ª SEMANA 
1. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,70 m. Dados: regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 1,5 cm; Laje  de concreto armado com 12 cm de espessura e Fck de 20 Mpa; Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm. Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 2,5 cm e o aço utilizado é o aço CA - 50. RESPOSTA:2,45 CM²/M.
2. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,80 m. Dados: regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2,5 cm; Laje  de concreto armado com 10 cm de espessura e Fck de 20 Mpa; Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 3 cm; Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1,5 cm. Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 2,50 cm e o aço utilizado é o aço CA - 50. RESPOSTA: 3,33 CM²/M.
3. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,80 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2 cm; - Laje de concreto armado com 15 cm de espessura e fck de 20 Mpa; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm; Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 4 cm e o aço utilizado é o aço CA – 50. RESPOSTA: 2,79 CM²/M.
4. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,80 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2,5 cm; - Laje de concreto armado com 15 cm de espessura e fck de 20 Mpa; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm; Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 3 cm e o aço utilizado é o aço CA– 50. RESPOSTA: 2,61 CM²/M.
5. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,38 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2,5 cm; - Laje de concreto armado com 15 cm de espessura e fck de 20 Mpa; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm; Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 3 cm e o aço utilizado é o aço CA – 50. RESPOSTA: 2,25 CM²/M.
6. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,65 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento e areia com espessura de 2 cm; - Laje de concreto armado com 13 cm de espessura e fck de 20 Mpa; - Reboco feito com argamassa de cal, cimento e areia com espessura de 4 cm; - Impermeabilização, cujo peso específico é o mesmo do plástico em folhas, com espessura de 1 cm; Sabe-se ainda que esta marquise não tem acesso a pessoas e o valor de d' é de 4 cm e o aço utilizado é o aço CA – 50. RESPOSTA: 2,61 CM²/M.
7. Qual é o valor da área de aço da armadura principal para momento fletor máximo de calculo de uma marquise, feita com laje em balanço com vão efetivo de 1,65 m. Dados: - Regularização feita de argamassa de cimento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.