A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Resumo de questões fechadas Estrutura de Concreto Armado II

Pré-visualização | Página 4 de 6

de 4,5 m e que foi dimensionada para resistir a um carregamento máximo de 4.000 kgf/m², poderá ter qual altura máxima da lâmina d'água? Considere o Peso específico da água como 1.000 kgf/m³. RESPOSTA: 4,24 M.
7. A carga (q) proveniente do empuxo exercido na parede de um reservatório paralelepipédico advém apenas do líquido armazenado. Deste modo, por se tratar de empuxo, a altura da parede é diretamente proporcional às tensões das quais a parede é submetida. Uma parede de reservatório paralelepipédico suspenso, de altura de 2,3 m e que foi dimensionada para resistir a um carregamento máximo de 1 950 kgf/m², poderá ter qual altura máxima da lâmina d'água? Considere o Peso específico da água como 981 Kgf/m³. RESPOSTA: 2,14 M.
8. Para que um reservatório de concreto esteja em condições de receber impermeabilização eficiente, são necessários cuidados especiais em sua execução. Marque a alternativa onde mostram estes cuidados. RESPOSTA: EVITAR NICHOS DE CONCRETAGEM E BROCAS UTILIZANDO-SE UM CONCRETO COM PLASTICIDADE E RESISTÊNCIAS ADEQUADAS. OBTEM-SE ISSO COM O USO DO ADITIVO SUPERPLASTIFICANTE ADEQUADO PARA CADA SITUAÇÃO. EVITAR A EXECUÇÃO DA CONCRETAGEM EM VÁRIAS ETAPAS DE FORMA A IMPERDIR O SURGIMENTO DE JUNTAS FRIAS, REGIÕES ONDE O CONCRETO NOVO NÃO UNE COM O VELHO. NÃO SENDO POSSÍVEL ESTE PROCEDIMENTO, ANTES DE LANÇAR A SEGUNDA ETAPA DE CONCRETAGEM, APLICAR O ADESIVO ESTRUTURAL SOBRE O CONCRETO VELHO DE FORMA A PROMOVER A PERFEITA COLAGEM. TODAS AS TUBULAÇÕES DEVERÃO ESTAR FIXADAS DE FORMA ADEQUADA NO ATO DA CONCRETAGEM OU POSTERIORMENTE COM O USO DE GRAUTE NÃO RETRÁTIL.
9. Qual a posição correta da armadura para o momento entre as paredes de um reservatório paralelepipédico? 
10. Cite alguns procedimentos executivos de impermeabilização liquidas: RESPOSTA: 1 - SOBRE O CONCRETO REPARADO, UMEDECER A SUPERFÍCIE SEM SATURAÇÃO E APLICAR TRÊS DEMÃOS DE IMPERMEABILIZANTE. UTILIZAR BROCHA, TRINCHA OU ESCOVA PARA APLICAÇÃO COMO PINTURA. ESTAS DEMÃOS DEVEM SER ESPAÇADAS DE 3 A 6 HORAS. ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA DEMÃOS, ESTRUTURAR COM VÉU (TELA DE POLIÉSTER) COM ATENÇÃO ESPECIAL AS REGIÕES DE ENCONTRO DE TUBULAÇÕES E CANTOS DO RESERVATÓRIO. ESTE PROCEDIMENTO VISA DISSIPAR TENSÕES E REFORÇAR O SISTEMA DE IMPERMEABILIZAÇÃO. 2 - DAR CARGA NO RESERVATÓRIO SOMENTE APÓS 5 DIAS, E DEIXAR O RESERVATÓRIO CARREGADO PARA VERIFICAR SE NÃO TEM DEFEITOS NA IMPERMEABILIZAÇÃO. 3 - FAZER PROTEÇÃO MECÂNICA DA IMPERMEABILIZAÇÃO.
11. Qual o procedimento devemos fazer antes de impermeabilizar o reservatório novo de concreto? RESPOSTA: 1 – DAR UMA CARGA DE ÁGUA ANTES DE INICIAR O PROCEDIMENTO DE IMPERMEABILIZAÇÃO E COM O RESERVATÓRIO CHEIO, MAPEARMOS TODAS AS FALHAS EXECUTIVAS QUE DEVERÃO SER TRATADAS, NOS PONTOS ONDE A ÁGUA PERCOLA COM MAIS INTENSIDADE GERALMENTE ENCONTRAMOS NICHOS DE CONCRETAGEM, BROCAS, JUNTAS FRIAS E TUBULAÇÕES FIXADAS INADEQUADAMENTE. 2 – DETECTADAS AS FALHAS, EXECUTAR RECUPERAÇÃO CONFORME A SEGUIR: NICHOS DE CONCRETAGEM (BROCAS) E JUNTAS FRIAS: ESCAREAR E RE MOVER O CONCRETO DA REGIÃO PELO MENOS 2 CM OU ATÉ ONDE SE VERIFICAR FALHAS E PREENCHER COM ARGAMASSA JUNTA DE RETRAÇÃO. TUBULAÇÕES: CONCRETAR AO REDOR DAS TUBULAÇÕES E EXECUTAR NOVA FIXAÇÃO COM O USO DE GRAUTE NÃO RETRÁTIL. BOLHAS E PEQUENAS CAVIDADES NA ESTRUTURA: REALIZAR UM ESFOLAMENTO EM TODA ESTRUTURA UTILIZANDO PASTA DE CIMENTO E AREIA FINA NO TRAÇO 1:2 (CIMENTO: AREIA), EM VOLUME, ADICIONANDO ADITIVO. PREENCHER AS CAVIDADES COM A PASTA E REMOVER TODO O EXCESSO SUPERFICIAL COM LIXAMENTO MECÂNICO OU MANUAL. 
12. Calcular o carregamento total (Permanente mais o variável) da TAMPA de um reservatório paralelepipédico de concreto armado apoiado, representado na figura abaixo. Dados: - Concreto C-20; Aço CA-50; - Espessura de concreto da paredes, da tampa e do fundo é 12cm; - Considerar a tampa apoiada nas paredes e sem acesso a pessoas. - Considerar que o reservatório esteja todo revestido com impermeabilização e argamassa para proteção mecânica com carga total de 1,8 kN/m². RESPOSTA: 5,30 KN/M².
13. Calcular o carregamento total (Permanente mais o variável) da PAREDE de um reservatório paralelepipédico de concreto armado apoiado, representado na figura abaixo. Dados: - Concreto C-20; Aço CA-50; - Espessura de concreto da paredes, da tampa e do fundo é 12cm; - Considerar a tampa apoiada nas paredes e sem acesso a pessoas. - Considerar que o reservatório esteja todo revestido com impermeabilização e argamassa para proteção mecânica com carga total de 1,8 kN/m². RESPOSTA: CARGA TRIANGULAR DE 19,36 KN/M².
4ª SEMANA 
1. Admitindo que, por imposição do projeto de arquitetura, a seção retangular de uma viga seja h = 60 cm, b = 15 cm, d’ = 6cm, calcule e detalhe as armaduras comprimidas, sabendo-se que a peça está submetida a um momento  característico de 199 kN.m e são empregados concreto com fck = 25 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 1,71 CM².
2. Admitindo que, por imposição do projeto de arquitetura, a seção retangular de uma viga seja h = 45 cm, b = 14 cm, d’ = 3,5 cm, calcule a armadura de compressão, sabendo-se que a peça está submetida a um momento  característico de 122 KN.m e são empregados concreto com fck = 20 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 3,71 CM².
3. Considerando uma viga de seção retangular com h = 50 cm, b = 15cm, e d’ =5cm, calcular armaduras tracionadas, sabendo-se que a peça está submetida a um momento característico de 185 kN.m e são empregados concreto com fck = 35 MPa e aço CA-50. Obs. utilizar as tabelas do professor Libânio M. Pinheiro. RESPOSTA: 17,56 CM².
4. Considerando uma viga de seção retangular com h = 40 cm, b = 20cm,  d’ =3cm, calcular armadura  comprimida, sabendo-se que a peça está submetida a um momento característico de 95 kN.m e são empregados concreto com fck = 20 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 0,58 CM².
5. Considerando uma viga bi-apoiada de seção retangular com h = 40 cm, bw = 18 cm, e d’ = 3,0 cm, calcular a armadura tracionada, sabendo-se que a peça tem um vão teórico de 8 metros, carregamento total (já considerado o peso próprio) de 25 KN/m e são empregados concreto com fck = 25 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 21,15 CM².
6. Considerando uma viga bi-apoiada de seção retangular com h = 50 cm, b = 20 cm, e d’ = 2,5 cm, calcular a armadura tracionada, sabendo-se que a peça tem um vão teórico de 7,0 metros, carregamento total (já considerado o peso próprio + acidental) de 35 KN/m e são empregados concreto com fck = 25 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 18,89 CM².
7. Qual é a área de aço da armadura comprimida de uma viga de concreto armado de 20cm x 60cm de seção, sabe-se que foi utilizado o concreto C-20 e o momento característico atuante é de 219 kN.m, d'=4cm,aço CA-50? RESPOSTA: 0,95 CM²
8. Admitindo que, por imposição do projeto de arquitetura, a seção retangular de uma viga seja h = 65 cm, b = 14 cm, d’ = 4,5 cm, calcule a área de aço a flexão, sabendo-se que a peça está submetida a um momento característico de 322 kN.m e são empregados concreto com fck = 30 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 21,99 CM².
9. Admitindo que, por imposição do projeto de arquitetura, a seção retangular de uma viga seja h = 45 cm, b = 14 cm, d􀀀= 3,5 cm, calcule a armadura de compressão, sabendo-se que a peça está submetida a um momento característico de 122 KN.m e são empregados concreto com fck = 20 MPa e aço CA-50. RESPOSTA: 3,71 CM²
10. Calcular a altura útil (mínima) que a viga de base 14 cm terá que atingir para que não necessite de armadura de compressão. Dados: concreto C-20, momento característico (Mk)= 285 KN.m e aço CA-50. RESPOSTA: 79,18 CM.
11. Para a viga de 25cmx60cm e Momento Fletor Característico Máximo de 415 kNm, executada com concreto Classe C30 e Aço CA-50, d'= 4cm, determine a Armadura tracionada que deverá existir para resistir ao esforço. RESPOSTA: 31,51 CM²
12. Para a viga de 12cmx60cm, Concreto C20 e Momento Característico Atuante de 130kNm, calcule as armaduras tracionadas desta viga, sabendo que d'=3cm. RESPOSTA: 9,84 CM².
13. Calcular a altura útil (mínima) que a viga de base 15 cm terá que atingir para que não

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.