Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0100_AVS_201408138621 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: CLAUDIA ALVES
	Professor:
	EDUARDO ALVES MENDONCA
	Turma: 9005/AB
	Nota da Prova:  Nota de Partic.:         Data: 06/07/2015 20:00:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201408755509)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Leia o diálogo a seguir. ¿ Hoje o sol está de rachar! ¿ É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor? ¿ Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.
		
	
Resposta: Pensamento Científico: A terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor. Senso Comum: Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
	
Gabarito: (i) O conhecimento de senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo, pois seu aprendizado é passado de geração a geração ao longo dos tempos. Ele se organiza a partir da necessidade do homem de enfrentar os desafios cotidianos. O conhecimento científico se distingue de outras formas de saber porque suas formulações são sistemáticas, baseadas em fatos verificáveis e controláveis através de experiências, chegando, por isso, a conclusões gerais e objetivas.Ele se constitui a partir do estabelecimento de métodos rigorosos de investigação e de um recorte específico de um objeto de estudo. (ii) O aluno deverá apresentar, com clareza e precisão, dois exemplos que demonstrem equivocadas concepções da realidade produzidas pelo senso comum e contestadas pela ciência.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408780223)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A pouco menos de dois anos dos Jogos de 2016, o Rio de Janeiro se prepara para realizar o primeiro teste para o megaevento sob críticas e em meio ao polêmico programa de despoluição da Baía de Guanabara, cuja promessa era tratar 80% do esgoto lançado nas águas até o início da Olimpíada - algo sem data certa para ocorrer. Após treinamentos ao longo da semana que antecedeu o evento, velejadores relataram à BBC Brasil que as condições nas águas ainda são muito ruins e que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas ¿ desde ameaças de saúde até desvantagens na competição. "É pior do que eu pensava", disse o australiano Nathan Outteridge, de 28 anos, medalhista de ouro na Olimpíada de Londres. "Já encontramos um cachorro morto, uma mesa de jantar, e, claro, muitas sacolas plásticas. Elas ficam presas e param o barco, fazendo com que você fique em desvantagem em relação aos adversários" (Publicado em http://esportes.terra.com.br/jogos-olimpicos/2016/lixo-moveis-e-ate-baleia-morta-atrapalham-evento-rio-2016,eda6ab07d0397410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html, no dia 01/08/2014) Era comum dentre as gerações anteriores de moradores do Rio de Janeiro, os relatos sobre momentos de lazer relacionados ao banho de rio e as idas às praias da baía da Guanabara, como aquelas situadas na Ilha do Governador. Pelos princípios da sociologia de Émile Durkheim, quais seriam os fatos sociais mais relevantes, identificados no texto?
		
	
Resposta: Fatos sociais = agir, pensar, sentir... Que a sujeira traz uma série de problemas à realização das provas, desde ameças de saúde até desvantagens na competição.
	
Gabarito: Segundo Durkheim, os fatos sociais seriam as maneiras de agir, pensar e sentir exteriores aos indivíduos e que exercem sobre eles algum tipo de coerção. Neste sentido podemos identificar como fatos sociais importantes no texto acima a negligência da sociedade fluminense em relação aos processos de degradação ambiental, no Rio de Janeiro e os próprios jogos olímpicos que serão realizados na cidade em 2016.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408723590)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual é a área constitutiva das ciências sociais que estuda o universo sociocultural do homem, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais?
		
	
	Antropologia.
	
	Filosofia.
	
	Psicologia.
	 
	Sociologia.
	
	Ciência Política.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408823265)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objeto de investigação das Ciências Sociais é o homem nas relações intersubjetivas. Os fenômenos sociais, ou seja, eventos com determinações complicadas podem ocorrer em ambientes diferenciados, fazendo com que toda análise seja parcial. Os fatos estudados pelo cientista social podem ser passadas ou serem reproduzidos em situações muito distintas. Mas não podem ser reproduzidos em condições controladas. Assim sendo podemos afirmar que:
		
	
	O objeto das ciências sociais pode ser reproduzido infinitas vezes da mesma maneira e com os mesmos resultados
	
	As ciências naturais têm metodologia e as ciências sociais não.
	 
	As percepções são variadas, mudam com o tempo, porquanto históricas.
	
	Estamos tratando de objetos simples
	
	O objeto das ciências sociais e o das ciências naturais possuem as mesmas características.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408729505)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sendo o antropólogo um pesquisador que se defronta com diferenças culturais intensas, a sua interpretação da realidade deve ser cuidadosa para evitar interferências nas suas conclusões. Ao se deparar com práticas, costumes, crenças diferentes o principal risco está em:
		
	
	Mostrar-se incapaz de praticá-las.
	
	Descrevê-las de forma exata.
	 
	Questionar suas origens com os pesquisados.
	
	Praticá-las enquanto estiver em pesquisa.
	 
	Considerar que essas práticas estão erradas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408728542)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marx, pensando a relação entre Estado e sociedade civil,  afirma que:
		
	
	O Estado é neutro no contexto da luta de classes.
	 
	O Estado é a representação dos interesses gerais da sociedade.
	 
	O Estado representa antagonismos e contradições.
	
	O Estado e a classe dominante são politicamente distintos.
	
	O Estado é a expressão harmônica e e abstrata da sociedade.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408819232)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a opção que NÂO corresponde às consequências da Revolução Industrial:
		
	
	O surgimento do trabalho assalariado.
	
	O surgimento da Sociologia como ciência.
	
	A utilização constante de máquinas para produzir.
	 
	O surgimento da burguesia como classe.
	
	A divisão da sociedade em classes antagônicas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408817596)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual a solidariedade típica das sociedades capitalistas em que, de acordo com Durkheim, pela acelerada divisão do trabalho social, os indivíduos se tornavam interdependentes?
		
	
	Moderna.
	
	Patológica
	
	Mecânica.
	
	Tribal.
	 
	Orgânica.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408781012)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Marx entende por alienação (Dic. Pens. Marxista T. BOTTOMORE -org. ), ação pela qual ( ou estado no qual) um indivíduo, um grupo, uma instituição ou uma sociedade, se tornam ( ou permanecem) alheios, estranhos, enfim, alienados aos resultados ou produtos de sua própria atividade ( e à atividade ela mesma), e/ou à natureza na qual vivem, e/ou a outros seres humanos, e - além de, e atraves de - também a si mesmos, às suas possibilidades humanas historicamente constituídas." Assinale o íten que representa alguma forma de ruptura com esta condição.
		
	
	A cooperação capitalista
	
	O assalariamento.
	
	A parcelarização do trabalho.
	 
	A formação da classe para si.
	
	A apropriação privada dosmeios de produção.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408778739)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto ao conceito de família, antes profundamente atrelado aos efeitos do casamento, considerado então a fonte geradora de suas normas básicas, podemos afirmar que:
I- O Estado brasileiro deixa de interessar-se apenas pelo ato formal do casamento, preocupando-se, sobretudo, em resguardar o grupo familiar.
II- A família não mais se baseia na concepção canônica de procriação e educação da prole, nem tampouco na concepção meramente legalista, mas na mútua assistência e satisfação sexual.
III- São vislumbradas novas possibilidades de entidade familiar, uma vez que o afeto passa a ser pressuposto de constituição dessas relações.
Analise as proposições na perspectiva social sobre novos padrões familiares e assinale a única alternativa correta:
		
	
	Nenhuma está correta.
	
	Somente a I esta correta.
	
	Somente a II esta correta.
	
	Somente a III esta correta..
	 
	Todas estão corretas.

Continue navegando