Buscar

debate 4 revolução individuo

Prévia do material em texto

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Curso de Administração – Manhã
DEBATE- QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Análise comparativa das informações com o indivíduo
 com base no Livro Quarta Revolução industrial Klaus schwab
Lilian Cristina Ramos de Paula Moreira
Belo Horizonte
1º Semestre de 2019
De acordo com Klaus Schwab, em seu livro “A quarta revolução industrial”: "Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes".
As Revoluções industriais não afetam somente a tecnologia, ela afeta a economia, os negócios, a sociedade, o indivíduo, o mundo todo, nos mostrando que todas as revoluções existem ganhadores e perdedores, essa revolução que estamos vivenciando é a mais rápida de todas provocando mudanças na forma de como produzimos, distribuímos e consumimos.
A Quarta revolução industrial poderá levar a um aumento da desigualdade, tanto sociais como de gênero, ela não está mudando apenas o que fazemos, mas também o que somos. Segundo SCHWAB, 2016, “Ao contrário do passado, a noção de pertencer, de fazer parte de uma comunidade, é hoje definida pelos interesses e valores individuais e por projetos pessoais que pelo espaço (comunidade local), trabalho e família”. Pensando nisso as pessoas devem assumir uma responsabilidade coletiva para um futuro onde a inovação e tecnologia estejam focadas na humanidade e na necessidade se servir ao interesse Público.
O autor discorre sobre a nuvem humana, onde as atribuições e as atividades profissionais, são lançadas em uma nuvem virtual, onde as pessoas prestam serviços independentes, realizam tarefas específicas sem precisar lidar com as normas e as dificuldades do trabalho. A Realidade é que “As novas tecnologias mudarão drasticamente a natureza do trabalho em todos os setores e ocupações. A incerteza fundamental tem a ver com a quantidade de Postos de trabalho que serão substituídos pela automação”. (SCHWAB, Klaus, 2016, pag 30)
A partir destas considerações, podemos perceber que os indivíduos serão impactados diretamente, seja através das mudanças econômicas, sociais ou culturais, deve-se pensar em como aproveitar os benefícios desta revolução, minimizando os impactos negativos que ela trouxer.

Continue navegando