Buscar

Direito Processual Penal I - Respostas Caso Concreto 7

Prévia do material em texto

Respostas Caso Concreto 7
Questão 1
Letra A: Paula, por ser menor de idade, tem legitimidade para a causa, que não se confunde com a legitimidade para o processo, sendo aquela uma condição da ação, enquanto esta é pressuposto processual que se traduz na capacidade para estar em juízo. Isto é, o menor de 18 anos tem legitimidade ad causam, mas não tem legitimidade ad processum, por não ter capacidade para estar em juízo, devendo ser representado. Portanto, a legitimidade ad processum ficaria a cargo dos pais ou representante.
Letra B: Sendo casada , Paula pode postular em juízo, tendo em vista que o código civil é ex presso ao aduzir que a incapacidade cessa ao menor de idade pelo casamento. Artigo 5º, parágrafo único, inciso II do CC (Lei 10.406/2002).
Letra C: Com a entrada em vigor do Código Civil de 2002, tendo em vista a disposição trazida pelo art. 5º do referido diploma legal, a legitimidade concorrente perdeu o sentido, não havendo mais a possibilidade de aplicação do art. 34 do Código de Processo Penal.
Questão 2
Letra B – Ao proferir sentença penal condenatória, o juiz fixará valor mínimo para a reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos sofridos pelo ofendido, sem prejuízo da liquidação para apuração do dano efetivamente sofrido.
Questão 3
Letra D – Transitada em julgado a sentença penal condenatória, poderão promover-lhe a execução, no juízo cível, para o efeito da reparação do dano, o ofendido, seu representante legal ou seus herdeiros.

Continue navegando