Buscar

PIM 1

Prévia do material em texto

Introdução 
O propósito do presente trabalho acadêmico é atestar e demonstrar os métodos e procedimentos habituais utilizados durante os fundamentos da administração, onde vemos o que um gestor da nossa área precisa ter para conseguir liderar sua equipe e assim entregar um bom resultado no final das contas. Outro ponto crucial a ser tratado nas páginas a seguir diz respeito aos segmentos de comunicação empresarial, onde vemos as estratégicas adquiridas para organização e controle da empresa e como os funcionários devem se portar no ambiente de trabalho. Estudaremos formas e maneiras para melhor utilizar os recursos obtidos com as técnicas de informática, com atualizações de sistemas e assim, adquirir um bom resultado nas horas das pesquisas feitas sobre os produtos citados, a Suzano Papel e Celulose é uma empresa que sempre mantem suas informações o mais atualizadas possível para os clientes conseguirem visualizar tudo corretamente. 
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Sob a razão social de Suzano Papel e Celulose S.A. a empresa se apresenta com base florestal, em capital aberto, controlada pela Suzano Holding, pertencente ao Grupo Suzano, com mais de 90 anos de atuação. A Companhia opera nos segmentos de celulose de mercado, papel e papel cartão, sendo considerada a segunda maior produtora de celulose e eucalipto do mundo e a quinta maior produtora de celulose de mercado, é considerada uma das principais produtoras no Brasil.
A Suzano se apresenta como uma multinacional de grande porte, possui escritórios administrativos em Salvador e em São Paulo, três fábricas integradas de celulose e papel, duas localizadas em São Paulo (Unidade Suzano e Unidade Limeira) e uma no Estado da Bahia (Unidade Mucuri), uma fábrica de papel não integrada no Estado de São Paulo (Unidade Rio Verde), uma de produção de celulose no estado de Maranhão (Unidade Imperatriz), e a FuturaGene. No exterior, mantém escritórios na China, nos Estados Unidos e na Suíça, além de laboratórios de pesquisa em Israel e na China e subsidiárias na Inglaterra e na Argentina.
Segundo o relatório de Sustentabilidade da Companhia, a empresa encerrou o ano de 2017 com 7.762 colaboradores, dos quais 6.955 são homens e 1.123 mulheres. Já os terceirizados somaram 12.221 pessoas, das quais 11.657 são homens e 564 mulheres.
Dentre as concorrentes da Suzano podemos destacar a Klabin e Eldorado Brasil. A Klabin se destaca pelo reaproveitamento do papel, através de restos de plástico e papeis já utilizados. O Eldorado Brasil está em uma localização favorável, pois possui um terminal fluvial próprio na fábrica, localizada às margens do Rio Paraná, na foz do Rio Tietê, com isso tem seus custos de fabricação de celulose reduzidos.
Missão, Visão e Valores.
Tendo como missão oferecer produtos de base florestal renovável, celulose e papel, e destacar-se globalmente pelo desenvolvimento de soluções inovadoras, a Companhia Suzano segue o compromisso da contínua busca da excelência e sustentabilidade em suas operações, sendo sua visão ser forte e gentil, ou seja, é a soma do forte e do gentil que a faz evoluir nas relações com as pessoas e com o meio ambiente. Assim seus valores são plantar o cuidado, explorar a inovação, colher o orgulho e ser melhor a cada dia, pois seu negócio depende das melhores práticas com as pessoas e com o meio ambiente, em busca contínua de novas oportunidades, tecnologias e processos, o que faz com que a empresa se torne resiliente nos momentos difíceis, buscando a evolução todos os dias.
Dessa forma o conjunto formado pela missão, visão e valores representa a identidade organizacional, sendo possível notar que a empresa se apoia na teoria comportamental da administração, conforme citado no livro texto a mesma “passa dar ênfase nas pessoas, mas não com uma visão restritiva e sim com uma abordagem ampla e holística do ambiente organizacional”. 
Responsabilidade Social
A sustentabilidade está presente constantemente à gestão consciente da Companhia em seu capital natural, aliando a transparência em suas relações com a qualidade de seus produtos, implementando esforços para assegurar compras de fontes responsáveis e sustentáveis, alinhadas com a sua maneira de atuação nos negócios.
Por ser uma empresa de base florestal, a mesma realiza o plantio, a extração e a industrialização de madeira de eucaliptos, assim para atestar o uso de madeira proveniente de fontes responsáveis, a Companhia se compromete a monitorar a origem da madeira, fazer uso de madeira de fontes legais de acordo com as leis estaduais e federais do país de operação além de requerer, para todos os fornecedores de madeira, evidências que atestem o cumprimento aos requisitos que garanta a procedência responsável do produto.
A Companhia assume em sua política contribuir para o desenvolvimento econômico e social em harmonia com a preservação ambiental por meio de processos de gestão inovadores e pioneiros, desenvolvendo e estimulando ações de educação ambiental por meio de uma abordagem participativa que promova uma atitude consciente e responsável entre seus colaboradores, parceiros e comunidades.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL 
A Suzano conta com um departamento exclusivo de comunicação, responsável pelo contato junto a agência de publicidade e assessoria de imprensa, a fim de garantir as diretrizes de comunicação, que tem como objetivo trabalhar seus públicos internos e externos, visando uma boa comunicação entre eles. Cuidando para que a marca, imagem coorporativa e reputação da empresa sejam sempre positivas.
Em conjunto, a área de comunicação corporativa e a área de Recursos Humanos, foram criadas canais de comunicação interna (comunicados, quadros de aviso e intranet). Planejamento e execução de campanhas internas voltadas ao engajamento de colaboradores, com único objetivo de que os profissionais se tornem mais proativos, comunicativos e desenvolvem habilidades de relacionamento interpessoal, planejamento e empatia. Além disso, tornando-os capazes de identificar a importância de cada um dentro de uma equipe, desenvolvem resiliência para lidar com situações diversas, espírito de liderança, cultura empreendedora e visão global.
A Suzano acredita em uma comunicação transparente, interativa, inclusiva e de mão dupla. Motivo pelo qual mantém um trabalho centralizado para garantir a adequação para a percepção da sociedade em geral. Estando assim presente nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twiter, Youtube, Linkedin, além de um Blog), e na imprensa (jornais e revistas). 
Considerando que esses veículos de comunicação exercem um papel importante como canais de informação tanto para a organização quanto para a sociedade, tendo influência na formação de imagem da organização.
A Suzano disponibiliza vários canais de diálogo para o público de interesse. 
A Suzano Responde que é estruturada para sanar dúvidas e receber sugestões e críticas, podendo ser acessado pela central de atendimento 0800 022 1727 ou pelo e-mail suzanoresponde@suzano.com.br.
Já a Ouvidoria externa, é um canal confidencial para esclarecimento de dúvidas e relatos de desvios éticos, que pode ser acionado pelo telefone 0800 771 4060 e e-mail ouvidoriaexterna@austernet.com.br.
E o programa de visitas corporativas, que conduz grupos de clientes, fornecedores, colaboradores e seus familiares, além de pessoas das comunidades em visitas monitoradas às nossas unidades industriais e florestais. A participação pode ser agendada pelo e-mail visite@suzano.com.br.
TÉCNICAS DE INFORMÁTICA
Primeiramente, devemos entender que Técnicas de Informática (TI) são os conjuntos de atividades constituídos por hardware, software, banco de dados e redes sociais.
A Suzano Papel e Celulose S.A. busca sempre obter o que há de mais moderno no que tange ao quesito tecnologia da informação e o mais interessante neste ponto é saber obter uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes, por conseguinte a instituição possui uma ampla gama de mecanismos paraplanejar e controlar o modo de acesso tanto à etapa de produção quanto àquelas que tratam da entrega de produtos, do envio de mercadorias etc.
Em conformidade com o RI (SUZANO, 2019), “Os papéis de imprimir e escrever produzidos com fibra de eucalipto apresentam melhor formação e distribuição na superfície da folha, qualidade na impressão, opacidade, uniformidade, maciez e corpo superior quando comparado aos papéis produzidos com outras fibras”.
Os processos têm de funcionar de modo a facilitar tudo o que se passa intrinsicamente na empresa, possibilitando a tomada de novos caminhos para o alcance dos objetivos.
De acordo com a pesquisa do Iedi, o ramo de alta tecnologia cresceu 13% no primeiro trimestre de 2018 em comparação com mesmo período no ano anterior (ÉPOCA NEGÓCIOS, 2018).
Dentro do contexto mencionado, as Técnicas de Informática (TI) precisam fundamentalmente de uma boa infraestrutura (neste caso falamos sobre o meio físico), uma vez que ela é essencial no desenvolvimento do método escolhido.
Deve-se ficar atento com a questão de segurança na rede, habilitando o acesso somente por meio de senhas, seja para usar internet, seja para videoconferência, tecnologia móvel celular e tecnologia de voz sobre IP.
A Suzano S.A. está acompanhando constantemente o mercado para continuar sendo vanguardista em sua área de atuação.
Conclusão 
Concluímos com este trabalho, que a empresa Suzano Papel e Celulose, vem se superado cada mais, com seus recursos tecnológicos para melhor seu meio de comunicação interna e externa, assim seus trabalhadores e clientes, estão sempre satisfeitos com as marcas e com o segmento de produção, para melhoria e inovação com seus produtos. Quantos aos quesitos listados pela responsabilidade social e outros fatores a companhia continua seu trabalho de sempre respeitar o meio ambiente e adquiris novas tecnologias para melhorar seu produto.

Continue navegando