Buscar

Avaliação II (Objetiva) - Economia

Prévia do material em texto

1.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de oferta:
	 a)
	O preço de uma mercadoria é igual ou pouco abaixo do preço de equilíbrio.
	 b)
	O preço de uma mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	 c)
	O preço de uma mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 d)
	Na situação de excesso de oferta, faltam produtos e serviços para atender a todas às necessidades dos consumidores.
	2.
	No processo produtivo, temos os custos totais, que em resumo é a somatória dos custos fixos mais os custos variáveis. Logo, conforme a produção vai aumentando, começa acontecer o fenômeno conhecido como economias de escalas. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os custos totais aumentarão em termos absolutos, mas os custos variáveis e fixos por unidade ficarão iguais, pois o aumento da produção não muda a estrutura de custos.
	 b)
	Os custos variáveis vão diminuir em termos relativos, ou seja, o custo total e por unidade ficarão maiores.
	 c)
	Esses custos fixos (aluguel, salários etc.) serão diluídos num volume maior de produção, reduzindo o custo total por unidade e reduzindo também o peso relativo dos custos fixos.
	 d)
	Os custos fixos e variáveis totais vão diminuir, pois à medida que aumentar a produção vai se aproveitar a capacidade instalada.
	3.
	A Escola Neoclássica (Marginalista) trouxe à tona a busca por explicar as leis que determinam a utilização dos recursos disponíveis (escassos) para a satisfação de necessidades humanas (ilimitadas), sendo suas contribuições e estudos considerados bastante atuais e utilizados até os dias de hoje. Segundo os economistas da Escola Marginalista, com relação à atitude racional do consumidor, podemos afirmar que ela ocorre quando:
	 a)
	Busca maximizar a sua poupança (acúmulo de riqueza), evitando o consumo desnecessário.
	 b)
	Opta pela curva de indiferença mais elevada que sua renda lhe permitir atingir.
	 c)
	Opta pela curva de indiferença mais reduzida que sua renda lhe permitir atingir.
	 d)
	Convive com uma curva de indiferença mediana, de forma a evitar que toda a renda seja gasta com consumo.
	4.
	A elasticidade-preço da oferta calcula a sensibilidade da quantidade ofertada de um determinado bem ou serviço em função da variação do preço do bem ou serviço. Matematicamente, esta análise pode ser interpretada por meio da função da elasticidade-preço da oferta. Existem pelo menos três grandes grupos de elasticidade-preço da oferta: Oferta Elástica, Oferta de Elasticidade Unitária e Oferta Inelástica. Sobre esses grupos, analise as sentenças a seguir:
I- Na Oferta Elástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas é mais do que proporcional ao incremento relativo dos preços.  
II- Na Oferta de Elasticidade Unitária, a expansão relativa das quantidades ofertadas é proporcional ao aumento relativo dos preços.         
III- Na Oferta Inelástica, a expansão relativa das quantidades ofertadas não é menor do que a proporcional ao incremento relativo dos preços.
   
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	5.
	O preço de equilíbrio corresponde a uma situação de mercado em que as quantidades ofertadas são iguais às quantidades demandadas. Tal situação harmoniza os interesses, tanto dos produtores quanto dos consumidores. Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA quanto a uma situação de excesso de demanda:
	 a)
	O preço de determinada mercadoria é igual ou pouco acima do preço de equilíbrio.
	 b)
	Na situação de excesso de demanda, sobram produtos para atender às necessidades dos consumidores.
	 c)
	O preço de determinada mercadoria está abaixo do preço de equilíbrio.
	 d)
	O preço de determinada mercadoria está acima do preço de equilíbrio.
	6.
	A Lei da Procura diz que a intensidade na procura de um produto está determinada sobre a relação entre o preço e a quantidade que o consumidor está disposto a adquirir desse produto. Sobre a Lei da Procura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto mais altos os preços, maiores poderão ser as quantidades procuradas.
(    ) Quanto mais baixos os preços, maior será o número de consumidores dispostos a adquirir a mercadoria.
(    ) Quanto mais altos os preços de um determinado produto, logo os consumidores começarão a procurar por produtos substitutos, sempre e quando esses produtos tenham preços competitivos e ofereçam características semelhantes.
(    ) Quanto mais baixo os preços de um determinado produto, menor quantidade de famílias prestes a consumir essa mercadoria terá.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Conforme os preços dos produtos e serviços vão mudando, a procura destes no mercado vai aumentando ou diminuindo. Entreatanto, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, pois possuem diferentes coeficientes de elasticidade, ou seja, o desejo com consumir determinada mercadoria é diferente em função de seu preço. Associe os itens, utilizando os códigos a seguir:
I- Procura Elástica. 
II- Procura de Elasticidade Unitária. 
III- Procura Inelástica.
(    ) O aumento relativo das quantidades procuradas é mais do que proporcional à redução relativa dos preços. 
(    ) O aumento relativo das quantidades procuradas é menos do que proporcional à redução relativa dos preços. 
(    ) O aumento relativo das quantidades procuradas é proporcional à redução relativa dos preços.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - II - I.
	8.
	Dentro da Teoria Microeconômica existe um enfoque especial que aborda o comportamento das unidades de produção (empresas) denominado de Teoria da Firma ou Teoria da Empresa. Uma subdivisão da Teoria da Firma é a Teoria dos Custos de Produção, que se dedica a explicar os custos envolvidos no processo produtivo de algum bem ou serviço. Com relação aos custos envolvidos no processo de produção, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Custo de oportunidade ocorre quando o empresário manipula a produção para evitar os custos variáveis.
	 b)
	Os custos fixos de produção são independentes da quantidade física produzida e são relativos às despesas que a empresa incorrerá, mesmo que não produza nenhuma unidade.
	 c)
	Os custos fixos de produção são dependentes exclusivamente da quantidade física produzida.
	 d)
	Os custos variáveis de produção são aqueles que não estão ligados ao volume de produção, mas à estrutura operacional de produção de cada empresa.
	9.
	Sendo um dos pontos fundamentais da análise microeconômica, temos o conceito de Utilidade Marginal. A Teoria Marginalista foi estruturada sobre o conceito de Utilidade Marginal, ou simplesmente de "Marginalismo", tendo sua origem na obra do economista britânico William Stanley (1835-1882), intitulada de "Teoria da Política Econômica", cuja publicação se deu no ano de 1871. Sobre o significado de Utilidade Marginal Decrescente, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que novos produtos, tecnologicamente mais avançados, ficam à disposição do consumidor.
	 b)
	A utilidade do consumo de unidades adicionais vai diminuindo à medida que novas unidades vão sendo consumidas, até chegar a um ponto de saturação.
	 c)
	A utilidade de um produto vai diminuindo à medida que ele vai ficandovelho e depreciado.
	 d)
	A utilidade de um produto diminui à medida que ele vai ficando mais caro.
	10.
	Na medida em que preços de produtos e/ou serviços sofrem alteração, o desejo em produzi-los também se altera. Contudo, nem todos os produtos reagem de igual maneira às variações nos preços, resultando em diferentes coeficientes de elasticidade de oferta. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir: 
I- Em determinadas situações de produção, quando o preço no mercado aumentar, é possível aumentar a produção num curto período de tempo. 
II- Quanto mais flexível for a disponibilidade dos recursos produtivos, tanto mais elásticos poderão ser os coeficientes de elasticidade-preço da oferta. 
III- O fator tempo influencia somente a elasticidade-preço da demanda. 
IV- O aumento dos preços não altera a quantidade a ser produzida, mas aumenta a atração dos consumidores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.

Continue navegando