Buscar

Vida social no Brasil nos meados do século XIX-Gilberto Freyre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO LIVRO: Vida social no Brasil nos meados do século XIX – Gilberto Freyre
O uso dos suportes midiáticos garante ao pesquisador o acesso às peculiaridades históricas, configurando-se como um retrato despretensioso quando de sua formatação e capaz de lançar um olhar retrospectivo sobre um fato ou período em questão. Essa perspectiva já foi apontada pelo professor José Marques de Melo em Estudos de jornalismo Comparado (1972), em especial no capítulo: A imprensa como objeto de estudo científico no Brasil: contribuições de Gilberto Freyre e Luiz Beltrão
É importante observar a existência na obra freyreana da tentativa de sistematização de um pensamento acerca dos estudos midiáticos. Esse desejo de sistematização surge depois da traje- tória de estudos que tinham como base a análise de fatos históricos a partir de relatos em jornais e fotografias. 
A análise de suportes midiáticos está presente em Vida social no Brasil em meados do século XIX (FREYRE, 1977). Ele recorre aos anúncios de jornais, por exemplo, para ilustrar a entrada no Brasil de obras inglesas em literatura, filosofia e política em meados do século XIX.

Continue navegando