Buscar

Resumo do Livro: O Escravo Nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XIX-Gilberto Freyre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DO LIVRO: O Escravo Nos Anúncios de Jornais Brasileiros do Século XIX – Gilberto Freyre
Neste livro, Gilberto Freyre reuniu cerca de dez mil anúncios retirados de jornais do século XIX. A partir de tais anúncios, ele flagra as relações que se estabeleceram entre os escravos e seus proprietários, desnudando as ocupações e características físicas dos cativos vindos da África.
Freyre assume a mídia como suporte da ideologia e cultura de uma época, constituindo-se assim num novo objeto/campo de estudo. É essa a reflexão por ele lançada em O escravo nos anúncios de jornais brasileiros do século XIX , em 1963, chamando a atenção para o que poderia vir a se constituir numa Anunciologia, ou seja, maneira de se reconstituir e entender uma realidade a partir dos anúncios de jornais, que segundo ele eram matéria antropológica e sociológica. 
Nessa mesma perspectiva, o jornalista Gilberto Vasconcellos, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, chama a atenção para o olhar vanguardista de Freyre, pois trabalha precursoramente com análise semiótica, apresentando o escravo quase que em movimento em suas muitas análises. Nessa concepção, o escravo é um objeto midiológico, visto que os agentes sociais são transmissores de valores. Essa visão aguçada é responsável pela indicação do escravo como co-colonizador em nossa história. 
Na tentativa de se compreender a sociedade, a comunicação de massa aparece como elemento fundamental em seus trabalhos. Para Vasconcellos, é possível reconhecer indicações na obra de Freyre que indicam a formação histórica brasileira como fator que faz com que o indivíduo se porte de maneira bastante específica em relação à mídia.

Continue navegando