Buscar

atividade 1 economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 1
Sabendo que a água é um bem escasso e vital para a sobrevivência humana, quais os papéis e contribuições que os governos e as sociedades deveriam desempenhar no sentido de otimizar o uso desse valioso recurso com a finalidade de permitir a sua disponibilização para as gerações futuras? No estudo dessa primeira unidade aprendemos que mercado pode ser definido como o local onde bens e serviços, assim como os fatores de produção, são trocados livremente, ou seja, sem a interferência de um organismo de planificação central. Essa dinâmica pode ser ilustrada na figura abaixo:
Pode-se afirmar que as famílias e empresas interagem de forma direta na forma de produção, sem interferência do setor externo.
As empresas produzem determinado produto através do que o consumidor procura, atualmente as empresas estão preocupadas em produzir produtos mais buscados pelos consumidores, gerando lucros para as empresas.
Esses lucros movimentam a economia que quanto mais consumo mais empregos e quanto mais empregos mais renda para a população.
COMPARTILHE 1
Atualmente a natureza já não consegue se renovar na mesma velocidade em que os recursos são retirados dela.
No entanto esse problema não é novo, é um assunto que vem sendo tratado há anos.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2,7 bilhões de pessoas deverão sofrer com a falta de água em 2025 se o consumo do planeta não diminuir.
No Brasil, o maior problema é a falta de consciência sobre o uso de água, pouca utilização de métodos de água de reuso, e a prefeitura não consegue cuidar dos grandes vazamentos nas cidades. 
A região norte é mais crítica mais da metade da água potável é desperdiçada, Na Europa, o desperdício é de 15% no Japão é de apenas 3%.
Esses países investem em tecnologia para evitar os desperdícios, e tratam como prioridade a escassez de água e meios para evitar os desperdícios.
No Brasil, esse assunto não é prioridade, possuímos gastos em bilhões em agua potável que logo é desperdiçada por vazamentos. 
Necessitamos não apenas de investimentos em métodos tecnológicos e eficaz, mas da consciência de cada um, não é um assunto privado, tão pouco desinteressante, se trata do nosso bem mais precioso e vamos perder se não pararmos de egoísmo. 
UNIDADE 2 
Vasconcellos e Garcia ensinam que “cada produto tem uma sensibilidade específica com relação às variações dos preços e da renda. Essa sensibilidade ou reação pode ser medida por meio do conceito de elasticidade. Genericamente, a elasticidade reflete o grau de reação ou sensibilidade de uma variável quando ocorrem alterações em outra variável, coeteris paribus. Trata-se de um conceito econômico que pode ser objeto de cálculo a partir de dados do mundo real, permitindo-se, desse modo, o confronto das proposições da teoria econômica com os dados da realidade. O conceito de elasticidade representa uma informação bastante útil tanto para as empresas como para a administração pública. Nas empresas, a previsão de vendas é de extrema importância, pois permite uma estimativa da reação dos consumidores em face das alterações nos preços da empresa, dos concorrentes e em seus salários. Para o planejamento macroeconômico, a elasticidade é de igual importância, pois pode-se prever, por exemplo, qual seria o impacto de uma desvalorização cambial sobre o saldo da balança comercial, ou qual a sensibilidade dos investimentos privados a alterações na tributação ou na taxa de juros.
Fonte: VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de Economia. 4º ed. São Paulo: Saraiva, 2008, p. 68
Vamos supor que você é diretor financeiro da Kellogs e está diante de uma situação na qual ocorrerá aumento dos preços dos insumos. Como primeira e mais lógica solução para evitar uma eventual redução das margens de lucro, a sua solução seria o aumento imediato dos preços de seus produtos ou haveria outras opções? Justifique seu posicionamento com argumentos de seu aprendizado sobre elasticidade e inelasticidade-preço.
COMPARTILHE 2
Dessa forma, pede-se fazer uma pesquisa apresentando exemplos de situações empíricas nas quais se pode observar que os preços dos produtos aumentaram por fatores que não o preço. Seguem links de textos para ajudar no início dessa atividade!
https://www.dci.com.br/financas/renda-familiar-e-habitos-de-consumo-so-ser-o-retomados-a-partir-de-2019-1.750390
https://www.beefpoint.com.br/aumento-da-carne-bovina-eleva-consumo-de-frango-e-suinos/
https://mindminers.com/consumo/fatores-que-influenciam-comportamento-do-consumidor
http://www.lindizzima.com.br/pt/consumo-e-consumismo-no-que-estas-duas-vertentes-mudaram-como-fatores-determinantes-de-elegancia/

Continue navegando

Outros materiais