Buscar

relatório completo purificação do cloreto de sódio - CEDERJ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório 2 - Química I – Purificação do Cloreto de Sódio
Nome: Juliana Maria Costa          Matrícula: 18214070117
Polo: Piraí                                     Data: 30/08/18
Introdução 
	O cloreto de sódio é um composto iônico formado pelo íons Na+ e Cl-. Conhecido popularmente como sal de cozinha é encontrado e obtido principalmente por meio da evaporação da água do mar, no qual é um dos constituintes majoritários, cerca de 35g de sais/Kg de água1. É encontrado em estado sólido a temperatura e pressão ambiente (25ºC e 1atm), solúvel em água, não conduzindo eletricidade no seu estado sólido. Entretanto quando solubilizado em água, forma-se uma solução que é ótima condutora elétrica2. 
	Nesta prática propõem-se a retirada de sais insolúveis em água, bem como uma redução drásticas dos íons magnésio e cálcio, levando a um produto final de concentração neutra. Outros íons e constituintes presentes não serão significativamente retirados. 
Resultados e discussões
	A fim de se obter o cloreto de sódio (NaCl) puro por meio da precipitação dos íons Mg2+ e Ca2+ pesou-se 30,297g de cloreto de sódio macerando-o em um almofariz e, em seguida, diluindo em 100mL de água destilada. Após adicionou-se gotas de hidróxido de sódio (NaOH) 6M até o desaparecimento da turvação da solução3. Esta etapa garante a eliminação dos íons de magnésio por meio da sua precipitação como hidróxido de magnésio, como o demonstrado pela reação 1. 
Mg2+ + 2NaOH Mg(OH)2 + 2Na+ (reação 1)
	Para se encontrar o pH desta solução para a precipitação do íon magnésio, observou-se que a relação estequiométrica para o hidróxido de magnésio é tal que: Mg(OH)2 Mg2+ + 2OH-. Assim, a partir da concentração do íon magnésio dado na apostila (1,0.10-9M) obtemos a concentração de íons OH- em solução (2,0.10-9M) e encontramos assim o pH de 8,69 para a solução. Após a precipitação dos íons Mg2+, filtrou-se a solução. 
	Para a eliminação dos íons Ca2+ foi adicionado lentamente gotas de carbonato de sódio 2M (Na2CO3) até não se observar mais precipitação3. A reação 2 demonstra a precipitação dos íons cálcios através da formação de seu sal (carbonato de cálcio). Em seguida, realizou-se uma segunda filtração. 
Na2CO3 + Ca2+ CaCO3 + Na+ (reação 2)
	 Para se neutralizar a solução deixando-a em um pH próximo a 7 adicionou-se 40mL de ácido clorídrico 2M (HCl). Após, evaporou-se todo o ácido obtendo os cristais de sais de cloreto de sódio3. 
 Atividades
Farmacopeia brasileira: estabelece oficialmente o padrão de qualidade para fármacos, insumos, medicamentos e produtos para saúde, em geral, produzidos, importados e comercializados no país. Compete à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a revisão e a atualização da Farmacopeia.
ABNT: é o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. É uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de 24.08.1992.
AWWA (American Water Works Association): é uma organização internacional sem fins lucrativos, profissional criada para melhorar a qualidade da água e de fornecimento. Fundada em 1881.
FDA (Food and Drug Administration): é o órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano
Conclusão 
	Através da aula prática 2 foi possível a compreensão de vias de purificação simples usando apenas a variação de pH de uma solução, formando-se sais para a precipitação dos íons de interesse. Pode-se também conhecer um pouco dos órgãos, tanto nacionais quanto internacionais, responsáveis pela fiscalização, qualidade e segurança dos alimentos, medicamentos entre outros produtos essenciais para a população. 
Referências bibliográficas
1DECICINO, Ronaldo. Salinidade das águas: Sais dissolvidos tornam mares e oceanos salgados. Disponível em:< https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/salinidade-das-aguas-sais-dissolvidos-tornam-mares-e-oceanos-salgados.htm>. Acesso em: 30 de agosto de 2018. 
2 AZEVEDO, S. Cloreto de sódio. Disponível em: http://www.notapositiva.com/old/trab
estudantes/trab_estudantes/fisico_quimica/11cloretodesodio.htm>. Acesso em: 30 de agosto de 2018. 
3 Apostila de química I UFRJ. Prática 2: purificação do cloreto de sódio.

Continue navegando