Buscar

Contabilidade Publica - PROVA_ON LINE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1.Por meio de suas ações, o governo busca recursos para possibilitar os direitos que estão previstos na Constituição brasileira. Estes recursos devem possibilitar aos cidadãos o mínimo necessário para a sobrevivência em sociedade. Em relação a isso, observe as alternativas à seguir:
1.Educação e esporte
2.Educação e lazer
3.Segurança e previdência privada
4.Segurança e previdência social
5.Trabalho e moradia
 Com base no que está previsto na Constituição Federal, responda:
	
	a.
	1, 2 e 3.
	
	b.
	1 e 5.
	
	c.
	2, 4 e 5.
	
	d.
	3 e 3.
	
	e.
	1 e 3.
	
LETRA C - A educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.
	
	
PERGUNTA 2
Houve um resgate da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) em relação ao seu objeto principal devido à evolução da ciência e também na questão da adoção das normas internacionais de contabilidade pública. Atualmente, qual é o objeto da contabilidade pública?
	
	a.
	A Administração Direta e Indireta e seus órgãos que desempenham funções administrativas para a população.
	
	b.
	O patrimônio público de todas as suas entidades que de alguma forma presta serviços e adquire mercadorias para a população.
	
	c.
	As Autarquias e fundações que recebem recursos públicos do governo de forma direta ou indireta.
	
	d.
	As entidades públicas de que alguma forma prestação serviços ou compram mercadorias para a população.
	
	e.
	Os órgãos que irão desempenhar as funções administrativas a serviço da sociedade em geral.
LETRA B
PERGUNTA 3
As receitas são recursos públicos utilizados pelo governo, de uma forma geral, para a manutenção e execução de ações visando o bem-estar da sociedade. Como estas podem ser classificas em relação ao orçamento?
	
	a.
	Ingressos orçamentários que são o mesmo que entradas compensatórias e podem ou não alterar o patrimônio líquido das entidades.
	
	b.
	Ingressos orçamentários que são receitas orçamentárias e podem ou não alterar o patrimônio líquido das entidades.
	
	c.
	Ingressos orçamentários que são receitas orçamentárias alteram o patrimônio líquido das entidades.
	
	d.
	Ingressos orçamentários que são o mesmo que entradas compensatórias e alteram o patrimônio líquido das entidades.
	
	e.
	Entradas compensatórias que são a mesma coisa que receitas orçamentárias que não alteram o patrimônio das entidades.
LETRA C – OS ingressos também são conhecidos como receitas públicas, porém, nem todos são convertidos em receitas efetivas do governo, já que são somente valores recebidos em caução ou garantias que devem ser repassados pelos entes públicos.
PERGUNTA 4
Sobre a elaboração do orçamento, essencial para o fornecimento de produtos e serviços, para as necessidades básicas da população, é preciso compreender a relação que existe entre a receita e a despesa, dentro do âmbito público brasileiro. Qual seria o aspecto inicial desta relação dentro do orçamento público no Brasil?
	
	a.
	As despesas estão ligadas ao valor dos ativos mais o valor das receitas corrente.
	
	b.
	As despesas não possuem necessariamente uma relação com as receitas, mas sim com a inflação do ano anterior.
	
	c.
	As receitas possuem a capacidade de limitar as despesas em um percentual menor que 10% de seu valor anual.
	
	d.
	As despesas estão ligadas ao valor dos ativos correntes mais o valor das receitas correntes e de capital.
	
	e.
	As receitas possuem a capacidade na esfera governamental de dimensionar as despesas.
LETRA E - As receitas dimensionam a capacidade governamental de autorizar as despesas.
PERGUNTA 5
Com as mudanças que tem passado a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) além da importância que esta vem ganhando nas finanças públicas, como pode ser definido o papel desta ciência dentro da Administração Pública?
	
	a.
	A CASP deverá ter um papel de registro atos administrativos, auxiliando no nível de administração, dependendo da esfera do governo.
	
	b.
	A CASP não tem ligação nem como os atos nem como os fatos administrativos, somente tendo uma função alocativa dos recursos.
	
	c.
	A CASP deverá ter um papel de registro dos atos e fatos administrativos, auxiliando no nível de administração, independente da esfera do governo.
	
	d.
	A CASP tem papel meramente de acompanhamento do que já ocorreu, registrando os fatos administrativos, sem influência no orçamento.
	
	e.
	A CASP deverá ter um papel de registro fatos administrativos, auxiliando no nível de administração, independente da esfera do governo.
LETRA A - interpretação de atos e fatos administrativos, além de auxiliar para a melhoria na administração, independentemente do nível de governo.
PERGUNTA 6
Na elaboração e execução orçamentária, tanto das receitas quanto das despesas, é preciso a observância de princípios quanto da legislação vigente. Neste contexto, qual é a legislação que mais se destaca para que o orçamento seja utilizado de forma correta e eficiente?
	
	a.
	Lei 6.404/76.
	
	b.
	Lei 8.666/93.
	
	c.
	Decreto 200/67.
	
	d.
	Lei 4.320/1964.
	
	e.
	Lei 101/2000.
LETRA E - A lei 101/2000 também conhecida como Rei de Responsabilidade Fiscal é a que possui maior importância para a elaboração do orçamento, já que estabelece os limites para as despesas e auxilia no uso eficiente nos recursos públicos. A lei 4.320 de 1964 trata do uso das finanças e questões orçamentárias, bem como aspectos contábeis do setor público. A lei 8.666/93 está ligada à questão de licitações e contratos da Administração Pública. Já o Decreto 200/67 trata da descentralização da Administração P
PERGUNTA 7
Durante o ano de 2007, acompanhando o movimento que o setor privado já vinha apresentando, o Conselho Federal de Contabilidade delegou, por meio da Resolução 1.103, um órgão para ser o responsável pelo processo de convergência das normas de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP). Que órgão foi este?
	
	a.
	Instituto dos Auditores Independentes.
	
	b.
	Secretaria do Tesouro Nacional.
	
	c.
	Conselho Federal de Contabilidade.
	
	d.
	Comitê Gestor.
	
	e.
	Federação Internacional dos Contadores.
	
	
	LETRA D - O processo de convergência iniciado no Brasil no ano de 2007 ficou a cargo do Comitê Gestor (CG) formado especialmente para tal função.
PERGUNTA 8
Dentro da Administração Pública a Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) utiliza uma relação de contas para a escrituração contábil, o plano de contas. Esse elemento precisa ter quais características?
	
	a.
	O PCASP deverá conter todas as contas que o órgão público precisa e ser adequado em sua estrutura, além de observar rotinas e características estabelecidas conforme o CFC.
	
	b.
	O PCASP deverá conter todas as contas que o órgão público precisa e ser adequado em sua estrutura, além de observar rotinas e características estabelecidas conforme a STN.
	
	c.
	O PCASP não precisa ser adequado em sua estrutura, além de observar rotinas e características estabelecidas conforme a STN.
	
	d.
	O PCASP deverá conter todas as contas que o órgão público não precisa e ser adequado em sua estrutura, além de observar rotinas e características estabelecidas conforme a STN.
	
	e.
	O PCASP pode ser mudado para cada órgão, sem um padrão específico, e ser adequado em sua estrutura, além de observar rotinas e características estabelecidas conforme a STN.
LETRA B - O PCASP deverá conter todas as contas que o órgão público precisa e, ao mesmo tempo, ser adequado em sua estrutura, além de observar rotinas e características estabelecidas.
PERGUNTA 9
Dentro da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP), assim como ocorre na Contabilidade Financeira o patrimônio público é alterado por meio de mutações patrimoniais. Entretanto, existem características que marcam oreconhecimento da CASP e da contabilidade financeira. Quais seriam elas?
	
	a.
	O método de contabilização utilizado para a escrituração dos lançamentos contábeis na CASP.
	
	b.
	Tanto na CASP, quanto na contabilidade financeira existe a necessidade do reconhecimento tanto dos atos administrativos quanto dos fatos contábeis.
	
	c.
	A utilização do método das partidas dobradas somente para a CASP e das partidas simples somente para a contabilidade financeira.
	
	d.
	O método de contabilização utilizado para a escrituração dos lançamentos contábeis na contabilidade financeira.
	
	e.
	Na CASP existe a necessidade do reconhecimento tanto dos atos administrativos quanto dos fatos contábeis.
LETRA E – A característica marcante da Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CASP) é o reconhecimento dos Atos Administrativos como ocorre na assinatura de contratos e convênios. Tal evento não ocorre dentro da contabilidade financeira que só reconhece os fatos contábeis que são também reconhecidos pelas CASP.
PERGUNTA 10
A Administração Pública torna possível que o governo realize os seus objetivos, de forma prática, para que a população obtenha os seus direitos e também pratique as suas obrigações. Como podem ser conceituados os diversos meios que formam o complexo sistema da Administração Pública?
	
	a.
	Meios públicos e privados que devem estar disponíveis para a execução das necessidades da sociedade.
	
	b.
	Meios públicos que deverão ser empregados de acordo com as necessidades e exigências da sociedade.
	
	c.
	Meios humanos, materiais, institucionais ou financeiros e que devem estar disponíveis para a execução das necessidades da sociedade.
	
	d.
	Meios públicos, materiais, institucionais ou financeiros e que devem ser requisitados para a execução das necessidades da sociedade.
	
	e.
	Recursos diversos de qualquer natureza não especificada que podem ou não estar disponíveis para as necessidades dos órgãos públicos.
LETRA C - diversos meios, sejam eles humanos, materiais, institucionais ou inanceiros, e que devem estar disponíveis para a execução das necessidades16 Contabilidade Pública da sociedade.

Continue navegando