Buscar

SISTEMA SANGUÍNEO (1)

Prévia do material em texto

SISTEMA SANGUÍNEO
O sangue humano faz parte do sistema circulatório, formado também pelo coração e vasos sanguíneos. Sua principal função é a distribuição dos nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células do corpo humano.
Enquanto vai passando pelo corpo, ele deixa alimento e oxigênio e recolhe os resíduos (excretas) produzidos durante o metabolismo das células dos diferentes tecidos.
Os vasos sanguíneos, responsáveis pelo transporte de sangue por todo o organismo, podem ser divididos em três tipos: artérias, veias e capilares.
ARTÉRIAS 
As artérias são constituídas por paredes espessas formadas por três camadas. A mais interna é formada por células epiteliais; a mais externa, por tecido conjuntivo, fibras colágenas e elásticas; a intermediária, por fibras elásticas e tecido muscular liso.
São responsáveis pelo transporte do sangue que sai do coração para todos os órgãos. Embora esse sangue seja em sua maior parte arterial, as artérias podem transportar também o sangue venoso.
VEIAS
As veias apresentam paredes com a mesma constituição das artérias, embora sejam menos espessas.
As veias são responsáveis pelo transporte do sangue de volta ao coração. Esse sangue é considerado, em grande parte, venoso, pois possui alta concentração de gás carbônico (CO2), no entanto, as veias podem transportar sangue arterial, como ocorre com as veias pulmonares, que levam o sangue dos pulmões para o átrio esquerdo.
CAPILARES
Os capilares são formados pelo processo de ramificação das artérias em arteríolas e, em seguida, em capilares. Constituída por endotélio e uma lâmina basal, o que permite que as trocas de substâncias entre o plasma sanguíneo e os líquidos intersticiais ocorram apenas nessas estruturas e pelo processo de difusão.
Na maioria dos vertebrados o sangue é formado pelo plasma (parte líquida do sangue que contém diversas substâncias), hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas (fragmentos celulares). Os glóbulos e as plaquetas representam 45% da composição do sangue.
Hemácias: transporte de gases 
Leucócitos: imunidade e defesa 
Plaquetas: coagulação do sangue
PLASMA SANGUÍNEO
É uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Sua função é transportar essas substâncias pelo corpo. O plasma representa cerca de 55% do volume sanguíneo. A água constitui 95% de sua massa. Os outros 5% são de proteínas, sais, hormônios, nutrientes, gases e excreções. 
As principais proteínas do plasma são a albumina, com papel importante na manutenção da pressão osmótica do sangue, e a imunoglobulinas, importantes anticorpos.
HEMÁCIAS 
Também chamadas de eritrócitos ou glóbulos vermelhos, elas são células compostas por moléculas de hemoglobina, proteína responsável pela cor vermelha do sangue. Sua função é transportar o oxigênio para o corpo. As hemácias correspondem a cerca de 42 a 47% do volume do sangue.
LEUCÓCITOS
Conhecido como glóbulos brancos, os leucócitos são células responsáveis por defender o organismo contra microrganismos invasores e correspondem a 1% do volume do sangue no corpo.
PLAQUETAS (trombócitos)
São agentes importantes na coagulação do sangue e correspondem a menos de 1% do volume do sangue.
No caso de um ferimento as plaquetas são ativadas e aderem ao local da lesão liberando a enzima tromboplastina, que resulta no coagulo do sangue.
HEMATOPOESE (formação das células sanguíneas)
MEDULA ÓSSEA
É o tecido encontrado no interior dos ossos, possui aspecto gelatinoso e está relacionada com a produção de células sanguíneas, sendo assim, um órgão hematopoiético. É formada principalmente por células sanguíneas imaturas e células adiposas. A medula óssea vermelha está presente nos fetos, em quase todos seus ossos, e essa quantidade de hemocitoblastos vai diminuindo conforme aumenta a idade do indivíduo, sendo substituída por células adiposas e modificando a cor da medula, de vermelha para amarela e já não produz mais sangue, servindo como depósito de gordura.

Continue navegando