Buscar

Demonstração do Valor Adicionado (CPC-09)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CPC 09 – Demonstração do Valor Adicionado
O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) tornou-se responsável por apresentar detalhadamente, de uma demonstração contábil, que não era obrigatória para as entidades, a chamada Demonstração do Valor Adicionado (DVA). Sendo o CPC de número 09, foi constituído com a finalidade de conceder bases formais e legais para a criação da DVA.
Com base na Lei das S/A de número 11.638/07, essa demonstração se tornou obrigatória para as companhias de capital aberto e, tornaram-se dispensada dessa obrigação as companhias de capital fechado. As informações divulgadas na DVA aos seus usuários visa demonstrar a riqueza criada pela empresa em um determinado período e também a forma como essas riquezas são distribuídas. Toda e qualquer entidade com fins lucrativos gera uma riqueza, a Demonstração do Valor Adicionado identifica o quanto foi gerado de riqueza e como estas foram divididas para aquele que colaboraram para a geração desta riqueza, e esses componentes são: Impostos recolhidos, salários pagos aos funcionários, sócios, acionistas e outras empresas em parceria da entidade.
Sabemos que o Valor adicionado, representa a riqueza criada pela empresa, levando em consideração a riqueza bruta de vendas, que devem ser incluídos os impostos que incidem na operação, insumos adquiridos de terceiros, por exemplo: energia elétrica consumida pela empresa e serviços de terceiros, nisto inclui o valor adicionado em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido para a entidade. Exemplo: as receitas financeiras, os dividendos e os aluguéis. A DVA preocupa-se em expressar o quanto da riqueza gerada na empresa retornou para quem contribuiu, participou na geração da riqueza em sua totalidade.
Em sua elaboração e apresentação devem atender as regras estabelecidas pelo CPC 09, estas são: sua elaboração te m base no princípio da competência, sua apresentação deve permitir comparar o período atual e anterior, ser elaborada com base nas demonstrações consolidadas, e não pela totalidade dos valores adicionados individualmente, ser consistente com a demonstração do resultado e conciliada em registros auxiliares mantidos pela entidade e também ser instrumento para revisão, auditoria e se a empresa possuir auditores externos independentes que revisem ou auditem suas Demonstrações Contábeis, pois essas informações contidas na DVA são extremamente úteis para entender a relação da empresa com a sociedade. As informações embora utilizadas na DVA sejam normalmente extraídas da DRE, a DRE enfatiza o lucro líquido, e a DVA demonstra a riqueza gerada pela empresa, podemos dizer que DRE utiliza o critério da natureza e a DVA utiliza o critério do benefício.

Continue navegando