Buscar

DESAFIO ENADE 2019

Prévia do material em texto

A ideia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como total relativização delas.
BRASIL. Ética e Cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (com adaptações).
 
 
Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática:
Promove a anomia ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
Admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
Sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
Apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores.
Adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.
Gabaritosubject
2
A percepção de parcela do empresariado sobre a necessidade de desenvolvimento sustentável vem gerando uma postura que se contrapõe à cultura centrada na maximização do lucro dos acionistas. A natureza global de algumas questões ambientais e de saúde, o reconhecimento da responsabilidade mundial pelo combate à pobreza, a crescente interdependência financeira e econômica e a crescente dispersão geográfica das cadeias de valor evidenciam que assuntos relevantes para uma empresa do setor privado podem ter alcance muito mais amplo que aqueles restritos à área mais imediata onde se localiza a empresa. Ilustra essa postura empresarial a pirâmide de responsabilidade social corporativa apresentada a seguir.
CARROLL, A. B. The pyramid of corporate social responsability: toward the moral management of organizational stakeholders.
Business horizons. July-August, 1991 (adaptado).
Com relação à responsabilidade social corporativa, avalie as afirmações a seguir:
I - A responsabilidade social pressupõem estudo de impactos potenciais e reais das decisões e atividades da organização, o que exige atenção constante às ações cotidianas regulares de uma organização.
II - À medida que a responsabilidade econômica de uma organização diminui, a responsabilidade social corporativa aumenta e, por conseguinte, a empresa passa a agir com ética.
III -A concessão de financiamento para atividades sociais, ambientais e econômicas é fator relevante para a redução da responsabilidade legal empresarial.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas. 
I, II e III.
Gabaritosubject
3
Hoje, o conceito de inclusão digital está intimamente ligado ao de inclusão social. Nesse sentido, o computador é uma ferramenta de construção e aprimoramento de conhecimento que permite acesso à educação e ao trabalho, desenvolvimento pessoal e melhor qualidade de vida.
FERREIRA, J. R. et aI. Inclusão Digital. In: BRASIL. O Futuro da Indústria de Software: a perspectiva do Brasil.
Brasília: MDIC/STI, 2004 (adaptado).
Diante do cenário high tech (de alta tecnologia), a inclusão digital faz-se necessária para todos. As situações rotineiras geradas pelo avanço tecnológico produzem fascínio, admiração, euforia e curiosidade em alguns, mas, em outros, provocam sentimento de impotência, ansiedade, medo e insegurança. Algumas pessoas ainda olham para a tecnologia como um mundo complicado e desconhecido. No entanto, conhecer as características da tecnologia e sua linguagem digital é importante para a inclusão na sociedade globalizada.
Nesse contexto, políticas públicas de inclusão digital devem ser norteadas por objetivos que incluam 
I. a inserção no mercado de trabalho e a geração de renda. 
II. o domínio de ferramentas de robótica e de automação. 
III. a melhoria e a facilitação de tarefas cotidianas das pessoas. 
IV. a difusão do conhecimento tecnológico.
É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I e IV.
II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Gabaritosubject
4
Assim como o break, o grafite é uma forma de apropriação da cidade. Os muros cinzentos e sujos das cidades são cobertos por uma explosão de cores, personagens, linhas, traços, texturas e mensagens diferentes. O sujo e o monótono dão lugar ao colorido, à criatividade e ao protesto. No entretanto, a arte de grafitar foi, por muito tempo, durante combatida, pois era vista como ato de vandalismo e crime contra o patrimônio público ou privado, sofrendo, por causa disso, forte repressão policial. Hoje, essa situação encontra-se bastante amenizada, pois o grafite conseguiu legitimidade como arte e, como tal, tem sido reconhecido tanto por governantes quanto por proprietários de imóveis.
Disponível em :<http://www.subsolart.com>.
Acesso em: 17 jul. 2015
Considerando a figura acima e a temática abordada no texto, avalie as afirmações a seguir:
I.O grafite pode ser considerado uma manifestação artística pautada pelo engajamento social, porque promove a sensibilização da população por meio não só de gravuras e grandes imagens, mas também de letras e mensagens de luta e resistência.
II. Durante muito tempo, o grafite foi marginalizado como arte, por ser uma manifestação associada a grupos minoritários.
III. Cada vez mais reconhecido como ação de mudança social nas cidades, o grafite humaniza a paisagem urbana ao transformá-la.
É correto o que se afirma em: 
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Gabaritosubject
5
Em janeiro de 2016, entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), instrumento que garante mais direitos às pessoas com deficiência e prevê punições para atos de discriminação. A Lei destaca a importância de estratégias de inclusão e de superação de barreiras oriundas de deficiência. 
Um exemplo de superação e inclusão é a atuação do atleta paralímpico Daniel Dias. O nadador, que nasceu no dia 24 de maio de 1988, sem partes de alguns membros, conquistou, aos 28 anos de idade, sua 24ª medalha, das quais 14 de ouro, sendo nove conquistadas nas Paralimpíadas do Rio de Janeiro. Orgulho para os brasileiros. 
Disponível em:<http://www.lance.com.br>. 
Acesso em: 9 set. 2016.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir, relativas à inclusão de pessoas com deficiência. 
I.O esporte, para ser inclusivo, requer prática orientada para cada tipo de deficiência. 
II. Na prática esportiva orientada, metas e objetivos são estabelecidos como ferramentas motivacionais a fim de promover ganhos motores e cognitivos à pessoa com deficiência. 
III. A LBI foi fundamental para a inclusão de Daniel Dias, que se tornou o melhor nadador paralímpico da história. 
É correto o que se afirma em:
II, apenas. 
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Gabaritosubject
6
Inserir-se na sociedade da informação não significa apenas ter acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), mas, principalmente, saber utilizar essas tecnologias para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso das TIC com vistas à criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso à informação, a troca de informações e de experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
Disponível em:<www.portal.mec.gov.br>. 
Acesso em: 30 jul. 2016 (adaptado).
Com base no texto apresentado, conclui-se que:
A inserção de um indivíduo nas relações sociaise virtuais contemporâneas exige mais que inclusão digital técnica. 
O domínio de recursos tecnológicos de acesso à internet assegura ao indivíduo compreender a informação e desenvolver a capacidade de tomar decisões. 
A solução para se democratizar o acesso à informação no Brasil consiste em estendê-lo a todo o território, disponibilizando microcomputadores nos domicílios brasileiros.
O compartilhamento de informações e experiências mediado pelas TIC baseia-se no pressuposto de que o indivíduo resida em centros urbanos.
Os avanços das TIC vêm-se refletindo globalmente, de modo uniforme, haja vista a possibilidade de comunicação em tempo real entre indivíduos de diferentes regiões.
Gabaritosubject
7
A inovação tecnológica pode ser caracterizada como um processo multifacetado que envolve a integração de várias funções da empresa e de atores externos, conforme ilustra o diagrama a seguir.
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: 
Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. Brasília: FINEP, 2006
Com base nas relações estabelecidas no diagrama, avalie as afirmações a seguir, concernentes ao processo de inovação tecnológica. 
I. A inovação tecnológica é alicerçada por atividades realizadas nas empresas, tais como esforços de P&D, contratação de mão de obra qualificada, licenciamento e aquisição de tecnologias, investimento produtivo e ações de marketing. 
II. A empresa deve interagir com fontes externas de informação e cooperação tecnológica, tais como clientes, fornecedores, universidades, concorrentes e institutos públicos e privados de pesquisa. 
III. Cabe à empresa não só propor a implantação de leis e políticas científicas e tecnológicas, mas também buscar financiamento específico para processos inovadores nas instituições financeiras. 
IV. A geração de resultados efetivos de inovação tecnológica, tanto de produto quanto de processo, impacta economicamente a própria capacidade de uma empresa para futuras inovações. 
É correto apenas o que se afirma em:
I e IV.
II e III.
III e IV. 
I, II e III. 
I, II e IV.
Gabaritosubject
8
A Lei n. 8.213/1991 assegura a contratação de pessoas com deficiência tanto no serviço público como em empresas privadas que empreguem cem trabalhadores ou mais. Todavia, ainda não é tão simples a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho, como ilustra a figura abaixo.
Disponível em:<www.multiplicandocidadania.com.br>. 
Acesso em: 30 jul. 2016. 
A respeito da inserção, no mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, avalie as afirmações a seguir. 
I. Assegurada por lei, a contratação de profissionais com deficiência é cada vez mais frequente no serviço público, contudo a regulamentação de cotas para esses profissionais não abrange as empresas privadas. 
II. As pessoas com deficiência passaram a ter mais chances de inserção no mercado de trabalho, mas, em geral, elas ainda enfrentam preconceito nos locais de trabalho. 
III. Um dos maiores empecilhos para a inserção de profissionais com deficiência no mercado de trabalho é de natureza cultural e envolve estereótipos e discriminação. 
É correto o que se afirma em:
I, apenas. 
II, apenas. 
I e III, apenas. 
II e III, apenas. 
I, II e III.
 
Gabaritosubject
9
As formas farmacêuticas líquidas utilizadas por via oral apresentam algumas vantagens em relação às sólidas, tais como a facilidade de administração e a maior velocidade de absorção do fármaco dissolvido no meio dispersante. Dentre estas, encontram-se os xaropes. Considere um paciente hipertenso que utiliza furosemida regularmente (um diurético de alça) e necessita realizar terapia de reposição de potássio, de acordo com a prescrição médica abaixo:
KCl ------- 6% (p/v)
Xarope simples qsp ---- 100 mL
Tomar 7,5 mL, 2 vezes ao dia, durante 10 dias.
O volume total de xarope necessário para o tratamento completo e a quantidade, em gramas, de KCl ingerida pelo paciente ao final do tratamento serão, respectivamente, 
100 mL de xarope; 6,0 g de KCl.
50 mL de arrope; 6,0 g de KCl.
150 mL de xarope; 9,0 g de KCl.
150 mL de xarope; 6,0 g de KCl.
75 mL de xarope; 9,0 g de KCl.
Gabaritosubject
10
Um dos testes recomendados para o controle de qualidade de medicamentos é o teste de uniforme de dose, que permite avaliar a quantidade de ativo em unidades individuais do lote. Esse ensaio pode ser realizado pelos métodos de Uniformidade de Conteúdo (UC) ou Variação de Peso (VP). O teste de peso médio também é preconizado pela farmacopeia e visa à determinação da variação de peso entre as unidades individuais da forma farmacêutica.
Com base nessas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando o ensaio de uniformidade de dose é realizado, não há a necessidade de realização do ensaio de peso médio
PORQUE
II. A uniformidade de doses determina a quantidade de ativo em cada forma farmacêutica, enquanto o ensaio de peso médio considera o peso total das formas farmacêuticas, incluindo ativo e excipientes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Gabaritosubject
11
A indometacina é um fármaco derivado do ácido indolacético, que possui atividades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias, resultantes da inibição da enzima ciclo-oxigenase, responsável pela síntese de mediadores pró-inflamatórios. O esquema abaixo ilustra duas reações metabólicas da indometacina, realizadas por completos enzimáticos localizados no fígado.
Utilizando seus conhecimentos acerca do metabolismo de fármacos, julgue as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
A indometacina é um fármaco que possui características básicas.
As transformações metabólicas descritas pelas letras A e B são respectivamente reações O-desmetilação e redução.
A reação descrita pela letra A é promovida por enzimas conhecidas como amidases.
A transformação metabólica descrita pela letra A pode ser considerada uma reação de alquilação.
A transformação representada por B é uma reação de hidrólise.
Gabaritosubject
12
Hematologia é um ramo da biologia que estuda o sangue e a composição das células sanguineas (hemácias, leucócitos e plaquetas), além das patologias à estas células relacionadas. Quanto aos fatores nutricionais essenciais para a síntese globina, analises as afirmativas a seguir
      I.  As células parietais do estômago secretam o fator intrínseco que forma um complexo com a Vitamina B12 que será absorvido na mucosa do íleo, onde há receptores para este complexo.
      II.  A cobalamina é essencial à produção normal das células sanguíneas e à função do tecido nervoso.
      III.  O ácido Fólico é absorvido no intestino delgado e doses maiores são necessárias durante a gravidez e a lactação; O ácido fólico atua na formação dos ácidos nucléicos para a eritropoese; de proteínas do tecido nervoso; na serina em glicina; da metilação da homocisteína transformando-a em metionina.
      IV.  Na deficiência de B12 e folato, o nível de homocisteína diminui podendo aparecer distúrbios neurológicos, aparecimento de tumores, doenças cardiocirculatórias, além da anemia megaloblástica.
        V.  A deficiência do acido fólico leva a anemia perniciosa e a falta da vitamina B12 leva a anemia megaloblástica.
Está correto o que se afirma em
Apenas a I , II e III estão corretas.
Apenas a II , III, IV e V estão corretas.
Apenas a I, II , III e V  estão corretas.
Apenas a I , II, III e IV estão corretas.
Apenas a I e a IV.
Gabaritosubject
13
Paciente do sexo masculino morador de rua é levado a uma Unidade de Pronto Atendimento,  apresentando um quadro de acidosemetabólica após a interpretação da gasometria. Foram solicitados demais exames de laboratório para a investigação e diagnostico da patologia que o levava a apresentar tal estado metabólico. A glicose feita aleatoriamente (sem jejum) foi 590 mg/dL, a hemoglobina glicada foi 10,5%(elevada), o sumario de urina apresentou 3 cruzes de glicose e 1 de proteína, a dosagem de insulina e do peptidio C deram baixas, e a microalbuminúria feita em urina de 24h deu elevada. Diante dos resultados, assinale a alternativa correta:
    I.         O diagnostico deste paciente é de um diabético tipo 1 que deve ser confirmada com a dosagem dos seguintes auto anticorpos: contra as células das ilhotas, contra a insulina e contra a descarboxilase do ácido glutâmico (anti-GAD).
  II.         Este paciente apresenta uma diabete tipo 2 que evoluiu para o tipo 1 o que confirmando o exame de peptidio C diminuído.
III.         Este paciente já tem uma lesão renal ou nefropatia que é detectada pela presença de proteína na urina e da microalbuminúria que é um exame utilizado para detectar quantidades pequenas de albumina na urina;
 IV.         A acidose metabólica é uma das consequências do diabético mellitus;
  V.         Este paciente pode ser tratado com hipoglicemiante oral. 
As alternativas II , III e IV estão corretas.
As alternativas II, IV e V estão corretas.
As alternativas I, III, IV, V estão corretas.
As alternativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Gabaritosubject
14
As interações de um fármaco com o seu sítio de ação no sistema biológico ocorrem durante a chamada fase farmacodinâmica e são determinadas pela resultante entre forças intermoleculares atrativas e repulsivas, isto é, interações hidrofóbicas, eletrostáticas e estéricas. Considerando os possíveis modos de interação entre o fármaco e a biofase, necessários para se promover uma determinada resposta biológica, pode-se classificá--los, de maneira genérica, em dois grandes grupos: fármacos estruturalmente inespecíficos e especificos.
A esse respeito, analise as afirmações abaixo.
I. As alterações das propriedades físico-químicas em função de modificações
estruturais de um fármaco pode alterar o seu mecanismo de interação com a biofase, portanto, quando isso acontece esse fármaco pode ser classificado como inespecífico.
II.O diurético osmótico manitol é uma droga amplamente utilizada em neurociruriga e neurologia a fim de diminuir a pressäo intracraniana e melhorar a microcirculaçäo cerebral. Portanto, suas teorias sobre seu mecanismo de açäo estão relacionadas com gradiente osmótico, pois esses diuréticos não são absorvíveis pelas células tubulares, logo sua presença cria pressão osmótica dentro do túbulo, impedindo a água de ser reabsorvida passivamente. Baseado nesse mecanismo de ação pode-se afirmar que esse diurético osmótico age de forma inespecífica.
III.Quando o fármaco é estruturalmente específico a interação ligante-receptor traduz a capacidade do complexo de desencadear uma determinada resposta biológica. 
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Gabaritosubject
15
O flurbiprofeno, anti-inflamatório não esteroide que atua inibindo a enzima cicloxigenase (COX), é reconhecido molecularmente por meio de interações com resíduos de aminoácidos do sítio receptor, dentre as quais se destaca a interação do grupamento carboxilato da forma ionizada especificamente com o resíduo de arginina na posição 120 da sequência primária da isoforma 1 da COX. O reconhecimento desse inibidor enzimático envolve a participação de ligações químicas com resíduos de aminoácidos do sítio ativo. 
Covalente e dipolo-dipolo.
Hidrofóbica e iônica.
Dipolo-dipolo e iônica.
Ligação de hidrogênio e iônica.
Iônica e íon-dipolo.
Gabaritosubject
16
As propriedades físico-químicas de determinados grupamentos funcionais são de fundamental importância na fase farmacodinâmica da ação dos fármacos, etapa de reconhecimento molecular, uma vez que a afinidade de um fármaco pelo seu biorreceptor é dependente do somatório das forças de interação dos grupamentos farmacofóricos com sítios complementares da biomacromolécula. Sobre a influencia das propriedades biofarmacêuticas no desenvolvimento de fármacos, analise as preposições:
I. A fase farmacocinética, que engloba os processos de absorção, distribuição, metabolização e excreção, repercutindo diretamente na biodisponibilidade e no tempo de meia-vida do fármaco na biofase, é afetada pela variação das propriedades fisico-químicas de um fármaco.
II. Um fármaco ou novo protótipo candidato a fármaco deve apresentar propriedades físico-químicas balanceadas, de forma a se ajustar às características de cada uma das fases percorridas na biofase.
III. O Coeficiente de partição traduz a lipofilicidade relativa da molécula expressando a relação entre o seu perfil de hidro e lipossolubilidade.
 É correto apenas o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Gabaritosubject
17
Os Estudos de Utilização de Medicamentos (EUM) são capazes de fornecer informações em grande quantidade e variedade sobre os medicamentos; da qualidade da informação transmitida às tendências comparadas de consumo de diversos produtos, à qualidade dos medicamentos mais utilizados, à prevalência da prescrição médica, aos custos comparados, entre outros.
(CASTRO, CGSO., coord. Estudos de utilização de medicamentos: noções básicas [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2000. 92 p.)
Os EUM podem ser classificados segundo seu elemento principal, sendo dividido em tópicos, qual dos que segue não reflete o EUM.
Estudos de consumo.
Estudos de prescrição-indicação.
Estudos sobre o esquema terapêutico.
Estudos de intervenção.
Estudo sobre a orientação farmacológica.
Gabaritosubject
18
Estudo de Coorte é um estudo observacionais onde os indivíduos são classificados (ou selecionados) segundo o status de exposição, sendo seguidos para avaliar a incidência de doença. É um tipo de estudo em que o investigador limita-se a observar e analisar a relação existente entre a presença de fatores de riscos ou características e o desenvolvimento de enfermidades, em grupos da população. Este delineamento é também conhecido como prospectivo, longitudinal, de incidência, ou de seguimento.
PORQUE
Estudo caso-controle é um estudo observacional, seu início se dá com a seleção de um grupo de pessoas portadoras de uma doença ou condição específica (casos), e um outro grupo de pessoas que não sofrem dessa doença ou condição (controles). O aspecto central desse tipo de desenho é a comparação entre dois grupos com base na freqüência da exposição ao(s) fator(es) de risco de interesse. A principal vantagem é a possibilidade de se investigar doenças mais raras, com longo período de indução ou de latência, sem a necessidade de acompanhamento de uma grande população, por um longo período para verificar a ocorrência da doença.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira
As duas asserções são proposições falsas
Gabaritosubject
19
Quando se fala em sistema de distribuição de medicamentos, na realidade esta se falando da maneira como os medicamentos e materiais médico-hospitalares serão levados aos setores do hospital e principalmente como irão chegar ao paciente, torna-se vital a escolha do sistema mais adequado a ser utilizado pelo hospital. (DEBIASI, MC. Diagnóstico da sistemática de distribuição de medicamentos de um hospital do sul do estado de Santa Catarina – Brasil. 2009).
 A distribuição de medicamentos na farmácia hospitalar consiste no suprimento de medicamentos às unidadesusuárias, em quantidade, qualidade e tempo oportuno. Possui como funções o suprimento de produto constante, manter em boas condições o medicamento em todo o processo de distribuição e reduzir os desvios. Considerando o exposto qual das afirmativas que segue não é verdadeira?
O Sistema de Distribuição Coletiva caracteriza-se pelo envio de certa quantidade de medicamentos para serem estocados nos setores através da solicitação da enfermagem e administrados conforme forem sendo prescritos.
Sistema de Distribuição de Medicamentos Individualizado os medicamentos são requisitados e dispensados às unidades de internação em nome do paciente, de acordo com a prescrição médica, geralmente para um determinado período.
No sistema de distribuição de medicamento individualizado se a farmácia faz a distribuição baseada na transcrição da prescrição médica, o sistema é conhecido como sistema individualizado indireto e quando a farmácia recebe para análise uma cópia da prescrição ou o documento original, o sistema é denominado individualizado direto.
No sistema de distribuição de medicamentos combinado ou misto, a farmácia distribui alguns medicamentos mediante solicitação e outros por cópia da prescrição médica, portanto, parte é coletivo e parte é individualizado. Este sistema misto exige bastante consumo de tempo e de pessoal de enfermagem, preparando doses e pondo em ordem o estoque de medicamentos sob seu controle, não havendo, desta forma, controle rigoroso dos medicamentos sendo também freqüentes os erros de medicação.
Sistema de Distribuição de Medicamentos por Dose Unitária (SDMDU) é um método farmacêutico de dispensação e controle de medicamentos em instituições de saúde, e pode diferir na sua forma de execução, dependendo das condições e necessidades institucionais. Neste, os medicamentos são contidos em embalagens unitárias, dispostos conforme o horário de administração necessitando somente da preparação do mesmo pela equipe de enfermagem e posterior administração.
Gabaritosubject
20
Os erros de medicação são atualmente considerados um problema de saúde pública, pois erro é um assunto de difícil abordagem e geralmente as discussões se direcionam para a responsabilidade de um culpado e não proporcionam oportunidades que visem à melhoria do sistema com o objetivo de prevenir falhas. Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) ampliou o escopo da farmacovigilância, contemplando quaisquer problemas relacionados à medicação, como queixas técnicas, erros de medicação, uso off label e interações medicamentosas.
(ALBUQUERQUE, PMS et al. Identificação de erros na dispensação de medicamentos em um hospital oncológico.
Rev Bras Farm Hosp Serv Saúde. São Paulo v.3 n.1 15-18 jan./mar. 2012).
Considerando a explicação analise a reportagem que segue e indique qual o possível tipo de erro de medicação realizado.
“A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte da estudante Stephanie dos Santos Teixeira, de 12 anos, após um suposto erro durante atendimento no Hospital... A principal suspeita da polícia, até o momento, é que a criança tenha recebido vaselina líquida na corrente sanguínea ao invés de soro”.
(Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil, em 06/12/2010)
 
Prescrição inadequada do medicamento.
Omissão de dose ou do medicamento.
Dose errada.
Medicamento errado.
Forma farmacêutica errada.

Continue navegando