Buscar

Psicologia Aplicada

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADES:
Aulas 05/ 06 / 07 e 08
	Aluno: 
Polyanna Antunes Gomes
	RGM:1038699
	Polo:
Amambai
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA APLICADA
	ANO LETIVO: 
2018
	DATA PARA ENTREGA: 10/10/2018
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 5
1- Motivação é o conjunto de fatores (variáveis) responsáveis pelo despertar e pela direção do comportamento. Nesta aula vimos algumas teorias sobre a Motivação:
Descreva a teoria da motivação que mais chamou sua atenção, justifique.
Teoria de Maslow, achei muito coerente e inteligente a distribuição da pirâmide que ele criou. Nunca havia me ocorrido pensar dessa maneira. Fisiologica, segurança, amor/relacionamento, estima e realização pessoal. Com certeza é complexo esse caminho para ter tudo.
Disserte sobre como se pode estimular pessoas no trabalho.
 Creio que cada pessoa é única, porém, nossas necessidades básicas são iguais, ou no mínimo muito semelhantes, abastadas as necessidades básicas, creio que uma maneira interessante de estimular as pessoas é dar voz a elas. Saber ouvir e entender o que as motiva. Quem sabe um plano de saúde? Quem sabe umas férias depois de uma meta alcançada? Quem sabe uma promoção? Ou quem sabe um simples reconhecimento verbal tenha um gatilho importante para este ser humano.
ATIVIDADES DA AULA 6
1- Existem diversas definições que contemplam o termo inteligência, espalhadas pelo mundo todo. Desta forma, observa-se que não existe uma única definição científica e universal. 
Explique a Abordagem Psicométrica; O teste de QI (Quociente Intelectual) é o ícone que melhor identifica e representa a abordagem psicométrica para medir a inteligência. Alfred Binet (1857-1911), em 1905, delineou o primeiro destes testes, na França, para identificar crianças que poderiam ter dificuldades em se beneficiar da instrução escolar regular.  A ideia de Binet foi amostrar competências mentais cotidianas e conhecimentos que não fossem estritamente ligados a currículos escolares específicos, que aumentassem sistematicamente através da infância, e, ademais, que pudessem confiavelmente prognosticar importantes diferenças no desempenho acadêmico posterior. 
Explique sobre inteligências múltiplas, dê exemplos.
Todos nascemos com o potencial das várias inteligências. Desenvolvê-las e descobri-las é o que temos a fazer: Inteligência musical: (cantores)pessoas com facilidade, ou melhor dizer, mais capacidade musical e instrumental; Inteligência espiritual: geralmente os lideres espirituais são dotados. Inteligência espacial: senso de localização de leitura de mapas(arquitetos/astronautas). Inteligência lingüística verbal: poeta, jornalista, político usam muito dessa inteligência. 
ATIVIDADES DA AULA 7
1- Após ler o guia de estudante, Aula 7, elabore um texto Sobre:
criatividade e apresente as estratégias que estimulam a criatividade nas empresas.
CRIAR atividade! Eis a chave para sair do modo automático e ter consciência das coisas que estamos a fazer diariamente. Mudanças simples como escovar os dentes com a outra mão ou andar de trás para frente nos mostram como somos mecânicos e pouco sensíveis a mudanças. Há um ano me tornei mãe e venho buscando informações a cerca da criatividade humana. Como desenvolver a criatividade ou resgatá-la? Despir-se dos conceitos pré-estabelecidos e viajar pelo mundo do novo é uma ferramenta que estimula ser criativo. Ser criativo demanda tempo, exercício e hábito. Ler, contar histórias e estimular o pensar são ferramentas que contribuem muito nessa busca. Desligar um pouco do mundo digital e dos veículos de comunicação como TV e internet. Geralmente crianças são criativas e no decorrer do caminho(as vezes por não ter consciência, as vezes os pais contribuem para uma racionalização precoce) para a vida adulta vão perdendo ou deixando de lado essa capacidade, que será, sem duvidas uma das ferramentas mais importantes no futuro. 
Chiavenato (2004), destaca algumas estratégias para tornar as empresas mais criativas: 
1. Implantar e incentivar um programa de sugestões na organização; 
2. Desenvolver grupos de geração de ideias (braisntorming); 
3. Criar oficinas de criação ou de gerenciamento de conceitos; 
4. Criar centros de criatividade na organização; 
5. Desenvolver círculos de qualidade e criatividade; 
6. Elaborar treinamentos em criatividade; 
7. Implantar um programa de melhoria continua e incremento da inovação; 
8. Fazer pesquisas e desenvolvimento de ideias com as pessoas; 
9. Criar sessões criativas regulares;
10. Desenvolver pessoas que atuem como facilitadores da criatividade
 
ATIVIDADES DA AULA 8
Parabéns você já está finalizando suas atividades.
Com base na aula 08, explique:
 Comente sobre a importância da Janela Johari no trabalho.
A janela de Johari, visa promover competências pessoais e profissionais. Em suas relações interpessoais, o indivíduo apresenta quatro facetas diferentes: O “eu aberto”, o “eu oculto ou fechado”, o”eu cego” e o “eu desconhecido”, Logo, se o indivíduo fizer uso desta ferramenta para se conhecer e conhecer ao outro, terá uma excelente ferramenta de otimização do trabalho. Melhorando seu desenvolvimento e potencializando suas características de uma maneira mais eficaz e inteligente.
 Liste os fatores que contribuem para a eficácia e qualidade do feedback.
1 - Usar o feedback de maneira construtiva: a intenção é contribuir para melhorar e desenvolver o outro e não usar o feedback como pretexto para atacar, diminuir ou derrubar. 
2 - Usar a sinceridade, para expressar realmente o que se pensa e sente.
3 - Ser sensível ao dizer a verdade, mas com amenidade de trato, de forma a não estimular e provocar atitudes defensivas. 
4 - Confiança, tentar ganhar a confiança da outra parte, de modo que ela se desarme e se predisponha a ouvir. O melhor é dar exemplo, sabendo ouvir e expor-se. 
5 - Dar feedback reconhecendo os pontos fortes/positivos é fundamental do ponto de vista psicológico. É o reconhecimento do que a pessoa tem de bom que dá a ela, a força e a segurança para ouvir sobre o que tem a melhorar. 
6 - Falar de forma clara, evitando obscuridades. Dar exemplos, ajudando a parte interessada a compreender melhor. 
7 - Saber sintetizar as falas, evitando detalhes sem importância ou excesso de feedback de uma só vez. 
8 - Evitar julgamentos radicais e generalizados. Ao invés de afirmar: “você é isto”, dizer “Está se comportamento de tal forma”. 
9 - Sempre que necessário, tomar a iniciativa para receber ou dar feedback. Não esperar que os outros venham primeiro. Demonstrar que ele será sempre bem recebido. 
10 - Repetir o feedback tantas vezes quanto for necessário. Apesar da boa intenção, as recaídas fazem parte do ser humano. A prática do feedback deve ser constante. 
11- Não adianta só ouvir, entender e aceitar. É preciso agir com determinação estabelecendo um plano de ação, começando por atacar o que for mais importante e prioritário: o que, como e quando. Buscar ajuda quando necessário. 
P.S. Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das
atividades , disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Silvia
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 5 a 8 por meio do portfólio 2
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 12/10/2018
Porém, quem entregar as atividades de 5 a 8, no portfólio 2, até o dia 10/10/2018, poderão corrigir as atividades caso eu considere necessário.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Continue navegando