Buscar

histo-ap reprod Masculino

Prévia do material em texto

Anna Carolina 
Histologia II – Aparelho reprodutor masculino
Composição:
Testículos
Ductos Genitais
Glândulas acessórias
Pênis
Testosterona: fisiologia masculina (hormônio principal)
Sêmen: espermatozoide + secreções que são liberadas por glândulas acessórias e ductos genitais. O sêmen é a principal secreção. 
Testículos:
Gônadas revestidas por cápsula de tecido conjuntivo denso – túnica albugínea e observamos que ela começa a ser mais espessada dorsalmente dando origem ao Mediastino que emitem septos fibrosos e ai começam a formar compartimentos incompletos que são os lóbulos testiculares (incompletos)
Em cada um desses lóbulos são encontrados de 1 a 4 túbulos seminíferos
Tubulos seminíferos: “novelos” envolvidos por TCPD frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e células de Leydig (produzem andrógeno testicular).( células de Leydig estão na região intersticial)
A principal função dos túbulos seminíferos: produzem espermatozoides. É onde irá ocorrer a espermatogênese, é intermediado pelas células de Sertoli. 
Nos testículos temos a migração durante o desenvolvimento fetal: da parede dorsal da cavidade abdominal para a bolsa escrotal: testículo arrasta folheto do peritônio, a túnica vaginal.
Túbulos seminíferos:
Produção de espermatozoides;
Túbulos enovelados;
Em continuidade com os túbulos retos 
Túbulos seminíferos dando origem aos túbulos retos que são canais em forma de rede, revestido por epitélio simples pavimentoso ou cúbico, que vai formar a rede testicular. A partir da rede testicular temos os ductos eferentes até chegar ao ducto epidimário.
Classificamos esses ductos em intra-testiculares e extra-testiculares
O túbulo seminífero é chamado de Epitélio germinativo ou seminífero e será formado pelas seguintes tipos celulares: 
Células de Sertoli
Células de linhagem espermatogênica: 4 a 8 camadas dessas células de sertoli > espermatozoides. 
Lâmina basal:
Bainha de tecido conjuntivo
Fibroblastos
Células mioides achatadas e contrateis (musc. Lisa)
Células intersticiais oi de Leidig.
Então inicialmente vemos células piramidais, em formato de pizza em que tem uma base maior, e vai chegando até a região luminal , ao redor delas vamos vendo células da linhagem espermatogênica que vão se diferenciando desde a base até a região luminal, onde tenho efetivamente espermatozoide maduro. Então inicialmente temos células epiteliais, que são células do epitélio germinativo, que são as células da linhagem espermatogênica e células de sertoli. Abaixo de tecido epitelial vemos a LAMINA BASAL e abaixo dessa lamina basal tecido conjuntivo . (Epitélio+lâmina basal+TC). Então quais são as células epiteliais do túbulo seminífero? Células de Sartoli e células da linhagem espermatogênica. Seguidas de lâmina basal e ai sim vem esse espaço de TC, que chamamos de bainha de tecido conjuntivo ou espaço intersticial . e nesse espaço intersticial encontramos diversas células de tecido conjuntivo , por exemplo os fibroblastos , vemos também células com capacidade contrátil (células mióides, são bem achatadas , relacionadas a regulação de secreção. Nessa região de TC tem as células intersticiais ou de Leydig, que são produtoras de TESTOSTERONA. Então no tecido conjuntivo temos células que estão produzindo testosterona. 
O que ocorre durante o processo de espermatogênese? É necessário que seja uma célula pequena, com pouca organela. Contém especialização da membrana com capacidade de movimentação que é o flagelo. Mitocôndria é importante para gerar energia, enzimas para degradação, material genético. Então venho de uma célula muito grande e vai diminuindo até chegar ao espermatozoide , que é uma célula móvel e com menor numero de organelas para ficar mais leve. Dentro das células de Sertoli teremos as de linhagem espermatogênica. 
Quais células do TC? Fibroblastos, células miódes e células intersticiais. 
Na célula de Sertoli: tem a espermatogênese, então tem desde a espermatogônia , que é uma célula 2n, que vai sofrendo meiose até passar por um processo de especialização, processo de diferenciação morfológica, nessa fase não tem meiose, é simplesmente uma alteração morfológica , que é chamada de espermiogênese, e nessa fase terá formação do flagelo. 
Quando tem alguma célula com numero diferente de material genético, o sistema imune ataca, então células N naturalmente seriam atacadas , então precisa de uma barreira protetora para que células do sistema imune não ataque esses espermatozoides. Existem algumas doenças em que essa barreira não está sendo bem implementada e ai ataca o sptz, simplesmente pq são células haploides. Então existe a barreira HEMATOTESTICULAR, que vão garantir que as células sejam transferidas através dos ductos sem serem atacadas pelo sistema imune. 
Túbulos seminíferos:
Células de Sertoli
Piramidais
Base: lamina basal
Superfície: lumem dos túbulos
Recessos: na superfícies celulares – células da linhagem espermatogênica se alojam e sofrem meiose e maturação> formação do SPTZ.
Unidas por junções oclusivas> barreira hematotesticular( para que não passem as células do sistema imune ara degradar as células espermatogênicas).
A gente encontra células de Sertoli nas espermatogônicas( elas estão abaixo dessa barreira, pq as espermatogônias são células 2n, diploide e elas não precisam estar protegidar por essa barreira hematotesticular, essas espermatogônias são as que dão origem aos espermatócitos primários, secundários até a espermatide.) : as espermatogônias estão no compartimento basal, abaixo da barreira.
Células divididas a partir das espermatogonias: compartimento adluminal (sobre a barreira) > iniciam a espermatogênese.
As células de Sertoli também são importantes para troca de nutrientes e metabólitos, pq precisa trazer nutrientes para essa célula espermatogênica.
Proteção de ataque imunológico (barreira)
Células de Sertoli também realizam fagocitose dos corpos residuais ( citoplasma na espermiogênese).
Células de sertoli também atuam secretando fluidos nos túbulos seminíferos para transporte de sptz.
Secreção de : ABP( androgen-binding protein): [] de testosterona (espermatogênese)> estimulada por FSH. Então a célula de sertoli produz a proteína que vai se ligar a testosterona que vai levar para o compartimento para que tenha o estimulo para espermatogênese .
Inibina (suprime a síntese e liberação de FSH) 
Produção de AMH: regressão dos ductos paramesonéfricos(feminino) em fetos masculinos e induzir as estruturas derivadas dos ductos mesonéfricos(masculino).
Barreira hematotesticular: células mais avançadas da espermatogênese são protegidas de substancias do sangue, agentes nocivos e reconhecimento imunológico.
Na prática vemos as células de Sertoli, que são piramidais e células da linhagem espermatogênica. 
Tecido intersticial
Tecido conjuntivo: fibroblastos, mastócitos,macrófagos e Leydig (puberdade)
Nervos
Vasos sanguíneos
Vasos linfáticos
Células de Leidig: PRODUTORAS DE TESTOSTERONA 
Arredondadas ou poligonal
Citoplasma eosinófilos rico em gotículas lipídicas (são mais coradas em rosa)
Produzem testosterona
Essas células são estimuladas pelo LH.
Ductos intratesticulares: ductos presentes dentro dos testículos 
Conduzem espermatozoide e fluidos, formados por:
Tubulos retos ( túbulos seminíferos vão dar sequencia imediatamente aos túbulos retos, que são aqueles com epitélio cuboide baixo ou pavimentoso, então a gente ainda encontra algumas células de Sertoli)
Rede testicular
Ductos eferente
Túbulos retos: segmento inicial formado por células de Sertoli seguido por segmento de epitélio cuboide apoiado em TCPD.
Rede testicular: Localizado no mediastino do testículo. Epitélio cuboide, dando continuidade ao epitélio cuboide do túbulo reto.
Ductos eferentes: Grupos de células cuboides não ciliadas (absorvem fluidos secretados nos túbulos seminíferos) que se alternam com grupos de células cujos cílios batem em direção ao epidídimo (fluxo de sptz para o epidídimo). Células musculares lisas circularmente.Ductos genitais extratesticulares:
Transportam sptz do testículo para o meato do pênis.
Formados por: Ducto do epidídimo; Ducto deferente; Uretra
Ducto epididimário:
Tubo único altamente enrolado;
Forma o corpo e cauda do epidídimo (encapsulado)
Epitélio colunar pseudoestratificado
Células basais arredondadas e células colunares
Estereocilios: superfície das células colunares( importante na condução do fluxo)
Absorção e digestão dos corpos residuais das espermátides. ( acontece aqui no ducto epididimário e lá nas células de Sertoli)
Células musculares lisas, para promover contração e movimentação do sêmem
TCPD frouxo.
Ducto deferente:
Lúmen estreito
Espessa camada de músculo liso( para ajudar no processo de ejaculação)
Mucosa: dobras longitudinais de epitélio colunar pseudoestratificado com esterecilios (pp)
Lâmina própria: TC rico em fibras elásticas e camadas de musculo liso (contração peristáliticas e ejaculação).
Faz parte do cordão espermático (+ artéria testicular, plexo pampiniforme e nervos)(alta vascularização)
Ampola (dilatada) antes de entrar na próstata: espitélio espesso e pregueado
Vesículas seminais desembocam na porção final da ampola(importante na produção de secreção)
Penetra a próstata e se abre na uretra prostática e passa para o ducto ejaculatório (mucosa semelhante, sem musculo liso ).
Glândulas acessórias:
Vesículas seminais; próstata; glândulas bulbouretrais
Produção de secreções essenciais para função reprodutiva.
Vesículas seminais:
Dois tubos muito tortuosos
Mucosa pregueada com epitélio cuboide ou pseudoestratificado colunar
Lâmina própria: fibras elásticas e espessa camada de musculo liso (para colaborar com a ejaculação)
Produção de secreção contendo frutose, citrato, inositol(sinalizadores), prostaglandinas e proteínas.
Próstata:
Conjunto de glândulas túbulo-alveolares ramificadas que envolvem a uretra prostática
Epitélio cuboide alto ou pseudoestratificado colunar
Circulado por estroma fibromuscular
Cápsula fibroelastica rica em musculo liso> septos>lóbulos
Produção e armazenamento de secreção ( regulada por testosterona)> ejaculação
Concreções prostáticas: corpos esféricos calcificados no lúmen.
Glândulas bulbouretrais:
=Glândulas de Cowpor
Porção membranosa da uretra
Glandulas tubuloalveolares
Epitélio cubico simples secretos de muco
Células esqueléticas e lisas nos septos que formam os lóbulos
Muco: lubrificante.
Uretra:
Epitélio pseudoestratificado colunar e estratificado pavimentos(glande)
Glândula de Littré: secretoras de muco
Corpos cilíndricos:
2 corpos cavernoso do pênis
Corpo esponjoso> distalmente forma a glande do pênis
Prepucio:
Dobra retrátil de pele com TC com músculo liso
Glândulas sebáceas
Corpos cavernosos:
Envolvidos pela túnica albugínea (TCPD denso)
Tecido éretil: espaços venosos separados por trabéculas de fibras de TC e células musculares lisas
Ereção: Impulsos vasodilatadores do parassimpático causam o relaxamento da musculatura dos vasos penianos e musculatura lisa.

Continue navegando