Buscar

ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA

Prévia do material em texto

ORGANIZAÇÃO DA TABELA PERIÓDICA
 Os cientistas começaram a observar que os elementos químicos precisavam ser organizados numa ordem que facilitasse o seu estudo. Atualmente, existem cerca de 115 elementos químicos e é preciso organizá-los de um modo que se permita obter mais facilmente informações sobre as suas propriedades e até mesmo prever o seu comportamento.
 Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) criou uma tabela periódica que organizava os elementos em ordem crescente de massa atômica. Mas, em 1913, o físico inglês Henry Moseley descobriu experimentalmente os números atômicos (quantidade de prótons) dos elementos e provou que as propriedades que distinguiam cada elemento químico dependiam de seu número atômico respectivo.
 Assim, a Tabela Periódica atual é organizada em ordem crescente de números atômicos.
 Os elementos estão organizados indo da esquerda para a direita, aumentando uma unidade no número atômico. Por exemplo, o primeiro elemento que aparece na Tabela Periódica é o hidrogênio, com número atômico igual a 1. O próximo é o hélio, com número atômico igual a 2, o lítio vem em seguida, com número atômico igual a 3 e assim por diante.
 Esses elementos também aparecem organizados em linhas verticais que são denominadas de famílias ou grupos dos elementos. Atualmente, as famílias vão de 1 até 18. Os elementos de uma mesma família possuem a mesma quantidade de elétrons na última camada eletrônica e, devido a isso, suas propriedades são semelhantes.
Por exemplo, todos os elementos da família 1 possuem apenas 1 elétron em suas camadas de valência (última camada). O hidrogênio é um elemento que possui propriedades muito diferentes de todos os outros elementos da Tabela Periódica, não se encaixando corretamente em nenhuma família. Porém, ele aparece na família 1 exatamente porque possui só 1 elétron na camada de valência.
Existem algumas famílias da Tabela Periódica que possuem nomes específicos, veja quais são:
A organização desses elementos também envolve as linhas horizontais, que são os períodos. Os períodos indicam a quantidade de camadas eletrônicas que são preenchidas em cada átomo dos elementos. Por exemplo, todos os elementos do primeiro período possuem apenas uma camada eletrônica, todos do segundo período possuem duas camadas eletrônicas e assim sucessivamente, sendo que os períodos vão de 1 a 7.
Além disso, os elementos são separados em elementos representativos e em elementos de transição. Antigamente, os elementos representativos eram indicados por serem das famílias que tinham o número acompanhado da letra A (1A, 2A, 3A, 4A, 5A, 6A, 7A e 8A) e os elementos de transição tinham o número acompanhado da letra B (1B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B e 8B). Porém, esse tipo de nomenclatura não é mais adotado pela IUPAC e agora temos que os elementos representativos estão nas famílias 1, 2, 13 a 18, e os elementos de transição vão das famílias 3 a 12.
Distribuição em subníveis
Os elementos representativos são os elementos mais importantes da tabela periodica. Todos os elementos representativos possuem o seu elétron mais energético situado nos subníveis “s” ou “p”.
Os elementos de transição estão representados na região central da Tabela e estão dividos em elementos de tarnsição externa e interna.
Os elentos de transição externa estão expostos na região central da tabela periodica. . Seus elétrons mais energéticos ficam no subnível “d”.Os elementos de transição interna estão abaixo do corpo principal da Tabela e são duas séries: a série dos lantanídeos e a série dos actinídeos. Seus elétrons mais energéticos ficam no subnível “f”.
A tabela periodica tambem está divida em grupos chamados: metais, não metais e gases nobres.
Metais: os metais constituem a maior parte de tabela periodica, em temperatura ambiente eles são duros e sólidos, com excessão apenas do mercúrio, que é liquido. São bons condutores de calor e eletricidade, o metal tambem é caracterizado pela sua maleabilidade( capacidade de ser moldado) e pela sua ductibilidade( caoacidade de formar fios).
Não metais: esses elementos possuem características opostas as do metais, ou seja, não são bons condutores de calor e eletricidade. Pelo contrário a maioria funciona como isolante.
Gases nobres: representam os elementos da família 18, eles são gasosos na temperatura ambiente e, normalmente são encontrados na natureza em sua forma isolada, pois assim são mais estáveis. Além disso, eles não formam compostos com outros elementos espontaneamente.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Os elementos quimicos estão organizados de acordo com:
O número de massa.
A distribuição dos elétrons.
O número de camadas eletrônicas.
O número atômico.
Seu grupo e periodo.
2.Em que família e periodo da tabela periódica estão situados os elementos a seguir:
a) C d) I
b) Cr e) P
c) K f) Al
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1.Os elementos quimicos estão organizados de acordo com:
a) O número de massa.
b) A distribuição dos elétrons.
c) O número de camadas eletrônicas.
d) O número atômico.
e) Seu grupo e periodo.
2.Em que família e periodo da tabela periódica estão situados os elementos a seguir:
a) C d) I
b) Cr e) P
c) K f) Al
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1.Os elementos quimicos estão organizados de acordo com:
a) O número de massa.
b) A distribuição dos elétrons.
c) O número de camadas eletrônicas.
d) O número atômico.
e) Seu grupo e periodo.
2.Em que família e periodo da tabela periódica estão situados os elementos a seguir:
a) C d) I
b) Cr e) P
c) K f) Al

Continue navegando