Buscar

PROVA I TOPICOS ESPECIAIS

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442936) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9882944
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Observando a figura, a desigualdade social é muito grande, e não apenas no Brasil, mas nos mais variados países do planeta. Esse grande problema acontece com distintos grupos sociais, como as diferenças religiosas, a cor da pele e a diversidade cultural. Demostra que é muito maior o preconceito, as pessoas não aceitam essas diferenças, o modo de pensar, o jeito de ser. A cultura brasileira é marcada pela mistura de raças (brancos, negros e índios). Isso proporcionou o crescimento de várias culturas e, com isso, as diferenças sociais. Diante desses fatos, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.folhadedourados.com.br/media/images/5198/13390/tmp/wmX-565x412x4-51b48da14ab164e3439d87e8c1a958832ef775558abd5.jpg>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	Ocorre a diferença social, pensamentos, ideias, ações, orientação sexual, dentro da mesma sociedade, podendo gerar conflitos verbais e até violência.
	 b)
	O desenvolvimento das diferenças da sociedade está ligado apenas aos mais diversos tipos de religião. Dessa forma, existem poucas situações de preconceito referente à raça e à cor da pele.
	 c)
	Ocorre a diferença social apenas com a diferença da cor da pele e a raça.
	 d)
	Ocorre a diferença social apenas com os brancos e índios.
	2.
	A arte teve início desde os tempos da pré-história, onde eram desenhadas nas cavernas figuras com os acontecimentos que ocorriam naquela época. Nos dias de hoje, a arte apresenta um modelo de beleza, com variedades. Desses modelos, são feitas as práticas artísticas representadas não apenas pela pintura, mas também por teatro, monumentos, dança, gravuras, esculturas, músicas, literatura, entre outros. A arte se transformou em algo muito maior que apenas a arte da pintura, fez com que as culturas pudessem ser representadas pelo povo independentemente da distinção de raça e cor. Analise as afirmativas a seguir:
I- A arte na época da pré-história era apenas apresentação de figuras das suas necessidades.
II- A arte pode ser representada por diversas formas da cultura de uma nação.
III- Podemos dizer que a arte é apenas uma pintura que é colocada em um quadro.
IV- Podemos considerar que a arte é uma conexão entre o passado, presente e o futuro.
V- A arte pode ser considerada como uma cultura erudita, de conhecimento científico a partir dos conhecimentos acadêmicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, III e V estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	3.
	Quando se fala em ética, sempre nos referimos aos políticos, mas os empresários também deveriam ter, pois, depois das operações da Polícia Federal, a ?Lava Jato" e o "Petrolão?, ocorrido em 2015, mostraram que ambas as partes não possuem o compromisso com a população, a ganância por mais dinheiro atropela toda as expectativas da ética e da moral. As escolhas entre o correto e o errado dependem de nós mesmos, cabe escolher o caminho a seguir. Representando as nossas escolhas entre o correto e o incorreto ou o que se pode dizer entre a ética e a corrupção, observe a charge sobre as ideias que podem representar esse perfil de pessoas, o que ela transmite com relação aos dias atuais, e analise as afirmativas a seguir:
I- Considera-se a ética como um recurso de induzir as pessoas a fazer as coisas erradas.
II- Pode-se considerar que a ética estuda a moral através de nossas escolhas, valores, desejos, atitudes e sentimentos.
III- As crenças sobre a ética se destacam apenas nas escolhas do tipo de religião sobre a sociedade.
IV- A ética tem a função de apresentar formas para melhorar o comportamento de cada indivíduo ou grupo social. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://blogueirodobem.zip.net/images/ilustaetica.gif>. Acesso em: 10 ago. 2015.
(Bem = Ética) x (Mau = Corrupção)
	
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	4.
	O Brasil pode ser considerado um dos países mais multiculturalistas do mundo, pois as diferentes raças e culturas do norte ao sul, do leste ao oeste, mostram que podemos viver bem em um lugar com diferentes tipos de culturas, sem que haja lutas específicas de cada grupo. A aceitação das pessoas é o ponto fundamental, erradicados conceitos e fanatismo que vão contra a cultura local. No que se refere ao multiculturalismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O multiculturalismo pode ser considerado a vivência de vários grupos com valores, tradições e ideias diferenciados em um único local.
(    ) O multiculturalismo busca a igualdade entre as minorias.
(    ) O multiculturalismo é apenas a diferença entre as religiões das pessoas, sem identificar a cor, a raça ou a orientação sexual.
(    ) Em muitos países, o multiculturalismo foi, através dos processos autoritários, impondo suas culturas para todos os membros da sociedade para construir suas novas identidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	5.
	O Brasil possui uma divisão sociopolítica, na qual encontramos o Primeiro Setor (caracterizado pelo Estado), o Segundo Setor (que abarca as instituições privadas) e o Terceiro Setor contempla as Organizações Não Governamentais (ONGs), que têm algumas particularidades:
"No que concerne às formas como as ONGs se movem no espaço público, vale chamar a atenção para o potencial de construção de redes, abrangendo os espaços locais, regionais e globais, como também as potencialidades de incluir, nessas redes, desde organizações internacionais, como as do sistema ONU e fundações financiadoras, até grupos semimarginalizados em bairros da periferia das grandes cidades. A noção de rede em relação às ONGs pode ser pensada de duas formas: uma é a rede entre ONGs incluindo também os movimentos sociais, na qual cada organização é ponto de transmissão para outras, maiores ou menores, locais ou globais. Outra forma de pensar a rede é como um espaço tridimensional onde as ONGs funcionam não apenas como pontos de transmissão, mas como pontos nodais, que acumulam e distribuem informações, acumulam poder, credenciam-se como representantes fazendo a ligação entre o Estado e a sociedade em geral." (PINTO, 2006, p. 658)
Sobre as ONGs, analise as afirmativas a seguir:
I- Atualmente servem para pressionar o governo para que tenha uma atuação mais social, e não apenas com fins políticos.
II- Por depender de repasses financeiros, as ONGs possuem uma limitação em um determinado conjunto da sociedade.
III- Tem fins políticos e financeiros e prestam poucos serviços sociais, apenas se limitando a uma classe social.
IV- A maior preocupação das ONGs são os serviços sociais, para todas as classes sociais mais especificamente com as de baixa renda, que não possuem acesso a determinados serviços.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PINTO, C. R. J. As ONGs e a política no Brasil: presença de novos atores. DADOS ? Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, v. 49, n. 3, 2006.
	 a)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	O surgimento dos estudos atuais sobre a condição feminina e o estudo de gênero só foi possível porque, ao longo do tempo, o movimento social de mulheres temdenunciado as situações de opressão, preconceito e dominação. Se hoje o gênero representa uma categoria de análise tão importante para as ciências humanas e sociais, é porque se fez legítimo pelas tantas batalhas dos movimentos feministas, tornando-se fundamental para a compreensão das relações humanas. O feminismo é um conceito múltiplo, possuindo uma dimensão política e uma dimensão acadêmica. Sobre o feminismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A dimensão acadêmica do feminismo é multidisciplinar, incluindo Antropologia, História, Educação, Sociologia e Direito.
(    ) O principal objetivo do movimento feminista não foi alcançar a igualdade entre homens e mulheres, mas sim a equidade entre eles.
(    ) O feminismo possui uma dimensão política, que se refere aos movimentos de luta por direitos.
(    ) O Movimento Feminista surgiu no século XX, nos Estados Unidos, e foi dividido em três grandes momentos, as chamadas ondas femininas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Diante do caráter plural de nossas sociedades e das complexas relações estabelecidas socialmente, vivemos em uma sociedade dividida em classes, em que a luta pela manutenção ou superação das divisões sociais é constante. Nesse sentido, devemos lutar em favor da inclusão escolar, com currículos mais inclusivos, abertos às diferenças sociais, psíquicas e físicas. Sobre a Educação Inclusiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A escola é fundamental na construção de novos tempos na educação, contribuindo para formar alunos não conformistas.
(    ) A escola deve formar alunos questionadores, reagentes e competentes, aptos a rejeitar concepções como o individualismo.
(    ) Na Educação Inclusiva, a escola deve se pautar na lógica da repetição alienante das atividades.
(    ) A partir da inclusão escolar, podemos ter uma educação voltada para a harmonização da convivência social, direcionando os saberes para produzir agentes econômicos, principalmente em países subdesenvolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - F - V.
	8.
	Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos. Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.
II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos fisiológicos, históricos e culturais.
III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://discursomediatizado.blogspot.com/2011/06/tecnologia-cultural.html>. Acesso em: 3 ago. 2015.
	
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente afirmativa IV está correta.
	9.
	A cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
(    ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
(    ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
(    ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	A cidadania é um conjunto de direitos e deveres que fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. A cidadania expressa os direitos e deveres de todas as pessoas que vivem e convivem em sociedade, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio público e privado em algumas esferas. Sobre as esferas em que isso ocorre, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Social e política.
	 b)
	Social e Civil.
	 c)
	Social, política e civil.
	 d)
	Civil e política.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando