Buscar

Avaliando TGP 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201905333952)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É falso afirmar sobre as características da jurisdição, segundo doutrina sobre o tema:
		
	
	a presença da lide, de regra.
	
	definitividade;
	 
	ausência de lide no processo de conhecimento.
	
	são os procedimentos para permitir que as partes pratiquem atos de disposição de seus direitos indisponíveis.
	
	a inércia;
	Respondido em 19/04/2019 18:45:35
	
Compare com a sua resposta: Gabarito: a) Sim, a sentença penal condenatória transitada em julgado torna certa a obrigação de indenizar o dano (art. 94, I do CP). b) Não, ele utilizará a via da execução, mas como o título é ilíquido deverá promover previamente a liquidação da sentença, por arbitramento (art. 475-C do CPC). A sentença penal condenatória transitada em julgado é titulo executivo judicial (art. 475-N, II do CPC.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201905333730)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O princípio do juiz natural:
		
	 
	Dispõe que não haverá juízo, nem tribunal de exceção.
	
	Também é conhecido como princípio da inafastabilidade da jurisdição.
	
	Garante que a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
	
	Caso tenha sido realizada a citação do réu durante as férias forenses, o prazo para contestar a ação começará a correr imediatamente.
	
	Não tem previsão constitucional.
	Respondido em 01/06/2019 16:11:48
	
Compare com a sua resposta: Em todo território nacional, de acordo com o Princípio da Territorialidade, previsto nos artigos 1o e 1.211, CPC.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201905333903)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Sobre jurisdição, ação, legislação e procedimentos, indique a assertiva verdadeira:
		
	 
	a legislação sobre processo civil é da competência da União;
	
	jurisdição, de regra, não é inerte;
	
	os procedimentos são estabelecidos pela lei dos municípios e dos estados da federação.
	 
	a comprovação, de plano, da titularidade do direito de ação e do direito material são essenciais para a propositura correta da ação;
	
	causa madura
	Respondido em 19/04/2019 18:37:28
	
Compare com a sua resposta: Gabarito a) Deverá utilizar-se do processo de execução, pois o CPC prevê que o documento que porta seu cliente tem força executiva, dispensando a utilização do processo de conhecimento. O crédito do cliente consta de um título executivo extrajudicial. Cabe-lhe elaborar uma petição inicial, em conta que em se tratando de execução de título extrajudicial, ela é autônoma, com os elementos indicados nos artigos 614 e 615 do CPC, a chamada execução por quantia certa em face de devedor solvente. Nessa tutela de execução busca o credor a satisfação do seu direito, sem possibilidade nos próprios autos da execução de estabelecer o contraditório. A execução não é dialética. b) Sim, no processo de conhecimento há lide, possibilidade de resistência da pretensão do autor, sentença que faz coisa julgada formal e material. Antes da entrega final do serviço jurisdicional estabelece-se uma ampla cognição, contraditório, produção de provas, realização de audiência, quando for o caso. Na execução o credor quer a satisfação do seu direito, manifestando em juízo uma pretensão insatisfeita. Nele, processo de execução, não há lide, sentença, e contraditório, certo que a defesa do executado não é feita nos autos da execução em sim através de embargos de devedor, que são ação autônoma, incidental e de conhecimento ou impugnação, um incidente na fase de cumprimento da sentença. O processo cautelar, geralmente, preventivo, também tem pedido, porém verdadeira providência acautelatória, de regra de duração efêmera, em que o requerente busca uma medida que restabeleça ou mantenha o equilíbrio da relação jurídica estabelecida entre o requerente e requerido. A providência requerida é provisória e dura até a sentença final no processo principal.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201905333609)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	"A jurisdição, quanto à litigiosidade, pode ser classificada em contenciosa e voluntária. Na concepção tradicional, a jurisdição é a função de resolver litígios, é o meio de solução de conflitos. É forçoso reconhecer que o que fez surgir a função jurisdicional, ou o próprio judiciário, foi a litigiosidade." (Leonardo Greco, Instituições de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2010, p.90). Sobre a classificação entre jurisdição contenciosa e voluntária, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	interesse de agir e competência funcional
	
	Toda vez que dois sujeitos disputam um bem da vida e um deles se dirige ao juiz contra o outro, pedindo que esse bem lhe seja atribuído com exclusividade, há uma lide e a jurisdição é contenciosa;
	
	Pelo conceito tradicional, considera-se jurisdição voluntária um ato judicial de administração pública de interesse privado.
	 
	As garantias fundamentais do processo, como o contraditório, a ampla defesa, o devido processo legal, e o acesso à tutela jurisdicional, são todas elas pontos de diferenciação entre a jurisdição voluntária e a contenciosa, haja vista estarem presentes apenas neste último tipo de jurisdição.
	
	Considera-se exemplo de jurisdição voluntária o que dispõe o Código Civil sobre o procedimento de alienação de bem de menor. Ou seja, apesar de representar legalmente o filho, o pai somente pode alienar bem imóvel do filho mediante autorização ou alvará judicial.
	Respondido em 19/04/2019 18:42:44
	
Compare com a sua resposta:
a) Nos termos do art. 275, II, f, do CPC o rito será o sumário, na medida em que se cuida de cobrança de honorários advocatícios não contemplada em legislação especial. Isso porque os honorários foram pactuados verbalmente. A opção pelo rito é de ordem legal, pelo que não fica ao alvedrio do advogado.
b) O art. 24 da Lei n. 8.906/1994 prescreve que o contrato escrito de honorário é título executivo (extrajudicial). Sendo assim, para a consagração do crédito do advogado o instrumento processual adequado a ser utilizado pelo causídico será o processo de execução, sendo certo que o rito será o da execução por quantia certa fundada em título executivo extrajudicial (arts. 646 et. seq. do CPC) e não o processo de conhecimento sob o rito sumário. Nesse sentido, é o posicionamento de Freitas Câmara. Veja-se: "(...) toda vez que inexistir norma especial, o processo instaurado por demanda de um profissional liberal, que pretende receber seus honorários seguirá o procedimento sumário. Exemplo de norma especial, determinando a utilização do processo de execução, se encontra na Lei n. 8.906/1994, conhecida como Estatuto dos Advogados e da Ordem dos Advogados do Brasil, que dá ao contrato escrito de honorários advocatícios eficácia de título executivo extrajudicial". (CÂMARA, Alexandre Freitas. Lições de direito processual civil. Vol. I. 17 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2008, p. 361.    
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201905333708)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da Jurisdição no Brasil é CORRETO afirmar que:
		
	
	Siginifica o mesmo que PROCESSO, uma vez que representa as decisões judiciais proferidas.
	
	Significa o mesmo que AÇÃO, uma vez que representa a busca das partes ao acesso à justiça.
	 
	No ambito do direito processual civil pode ser classificada como contenciosa e voluntária.
	
	tem previsão explícita na Constituição Federal de 1988.
	
	No âmbito do direito processual civil pode ser classificada como inerte ou preventiva, considerando a atuação inicial do juiz ou das partes interessadas.
	Respondido em 19/04/2019 18:43:45
	
Compare com a sua resposta:
a) A relação jurídica material é aquela existente entre as partes, exclusivamente, quais sejam, Mário e Francisco, entre os quais há a relação de débito e crédito em razão do fato jurídico que os uniu (¿ato ilícito praticado por Francisco). A relação jurídica processual dá-se entre as partes,como credoras do serviço jurisdicional e o Estado-Juiz, seu devedor. Regulamentada, naturalmente, pelo Direito Processual correspondente (no caso, o civil).
b) A jurisdição, tradicionalmente, possui natureza meramente declaratória, em razão do que, independentemente da atuação do juízo (e respectiva sentença), já havia o dever decorrente da relação jurídica material previamente existente.

Continue navegando