Buscar

sociedade educaçao

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442902) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9894811
	Nota da Prova:
	8,00
Legenda: Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	a)
	Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	b)
	Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	c)
	Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	d)
	Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	2.
	O castelo e a catedral são símbolos arquitetônicos da Idade Média, além disso, outros símbolos fizeram parte da cultura medieval em vários locais do mundo. Assim, todas as transformações que ocorreram na Idade Moderna ou são rupturas com o pensamento medieval ou são lentas reestruturações das qualidades culturais, como no caso da passagem do teocentrismo para o antropocentrismo. Na Idade Média, diferentemente da Idade Moderna, o homem não se preocupou com tanta ênfase em prolongar sua vida na Terra, fazendo estudos e buscando soluções e remédios para doenças e epidemias. Sobre o que objetivava o homem no contexto da cultura medieval, analise as afirmativas a seguir:
I- Salvar a alma da possibilidade do inferno.
II- Defender a ciência diante das teorias religiosas.
III- Conciliar fé e razão como conhecimentos de igual valor.
IV- Afirmar a existência de céu e inferno.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	3.
	De uma maneira geral, as concepções de homem e de universo variam paradoxalmente, dependendo da época e da sociedade histórica. Diante disto, em que sociedade as ideologias e as mentalidades passam a compreender o homem como a medida de todas as coisas e como o centro do universo?
	a)
	Idade Moderna.
	b)
	Idade Antiga.
	c)
	Idade Contemporânea.
	d)
	Idade Média.
	4.
	Os fenômenos, os fatos, as revoluções, as transformações, as contradições que abalavam a sociedade na qual os sociólogos Karl Marx (1818-1883), Emile Durkhein (1858-1917) e Max Weber (1864-1920) estavam inseridos serviu de campo e objeto de análise, bem como à elaboração de principais teses por esses estudiosos. Com relação às principais teorias defendidas por esses sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Karl Marx.
II- Emile Durkhein.
III- Max Weber.
(    ) Em suas teorias, defendia o fim da exploração do trabalhador pelo empregador e a necessidade da construção de uma sociedade justa e igualitária.
(    ) Para este estudioso, o objetivo da Sociologia era o de identificar e compreender como e por que as regras nascem e como elas funcionam na sociedade. 
(    ) Sustentou a tese de que a explicação da vida social tem seu fundamento especificamente na sociedade e não no indivíduo isolado.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - III - I.
	b)
	I - II - III.
	c)
	III - I - II.
	d)
	I - III - II.
	5.
	A ciência social e a sociologia são enquadradas como uma ciência qualitativa e quantitativa, longe de serem consideradas como um conhecimento especulativo. Seu objeto de estudo é a vida social, política de uma época e coletividade. Estas áreas do conhecimento que surgiram no século XIX, com rigor de ciência, também fazem parte de um resultado de projetos de colonização e desenvolvimento no campo institucional. No contexto dos aspectos históricos das ciências sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O surgimento das novas tecnologias de informação, como os computadores, possibilitou o surgimento das ciências sociais. 
(    ) O processo colonizador de países mais distantes dos continentes foi um propulsor para o surgimento da antropologia.
(    ) Diversos escritores clássicos das ciências sociais aproveitaram as questões da industrialização como fonte de suas pesquisas.
(    ) Os contra-revolucionários do Iluminismo, como Voltaire e Bourdieu, são os principais fundadores do pensamento sociológico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - V - V - F.
	b)
	V - V - F - V.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	F - F - V - V.
	6.
	Os autores Karl Marx (1818-1883), Max Weber (1864-1920) e Émile Durkheim (1858-1917) são  considerados os responsáveis pelo reconhecimento e legitimação da disciplina sociologia como uma ciência, área e disciplina do conhecimento. Sobre as principais teorias destes sociólogos, analise as afirmativas a seguir:
I- Karl Marx pretendia constituir uma sociologia neutra e imparcial que deveria estar distante das lutas sociais sem se envolver nas militâncias políticas.
II- Émile Durkheim constituiu uma teoria de que a representação da vida social tem suas raízes na sociedade e não no indivíduo.
III- Para Max Weber, a sociedade, os sistemas e instituições não são superiores ao indivíduo.
IV- Para Max Weber, a análise sociológica deveria ser neutra de juízos de valor, isenta de questões morais ou políticas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	b)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	d)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	7.
	O escritor Pierre Bourdieu é um dos mais expressivos teóricos da sociologia contemporânea, também conhecido como o criador da sociologia da educação. Intelectual argelino, sua crítica face às problemáticas sociais é de importante ajuda para os pesquisadores da realidade escolar enquanto instituição. O escritor deixou um grande legado literário para a sociologia da educação. No contexto da sociologia da educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pierre Bourdieu, ao pensar a escola como um aparelho ideológico de Estado, copiou a ideia dos clássicos medievais.
(    ) Bourdieu, em suas teorias da educação, centralizou a ideia de cuidado com a infância, utilizando a metáfora da flor do jardim.
(    ) Bourdieu é considerado o criador da sociologia da educação, valorizando a análise crítica do funcionamento social da escola. 
(    ) Para Bourdieu, a função da escola pode tanto legitimar as desigualdades sociais quanto assumir uma postura libertadora.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	F - F - V - V.
	b)
	V - F - F - F.
	c)
	F - V - F - V.
	d)
	V - F - F - V.
	8.
	Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.
(    ) A sociologia deve exercer um caminho reflexivo, bem como desvendar o funcionamento da regulação social e das estruturas de dominação.
(    ) A sociologia deve preservar a ?saúde? e a integridade da engrenagem social e incentivar mudanças políticas.
(    ) Defende que a tecnologia obriga o ser humano a adquirir novas competências, fato que tem trazido incertezas para o futuro da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	III - I - II.b)
	I - III - II.
	c)
	II - I - III.
	d)
	I - II - III.
	9.
	O sociólogo Pierre Bourdieu (1930-2002) em sua maneira reflexiva de explicar a sociedade construiu um método para analisar os mecanismos e processos de dominação da sociedade usando os conceitos de habitus, campo, capital e poder simbólico. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Habitus.
II- Campo.
III- Capital cultural.
IV- Poder simbólico.
(    ) Está relacionado às formas de exercer poder na vida social. Pressupõe que os indivíduos acreditam na legitimidade do poder daqueles que o exercem.
(    ) Corresponde a um sistema de disposições duráveis e transponíveis que funciona como uma matriz de percepções, compreensões e atitudes.
(    ) É constituído pelos saberes, competências e outras aquisições de cunho cultural. 
(    ) Compõe o espaço estruturado de posições, onde os dominantes e os dominados lutam para manter e obter determinados postos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - IV - III - I.
	b)
	I - II - III - IV.
	c)
	IV - I - III - II.
	d)
	II - I - IV - III.
	10.
	Karl Marx (1818-1883) propôs diversas reflexões e críticas sobre as relações de trabalho constituídas no interior do sistema capitalista, assim como defendeu diversos conceitos que foram e são amplamente utilizados tanto em sua época como nas subsequentes. Entre eles, estão os conceitos de ?reificação?, ?superestrutura?, ?infraestrutura? e ?mais valia?. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mais valia.
II- Infraestrutura.
III- Reificação.
IV- Superestrutura.
(    ) Consiste no conceito que diz respeito ao modo de produção material, seja a economia ou a tecnologia, que permite a produção de bens (usando ferramentas, máquinas, terra, matéria-prima, dentre outros).
(    ) Corresponde às instituições jurídicas, aspectos políticos, normas, leis, que conservam a organização da sociedade.
(    ) Significa a transformação dos seres humanos em seres semelhantes a coisas, que se comportam de acordo com as leis das coisas.
(    ) Constituído pelo lucro obtido através do aumento e o excedente da jornada de trabalho e da produtividade como um todo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a)
	II - IV - III - I.
	b)
	I - II - III - IV.
	c)
	II - I - IV - III.
	d)
	IV - I - III - II.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais