Buscar

Dir Civil II CC 1

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Acadêmico: Felipe Pontes Pequeno da Costa
Matrícula: 201804156647
Disciplina: Direito Civil II
Caso Concreto 2
Vera alugou imóvel para Lourdes no ano de 2017. Em 2018, Lourdes, que atravessava por problemas financeiros decorrentes de sua demissão do banco em que trabalhava, não conseguiu mais quitar as despesas com aluguel e condomínio, estando inadimplente por quatro meses até a presente data. Inconformada com a situação a locadora, Vera, que não acredita nos meios judiciais para solução de conflitos, contrata um carro de som para ficar na entrada do condomínio de Lourdes, dizendo que a locatária é uma grande estelionatária e inadimplente, por não arcar com suas obrigações. Tal ato gerou grande constrangimento à Lourdes, que já não mais deseja sair de casa. Aponte qual fonte do direito obrigacional pode ser visualizada no presente caso concreto. 
Resposta:
 Num primeiro momento, conseguimos visualizar a fonte obrigacional do contrato. Num segundo momento, conseguimos visualizar a fonte obrigacional do ato ilícito. 
 O contrato é visualizado no momento em que percebemos que Vera (locadora) alugou um imóvel para Lourdes (locatária), em 2017. Tendo Lourdes ficado inadimplente por 4 meses com as despesas do aluguel e condomínio. Mesmo não estando expresso no caso concreto a figura do contrato, sabemos que ele pode ser expresso ou tácito (implícito/verbal).
 O ato ilícito é visualizado a partir do momento em que Vera (locadora) “contrata um carro de som para ficar na entrada do condomínio de Lourdes, dizendo que a locatária é uma grande estelionatária e inadimplente, por não arcar com suas obrigações. Tal ato gerou grande constrangimento à Lourdes, que já não mais deseja sair de casa.”. 
O ato ilícito cometido por Vera é encontrado nos artigos 186 e 187 do Código Civil.

Continue navegando