Buscar

Prática Ensino_Fase 1

Prévia do material em texto

Christian Alex Guilhelmelli Costa Lima 	RA: N252693
Pedro de Abreu Ribeiro 			 	RA:T6795E4
Victor Hugo de França Xavier 			RA: D692062
Prática De Ensino
Interação Escola - Comunidade
BRASÍLIA
2018
CHRISTIAN ALEX GUILHELMELLI COSTA LIMA 		RA:N252693
PEDRO DE ABREU RIBEIRO 					RA:T6795E4
VICTOR HUGO DE FRANÇA XAVIER 				RA: D692062
PRÁTICA DE ENSINO
Interação Escola – Comunidade
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Letras Licenciatura Inglês – Português, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola – Comunidade, ministrada pelo Prof. Leandro Dias Carneiro Rodrigues.
BRASILIA
2019
SUMÁRIO:
1-INTRODUÇÃO..........................................................................................................3
2-DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1- Identificação da Escola.......................................................................................5
2.1.1- Análise Crítica do Ambiente Físico.................................................................5
2.1.2- Características da Gestão Escolar..................................................................5
2.1.3- Organização Administrativa e Pedagógica.....................................................5
2.1.4- Outras Atividades Desenvolvidas pela Escola...............................................6
2.1.5- Levantamento das Expectativas dos Alunos.................................................7
2.2- Identificação da Comunidade.............................................................................7
2.2.1- Localização Geográfica ...................................................................................7
2.2.2- Equipamentos Sociais .....................................................................................7
2.2.3- Densidade Demográfica...................................................................................8
2.2.4- Perfil Econômico da População.......................................................................8
2.2.5- Uso Predominante............................................................................................8
2.2.6- Expectativas da Comunidade..........................................................................8
3- CONCLUSÃO..........................................................................................................9
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10
1- INTRODUÇÃO
O presente trabalho aborda sobre a interação escola – comunidade, mais especificamente, do Centro Educacional da Asa Norte – CEAN. Nele, serão apresentadas as características do local, como infraestrutura, administração e funcionários, bem como a comunidade ao redor e a relação entre ambos.
	Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento acerca das influências que refletem em uma escola mediante as características de localização e comunidade, sendo o CEAN, uma escola que pode ser considerada fora do padrão, o objeto de estudo. Desta forma, será feita uma análise acerca do resultado da integração entre escola e comunidade.
	A metodologia utilizada para a concepção deste trabalho foi a visita ao local, em que funcionários foram entrevistados e explicaram sobre a rotina da escola, tanto dos alunos, quanto da administração. Também foram feitas anotações e algumas fotos foram tiradas, a fim de uma exposição mais detalhada acerca do objeto de estudo aqui apresentado.
2- DESESNVOLVIMENTO
2.1- Identificação da Escola:
a) Nome: Centro Educacional Asa Norte.
b) Endereço:  SGAN 606 Mod G - Asa Norte, Brasília - DF, 70840-060.
c)Telefone: (061) 3901-6926.
d) Instituição Mantenedora: Secretaria de Estado de Educação – SEEDF.
2.1.1- Análise Crítica do Ambiente Físico:
	A escola, estando aproximadamente no meio da Asa Norte, é bem localizada, em meio a comércios, residências e de fácil acesso tanto para a população local, quanto para a do entorno, visto que é perto de paradas de ônibus e de fluxo constante em todos os horários.
 O espaço físico, destinado a aproximadamente 800 alunos em ambos os turnos atualmente, com horários de 07:30 a 12:30 e 13:30 a 18:30, mostrou-se adequado e acolhedor, com 14 salas de aula, laboratórios de informática e ciências, salas de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE), dependências e vias adaptadas para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida (banheiros e vias), pátio coberto e área verde, além de três quadras de esportes, sendo uma delas coberta. De uma forma geral, um ambiente altamente adequado para um bom processo de ensino, limpo e bem cuidado, com o chão limpo, paredes sem pichações e ausência de depredação.
Não foi concedido acesso as salas ambientes, portanto, não há maiores informações acerca dos laboratórios de computação e ciências. Entretanto, há a sala de leitura, que é o que a escola toma por biblioteca. Pelo problema cultural de interesse em leitura que há em nosso país, não é um local muito frequentado, salvo épocas de prova, mas apesar de não ter muitos lugares (4 mesas redondas), acolhe muito bem aqueles que desejam estudar.
Uma das características mais interessantes do CEAN é a iniciativa dos professores de incentivo à leitura, em que o estímulo aos alunos de desenvolverem o hábito da leitura é evidente. Na sala de leitura, há um acervo extenso de livros, de todos os tipos de literatura, desde livros mais populares da cultura pop, a extensas leituras clássicas, de forma que chega a impressionar de uma forma positiva, pois durante a visita, haviam alunos fazendo fila para fazer cadastro na biblioteca, sendo esse um bom sinal de que o esforço dos professores de estimular a leitura está trazendo frutos.
2.1.2- Características da Gestão Escolar:
	Os professores, antes do ano letivo começar, se juntam para debater os métodos utilizados, as alterações que devem ser feitas, baseadas na BNCC e levando em conta o ano letivo anterior, as opiniões dos pais e dos alunos. Há os representantes de sala, que podem se reunir diretamente com a coordenação, para oferecerem sugestões e resolver qualquer tipo de problema que esteja afetando a turma em questão. O CEAN se diferencia por ser uma escola em que os pais e alunos participam bastante da dinâmica da escola, sempre bastante interagidos com a dinâmica da escola.
2.1.3- Organização Administrativa e Pedagógica:
	O CEAN é composto por 67 funcionários, entre eles 30 professores, sendo que alguns assumem outras funções, como por exemplo a Prof. Azenath dos Santos, professora de geografia, e atualmente responsável pela sala de leitura; o diretor; vice-diretora; coordenadores e funcionários de funções diversas. Não concederam acesso ao organograma.
	Os cursos oferecidos são os três anos de ensino médio, com a grade condizente com a BNCC, em que há oferta em Linguagens (Português, Inglês, Espanhol e Arte); Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Ciências Humanas ( História, Geografia, Filosofia e Sociologia), com horários de 07:30 a 12:30 no turno Matutino, e 13:30 a 18:30 no turno Vespertino, com a possibilidade da participação de oficinas no horário contrário ao de aulas. Os professores se reúnem e decidem como funcionarão os horários, de forma que todos entrem em consenso.
	Os professores são direcionados às respectivas salas de acordo com a grade, permanecendo no tempo de aula estipulado. Há a possibilidade de preencher toda a grade, então caso um professor deseje conduzir uma oficina, por exemplo, ele terá este espaço para o fazer. Neste âmbito, o professor de literatura se destaca, visto que faz rodas de leituras, estimulando o gosto pela leitura em seus alunos. Há reuniões toda semana, geralmente às sextas-feiras, sendo estas organizadas pela vice-diretora.
	Osplanos de ensino são elaborados de acordo com a BNCC, mas com um foco geral em vestibulares e no ENEM. A grade é montada de forma a ter tempo suficiente para apresentar todo o conteúdo nos dois primeiros anos, e no terceiro, ser basicamente uma grande revisão dos conteúdos anteriores. As médias dos resultados do ENEM no ano de 2015, em que 228 alunos do CEAN participaram, foi de 559,28 em Redação; 547, 34 em Linguagens e Códigos; 480, 80 em Matemática e 449, 44 em Ciências da Natureza.
	No CEAN, a média de aprovação é de 5 pontos, com duas provas bimestrais no valor de 3 pontos cada e trabalhos (cabível a alteração no peso de cada atividade), em um ano dividido em 4 bimestres. Ao final do ano, o aluno deve ter ao menos 20 pontos, a fim de alcançar a aprovação. Caso isso não ocorra, o aluno deverá fazer uma prova com o conteúdo do ano inteiro, valendo 10 pontos, e o aluno devendo tirar 5. Caso a nota não seja alcançada, ainda há o conselho, em que os professores se juntam para avaliar se o aluno pode ser aprovado ou não (levando em conta que a nota esteja próxima da média).
	O CEAN é de longe um dos colégios mais impressionantes no aspecto de interação comunidade e escola, pois os pais dos alunos participam diretamente das atividades da escola, bem como ex-alunos. Os pais estão sempre informados acerca do andamento das atividades da escola, participando das reuniões de pais e de atividades extracurriculares, como por exemplo a gincana da escola, o evento mais popular do estabelecimento, que acontece geralmente de 30/03 a 15/04. 
Neste âmbito, a professora Azenath afirma que a escola é muito tranquila, com poucos casos de desordem ou incidentes, podendo dizer até que são atípicos, sendo este um reflexo de um ambiente em que a relação entre pais e filhos é presente e saudável.
2.1.4- Outras Atividades Desenvolvidas Pela Escola:
	O CEAN é uma escola bem ativa quando se trata de atividades extracurriculares. A principal delas é a parceria com a UnB, em que eles recebem os estudantes para estágios durante o ano inteiro, bem como palestrantes diversos vindos não apenas da UnB, como de qualquer lugar, tornando assim, um lugar atraente e cheio de novidades.
	Os pais dos alunos e ex-alunos participam ativamente do desenvolvimento da escola, com doações de livros, prestação de serviços de mão-de-obra, como manutenção da estrutura da escola. É comum no ambiente ver pais consertando canos, trazendo material para tapar um buraco na parede ou se mobilizando para organização de eventos, como a gincana e a feira de ciências, outro evento muito popular na escola.
	Não há exatamente um grêmio estudantil, mas há os representantes de sala, que estão constantemente em contato com os professores e a coordenação, de forma que qualquer problema que apareça possa ser resolvido rapidamente.
	O CEAN se mostra uma escola realmente diferenciada das outras, por seu ambiente tranquilo e a participação atípica da comunidade no aprimoramento do local.
2.1.5- Expectativas dos Alunos:
	Mediante o horário em que o trabalho foi feito, os alunos estavam em aula, portanto, não foi possível questionários mais sofisticados. Mas o que cedeu um tempo para umas perguntas, o aluno Nicolas Pereira Júnior, de 18 anos, do 3º ano do Ensino Médio, diz estar bastante satisfeito com os professores, os considerando capacitados e dedicados naquilo que fazem. Entretanto, sentiu falta de um espaço maior de leitura, dizendo que há pouco espaço para os alunos usufruírem do espaço, visto que a área de leitura é composta por 4 mesas redondas. Mas tirando este detalhe, o aluno se mostra contente e bem acolhido no ambiente escolar.
2.2- Comunidade:
2.2.1- Localização Geográfica:
	O CEAN se localiza na 606 Norte, próxima à loja da Sebinho, localizada na 406 Norte e entre o Centro Clínico Brasília Medical Center e a Casa Thomas Jefferson. O colégio fica em frente a via L2 Norte, sendo um local de fácil acesso, visto que há um fluxo constante de ônibus, além da localização, próximo a comércios e residências.
2.2.2- Equipamentos Sociais:
	O CEAN possui uma localização privilegiada. É perto de hospitais como o Centro Clínico Brasília Medical Center e o Hospital Universitário de Brasília – HUB; de parques, como o Parquinho 405/406; de mercados, como o Big Box e o Pão de Açúcar e comércios variados, como livrarias, com destaque no Sebinho; restaurantes; bares e correios. No aspecto segurança, fica próximo apenas da Delegacia da Criança e do Adolescente.
2.2.3- Densidade Demográfica:
	Pode-se dizer muito populosa, mediante o constante fluxo ao longo do dia, com os ambientes de ensino, hospitais e comércios.
2.2.4- Perfil Econômico:
	O perfil econômico da comunidade é no geral de classe alta. Há muitos filhos de políticos, empresários e professores de alta qualificação na Asa Norte.
2.2.5- Uso predominante:
	Na região onde fica localizado o CEAN, a predominância é comercial, visto que há muitos comércios, de diversos tipos, ao redor.
2.2.6- Expectativa da Comunidade acerca da escola:
	A população se mostra bem positiva sobre a escola. Um dos pais dos alunos foi entrevistado, o senhor Joaquim Ribeiro de Melo, morador da Asa Norte, aposentado, e diz que constantemente doa livros para o CEAN. Para ele, “A única coisa que nunca podem tirar de nós é o conhecimento, algo que os jovens de hoje em dia passaram a atribuir menos valor.” Mesmo com o neto já ser formado, em 2016, Joaquim sempre participa dos eventos públicos da escola. “É um ambiente muito agradável para a família”, ele diz.
3- CONCLUSÃO
	A análise efetuada com a visita feita ao CEAN trouxe resultados interessantes. A família realmente tem um peso imensurável no desenvolvimento não apenas do aluno, mas também da escola. Sinal disso é o ambiente tranquilo e agradável que o colégio possui e a popularidade que o estabelecimento possui, sendo muito requisitado não apenas pelos moradores da Asa Norte, como também por alunos do entorno.
	Mediante esta pesquisa, é inerente que os pais participem ativamente da vida acadêmica dos filhos. É uma forma saudável de trazer aproximação entre pais e filhos que estimula o diálogo, que estimula o aprendizado, que estimula a tolerância, e assim por diante. É uma cadeia de resultados extremamente positivos.
	É seguro falar que o CEAN serve de exemplo para muitas escolas em Brasília. Se as comunidades ao redor das escolas fossem ativas como a do CEAN, a educação no país certamente sofreria uma melhora exponencial, pois o impacto positivo que uma escola que tem uma boa relação com a população ao seu redor é evidente.
	Pode-se dizer que o que faz a diferença não é a metodologia de ensino, ou os professores em si. A causa verdadeira do resultado tão positivo que este trabalho trouxe é a proximidade e trabalho coletivo que acontece neste ambiente escolar.
	
		
	
	
	
	
4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.se.df.gov.br/wpconteudo/uploads/2018/01/2018_Cad_End_CRE_Plano_Piloto.pdf
https://www.escol.as/266980-cem-asa-norte-cean
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/

Continue navegando