Buscar

Decreto n 7 661 EBSERH

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Decreto nº 7.661
18. De acordo com o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), aprovado pelo Decreto nº 7.661/11, especialmente no que se refere à Diretoria, assinale a alternativa correta.
(A) A EBSERH será administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e até nove Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Ministro de Estado da
Educação, por indicação do Presidente da República.
(B) O Presidente e os Diretores da EBSERH serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos: I - idoneidade moral e reputação ilibada; II - notórios conhecimentos
na área de gestão, da atenção hospitalar e do ensino em saúde; e III - pelo menos cinco anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no item II.
(C) A Diretoria reunir-se-á, ordinariamente, uma vez por bimestre e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Presidente da EBSERH, deliberando com a presença da maioria de seus membros.
X(D) O Presidente poderá vetar as deliberações da Diretoria, submetendo-as, neste caso, ao Conselho de Administração.
(E) O Presidente e a Diretoria devem apresentar, anualmente, ao Conselho de Administração, relatório das atividades da EBSERH.
17. De acordo com o que está expresso no Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (aprovado pelo Decreto nº 7.661/11), a EBSERH fica sujeita à supervisão
X(A) do Ministro de Estado da Educação.
(B) dos Prefeitos Municipais.
(C) do Secretário da Saúde do Estado e dos Prefeitos Municipais.
(D) do Ministro da Previdência Social.
(E) do Ministro de Estado da Assistência Social.
18. Nos termos do Decreto 7.661/2011, NÃO podem participar dos órgãos da EBSERH, além dos impedidos por lei:
x(A) os declarados inabilitados para cargos de administração em empresas sujeitas à autorização, controle e fiscalização de órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.
(B) parentes de qualquer grau dos membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
(C) os que tiverem qualquer grau de amizade com membros do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
(D) os que responderem a processos civis na Justiça.
(E) os condenados por qualquer crime,independentemente da espécie do crime, da pena ou do regime de cumprimento.
17. De acordo com o art. 10 do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, que aprovou o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, são órgãos estatutários da EBSERH, EXCETO
(A) o Conselho de Administração.
(B) a Diretoria Executiva.
(C) o Conselho Fiscal.
(D) o Conselho Consultivo.
X(E) a Assembleia Geral.
18. Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Nos termos do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, o órgão de orientação superior da EBSERH é o/a ____________, composto por _________, nomeados pelo __________________.
(A) Diretoria Executiva / nove membros / Presidente da República
X(B) Conselho de Administração / nove membros / Ministro de Estado da Educação
(C) Conselho Fiscal / três membros / Presidente da República
(D) Conselho Consultivo / três membros / Ministro de Estado da Saúde
(E) Conselho de Administração / três membros / Ministro de Estado da Educação
19. Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. Nos termos do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, a EBSERH terá por finalidade a prestação de serviços _________ de assistência médicohospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, assim como a prestação às _____________ ou instituições congêneres de serviços de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, ao ensino-aprendizagem e à formação de pessoas no campo da saúde pública, observada, nos termos do art. 207 da Constituição, a autonomia universitária.
(A) gratuitos / faculdades
(B) remunerados / faculdades
X(C) gratuitos / instituições públicas federais de ensino
(D) remunerados / instituições públicas federais de ensino
(E) remunerados / escolas
18. De acordo com o art. 18 do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, que aprovou o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, compete ao Presidente, EXCETO
X(A) fiscalizar, por qualquer de seus membros, os atos dos administradores e verificar o cumprimento dos seus deveres legais e estatutários.
(B) representar a EBSERH, em juízo ou fora dele, podendo delegar essa atribuição, em casos específicos, e, em nome da entidade, constituir mandatários ou procuradores.
(C) convocar e presidir as reuniões da Diretoria.
(D) coordenar o trabalho das unidades da EBSERH, podendo delegar competência executiva e decisória e distribuir, entre os Diretores, a coordenação dos serviços da empresa.
(E) apresentar, trimestralmente, ao Conselho de Administração relatório das atividades da EBSERH.
18. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s) . Nos termos do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, o prazo de duração da EBSERH é
I. certo e determinado.
II. indeterminado.
III. indeterminado, mas fixado provisoriamente em 5 (cinco) anos.
IV. certo e determinado em no máximo de 10 anos.
(A) Apenas I.
X(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas IV.
(E) Apenas I e IV.
19. Nos termos do Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, o Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio
(A) ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva.
(B) ao Conselho Fiscal e à Diretoria Executiva.
(C) ao Ministério da Educação e à Diretoria Executiva.
(D) ao Ministério da Saúde e ao Conselho de Administração.
X(E) à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração.
20. De acordo com o artigo 11 da Lei 7.661, de 28 de dezembro de 2011, além dos impedidos por lei, são impedidos de participar dos órgãos da EBSERH, EXCETO
(A) os declarados inabilitados para cargos de administração em empresas sujeitas à autorização, controle e fiscalização de órgãos e entidades da administração pública direta e indireta.
X(B) os que não tiverem interesse conflitante com a sociedade. 
(C) os declarados falidos ou insolventes.
(D) sócio, ascendente, descendente ou parente colateral ou afim, até o terceiro grau, de membro do Conselho de Administração, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
(E) os que detiveram o controle ou participaram da administração de pessoa jurídica concordatária, falida ou insolvente, no período de cinco anos anteriores à data da eleição ou nomeação, salvo na condição de síndico, comissário ou administrador judicial.
17. Qual decreto aprova a criação do Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)?
(A) Decreto nº 7.561 de 28 de dezembro de 2011.
X(B) Decreto nº 7.661 de 28 de dezembro de 2011.
(C) Decreto nº 7.661 de 18 de dezembro de 2011.
(D) Decreto nº 7.651 de 28 de dezembro de 2010.
(E) Decreto nº 7.661 de 28 de dezembro de 2010.
20. Sobre a Diretoria Executiva da EBSERH, sabe-se que sua competência está delimitada no Estatuto Social aprovado pelo Decreto n.° 7.661/2011. Acerca dessas competências, assinale a alternativa correta.
(A) Assistir a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração em suas funções, sobretudo na formulação, implementação e avaliação de estratégias de ação da EBSERH.
(B) Propor linhas de ação, programas, estudos, projetos, formas de atuação ou outras medidas, para que a EBSERH atinja os objetivos para os quais foi criada. 
X(C) Administrar e dirigir os bens, serviços e negócios da EBSERH e decidir, por proposta dos responsáveis pelas respectivas áreas de coordenação, sobre operações de responsabilidade situadas no respectivo nível de alçada decisória estabelecido pelo Conselho de Administração.
(D) Opinar a respeito das linhas gerais das políticas, diretrizes e estratégias da EBSERH, indicando propostas de melhoria ao Conselho de Administração
e à Diretoria Executiva.
(E) Opinar sobre a modificação do capital social, orçamento, planos de investimento, transformação, incorporação, fusão ou cisão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando