Buscar

FICHAMENTO - auditoria

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FISCAL E TRABALHISTA
Fichamento 
Keyla Magna dos Santos Nascimento
Trabalho da disciplina de Auditoria Fiscal e Tributária,
 Tutor: Marina Texeira
Fortaleza 
2019
1) Faça uma breve síntese sobre as aulas apresentadas, colocando o objetivo da aula, conteúdo apresentado e um exemplo prático dado em cada aula. Mínimo de dez linhas por aula, usando a letra times new roman, tamanho 12, espaçamento simples.
AULA 1 – AUDITORIA CONCEITO, OBJETIVO E TRABALHO. 
O objetivo desta aula foi apresentar algumas referencias e conceitos sobre a auditoria. Auditoria é para assegurar a fidelidade dos registros, proporcionando maior credibilidade as demonstrações e relatórios contábeis para atender tanto a administração quanto o fisco. Objetivo da auditoria é “fiscalizar” se a empresa está cumprindo com todas as obrigações e informar os reflexos das transações, aspectos econômicos financeiros, visando vantagens ilícitas ou más aplicações dos recursos como empréstimos, aprovação cadastral e financiamentos. A auditoria deve ser exercida por um profissional habilitado, com a finalidade de emitir um parecer técnico sobre sua veracidade e adequabilidade as normas contábeis. O trabalho do auditor é a confidencialidade sobre as informações obtidas. Estas informações não podem ser divulgadas sem autorização expressa do contratante do s ser viços. Auditoria tributária avalia o planejamento tributário, qualquer informação que possa trazer um ônus para a natureza fiscal e tributária, abrange o exame e legalidade dos fatos patrimoniais em fase das obrigações tributárias, trabalhistas e sócias pode ser feita pela própria empresa, por profissional da contabilidade ou pelo poder publico na defesa da arrecadação de impostos. O auditor fiscal e tributário analisa todas as obrigações tributárias se estão sendo seguidas corretamente pela empresa, são feitas revisões de cálculo dos tributos diretos I R e C SLL e indiretos ICMS,IPI, ISS, a identificação de prováveis contingências trabalhistas e previdenciários e estudo de soluções para regularizações necessárias para que seja realizadas de forma menos onerosas utilizando ferramentas legais disponíveis .
AULA 2 – TESTES DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO.
A auditoria interna apresenta testes de observância e testes substantivos. Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, exemplo certificar através da observância das legislações tributária, trabalhista e societária das legislações vigentes e aplicativas , bem como o cumprimento de normas reguladoras a que estiver sujeita a entidade. Os testes substantivos visam á obtenção de evidência quanto á suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. A auditoria de tributos é uma importante ferramenta na prevenção e detecção de possíveis fraudes dentro de uma empresa, as fraudes acontecem nos excesso de comandos, e em razão da facilidade em apropriar, omitir, ou desviar com o intuito de obter proveito com prejuízo a terceiros. O auditor quando evidencia algum tipo de risco deve-se estabelecer qual será a atitude da auditoria perante a isso, dessa forma, o auditor pode expressar uma opinião sobre as demonstrações contábeis em um nível aceitavelmente baixo de risco de auditoria.
AULA 3 – REVISÃO DE CONTAS DE BALANÇO
A análise de Caixas e Bancos verifica a existência do que está demonstrado e torna a declaração fidedigna. A aplicação financeira conferência do saldo cntábil com o extrato de aplicação financeira ou documento da efetiva aplicação. Contas a receber o objetivo é verificar a existência e o real valor. Adiantamento de Fornecedores verificam se há adiantamento a fornecedores, os quais estão pendentes de notas fiscais.
Os adiantamentos de viagens devem ser verificados a questão de pendência de acerto de viagem, pois despesa não apropriada representa pagamento de tributo a maior.
Adiantamento a funcionário verificar o saldo contábil com o RH. Imposto a recuperar IRRF verificar o valor contabilizado com o extrato de aplicação financeira e também o comprovante de retenção que é emitido anualmente, o IR, PIS, COFINS e CSLL retidos na fonte podem ser conferidos por lançamentos nota a nota para serem compensados nas obrigações devidas.
O objetivo geral de uma auditoria  das demonstrações contábeis é fazer com que o auditor expresse uma opinião sobre se elas, mostrando que estão razoavelmente apresentadas de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos.
SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL, HIERARQUIA DAS LEIS, TRIBUTOS DIRETOS E INDIRETOS E OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS.
Sistema Tributário é o complexo de regras, composto dos tributos, dos princípios e normas que regulam tais tributos. Princípios tributários: da Legalidade veda expressamente à União Federal, aos Estados Membros – aqui inserido o Distrito Federal – e aos municípios exigir ou aumentar tributos (e contribuições) sem lei que o estabeleça. CFB Art. 150 inciso I; da anterioridade garantia ofertada ao contribuinte conhecimento das alterações tributárias antes de sua vigência; da irretroatividade vedado à cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituídos ou aumentados, da isonomia que proíbe tratamento desigual aos contribuintes que se encontram em situação equivalente; da vedação do confisco é vedado à cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do inicio da vigência da lei que os houver instituídos ou aumentados; da isonomia que proíbe tratamento desigual aos contribuintes que se encontram em situação equivalente; da vedação do confisco é vedado à utilização do tributo com efeito de confisco, ou seja, impedindo assim o estado que, com o pretexto de cobrar tributo, se apos se indevidamente de bens ; da Capacidade Contributiva os Impostos, terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contrib uinte, sendo facultado à administração tributária, respeitados os direitos individua is e nos estritos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividade seco nô micas do contribuinte . A hierarquia das leis é a interpretação das normas, são e las e m sua ordem: lei constitucional, emenda constitucional, lei complementar, le i ordinária, medida provisória, resolução, decreto, portarias. Os tributos são impos tos, taxas e contribuições de melhoria : Taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios. Contribuição de melhoria é um tributo cobrado em decorrência de obra publica que proporciona valorização do imóvel do individuo tributado, cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal o u pelos Municípios. Tributos Diretos são os impostos que o governo arrecada sobre o patrimônio e renda. Exemplo: IRPF ; IP VA; IP TU. Tributos Indiretos incidem sobre a produção de mercadorias e serviços, exemplos ICMS; ISS ;IPI ;P IS;CO FINS . Crédito Tributário corresponde ao pagamento de tributo, é denominado la nçamento e permite que o Estado exija esse credito do contribuinte no prazo fixado em lei. Lançamento Tributário corresponde ao ato e m que se constitui formalmente o credito tributário com base na existência de uma obrigação tributária que se origina da realização de um fato gerador, o lançamento pode ser feito de 3 formas distintas : por declaração, de oficio ou direto e por homologação ou auto lançamento 
AULA 5 – NORMAS DA ESCRI TURAÇÃO FISCAL, OBRIGAÇÕES 
ACESSÓRIAS: DCTF E SPED (SISTEMA PUBLICO DE ESCRITURAÇÃO FISCAL) LALUR. 
A escrituração éa coleta e lançamento dos documentos que geram fatos contábeis no livro diário, livro razão e na elaboração do balancete de verificação e posteriormente nos demonstrativos financeiros. Demonstrações Financeiras expõe de forma resumida os fatos registrados pela contabilidade. Balanço Patrimonial é a posição estática patrimonial da empresa em determinado período, geralmente no final do ano comercial. Demonstrações do Resultado de Exercício é a composição do resultado liquido do período, ou seja, lucro ou prejuízo obtido nas operações realiza das pela instituição no exercício social. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados é a representação dos lucros ou prejuízos acumulados no inicio do exercício e a modificações ocorridas. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido evidencia a movimentação de todas as contas do Patrimônio Líquido. Demonstração do Fluxo de Caixa indica à origem a aplicação de todo o dinheiro que entrou no caixa em determinado período, com objetivo de proporcionar aos usuários planejamento das entradas e saídas de caixa. 
Demonstração do Valor Adicionado evidencia os valores correspondentes à for mação da riqueza gerada pela empresa em determinada período e sua respectiva distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza. Sped é o Sistema Publico de escrituração digital que tem por objetivo a redução do custo com armazenamento; Eliminação do Pape l; Simplificação das obrigações acessórias; Uniformização das informações, Redução de possíveis praticas fraudulentas, foi instituído pelo Decreto 6.022/2007 . Conhecimento de Transporte eletrônico (C T- e) é o novo modelo de documento fiscal eletrônico, instituído pelo AJUSTE SINIEF 09/07, de 25/10 /2007. Escrituração Contábil Digital (EC D) é parte integrante do projeto SPED e tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo. Escrituração Contábil Fiscal (EC F) substitui a Declaração de Informações 
Econômico - Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ). Escrituração Contábil Fiscal (ECF) substitui a Declaração de Informações Econômico- Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), a partir do ano - calendário 2014, com entrega prevista para o último dia útil do mês de junho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Escrituração Fiscal Digital - EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos Fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída (EFD REINF) é o mais recente módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e está sendo construída em complemento ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Traba lhistas (e - Social). E- Financeira é um conjunto de arquivos digitais referentes a cadastro, abertura, fechamento e auxiliares, e pelo módulo de operações financeiras. E - SOCIAL é um projeto do governo federal e um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constituindo um ambiente nacional. Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF - e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência digital, para vincular os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada. NFC - e: A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica – N FC - e – é um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar as operações comerciais de venda presencial o u venda para entrega em domicílio a consumidor. NF - e: O Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF - e) foi desenvolvido, de forma integrada, pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal do Brasil, a partir da assina t ura do Protocolo ENAT 03/2005, de 27/08/2005. NFS - e: A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NF S - e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RF B.
AULA 6 – APURAÇÃO DE TRIBUTOS INCIDENTES SOBRE FATURAMENTO E CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS. 
Os tributos incidentes sobre o faturamento são aqueles que tributam as receitas no momento da entrega do produto ou serviço, através da nota fiscal. São eles: PIS/P ASEP, COFINS, ISS E O SIMPLES que na realidade é uma forma de tributação unificada. PIS e COFINS somatória da totalidade de receita auferidas, deduzidas de vendas canceladas e os descontos incondicionais. ISS tributo indireto de competência municipal incidente sobre os serviços, é o preço do serviço, deduzindo de eventuais valores correspondentes ao valor de matérias fornecido pelo prestador dos serviços ou das subempreitadas já tributadas pelo imposto. ICMS e IPI é o valor adicionado de uma empresa representa quanto de valor ele agrega aos insumos que adquire, obtido pela diferença das vendas. Os tributos descontados sobre folha de pagamento são INSS, IRPF, contribuição sindical, vale transporte e outros. 
AULA 7 – OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS, FOLHA DE PAGAMENTO E PME. 
O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, simplificado, previsto pela lei LC 123/2006. È enquadrado no simples nacional o empresário ou pessoa jurídica que tenha em cada ano calendário a receita bruta igual ao inferior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior a R$ 3.600.000,00. As empresas do simples nacional não poderão transferir em apropriar se de créditos relativos a impostos ou contribuições abrangidos por esse regime, tampouco poderão utilizar ou destinar qualquer valor o incentivo fiscal. O simples nacional tem vantagem como alíquotas tendem a ser menores; porém não tão vantajoso para empresas de serviços obrigadas a recolher o INSS a parte, pois as alíquotas do Simples Nacional crescem de acordo com o tamanho da folha de pagamentos: quanto menor o peso dos salários, maior o imposto. Há tributos sobre folha de pagamentos são eles: Contribuição ao INSS; Contribuição ao FGTS IRRF sobre rendimentos de trabalho; E- Social e Salário Mínimo.
AULA 8 – TRIBUTOS, GESTÃO TRIBUTÁRIA, CONTABILIDADE. 
A apuração do lucro real é feita na parte A do livro de apuração do lucro real o (LALUR), mediante adições e exclusões ao lucro liquido do período de apuração, podendo ser trimestral ou anual, do imposto e das compensações de prejuízos fiscais autorizadas pela legislação do imposto de renda. Estão obrigadas à apuração do lucro real as pessoas jurídicas cuja receita total no ano - calendário anterior seja superior ao limite de R$ 78.000.000, 00 (setenta e oito milhões de reais) ou proporcional ao número de meses do período, quando inferior a 12 (doze ) meses. 
Lucro presumido será o montante determinado pela aplicação de percentuais variáveis, conforme o ramo de atividade da pessoa jurídica sobre a receita bruta auferida em cada trimestre do ano- calendário. A opção pelo lucro presumido se dá pela declaração do imposto de renda. 
Para prestação de serviços a base de calculo do IRPJ na apuração do lucro presumido é 8% para a revenda e 32 % para os serviços prestados. 
2) Escolha um dos temas das aulas um tópico que você tenha se interessado e apresente uma notícia vinculada na imprensa sobre o assunto , ou alguma decisão jurídica pública sobre o assunto.
Aula escolhida: Aula 4
Fonte da noticia: G1
https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/pf-investiga-fraudes-de-r23-bilhoes-na-producao-de-cigarros-e-sonegacao-fiscal-em-4-estados,ghtml
A matéria retrata de uma empresa que sonega impostos
	
�

Continue navegando