Buscar

Avaliando aprendizado fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliando aprendizado fisiologia
	
	
	1a Questão (Ref.:201805940229)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O sistema nervoso é um dos principais sistemas de nosso organismo, desempenha várias funções importantes como o controle da homeostase. Sendo assim, marque abaixo, de forma respectiva, as funções que devem ser desempenhadas para a captação de informações, a interpretação destas informações e a resposta pelo organismo.
		
	
	Efetora, integrativa e sensitiva
	
	Integrativa, sensitiva e efetora
	
	Efetora, sensitiva e integrativa
	
	Sensitiva, efetora e integrativa
	 
	Sensitiva, integrativa e efetora
	Respondido em 06/06/2019 20:25:49
	
Compare com a sua resposta: Sistema Nervoso Autônomo Simpático
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805941844)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Diante de uma diminuição da concentração do íon sódio no sangue, um mecanismo hormonal compensatório é ativado com a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais. Esse hormônio promove um aumento da reabsorção de sódio pelos néfrons, elevando novamente as concentrações deste íon no sangue. Desta forma, a resposta citada acima descreve um mecanismo de controle homeostático do tipo:
		
	
	Ação parácrina.
	
	Controle alostérico.
	 
	Retroalimentação negativa.
	
	Controle hídrico.
	
	Retroalimentação positiva.
	Respondido em 06/06/2019 20:25:53
	
Compare com a sua resposta: A despolarização da membrana da célula muscular, estimulada por um impulso nervoso ou pela atividade elétrica espontânea da própria célula, causará um aumento na concentração de cálcio intracelular, que poderá vir do meio extracelular ou do retículo sarcoplasmático. O cálcio se liga à proteína calmodulina, formando o complexo cálcio-calmodulina, que ativará a enzima MCCL (miosina cinase de cadeia leve). Esta ativará a miosina ATPase que fosforila as cadeias leves da miosina. Quando a atividade da miosina ATPase está alta, inicia o ciclo das pontes cruzadas. O ritmo do ciclo é lento, pois a hidrólise de ATP é mais lenta e consequentemente, a contração também será. O relaxamento inicia à medida que a concentração de cálcio intracelular diminui. Finalmente para o relaxamento muscular, o cálcio é removido pela bomba de cálcio na membrana do retículo sarcoplasmático e pela mudança do antiporte cálcio-sódio, e a remoção do grupo fosfato da miosina é feita com a ajuda da miosina fosfatase de cadeia leve.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201806634473)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São os responsáveis pela produção de mielina para os axônios dos neurônios localizados no sistema nervoso central. Marque a opção correta.
		
	 
	Oligodendrócitos.
	
	Astrócitos.
	
	Micróglias.
	
	Células de Schwann.
	
	Eosinófilos.
	Respondido em 06/06/2019 20:25:55
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805940253)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Sistema nervoso se comunica entre si e com os demais sistemas através das sinapses. A opção que melhor explica o mecanismo sináptico é:
		
	
	Inicialmente ocorre um estimulo (químico, elétrico ou mecânico), o qual irá gerar o funcionamento da bomba de sódio e potássio na membrana, sendo então difundido até os botões sinápticos, ocorrendo então a liberação de neurotransmissores, que podem ser inibitórios ou excitatórios.
	 
	Inicialmente ocorre um estimulo (químico, elétrico ou mecânico), o qual irá gerar um potencial de ação na membrana, sendo então difundido até os botões sinápticos, ocorrendo então a liberação de neurotransmissores, que podem ser inibitórios ou excitatórios.
	
	Todas as explicações estão totalmente incorretas
	
	Inicialmente ocorre um estimulo (químico, elétrico ou mecânico), o qual irá gerar um potencial de ação na membrana (ou seja irá provocar a polarização da mesma), sendo então difundido até os botões sinápticos, ocorrendo então a liberação de neurotransmissores, que podem ser inibitórios ou excitatórios.
	
	Inicialmente ocorre um estimulo (obrigatoriamente mecânico), o qual irá gerar um potencial de ação na membrana, sendo então difundido até os botões sinápticos, ocorrendo então a liberação de neurotransmissores, que podem ser inibitórios ou excitatórios.
	Respondido em 06/06/2019 20:25:58
	
Compare com a sua resposta: periodo refratario relativo: fase da repolarição de uma célula onde um estimulo maior que o inicial é capaz de gerar um novo potencial de ação sem que a célula volte ao seu estado de repouso. periodo refratario absoluto: fase da repolarização de uma célula onde nenhum estimulo é capaz de gerar um novo potencial de ação, nem mesmo um estimulo mais forte que o inicial.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805940056)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a opção que representa a ação da bomba de Na+/K+:
		
	
	Despolarizar a membrana plasmática induzindo ao efluxo de K+ e influxo de Na+ sem gasto de energia
	
	Todas as respostas estão erradas
	 
	Despolarizar a membrana plasmática induzindo ao efluxo de K+ e influxo de Na+ com gasto de energia
	
	Repolarizar a membrana neural provocando o efluxo de Na+ e o influxo de K+, sem gasto de energia
	 
	Repolarizar a membrana neural provocando o efluxo de Na+ e o influxo de K+, com gasto de energia
	Respondido em 06/06/2019 20:26:04
	
Compare com a sua resposta: O sistema nervoso autonômico atua com objetivo de dotar o organismo com uma maior capacidade de resposta física. Essas alterações podem ser instantâneas através de potenciais de ação que liberam adrenalina, aumentam a frequência e força de contração cardíaca. Ainda, as respostas corporais, podem ocorrer através de hormônios como o cortisol, secretado pela córtex da suprarrenal que disponibiliza uma maior quantidade de glicose no sangue, favorecendo a síntese de ATP pela célula.

Outros materiais