Buscar

Revisão de Sociologia: Clássicos e Conceitos

Prévia do material em texto

REVISÃO – SOCIOLOGIA 
1 - No século XIX ocorreram intensas transformações sociais decorrentes, entre outros fatores, do rompimento com as tradições culturais, religiosas, econômicas e políticas, com mudanças nas relações de trabalho e na produção de bens de consumo. Estas mudanças foram objeto de estudo para os pensadores e intelectuais da época, e três deles, Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber, se destacam por dedicar seus estudos aos fenômenos sociais, firmando a sociologia como ciência que se dedica às pesquisas no âmbito das relações sociais. Pode-se afirmar que as características das pesquisas destes pensadores são as seguintes:
I. Durkheim se caracteriza pela definição dos fatos sociais como forma básica às pesquisas sociais.
II. Karl Marx estudou as relações de produção dos meios para subsistência humana e sua influência na organização social.
III. Weber discute a influência do capitalismo na racionalização das relações sociais.
2 – Os autores considerados clássicos da sociologia desenvolveram um conceito fundamenta do qual derivou sua análise da sociedade. Os conceito-chave desses três pensadores são:
Durkheim b) Weber C) Marx
( ) fato social 
( ) ação social 
( ) luta de classes 
3 – Sobre a sociologia de Durkheim, assinale as afirmativas verdadeiras com (V) de verdadeira e (F) de falso:
( ) O objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim é a ação social.
( ) O casamento, a educação, a escola, a religião, o crime, são exemplos de fato social.
( ) Durkheim se esforçou para emancipar a Sociologia das demais teorias da sociedade.
( ) Segundo Durkheim, a sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade como também encontrar soluções para a vida social.
( ) O objetivo máximo da vida social, de acordo com Durkheim é promover a harmonia da sociedade, consigo mesma e com as demais sociedades.
( ) O crime não pode ser considerado um fato social normal.
( ) A sociedade apresenta como todo organismo, estados normais e patológicos.
( ) Sanções espontâneas são aquelas prescritas pela sociedade em forma de leis nas quais se estabelece a infração e a penalidade subsequente.
( ) Sanções legais são aquelas que surgem como decorrência de uma conduta não adaptada a estrutura do grupo ou da sociedade a qual o individuo pertence.
( ) Segundo Durkheim, o aborto e o suicídio não podem ser considerados fatos sociais, pois são atos individuais.
4- Diferentemente de Durkheim, Max Weber não considerava a sociedade algo exterior e superior aos indivíduos. Para ele, a sociedade deveria ser analisada com base nas ações sociais. Analise as afirmativas a seguir e atribua (V) para verdadeiro e (F) para falso.
( ) Qualquer ação individual é orientada por outras ações, ou seja, quando agimos, levamos em conta e nos orientamos pela ação de outras pessoas.
( ) Ação social é uma atividade coletiva, visando o bem maior para um grupo excessivo de pessoas.
( ) A ação individual só se torna compreensível sociologicamente na medida em que uma ação tem referencia em um conjunto de pessoas. 
( ) A ação social é uma generalidade que estivesse presente e fosse reconhecível em toda uma sociedade ou grupo social.
5 – A perspectiva weberiana de estudos sociológicos fundamenta-se na possibilidade de o cientista compreender a ação social do individuo, ou seja, em atores sociais capazes de conduzir suas próprias ações, que tem motivações e sentidos. Para ele, a ação social e suas diferentes motivações levam a quatro categorias ou tipologias. Assinale as lacunas correspondentes as características de cada uma 
Ação social racional em relação a fins
Ação social racional com relação a valores
Ação social tradicional
Ação social afetiva
( ) O agente tem motivações imediatas como, por exemplo, de medo, de ódio ou entusiasmo.
( ) São modos de condutas que obedecem a estímulos habituais, de modo que ocorrem e são praticadas por vários agentes como um costume.
( ) O agente possui um comportamento fiel as suas convicções como, por exemplo, na politica ou no exercício da liberdade religiosa. 
( ) O agente disporá de todos os meios necessários para atingir um fim preestabelecido como, por exemplo, quando ele está praticando uma ação no mercado. 
6- Leia o texto abaixo: 
“[...] o primeiro pressuposto de toda a existência humana e, portanto, de toda a História, é que os homens devem estar em condições de viver para poder ‘fazer história’. Mas, para viver, é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação, vestir-se e algumas coisas mais. O primeiro ato histórico é, portanto, a produção dos meios que permitam a satisfação destas necessidades, a produção da própria vida material, e de fato este é um ato histórico, uma condição fundamental de toda história, que ainda hoje, como há milhares de anos, deve ser cumprido todos os dias e todas as horas, simplesmente para manter os homens vivos.” MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, p. 39.
As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale as alternativas verdadeiras.
A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
As sociedades, para Marx, não podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos “grandes homens”.
7- Analise com atenção a imagem e, em seguida, responda. 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Trabalhadores do mundo uni-vos. É assim que Marx conclama o proletariado. 
Com suas compreensões a respeito dos temas exposto acima, identifique o tipo de ideia proposta por Marx
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Continue navegando