Buscar

Sociedade, Educação e Cultura

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Liange Belmonte Barbosa (566595)
	
	Disciplina:
	Sociedade, Educação e Cultura (HID10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:442902) ( peso.:1,50)
	Prova:
	9559454
	Nota da Prova:
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	De uma maneira geral, as concepções de homem e de universo variam paradoxalmente, dependendo da época e da sociedade histórica. Diante disto, em que sociedade as ideologias e as mentalidades passam a compreender o homem como a medida de todas as coisas e como o centro do universo?
	 a)
	Idade Média.
	 b)
	Idade Antiga.
	 c)
	Idade Contemporânea.
	 d)
	Idade Moderna.
	2.
	Émile Durkheim (1858-1917) foi um teórico francês que contribuiu significativamente para com a legitimação e o reconhecimento da disciplina de Sociologia. Para tanto, fez-se necessário defender determinados pressupostos, funções e campo de atuação e abrangência da mesma. Com relação às teorias propostas por Durkheim à Sociologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sociedade é semelhante a um corpo vivo, formado por sistemas, órgãos, articulações, entre outros.
(    ) A sociedade deve ser entendida como um corpo que é composto de várias partes que funcionam independente do todo.
(    ) A sociologia deve encontrar remédios para as patologias sociais, ou seja, tratar os fatos que estão fora dos limites permitidos pela ordem e moral da sociedade, a fim de restabelecer o seu bom funcionamento.
(    ) A sociologia deve ter a finalidade de somente explicar a sociedade, ou seja, apresentar como acontecem e funcionam os fatos sociais, sem interferir com projetos e ações reguladoras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	3.
	Os novecentos foi um período no qual as principais Ciências Humanas, como a Antropologia e a Ciência Política foram formuladas. No dizer do filósofo Wilhelm Dilthey, tratava-se de diferenciar as ciências da natureza e as ciências do espírito. As disciplinas científicas surgidas ao longo de século XIX possuíam alguns teóricos que podem ser considerados como fundadores de um novo campo de estudos. Com relação à Sociologia, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Karl Marx foi um teórico liberal, seguidor das ideias de Adam Smith e Tomas Malthus.
	 b)
	Emile Durkheim foi o principal formulador do conceito Sociologia, autor do livro O Capital.
	 c)
	Karl Marx foi um pensador socialista, autor do livro O Capital.
	 d)
	Max Weber foi um teórico marxista ortodoxo.
	4.
	Os estudos de Max Weber podem ser considerados úteis para a compreensão da realidade educacional contemporânea. Este sociólogo alemão foi um dos principais fundadores da moderna ciência sociológica, em especial, devido a diversos conceitos por ele desenvolvidos. Assinale a alternativa CORRETA que se relaciona às perspectivas analíticas weberianas:
	 a)
	Os conceitos de modo de produção asiático e modo de produção feudal, que explicam a função econômica da educação histórica.
	 b)
	O conceito de luta de classes, no qual uma classe escolar de alunos com distúrbios luta contra outra de alunos regulares.
	 c)
	Os conceitos de burocracia e racionalidade, que auxiliam a compreender a organização disciplinar das escolas.
	 d)
	O conceito de solidariedade social, no qual os seres humanos são compreendidos como cristãos bondosos.
	5.
	O sociólogo polonês Zygmunt Bauman (1925) é considerado um dos principais teóricos da sociedade contemporânea, tanto pela profundidade analítica, quanto por possuir uma vasta obra publicada. Suas reflexões servem como inspiração teórica para sociólogos de vários países em compreender as dinâmicas sociais contemporâneas. Com relação às principais teorias defendidas pelo sociólogo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A modernidade líquida tornou os laços humanos frágeis, tornando as relações humanas inseguras, incertas e duvidosas.
(    ) A sociedade líquida é flexível, maleável, fluida e, frente a isso, tem a capacidade de resistir e fazer críticas às estruturas emergentes.
(    )O mundo vigente é de incertezas, insegurança, de medos e ameaças constantes.
(    ) Na sociedade líquida, tudo fica reduzido a mercadorias e possui valor de mercado, inclusive valores relacionados ao meio ambiente e aos direitos humanos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	6.
	As concepções de sociedade da época medieval e renascentista são muito distintas entre si, apesar de a segunda ser a sequência da primeira, são caracterizadas por aspectos contraditórios, controversos, que se contrapõem e negam um ao outro objetivamente. Diante disto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Sociedade medieval.
II- Sociedade renascentista.
(    ) As mentalidades eram fortemente marcadas pela cultura antropocêntrica, ou seja, o homem representava a medida de todas as coisas e o centro do universo.
(    ) As mentalidades eram caracterizadas pelo teocentrismo, que significava que Deus era o centro das atenções e/ou ainda, Deus era a medida de todas as coisas.
(    ) A sociedade era imutável e para isso buscavam-se justificativas das mais variadas, mas tendo como o ponto de sustentação a vontade de Deus.
(    ) Foi marcada pela ascensão do capitalismo e do mercantilismo, pela ampliação e fortalecimento do sistema bancário e pelo surgimento de uma nova classe social: a burguesia. 
(    ) O racionalismo e as pesquisas científicas e pensadores como Pietro Pomponazzi, Galileu Galilei, Copérnico e Leonardo da Vinci se destacaram na realização de estudos e experimentos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - II - I - I - II.
	 b)
	II - I - I - II - II.
	 c)
	I - I - II - II - II.
	 d)
	I - II - II - II - I.
	7.
	Um dos principais problemas que os sociólogos clássicos precisaram resolver foi a relação que existe entre os fatos sociais e os indivíduos. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA que indica o que o sociólogo Emile Durkhein (1858-1917) defendeu com relação a este aspecto:
	 a)
	Os fatos são resultantes das escolhas feitas pelos indivíduos.
	 b)
	Os fatos ocorrem independentemente da vontade dos indivíduos.
	 c)
	Os fatos estão intimamente relacionados aos indivíduos.
	 d)
	Os fatos são resultantes diretos das ações dos indivíduos.
	8.
	O estudioso da sociedade e da educação Pierre Bourdieu (1930-2002) definiu a existência de ações cotidianas praticadas automaticamente e sem planejamento consciente. Elas ocorrem nos espaços familiares, no trabalho e em todos os espaços sociais. Estas ações compreendem o âmbito conceitual de:
	 a)
	Campo.
	 b)
	Doxa.
	 c)
	Simbólico.
	 d)
	Habitus.
	9.
	Na relação dos sociólogos mais estudados, citados e influentes do século XX e XXI pode-se estudar Émile Durkheim (1858 -1917), Pierre Bourdieu (1930-2002) e Zygmunt Bauman (1925); suas teorizações ultrapassam os campos da sociologia propriamente dita e são levadas como possibilidades de abordagens junto à educação, à cultura, no interior de empresas e organizações. Com relação às funções da sociologia defendidas por estes sociólogos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Émile Durkheim.
II- Pierre Bourdieu.
III- Zygmunt Bauman.
(    ) A sociologia deve exercer um caminho reflexivo, bem como desvendar o funcionamento da regulação social e das estruturas de dominação.
(    ) A sociologia deve preservar a ?saúde? e a integridade da engrenagem social e incentivar mudanças políticas.
(    ) Defende que a tecnologia obriga o ser humano a adquirir novas competências, fatoque tem trazido incertezas para o futuro da humanidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - I - III.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	III - I - II.
	10.
	O conceito de raças humanas é considerado superado ou ultrapassado, pois todos os homens e mulheres pertencem a uma única raça: a humana. O conceito raça foi substituído pelos antropólogos pelo termo etnia. Assim, compreendendo esse importante conceito: o que podemos compreender por etnocentrismo?
	 a)
	Atitude de compreender uma cultura humana em suas idiossincrasias, isto é, em suas especificidades que a singularizam.
	 b)
	Atitude de compreender as sociedades humanas como sendo simbolicamente iguais, sendo as diferenças visíveis, como a cor de pele ou vestes, mera expressão cultural que não invalida as relações sociais profundas entre grupos diferentes.
	 c)
	Atitude de compreender as culturas humanas de modo hierarquizado, sendo uma sociedade considerada superior a outras.
	 d)
	Atitude de compreender as culturas humanas de modo relativo, isto é, não existem grupos humanos superiores ou inferiores aos outros, pois são apenas diferentes.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando