A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Revisar envio do teste METODOS DE CUSTO E CUSTEIO ATIV2

Pré-visualização | Página 1 de 3

Revisar envio do teste: MÉTODOS DE PREÇO, CUSTOS E CUSTEIO PNA (ON) ATIVIDADE 2
 
Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	Os sistemas de custeio evoluíram ao longo dos anos paralelamente ao desenvolvimento das organizações e com um propósito comum de resolver o problema da alocação dos custos indiretos e do subsídio de custos entre produtos. A alocação dos custos indiretos por meio do rateio cria distorções que comprometem o processo de formação de preço criando barreiras à maximização dos lucros. 
Considerando o texto acima, julgue os seguintes itens:
I – O Custeio por Absorção é um sistema de custeio tradicional que aloca os custos indiretos utilizando uma taxa média produzindo distorções no preço de venda.II – O Custeio Baseado em Atividade é um Método que utiliza um rateio unidimensional fundamentado em um único critério, que é a atividade causando as mesmas distorções que os sistemas tradicionais causavam.III – Os direcionadores de custos são um gênero que tem duas espécies denominadas de direcionadores de transação e direcionadores de duração.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I, III.
	Resposta Correta:
	c. 
I, III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A resposta está correta por apresentar uma característica do custeio por absorção como sendo um sistema tradicional e que utiliza taxa média para alocar custos indiretos, além de apresentar as espécies e os direcionadores de custos classificados em transição e duração.
	
	
	
Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Custeio ABC inova na forma de alocar os custos indiretos, abandonando o rateio unidimensional utilizado no Custeio por Absorção que causava distorções no preço de venda. O Custeio ABC utiliza a Atividade como a base de alocação dos custos indiretos e é expressa nas seguintes espécies: Atividade no nível da unidade; no nível do lote; no nível do produto; no nível do cliente e no nível da organização. 
Com base no contexto apresentado, correlacione as colunas:
( 1 ) Atividade ao nível da unidade. 
( 2 ) Atividade ao nível do lote.
( 3 ) Atividade ao nível do produto.
( 4 ) Atividade ao nível do cliente.
( 5 ) Atividade ao nível da organização.
A – O recurso indireto é consumido relacionado ao produto.
B – São custos indiretos que ocorrem para manter a unidade de fabricação em funcionamento, independente da unidade, lote, produto ou cliente.
C – O recurso indireto é consumido proporcionalmente com a quantidade produzida.
D – O consumo do recurso indireto está relacionado ao cliente e não ao produto.
E – O recurso indireto é consumido proporcionalmente com manuseamento ou processamento do lote.
Estão corretas as relações estabelecidas na alternativa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
1-C; 2-E; 3-A; 4-D; 5-B.
	Resposta Correta:
	b. 
1-C; 2-E; 3-A; 4-D; 5-B.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A questão está correta por apresentar a definição da atividade ao nível da unidade, do lote, do produto, ao nível do cliente e da organização. A atividade é um gênero composto em cinco espécies que vai do gasto específico de uma unidade a gastos gerais de uma organização.
	
	
	
Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	O Custeio Baseado em Atividade foi desenvolvido buscando resolver o problema da alocação dos custos indiretos por meio de rateio unidimensionais dos sistemas tradicionais que causavam distorções no preço de venda e prejuízos à competitividade organizacional. No método de custeio ABC, a base de alocação dos custos indiretos é o conjunto de eventos, trabalhos, ações e tarefas que consomem recursos diretos e indiretos com a finalidade de produzir bens ou serviços e é denominada de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
atividade.
	Resposta Correta:
	d. 
atividade.
	Feedback da resposta:
	A sua resposta está correta. Atividade é o conjunto de tarefas, trabalhos, ações e eventos que estão relacionados racionalmente numa relação de causa e efeito que consome recursos diretos e indiretos com o propósito de produzir bens e serviços.
	
	
	
Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
	
	
	
	 A “Conhecimento & Competência” é uma fábrica que atua em um segmento de grande concorrência sensível a mudanças no preço. Atualmente fabrica um único produto denominado C5M23, vendido pelo preço de $ 300,00 a unidade, o que está na média de preços do mercado. Nos últimos dois anos, a empresa vem sofrendo muito com a crise econômica e no último mês vendeu apenas 2.000 unidades com Custo Variável Unitário de $ 100,00 e Custo Fixo, no mesmo período, de $ 800.000,00. 
Você é analista novo na fábrica e ao observar as planilhas de custos e realizar alguns cálculos, identifica um ponto que merece atenção. Assinale a alternativa correta sobre suas observações. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Apesar de ter Margem de Contribuição por produto de $ 200,00, a empresa está operando em 50% abaixo do seu Ponto de Equilíbrio, pois as vendas no mesmo período devem aumentar em, no mínimo, 100% do total já vendido.
	Resposta Correta:
	d.
Apesar de ter Margem de Contribuição por produto de $ 200,00, a empresa está operando em 50% abaixo do seu Ponto de Equilíbrio, pois as vendas no mesmo período devem aumentar em, no mínimo, 100% do total já vendido.
	Feedback da resposta:
	A resposta está correta. O Ponto de Equilíbrio é de 4.000 unidades do produto - PEC=$ 800.000÷$ 200=4.000 unidades - e a empresa está operando em 50% abaixo do Ponto de Equilíbrio. A solução é aumentar as vendas em 100% do volume atual de 2.000. apesar da Margem de Contribuição por produto ser de $ 200,00: MC=$ 300-$100=$ 200. 
	
	
	
Pergunta 5
0 em 0,25 pontos
	
	
	
	João é um Gestor de Custos experiente e que atua na profissão há 25 anos. Percebendo que as receitas vêm diminuindo período após período, ele desconfia que o problema esteja no processo de formação de preços e na forma de alocação dos custos aos diversos produtos, uma vez que são percebidos pelo consumidor como de alta qualidade. João cogita que alguns produtos estão sendo subsidiados por outros e isso está afetando diretamente na formação do preço de venda, e como atua em um mercado de concorrência pura, oscilações no preço impactam diretamente na demanda. Nesse caso, o aumento do preço pode causar queda de demanda. Nos últimos anos, o processo produtivo foi totalmente automatizado, não havendo a utilização da mão de obra durante o processo, o que fez com que os custos diretos fossem mínimos, contudo os custos fixos representam a maior parte dos custos. 
A empresa utiliza o Custeio Integral desde a sua fundação e tradicionalmente aloca os custos indiretos pelo critério de hora-máquina, o que pode ser o fato gerador das distorções no preço. 
No lugar de João, que decisão você tomaria? Assinale a alterativa com a resposta correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Manteria o custeio de forma integrada e paralelamente adotaria o Custeio por Não Absorção, trabalhando com os conceitos de Margem de Contribuição ao mesmo tempo que o Custeio por não Absorção auxiliaria com informações gerenciais. 
	Resposta Correta:
	c.
Manteria o Custeio Integral, pois este visa atender a Contabilidade Financeira e as leis fiscais do país. Adotaria de forma complementar, o Custeio ABC com o fim de minimizar os efeitos negativos do rateio, além de obter informações estratégias que poderão ser utilizadas na tomada de decisão e na construção de estratégias. 
	Feedback da resposta:
	A resposta está incorreta. Manter o Custeio por Absorção como único sistema não seria solução, uma vez que a empresa tem Custos Indiretos relevantes, o que poderia gerar alocação distorcida. O Custeio Variável não se aplica porque a menor parte do custo é variável ou direta, sendo uma desvantagem nessas ocasiões. O correto é adotar, de forma complementar, o Custeio ABC junto ao por Absorção.
	
	
	
Pergunta

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.