Buscar

Relatorio Compatação

Prévia do material em texto

COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: MECÂNICA DOS SOLOS I
DOCENTE: ME. GUILHERME SANDAKA
ACADÊMICO: Charles dos Santos; Jackson Braz
RELATÓRIO Nº XX - Ensaio de compactação do solo
1) OBJETIVOS:
Realizar o solo realizado em laboratório, para obter a curva de compactação.
2) MATERIAIS UTILIZADOS:
Ag ua 
 Pe nei ra de 2 ,5m m 
 P i ncel 
 Ba la nça de pre ci são 
 C i li ndro de compactação (com base e co larinho ) 
 C apsulas de a l um íni o 
 Ba ndeja metá li ca 
Água;
Solo;
Bandeja de alumínio;
Balança;
Molde cilíndrico de 1000 cm³;
Soquete cilíndrico;
Colher de pedreiro;
Extrator de amostras;
Cápsulas para determinação de umidade;
Estufa.
 Estufa 
 Ré gua biselada 
 Proveta 
 So lo 
 So quete 
 Extra tor de amost ra
3) MÉTODO:
O primeiro passo para a realização do experimento consiste no processo de destorroamento das partículas maiores de solo, vai comprimindo o solo com as mãos e colher de pedreiro, até que o solo se apresente em um estado mais fino e com menor número de partículas redondas.
IMAGEM 1. Destorroamento das partículas maiores de solo
O segundo passo é o processo de homogeneização do solo. Vai adicionando uma pequena quantidade de água na amostra de solo destorroada até que atinja o grau de homogeneidade desejado.
IMAGEM 2. Homogeneização do solo
O Terceiro passo é a compactação, onde adiciona o solo destorroado, homogeneizado e peneirado dentro do cilindro de compactação. Depois aplica-se um total de 26 golpes com o soquete. Esse procedimento é dividido em três partes. Na primeira parte, enche aproximadamente um terço do cilindro de compactação como a amostra de solo em seguida a plica -se os vinte e sei s golpes com o soque te. Depois de compactado, essa quantia de solo deve ser escareada com a espátula, para que possa ser fundi da com a próxima camada de solo que será adicionada ao cilindro. A segunda parte adiciona-se mais uma quantia de solo, até que se já preenchida um total de dois terços do cilindro de compactação. Aplica-se novamente os 26 golpes com o soquete e também faz o escare amento a pós o solo estar compactado. A terceira parte é muito parecida com as duas anteriores. Porém agora a capsula de compactação deve estar preenchida com o solo compactado com uma quantidade acima do colarinho, para que depois possa fazer a remoção do mesmo, e ainda sobre uma parte de solo que possa ser remo vida e o cilindro de compactação preenchido total mente. Esse restante de amostra solo que ficou acima do total do cilindro é removido com a régua biselada. 
Imagem 3. Compactação do solo
Imagem 4. Remoção de solo com a régua biselada
O último passo do experimento consiste na remoção da amostra de solo que está contida dentro do cilindro utilizando o extrator de solo, muito parecido com um macaco hidráulico. Retira a base do cilindro de compactação e o leva até o extrator de solo, encaixa-o no local apropriado e vai macaqueando até que a amostra sai a do cilindro em perfeito estado, sem que haja a ruptura da mesma.
Imagem 5. Remoção da amostra de solo contida dentro do cilindro utilizando o extrator de solo
Depois disso é só quebrar a amostra e duas partes colher uma porção de cada pedaço, em duas capsulas de alumínio, levar até a estufa para que o solo possa ser aquecido e de pois pesado sem a porção de agua que estava contida na amostra. Esse período de secagem deve ter no mínimo doze horas. 
 
4)RESULTADOS
	 
	Cilindro 4
	Cilindro 1
	Cilindro 2
	Cilindro 3
	Peso de cilindro (g)
	4647
	4909,7
	4748
	4761,9
	Volume cilindro (cm³)
	2110,8
	2094,5
	2079,1
	2064,1
	Cilindro + Solo umido (g)
	8509,8
	8844,1
	8790,9
	8673,5
	Solo umidade (g)
	3862,8
	3934,4
	4042,9
	3911,6
	Umidade do solo (%)
	10,59
	12,53
	14,21
	16,02
	Aparente Seco (g/cm³)
	1,654776
	1,669282
	1,702603
	1,633394
5) DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Peso especifico aparente seco ele sobe acompanhando a umidade até chegar o peso especifico aparente, com umidade ótima 14% e após com adição de água o peso especifico cai devido o afastamento das partículas pela água. 
6) Conclusão
Descreva aqui o que você observou a partir dos resultados finais e a sua implicação na vida prática; (ex: verificou-se que o método A apresenta resultados semelhantes ao método B, sendo que o método B é um método altamente confiável. Desse modo, o método A pode ser executado no campo sem maiores problemas... o método C não é de uso aconselhável pois...)

Continue navegando