Buscar

Aspectos Antropológicos da Educação Aula 4-Estácio

Prévia do material em texto

Aluno: MARCELO 
	Matr.: 
	Disc.: ASP.ANT.E SOCIOL.EDU 
	2019.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Em uma sociedade, baseada na divisão do trabalho,cujas relações dos órgãos sociais não estejam regulamentadas, o sentimento de interdependência se amortece; as relações se tornam precárias e as regras indefinidas, caracterizando o estado de anomia. Portanto, Durkheim vê a divisão do trabalho social como fator integrador da coesão social. (Sociologia da educação ¿ Alberto Tosi Rodrigues . Cap. II : Sociedade, educação e vida moral)
 Corresponde à perspectiva durkheimiana, as seguintes afirmações:
I. a ordem social é mantida porque há uma divisão social do trabalho
II. a ordem social é mantida porque a consciência individual é frágil
III. a ordem social é mantida porque existe o fortalecimento da consciência coletiva
IV. a ordem social é mantida porque está presente a autoridade tradicional
V. a ordem social é mantida porque a função que o indivíduo desempenha é o que marca o seu lugar na sociedade
Assinale a opção que apresenta as afirmativas corretas.
	
	
	
	
	II, IV e V
	
	
	II e V
	
	
	II e III
	
	
	I, III e V
	
	
	I, III e IV
	
Explicação:
 
Segundo Émile Durkheim a divisão social do trabalho produz a harmônia social e mantem a ordem para evitar a anomia social. Essa ordem seria mantida para fortalecer os laços sociais e reforçar a consciência coletiva (conjunto de valores morais, crenças etc). Mantendo a ordem social também mantem o indivíduo no seu lugar e em sua função na sociedade.
 
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Socialização é um conceito fundamental nas ciências sociais que tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Sobre este conceito é correto afirmar que:
	
	
	
	
	A socialização transmite a cultura, as normas, as tradições, os valores através da educação formal, pois o processo educacional é definitivo nesse processo que sistematiza e explica uma realidade.
	
	
	A socialização inicia-se desde o momento em que o indivíduo nasce e perdura só até a fase adulta quando já tem todos os valores sociais cristalizados e concluídos.
	
	
	A socialização, que ocorre apenas no grupo primário, na família, integra o indivíduo à sociedade ao incutir hábitos e valores da sociedade, necessários à defesa dos seus interesses.
	
	
	A socialização sucumbe ao poder da mídia. Então, nestes tempos, as crianças são educadas pela televisão e não mais pelos próprios pais.
	
	
	A socialização é a responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social, de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
	
Explicação: A socialização implica nas expectativas que se constroem entre os indivíduos, neste sentido normas e valores repercutem como firmadores dos interesses comuns. Estabelece parâmetros para que todos os sigam.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		4. O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. Quais são as três características, segundo Durkheim que tornam os fatos sociais realmente sociais.
	
	
	
	
	e) Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	
	c) Exterioridade, Conectividade e Generalidade;
	
	
	a) Exterioridade, Coercitividade e Generalidade;
	
	
	b) Interioridade, Coercitividade e Generalidade;
	
	
	d) Interioridade, Conectividade e Generalidade;
	
Explicação:
O fato social, segundo Durkheim, consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade.
Coercitividade ¿ característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los.
Exterioridade ¿ quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo.
Generalidade ¿ os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade. 
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A reflexão sobre as origens e a natureza da vida social é quase tão antiga como a própria humanidade, mas a Sociologia como campo de saber específico, só emerge em meados do século XIX na Europa. Durkheim foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia como ciência. Ele propõe vários conceitos para responder à questão chave da coesão social. Leia as proposições e marque a resposta correta:
A - O que garante a coesão social é a solidariedade social.
B - Impõem-se sobre os indivíduos um conjunto de valores, ideias, representações, uma consciência coletiva que exerce um poder coercitivo sobre o seu comportamento.
C - A causa dos problemas sociais é um certo estado de crise moral.
	
	
	
	
	nenhuma alternativa está correta
	
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	
	as alternativas A e B estão corretas
	
	
	as alternativas B e C estão corretas
	
	
	as alternativas A e C estão corretas
	
Explicação:
A coesão social é garantida pela solidariedade. Assim, valores, ideias, representações são impostas pela sociedade. O que traz problemas sociais é a crise moral.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Relacionando o campo da educação com as linhas de pensamento sociológico (Durkheim e Marx), podemos afirmar que:
	
	
	
	
	A ideia de que o estudante ocupa papel preponderante na definição da ordem social está em Durkheim.
	
	
	Marx e Durkheim convergem no que se refere ao papel da ideologia no universo educacional.
	
	
	Durkheim concebe a educação como um dos pilares fundamentais para reforçar a coesão social.
	
	
	A visão de Marx está bastante de acordo com o que se entende hoje como Escola Tradicional.
	
	
	A rigidez disciplinar proposta pela educação tradicional encontra sustentação no pensamento de Marx.
	
Explicação:
Na perspectiva sociológica de Émile Durkheim, a existência de uma sociedade e a coesão social que assegura sua continuidade só se torna possível quando os indivíduos se adaptam ao processo de socialização, ou seja, quando são capazes de assimilar valores, hábitos e costumes que definem a maneira de ser e de agir característicos do grupo social a qual pertencem.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Para o sociólogo Émile Durkheim, a educação desempenha papel fundamental no processo de socialização do indivíduo. Sobre a concepção da função da educação, na obra deste autor, marque a única alternativa ERRADA:
	
	
	
	
	Construir valores como a cidadania e o nacionalismo;
	
	
	Promover a formação de indivíduos capazes de revolucionar a sociedade, questionando as suas bases de distribuição de riquezas;
	
	
	Preparar as gerações mais jovens, através da transmissão de valores e tradições, por parte das geraçõesadultas;
	
	
	Manter as regras impostas, garantindo a formatação dos indivíduos de acordo com o padrão socialmente definido;
	
	
	Combater o individualismo, através da defesa dos interesses da coletividade e das necessidades sociais;
	
Explicação:
Este era o pensamento de Karl Marx. Para ele, toda a história da humanidade é a história da luta entre as classes sociais distintas. Ele dizia que essa luta de classes é o verdadeiro motor da história. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Indique a opção que contempla verdadeiramente o papel da educação para Durkheim na ótica do capitalismo:
	
	
	
	
	Favorecer aos indivíduos a ação de rebeldia contra o sistema.
	
	
	Assegurar à sociedade a manutenção das regras impostas.
	
	
	Promover a consciência crítica dos indivíduos.
	
	
	Fortalecer e desenvolver as paixões humanas.
	
	
	Fortalecer o estado de anomia.
	
Explicação:
Para Durkheim a educação é um mecanismo através do qual o indivíduo se torma membro da sociedade, de acordo com normas estabelecidas.  
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A educação assistemática é a educação realizada sem qualquer plano, sem sistema, sem local ou hora determinada. É uma forma de educação que surge espontaneamente da própria necessidade da vida social. Não é só na escola que o indivíduo aprende. Com base nos dizeres acima, assinale a alternativa que NÃO pode ser considerada assistemática.
	
	
	
	
	Meninos observam homens cortando a grama no quintal.
	
	
	Numa festa, um menino aprende a jogar dominó com amigos.
	
	
	O professor de matemática ensina seus alunos a resolver contas com fração.
	
	
	O pai ensina o filho a trocar uma lâmpada.
	
	
	As mulheres ensinam as meninas a escolher frutas e verduras na feira.

Continue navegando