Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
NATARIAL E REGISTRAL

Pré-visualização | Página 1 de 8

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 236, atribuiu tratamento igualitário aos serviços notariais e de registros, dispondo: "Os serviços notariais e de registro são exercidos em caráter privado, por delegação do Poder Público".
Os notários e registradores são considerados pela doutrina como agentes públicos, que no dizer de Maria Sylvia Zanella di Pietro é "toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta. A expressão agente público é mais ampla (que servidor público) e designa genérica e indistintamente os sujeitos que servem ao poder público, necessitando para sua caracterização o requisito objetivo, revestido pela natureza estatal da atividade desempenhada e o requisito subjetivo, a investidura na atividade estatal, não podendo, desta forma, os notários e registradores serem enquadrados como servidores públicos. 
O caráter privado do serviço notarial e de registro tem caráter personalíssimo, podendo somente o Delegado transferir aos seus prepostos, poderes para a prática dos atos notariais, não podendo ocorrer a figura da cessão da Delegação.
Analise as seguintes assertivas:
I - A remuneração dos notários e registradores é feita diretamente pelo Estado, e não pelos particulares usuários do serviço. 
II - É previsto na Constituição Federal que o ingresso na carreira registral e notarial deve se dar por meio de concurso de provas e títulos, vedando a transmissão das serventias de pais para filhos.
III - É presumido que tudo o que estiver inscrito no Registro de Imóveis tem presunção de veracidade, até prova em contrário. Através desse princípio é que encontra-se segurança jurídica para a realização do negócio aquisitivo imobiliário. 
IV - A solicitação de qualquer ato registral não é simples, dependendo de de forma especial e não pode ser tácita. 
Agora, assinale as corretas: 
Escolha uma:
a. II e III Correto
Analise as assertivas abaixo:
I - Registram o nascimento, o casamento e o óbito, as emancipações, as interdições, dentre outros .
II - Registram a transmissão de propriedade de bens imóveis, bem como o pacto antenupcial .
III - Promove a distribuição equitativa entre os registros de mesma natureza.
Assinale a alternativa que associe a atividade ao Cartório responsável:
Escolha uma:
a. Cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais, Cartórios de Registro de Imóveis e Cartórios de Registro de Distribuição. Correto
A retificação de uma certidão de nascimento, com supressão do nome do pai, somente é possível quando existir, nos autos do processo, prova cabal de ocorrência de vício de consentimento no ato registral ou, em situação excepcional, demonstração de total ausência de relação socioafetiva entre pai e filho.
Caso seja necessária a tomada de tal atitude, em qual Cartório deverá ser feita a retificação?
Escolha uma:
b. Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais. Correto
No exercício de suas funções, na prática de atos próprios da serventia, podem os titulares infringir normas civis, penais ou administrativas, respondendo pelas faltas praticadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - Praticada infração administrativa, sujeita-se o titular (e somente ele, pois os prepostos são submetidos ao poder de comando dos titulares) às penas de repreensão, multa, suspensão e perda da delegação, impostas pelo Poder Judiciário.
PORQUE
II - Ocorrendo dano a usuário do serviço, surge o dever de indenizar, sendo este dever previsto legalmente.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma:
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. Correto
I - A atividade desenvolvida pelos titulares das serventias de notas e registros, embora seja análoga à atividade empresarial, não sujeita-se a um regime de direito público.
II - Trata-se de atividades jurídicas próprias do Estado, e não simplesmente de atividades materiais, cuja prestação é traspassada para os particulares mediante delegação.
III - São atividades estatais cujo exercício privado jaz sob a exclusiva fiscalização do Poder Judiciário, e não sob órgão ou entidade do Poder Executivo.
É correto apenas o que se afirma em: Escolha uma:
e. II e III Correto
Sobre a atividade notarial e de registro, discorre Leonardo Brandelli:
“A aplicação do seu mister de acordo com os ditames do Direito, e o zelo pela autonomia da vontade. Quanto ao primeiro aspecto, revela o dever do notário de desempenhar sua função em consonância com o ordenamento jurídico; deve receber a vontade das partes e moldá-la de acordo com o Direito, dentro de formas jurídicas lícitas. (...) O outro aspecto contempla a obrigação do tabelião de velar pela autonomia da vontade daqueles que o procuram; deve ele assegurar às partes, dentro do possível, uma situação de igualdade, bem como assegurar a livre emissão da vontade, despida de qualquer vício, recusando-se a desempenhar sua função caso apure estar tal vontade eivada por algum vício que a afete”
Ademais, a atividade notarial e de registro depende de provocação, em virtude do caráter rogatório de sua função, sendo defeso ao notário agir de ofício. Trata-se, também, de profissão que goza de fé pública, na medida em que o notário atua como representante do Estado em sua atividade. 
Baseando-se nas informações acima, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
e. Os concursos para ingresso na profissão são realizados pelo Poder Judiciário, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, de um notário e um registrador. Correto
Os notários e registradores são considerados pela doutrina como agentes públicos, que no dizer de Maria Sylvia Zanella di Pietro é "toda pessoa física que presta serviços ao Estado e às pessoas jurídicas da Administração Indireta". A expressão agente público é mais ampla (que servidor público) e designa genérica e indistintamente os sujeitos que servem ao poder público, necessitando para sua caracterização o requisito objetivo, revestido pela natureza estatal da atividade desempenhada e o requisito subjetivo, a investidura na atividade estatal, não podendo, desta forma, os notários e registradores serem enquadrados como servidores públicos.
Quanto à natureza de fins das atividades notariais e registrais, assinale a alternativa correta: 
Escolha uma:
c.Serviços notariais e de registro são os de organização técnica e administrativa destinados a garantir a publicidade, autenticidade, segurança e eficácia dos atos jurídicos. Correto
Preceitua o artigo 22 da Lei Federal n.º 8.935/94:"Os notários e oficiais de registro responderão pelos danos que eles e seus prepostos causem a terceiros, na prática dos atos próprios da serventia, assegurado aos primeiros o direito de regresso no caso de dolo ou culpa dos prepostos".
 Acerca da responsabilidade civil e criminal dos notários e oficiais de registro, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
d. De acordo com o disposto na Lei n. 8.935/1994, a responsabilidade civil dos notários e oficiais de registro não é subsidiária, não respondendo eles direta ou pessoalmente pelos prejuízos que causarem a terceiros. Correto
Os artigos 14 e 15, da Lei nº 8.935/94, discorrem sobre os requisitos necessários para a possibilidade de delegação para a atividade notarial e registral.
Analise e assinale a alternativa correta: Escolha uma:
b. Tenha obtido habilitação em concurso público de provas e títulos, ser de nacionalidade brasileira, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, ser bacharel em Direito ou tenha completado até a data da publicação do edital do concurso de provas e títulos, dez anos de exercício em serviço notarial ou de registro e conduta digna para o exercício da profissão. Correto
É de consenso que o impedimento e a incompatibilidade são institutos diferentes. Enquanto o impedimento é transitório, considerado embaraço, obstáculo sujeito à suspensão ou interrupção, ou seja, tem caráter de transitoriedade;
Página12345678