Buscar

Sistema Muscular

Prévia do material em texto

Sistema Muscular
O sistema muscular é composto pelos diversos músculos do corpo humano. Note que os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a propriedade de contratilidade e de produção de movimentos. As fibras musculares são controladas pelo sistema nervoso, encarregado de receber a informação e respondê-la.
Tipos de Músculos
Os músculos apresentam diferentes tamanhos, formas e funções, por isso, são classificados em três tipos:
Músculo Liso ou Não estriado: músculos de contração involuntária, localizados nas estruturas ocas do corpo, ou seja, estômago, bexiga, útero, intestino, além da pele e dos vasos sanguíneos. Assim, sua função assegura a movimentação dos órgãos internos.
Músculo Estriado Cardíaco: músculos de contração involuntária, presentes no coração (miocárdio). Esses músculos asseguram os vigorosos batimentos cardíacos.
Músculo Estriado Esquelético: músculos de contração voluntária, ou seja, os movimentos são controlados pela vontade do ser humano. São conectados com os ossos e cartilagens e, através das contrações, permitem os movimentos, as posições corporais, além de estabilizarem as articulações do organismo.
Grupos Musculares
O corpo humano é formado por aproximadamente 600 músculos, que trabalham em conjunto com ossos, articulações, e tendões para permitir que façamos diversos movimentos. São agrupados nos seguintes grupos musculares:
Músculos da Cabeça e do Pescoço
Contem mais de 30 pequenos músculos que ajudam a exprimir os sentimentos, mover os maxilares ou manter a cabeça erguida. Por exemplo: para enrugar a
testa usamos o frontal, para mastigar ou morder são os masseteres que movimentam as mandíbulas. Já o esternocleidomastoideo é que faz a cabeça girar ou se inclinar para frente e para trás.
Músculos do Tórax e do Abdômen
Esses músculos permitem a respiração, impedem o corpo de se curvar e ceder ao próprio peso, entre outros movimentos. Para fazer levantamento de peso, por exemplo: a pessoa precisa usar os músculos peitorais e os deltoides. Os músculos intercostais funcionam em conjunto com o diafragma para levarem o ar até os pulmões.
Músculos dos Membros Superiores
São músculos capazes de fazer a pressão exata e permitem flexibilidade e precisão para tarefas delicadas ou que exigem muita força. O bíceps ligado aos ossos omoplata e rádio, ao se contrair faz o braço se dobrar. O polegar é a parte mais móvel da mão, para o mover são necessários músculos do antebraço e da mão, como o oponente do polegar, o curto flexor (flete) e o curto adutor (move para fora).
Músculos dos Membros Inferiores
Esses são os músculos mais fortes do corpo, graças aos músculos das pernas podemos ficar de pé e manter o equilíbrio. O costureiro (ou sartório) é o mais longo músculo do corpo, ao se contrair dobra a perna e gira o quadril, é o músculo das costureiras, por isso o nome. Os flexores dorsais do pé fazem os dedos levantarem. O tendão de Aquiles é o tendão mais forte do corpo, inserido no osso calcâneo, está ligado aos músculos flexores plantares (o sóleo, o plantar delgado e o gastrocnêmio); é responsável pelo movimento das bailarinas de ficar na ponta dos pés.
Funções do Sistema Muscular
Estabilidade corporal
Produção de movimentos
Aquecimento do corpo (manutenção da temperatura corporal)
Preenchimento do corpo (sustentação)
Auxílio nos fluxos sanguíneos
Tendão
O tendão é uma estrutura fibrosa, grossa, rija e flexível, de coloração esbranquiçada, presente em diversas partes do corpo humano.
Ele faz parte do músculo estriado sendo constituído de tecido conjuntivo (composto de colágeno).
Funções
A principal função dos tendões é a de conectar os músculos aos ossos. Dessa maneira, auxilia no equilíbrio do corpo e no desenvolvimento dos movimentos, distribuindo as forças nos músculos.
Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso.
Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo.
Observe que existem tendões em quase todas as articulações humanas, desde pescoço, braços, mãos, pés, tornozelos, ombros, cotovelos, etc.
Tipos de Tendões
Dependendo da localização no corpo, o tendão pode ser:
Tendão Flexor: envolvido na flexão ou contração de alguma parte do corpo, por exemplo, enrolar ou fechar os dedos das mãos e dos pés é trabalho dos tendões flexores.
Tendão Extensor: envolvido na extensão ou expansão de alguma parte do corpo, por exemplo, a ação de desapertar o punho ou estender os dedos é um trabalho dos tendões extensores.
Contração Muscular
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo.
As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
O sarcômero é a unidade funcional da contração muscular.
Para que ocorra a contração muscular são necessários três elementos:
Estímulo do sistema nervoso;
As proteínas contráteis, actina e miosina;
Energia para contração, fornecida pelo ATP.
Como ocorre a contração muscular?
Entenda o passo a passo do mecanismo da contração muscular em uma fibra muscular esquelética:
O cérebro envia sinais, através do sistema nervoso, para o neurônio motor que está em contato com as fibras musculares.
Quando próximo da superfície da fibra muscular, o axônio perde bainha de mielina e dilata-se, formando a placa motora. Os nervos motores se conectam aos músculos através das placas motoras.
Com a chegada do impulso nervoso, as terminações axônicas do nervo motor lançam sobre suas fibras musculares a acetilcolina, uma substância neurotransmissora.
A acetilcolina liga-se aos receptores da membrana da fibra muscular, desencadeando um potencial de ação.
Nesse momento, os filamentos de actina e miosina se contraem, levando à diminuição do sarcômero e consequentemente provocando a contração muscular.
A contração muscular segue a "lei do tudo ou nada". Ou seja: a fibra muscular se contrai totalmente ou não se contrai. Se o estímulo não for suficiente, nada acontece.
Tipos de Contração Muscular
A contração muscular pode ser de dois tipos:
Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica.
Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo. Exemplo: movimento dos membros inferiores.
Classificação quanto à forma
Planos
Têm fibras paralelas, frequentemente com uma aponeurose.
Ex: M. oblíquo externo do abdome (músculo plano largo).
O M. sartório é um músculo plano estreito com fibras paralelas.
Peniformes
São semelhantes a penas na organização de seus fascículos, e podem ser semipeniformes,
peniformes ou multipeniformes.
Ex: M. extensor longo dos dedos (semipeniforme).
M. reto femoral (peniforme).
e M. deltoide (multipeniforme).
Fusiformes
Têm formato de fuso com um ou mais ventres redondos e espessos, de extremidades afiladas.
Ex: M. bíceps braquial.
Circulares ou esfincterianos
Circundam uma abertura ou orifício do corpo, fechando-os quando se
contraem.
Ex: M. orbicular da boca (fecha a boca).
Quadrados
Têm quatro lados iguais.
EX: M. reto do abdome entre suas interseções tendíneas.
Triangulares (convergentes)
Originam-se em uma área larga e convergem para formar um único tendão.
Ex: M. peitoral maior.
Com múltiplas cabeças ou múltiplos ventres
Têm mais de uma cabeça de inserção ou mais de um ventre contrátil, respectivamente.
Os músculos bíceps têm duas cabeças de inserção (p. ex., M. bíceps braquial);
Os músculos tríceps têm três cabeças de inserção (p. ex., M. tríceps braquial);
Os mm. digástrico e gastrocnêmio têm dois ventres (no primeiro, a organização é em série; no segundo, em paralelo).

Continue navegando