Buscar

IDENTIFICAÇÃO-DE-ESCORPIÃO-EM-UM-FRAGMENTO-DE-MATA-ATLÂNTICA-NA-APA-DA-BARRA-DO-RIO-MAMANGUAPE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECOLOGIA DE ÁGUAS CONTINENTAIS
VOLUME 1; EDIÇÃO 3
; RECIFE, 19
 DE 
MAIO
 DE 2019IDENTIFICAÇÃO DE ESCORPIÃO EM UM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NA APA DA BARRA DO RIO MAMANGUAPE
Por Giuliani do Nascimento Melo, Discente da disciplina Ecologia de Águas continentais – Curso Ciências Biológicas com ênfase em Ciências Ambientais – UFPE, sob coordenação do prof. Dr. Gilberto Rodrigues.
APA – BARRA DE MAMANGUAPE
A barra é uma área de proteção ambiental de 14.917,79 hectares. Nela está situado um bioma marinho costeiro e floresta atlântica (Imagem 1). Nesta APA se encontram vários tipos de ecossistemas, manguezal, águas doces, estuário, águas marinhas, mata atlântica, dentre outros. Esta comunidade se encontra extremamente consciente sobre as questões ambientais, principalmente pelo Peixe-Boi - Trichechus manatus (Linnaeus, 1758). Segundo a lista de 2016 do ICMBio o Peixe-boi-da-amazônia se encontra em estado de vulnerável e o Peixe-boi-marinho em estado de perigo.
IDENTIFICAÇÃO DE ESCORPIÃO
Durante uma trilha noturna, as 19h, em um fragmento de floresta atlântica, foi observado a grande diversidade presente no ecossistema e as diversas áreas da biologia. Dentre eles escorpiões (Scorpiones), através do método de coleta ativo com lanterna de luz UV, pinça de 25 cm e recipientes plásticos. Foi possível coletar aproximadamente 100 indivíduos, dentre eles duas espécies: Tityus pusillus e Ananteris mauryi (Imagem 2).
VOCÊ SABIA?A floresta tem grande abundância desta família de escorpiões (Scorpiones: Buthidae), é um ambiente apropriado para eles, equilibradamente úmido e seco, com rica alimentação e habitat apropriado.
Predação e competição entre os mesmos animais
Figura 
1
- Estuário da Barra de Mamanguape/PB
. Foto: AutoraNesta coleta todos os Ananteris mauryi foram digeridos pelos T. pusillus, pelo seu menor tamanho e ambiente não favorável (dentro do recipiente plástico). É comum haver casos de canibalismo e intraguilda entre escorpiões (Lira et al, 2017). Dos indivíduos vivos de T. 
A
Apusillus ficaram em torno de 80 para estudos e trabalhos futuros na UFPE.
IMPORTÂNCIA E CONSERVAÇÃO
Algumas famílias e gêneros são extremamente restritos em algumas partes do mundo, tornando-se ainda mais propício a uma alta conservação. Assim como toda biota eles são importantes na teia trófica e no equilíbrio do ecossistema. 
Apenas 2% dos Scorpiones causam acidentes que precisam de intervenção médica, são 25 espécies da família Buthidae. Além disso sua peçonha foi estudada para servir de antídoto, porém ainda nada certo. Mas através da biotecnologia sua peçonha é utilizada para fins terapêuticos. 
Se você não mexer com o escorpião, ele também não vai mexer com você.
VOCÊ PRECISA FICAR SABENDO DISSO!
A NÃO SER QUE VOCÊ QUEIRA HAHAHA
REFERÊNCIAS
A. F. André. Os escorpiões (Arachnida, Scorpiones) de um fragmento de Floresta Atlântica costeira no nordeste do Brasil: Área de Proteção da Barra do rio Mamanguape. Revista Aracnológica Italiana, 2017.
Figura 
2
- A: 
Tityus
 
pusillus
; B: 
Ananteris
 
mauryi
. Foto: André LiraL.A. F. André. Report of intraguild predation and cannibalism in scorpions (Scorpiones: Buthidae) in the Brazilian Atlantic forest. North-Western Journal of Zoology, 2017.
http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/dcom_sumario_executivo_livro_vermelho_ed_2016.pdf
http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/marinho/unidades-de-conservacao-marinho/2237-apa-da-barra-do-mamanguape
https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/5109/1/Escorpioes-web.pdf
NÃO ME MATEM! EU NÃO VOU TE MACHUCAR!

Continue navegando

Outros materiais