Buscar

REDAÇÃO METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

Prévia do material em texto

1.
	O principal representante do canto orfeônico do ensino da música brasileira no Brasil foi o compositor Heitor Villa-Lobos. Seu talento foi essencial para trazer à tona aspectos de uma música brasileira, com foco na cultura popular e regional, participando de vários momentos importantes. Considerando esta informação, escreva uma redação com o tema: A CONTRIBUIÇÃO CULTURAL DO MAESTRO E COMPOSITOR HEITOR VILLA-LOBOS.
	Resposta Esperada:
Villa-Lobos tornou-se conhecido como um revolucionário que provocava um rompimento com a música acadêmica no Brasil. As viagens que fez pelo interior do país influenciaram suas composições. Entre elas, destacam-se: ?Cair da Tarde?, ?Evocação?, ?Miudinho?, ?Remeiro do São Francisco?, ?Canção de Amor?, ?Melodia Sentimental?, ?Quadrilha?, ?Xangô?, ?Bachianas Brasileiras?, ?O Canto do Uirapuru?, ?Trenzinho Caipira?. 
Heitor Villa-Lobos realizou várias viagens pelo norte e nordeste do país e ficou impressionado com os instrumentos musicais, as cantigas de roda e os repentistas. Essas experiências resultaram em uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas. Fundou a Academia Brasileira de Música. Regeu várias óperas no Brasil e exterior. Villa-Lobos, por solicitação do maestro Stokowski, selecionou os melhores músicos e sambistas, a fim de gravar a Coleção Brazilian Native Music. Villa-Lobos reuniu Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Cartola e outros que, sob sua batuta, realizaram apresentações e gravaram a coletânea de discos pela Columbia Records.

Continue navegando